Mapas   cartografia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Mapas cartografia

on

  • 1,127 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,127
Views on SlideShare
858
Embed Views
269

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

2 Embeds 269

http://aulasgeografiasuelytakahashi.blogspot.com.br 195
http://www.aulasgeografiasuelytakahashi.blogspot.com.br 74

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Mapas   cartografia Mapas cartografia Presentation Transcript

  • Marco Túlio Santos Guimarães Matheus Araújo de Assis
  •  Este mapa é usado para representar fenômenos discretos;  Objetivo facilitar o entendimento do usuário sobre o padrão da distribuição existente;  É um tipo especial de mapas de símbolos proporcionais;  O ideal seria cada ponto representar uma ocorrência. Em geral, são feitas aproximações onde cada ponto representa um conjunto de elementos mapeáveis.
  •  O mesmo conjunto de dados pode gerar diferentes mapas de pontos, por causa da escolha do valor e tamanho do ponto, que são subjetivos.  Regras a serem seguidas: ◦ O ponto deve ser localizado no centro gravitacional dos dados; ◦ A escala deve ser levada em consideração para a escolha do valor do ponto e tamanho do ponto. Deve ser escolhido valores de fácil interpretação para os pontos; ◦ Pequenos pontos com pequenos valores mostram um mapa que pode parecer ser mais exato do que realmente é. Pontos grandes para valores grandes dão uma aparência não profissional ao mapa.
  •  A técnica coroplética é uma forma usada para traduzir valores para áreas.  Os valores a serem representados devem ser transformados em valores relativos. Dessa forma os valores encontrados são aproximados, para dados mais precisos usa- se tabelas ou diagramas, conjuntamente.
  •  A caracterização do método é feito utilizando a variável visual luminosidade e saturação de cor.  Existem dois tipos de Mapas Coropléticos: ◦ Mapas de Densidade: Ilustram razões como número de pessoas por quilometro quadrado. ◦ Mapas de porcentagem: Ilustram razões como quantidade de habitantes pela população total.
  • Distribuição territorial dos municípios brasileiros segundo participação nos grupos ocupacionais e econômicos