• Like
Tsunami
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
3,526
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
42
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. CATÁSTROFESNATURAISTsunamis Disciplina: Geografia Professor: Filipe Vilar Vítor Alexandre P. Silva Turma 7º2
  • 2. SUMÁRIOINTRODUÇÃOPARTE I – Catástrofe natural 1. O que é uma catástrofe natural? 2. Tipos de catástrofes naturais 3. Os 10 maiores desastres naturais do mundo 4. Vídeo interessante- Parte II - Tsunamis 5. O que é um Tsunami? 6. Como prever Tsunamis 7. O maior Tsunami no mundo 8. Porque ocorrem tsunamis 9. Medidas de prevenção contra Tsunamis-CONCLUSÃOFONTES DE PESQUISA
  • 3. INTRODUÇÃO Uma catástrofe natural é quando ocorre um evento físico perigoso, causando sériosdanos como:destruições,vitimas... Nestetrabalho vou falar de vários tipos de catástrofes naturais e citaralgumas das piorescatástrofes que ocorreram no mundo…De todas elas, tive curiosidade de aprofundar os meusconhecimentos nos tsunamis, se calhar porque aconteceu um muito recentemente e eu assistiàs notícias pela televisão. Ireiexplicar o que são, porque ocorrem, como prevê-los e algumas das medidas deprevenção dos mesmos.
  • 4. PARTE I 1. O que é uma catástrofe Natural? Acontecimentos súbitos de origem natural, muitas vezes imprevisíveis,suscetíveis de provocarem vítimas e danos materiais avultados. As catástrofes naturaisafetam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida das populações e aestrutura socioeconómica de um país, devido a processos de rutura entre o ambientenatural e o sistema social. Durante muitos séculos, as causas das catástrofes limitaram-se a serexclusivamente fenómenos de origem natural (sismos, erupção de vulcões, furacões,cheias), mas a intervenção humana e a evolução tecnológica provocaram o aumentoda frequência de acontecimentos catastróficos súbitos e não planeados. Os efeitos dascatástrofes naturais são agravados pelas ações humanas através de comportamentosinconsequentes e negligentes, como, por exemplo, a impermeabilização dos solos, asconstruções em leitos de cheias, entre tantos outros. 2. Tipos de catástrofes naturais avalanches vulcões vaga de calor e de frio Tipos de catástrofes sismos naturais secas Furacões inundações tsunamis
  • 5. 3. Os 10 maiores desastres naturais no mundo? 1. Enchentes dos rios Hwang Ho e Yang Tsé: Apesar do poder devastador dos terremotos, o mais mortífero dos desastresnaturais ocorridos na história da civilização foram as enchentes que atingiram asmargens dos rios chineses Yang Tsé, Hwang Ho e Huai. Em 1887, a quantidade de chuvas fez o Huang He transbordar ao longo de 130quilômetros e causou a morte de cerca de 900 mil pessoas. Algumas décadas depois,em 1931, novas inundações ao longo do Hwang Ho, Yang Tsé e Huai causaram entre2,5 milhões e 4 milhões de mortes. 2. Terremoto de Shaanxi: A província de Shaanxi (ou Shensi), na China, em 23 de janeiro de 1556 sofreuum terremoto devastador que foi o mais mortífero de todos até agora. Cerca de 830mil pessoas morreram nessa tragédia. O abalo sísmico foi de magnitude 8 e causou a morte de 60% da população local.Shaanxi tem três regiões naturais distintas: uma área montanhosa ao sul, um planaltoao norte e ao centro o vale do rio Wei. É justamente essa região do vale, onde seconcentra a população, a mais sujeita a terremotos. 3. Ciclone de Bhola: Enorme tempestade quando se forma como um redemoinho sobre as águas dooceano, traz com ela ventos e chuvas muito fortes. Em 12 de novembro de 1970 um ciclone atingiu Bangladesh e a Índia com ventossuperiores a 200 km/h. Estima-se que pelo menos 300 mil pessoas tenham morridopor conta desse ciclone. 4. Tsunami no Oceano Índico: Em 2004, ondas de 30 metros de altura se formaram no Oceano Índico emfunção de um terremoto submarino que aconteceu na costa da ilha indonesiana deSumatra.
  • 6. Durante sete horas após o tremor ondas gigantescas formaram-se e atingiram acosta de países, desde a costa leste da África até o sul e sudeste da Ásia. O tsunami, como é chamado esse fenômeno provocou a morte de cerca de 430mil pessoas. 5. Terremoto em Tangshan: Na noite de 28 de julho de 1976, um terremoto de magnitude 8, quase varreudo mapa a cidade de Tangshan, localizada a cerca de 100 km de Pequim, na China.Com um importante parque industrial e muitas minas de carvão a cidade informouoficialmente que 242 mil pessoas morreram com a catástrofe. No entanto, estima-seque essas mortes superaram a 650 mil habitantes. Mais de 700 mil pessoas ficaramferidas e a extensão dos danos materiais chegou até Pequim. 6. Terremoto de Aleppo: No ano 1138, a região de Aleppo na Síria, uma das principais rotas comerciaisentre o mundo árabe e os países mediterrâneos, foi palco de uma das maiorescatástrofes naturais da história. Um violento terremoto em 9 de agosto deixou como saldo cerca de 230 milmortos. 7. Terremoto no Haiti: Este ano, o país mais pobre do Hemisfério Ocidental sofreu um terremoto demagnitude 7 no dia 12 de janeiro de 2010. Como o epicentro do abalo sísmico foi próximo à capital e mais populosa cidadedo país, o nível de destruição foi devastador. Estima-se que um milhão de pessoas acabaram desabrigadas, 300 mil ficaramferidas e 200 mil pessoas morreram 8. Terremoto em Dangham: Damghan fica no norte do Irã, lá está a que deve ser a mais antiga mesquita dopaís, construída no século 9. Damghan era a capital da província de Qumis no século 18quando foi atacada e destruída pelos afegãos.
