Comida Mineira

2,299 views
1,968 views

Published on

Este PowerPoint está disponível para cópia no link abaixo:
http://historiasylvio.blogspot.com.br/2013/01/cozinha-mineira.html

Outras publicações com textos, imagens, vídeos, PowerPoints, infográficos animados e jogos sobre História, Minas Gerais, trens e algo mais estão disponíveis para consulta e download no blog HistóriaS:
http://historiasylvio.blogspot.com.br

= = = = = = = = = =

A simplicidade marcante da comida mineira e seu sabor característico estão intimamente ligados ao período do ciclo do ouro, resultado do encontro de diferentes raças e culturas que, entre a necessidade de se comer bem com pouco tempo e recursos disponíveis, moldaram a culinária mineira.
O modo de preparo e os temperos fáceis garantem a confecção de pratos típicos, ricos e variados, como diferentes tipos de linguiça, o torresmo, o feijão tropeiro e o frango com quiabo, angu e couve, sem falar nos queijos, doces, bolos, broas e o apreciado pão de queijo. A cachaça mineira ganhou destaque como bebida apreciada pelo europeu e exportada para diversas partes do mundo.

Em Minas, as receitas familiares passam, de geração em geração, através de cadernos cuidadosamente escritos a mão com letras caprichadas, onde são registrados os segredos de sua culinária. A hora das refeições é o momento dos encontros familiares, das “prosas” e da integração entre as pessoas.
Por causa das origens históricas da constante busca pela riqueza rápida e altos preços praticados por ambiciosos mercadores, os habitantes de Minas Gerais criaram um jeito mais fácil e barato de comer. Os pratos mineiros mais tradicionais são os provenientes do fundo do quintal de casa (frango, porco, feijão, milho, mandioca e verduras). Outra característica que se arrasta pelo tempo é a fartura. Come-se bem nas casas mineiras, onde uma visita é obrigatoriamente seguida de café fresco, broas de milho, pão de queijo e doces em compotas com queijo branco. Essa tradição é ainda mais forte no interior.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,299
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
13
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Comida Mineira

