Etapas do Desenvolvimento Humano

  • 40,203 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
40,203
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
183
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Na vida de uma pessoa, existem várias etapas:-Infância-Adolescência-Fase Adulta-Terceira Idade Infância:Esta é a primeira fase do desenvolvimento de uma pessoa ao longo da sua vida…Esta etapa vai desde que uma pessoa nasce até aos seus dez anos.Desde o seu nascimento até ao início da adolescência, as crianças estão dependentes dos seuspais, uma vez que ainda estão em fase de criação e ainda não tem a sua autonomia e não sãosuficientemente “velhos” para tomarem as suas próprias decisões. Adolescência:A partir dos dez anos, até aos quinze, dezasseis, é a pré-adolescência. A partir daí é quecomeça a “verdadeira adolescência”. Nesta fazem ocorrem várias mudanças no corpo daspessoas, umas para os rapazes e outras para as raparigas:
  • 2. Algumas mudanças físicas nos Rapazes: -Começam a ficar mais altos, com mais cabedal; -Voz fica mais grossa; -Aparecimento de pêlos púbicos e aumento gradual dos testículos e do pénis; -Início da produção de espermatozóides, primeiras ejaculações.Algumas mudanças físicas nas Raparigas: -Corpo mais alto e robusto; -Aparecimento de pêlos nas axilas e também pêlos púbicos; -Aumento dos Seios; -Aparecimento da menstruação.Fase Adulta:Esta fase vai dos dezoito aos sessenta anos, talvez a fase mais importante do desenvolvimentode uma pessoa. Nesta fase, a pessoa tem um desenvolvimento cognitivo e passa a serautónoma podendo fazer as suas próprias escolhas.Geralmente nesta fase, cada pessoa entra no mercado do trabalho para poder sustentar-se e àsua família, que também se forma normalmente nesta idade.É a fase mais longa da vida, mas mesmo assim devemos aproveitá-la porque o tempo passa acorrer…
  • 3. Terceira Idade:Nesta fase as pessoas ficam mais sensíveis, já não desenvolvem mais o seu corpo e por issoprecisam de cuidados, geralmente dos seus filhos já adultos ou, também, dos responsáveispelos lares de terceira idade, se os referidos idosos estiverem lá a viver.Começam a aparecer as rugas e os corpos vão ficando mais fracos, consoante a idade. Nestaidade também aparece a menopausa nas mulheres e a impotência sexual nos homens… Muitasdas vezes, com esta idade vêm várias doenças como o Alzheimer, Parkinson etc…Os idosos são privilegiados em várias situações no quotidiano, pois a Terceira Idade é a etapada vida mais respeitada. Trabalho Realizado por: Henrique Martins nº 10 Inês Teixeira nº 11