  • 7. Mais de um século depois, em 22 de dezembro de 1856, a região voltou a serdestruída, desta vez por um intenso terremoto que matou cerca de 200 mil pessoas. 9. Erupção do Tambora: Em 1815, cerca de 92 mil pessoas morreram por causa da erupção do vulcãoTambora, na Indonésia. Atualmente adormecido, o monte Tambora tem 2.815 metrosde altura perdeu boa parte do seu topo com a violência da erupção 10. Explosão vulcânica do Taúpo: Atualmente, é apenas um pacato lago, cheio de atrativos turísticos para quemvai pescar ou se deslumbrar com a paisagem. Mas há cerca de 1.800 anos ele foi opalco da maior erupção do planeta nos últimos cinco milénios. Numa região vulcânicano norte da Nova Zelândia, as águas do Lago Taúpo cobrem atualmente uma série deantigas crateras. 4. Vídeo interessante. http://www.youtube.com/watch?v=EfdBXQFbFAM
  • 8. PARTE IITSUNAMIS 5. O que é um tsunami? Um tsunami (em latin "onda de porto") ou maremoto (do latim: mare, mar +motus, movimento) é uma série de ondas de água gigantes causada pelodeslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou umgrande lago. 6. Como prever Tsunamis As gigantescas ondas dos Tsunamis sãotambém formadas por ventos externos,assemelhando-se a um maremoto ou a uma grande explosãode um vulcão. Quandoisto ocorre, são geradas ondas que se propagam exatamente da mesma maneira queuma pedraatirada à água. As ondas de um Tsunami alcançam a velocidade de 800 km/hora.Diversasmedidas podem e devem sertomadas, de modo a que osdanos destacatástrofe nãosejam tão elevados.Contudo, se um Tsunamifor formado por umterramoto, não existe maneira de prevera sua chegada com antecedência, já que nãoexistem ou nãosão eficazes, os métodos de prever terramotos. Assim, asprevisões detsunami são anunciadas, tendo como objetivo otempo de três minutos após ocorrerum terramoto. Mas,dependendo do epicentro do terramoto, há casos em queaprimeira onda do tsunami chega antes da previsão.
  • 9. 7. O maior tsunamino mundo No dia 9 de julho de 1958, um grande terremoto de 8.5 graus na escala richtersacudiu a região da baia de Lituya. Uma grande massa de rocha com volume estimadode 30 milhões de metros cúbicos se desprendeu de uma altura de 900 metros de umamontanha, mergulhando na profunda baia de Lituya. O gigantesco e súbitodeslocamento de água produziu uma descomunal onda. Segundos depois, parte daonda atingiu a margem oposta ao deslizamento 1350 metros adiante e quebrou,subindo uma outra montanha e derrubando arvores a inacreditáveis 524 metros dealtura. O restante da onda seguiu adiante e arrasou com a baia de Lituya derrubandoarvores a até 200 metros de altura. 8. Porque ocorrem os tsunamis Os Tsunami são ondas gigantes que são formadas por abalos sísmicos. Estespodem atingir 50 metros. Os tsunamis rebentão nas praias e devido a grande energiado abalo, o deslocamento de água são enormes e acaba por entrar nas cidades ecausam grande destruição. 9. Quais são as medidas de prevenção a tomar em caso de tsunami?
  • 10. a) Não julgar a gravidade do terremoto pelo grau de trepidação sentida - Quando o epicentro do terremoto for distante, mesmo sentindo uma trepidação leve, existe o perigo do tsunami. Logo que sentir um terremoto, colher informações sobre o tsunami através da televisão e do rádio.b) Estar preparado para a 2ª onda do tsunami -O tsunami pode repetir-se. Existe a possibilidade da 2ª onda ser mais alta que a 1ª. Ficar atento até que o sinal de alerta do tsunami e a convocação para refugiar-se sejam cancelados.c) Mais do que correr para longe, procurar refúgio em lugares altos -Mais do que fugir para longe, procurar primeiramente lugares altos. Procurar refugiar-se em prédios com construção de concreto, se possível com mais de 3 andares, e no andar mais alto.d) Atenção à sirene de alerta.
  • 11. CONCLUSÃO Gostei de realizar este trabalho porque adquirimais conhecimentos sobrecatástrofes naturais e, mais aprofundadamente tsunamis. Fiquei a saber o significado de tsunami, as suas causas, efeitos, e algumasmedidas de prevenção
  • 12. Fontes de pesquisahttp://www.infopedia.pt/$catastrofes-naturais http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami http://www.guiky.com.br/2010/04/10-maiores-desastres-naturais-da-terra.html http://culturareino.blogspot.pt/2011/03/conheca-o-maior-tsunami-ja-registrado.html http://froog.com.br/como-acontece-tsunami/ http://www.radionikkey.jp/por/info/news/detail.php?id=289 http://www.youtube.com/watch?v=EfdBXQFbFAM