  1. 1. Imagem: tudosobreculinaria007.blogspot.com Comida Mineira
  2. 2. Imagem: lendasdecaissa.blogspot.com
  3. 3. Famosa como uma das mais características do Brasil, a culinária mineira reúne simplicidade, sabor e tradição. O modo de preparo e os temperos fáceis garantem a confecção de pratos típicos, ricos e variados, como diferentes tipos de linguiça, o torresmo, o feijão tropeiro e o frango com quiabo, angu e couve, sem falar nos queijos, doces, bolos, broas e o apreciado pão de queijo. Em Minas, as receitas familiares passam, de geração em geração, através de cadernos cuidadosamente escritos a mão com letras caprichadas, onde são registrados os segredos de sua cozinha. A hora das refeições é o momento dos encontros familiares, das “prosas” e da integração entre as pessoas. Durante o século XVIII o Brasil viveu o ciclo do ouro com a descoberta das riquezas minerais em Minas Gerais. O ouro e o diamante atraíram milhares de pessoas de diferentes regiões do Brasil e Portugal, interessadas em ganhar dinheiro rápido com o garimpo. Com a intensa imigração de grande número de pessoas, os poucos centros urbanos ficaram superlotados e ocorreu falta de alimentos. A falta de espaço nas vilas e povoados nas montanhas ao redor das minas fez surgir pequenas hortas e pomares onde alimentos de fácil cultivo como mandioca, couve, taioba, feijão, milho, inhame, abóbora, banana, laranja, goiaba, jabuticaba, manga e outras frutas forneciam o sustento diário. Animais de pequeno porte e baixo custo de manutenção como galinhas e porcos também eram criados no limitado espaço das casas. Destes eram usadas carnes e ovos para o preparo dos mais diversos pratos. Até hoje as carnes dos típicos pratos mineiros são baseadas em galinha, porco e seus derivados. Os primeiros vestígios da cozinha mineira começam a se formar pelas mãos dos escravos indígenas e africanos. São dessas culturas os utensílios rústicos como gamelas (recipientes de madeira), balaios de palha e bambu, potes de madeira e barro, além de panelas de barro e pedra. O rápido entrosamento entre os hábitos alimentares de nativos e negros forneceu a base dos ingredientes de cultivo simples, como mandioca, batata, inhame, milho e taioba, além de temperos resistentes às mudanças climáticas e de fácil disseminação, como urucum e outros brotos nativos. Brasileiros de outras regiões trouxeram seus pratos e temperos e os portugueses contribuíram com as ervas finas e temperos típicos do comércio de especiarias desenvolvido com os asiáticos. A comida mineira tem suas origens na cozinha seca dos tropeiros e garimpeiros, baseada em farinha, carne de sol e feijão. Das fazendas vieram pratos acompanhados de caldos e molhos, além de grande variedade de verduras e legumes, colhidos e picados na hora. Assim, a cozinha mineira se fez sem requintes, com os ingredientes nascendo no quintal de casa, tendo a criatividade como principal ingrediente.
  4. 4. Imagem: caminhosdavi.blogspot.com O sabor da tradição nos costumes simples
  5. 5. Imagem: www1.folha.uol.com.br
  6. 6. Imagem: cpt.com.br
  7. 7. Imagem: gruporoteirogastronomico.blogspot.com
  8. 8. Imagem: trabalhominasgerais.blogspot.com
  9. 9. Imagem: vertentesgerais.blogspot
  10. 10. Imagem: coisasdeumachef.blogspot.comImagem: thermatour.com.br Imagem: menuexperimental.blogspot.com
  11. 11. Torresmo (“cabeludo e depilado”) Imagem: vovocarvalho.blogspot.com
  12. 12. Imagem: quitandasdeminas.blogspot.com Torresmo à Pururuca
  13. 13. Couve à Mineira Imagem: lutemperomineiro.blogspot.com
  14. 14. Imagem: viagem.uol.com.br Tutu à Mineira
  15. 15. Imagem: gourmetbrasilia.blogspot.com Frango com quiabo
  16. 16. Imagem: casa.abril.com.br Frango com quiabo e angu
  17. 17. Imagem: minutoreceitas.com.br Imagem: culinariaehistoria.blogspot.com Feijão tropeiro Imagem: culinariaehistoria.blogspot.com
  18. 18. Imagem: assimsefaz.com.br Frango caipira ao molho pardo
  19. 19. Imagem: imagemnativa.com.br Queijo Tipo Minas
  20. 20. Imagem: perfecta.com.br Pão de queijo
  21. 21. Imagem: blogostoso.wordpress.com
  22. 22. Imagem: minastour.com.br Cachaçaria Mineira
  23. 23. Imagem: blogdoleunam.wordpress.com Doces e quitutes
  24. 24. Imagem: jeguiando.com
  25. 25. Imagem: olhares.uol.com.br
  26. 26. Imagem: historiasdecomidas.blogspot.com Goiabada com queijo
  27. 27. Imagem: noemiamartins.blogspot.com “Romeu e Julieta”
  28. 28. Imagem: lavecchiagastronomia.com.br Imagem: colunas.cbn.globoradio.globo.com Imagem: coisasdeumachef.blogspot.com
  29. 29. Imagem: receitasdasoninha.com.br Canjica mineira ( com amendoim )
  30. 30. Imagem: receitasnastacia.blogspot.com Ambrosia
  31. 31. Imagem: receitadebolo.info Bolo de milho
  32. 32. Broa de fubá Imagem: oguara.com
  33. 33. Imagem: g1.globo.com Tachos de cobre
  34. 34. Imagem: nabatedeira.blogspot.com Imagem: deliciasdacozinhamineira.com.br
  35. 35. Imagem: tremdos7.wordpress.com
  36. 36. Formatação: Sylvio Bazote Dezembro de 2012 Blog: www.historiasylvio.blogspot.com.br Música: Simplicidade Fernanda Takai Queijo Minas

×