Your SlideShare is downloading. ×
O romantismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

O romantismo

950
views

Published on

Published in: Travel, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
950
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O Romantismo Na Literatura Nas artes Plásticas Na música
  • 2. Lieteratura  Valorização do sujeito e das suas intuições  Busca do pitoresco e do exótico  Produção de romances com base em factos históricos, sobretudo medievais (Valter Scott e Victor Hugo)  Poesia emotiva  Culto das emoções externas  Culto das literaturas nacionais.
  • 3. Artes Plásticas  Captação de atmosferas através da cor e da luminosidade (por exemplo na pintura de William Turner)  Valorização da expressividade e do movimento (por exemplo, nas telas de Delacroix)  Inspiração na Natureza.  Nostalgia de um mundo desaparecido (Oriente, Idade Média)
  • 4. Música  Na música o Romantismo é emoção pura, caracterizando-se por: - Apuramento da melodia; - Desenvolvimento da sinfonia (destacando-se as sinfonias de Beethoven) - Virtuosismo instrumental (como o demonstram as obras para violino de Paganini ou para piano, de Chopin) - Inspiração na poesia (por exemplo, em Schubert) - Afirmação da ópera (Puccii, Verdi e Wagner).
  • 5. Literatura Portuguesa  Almeida Garrett  Alexandre Herculano  Camilo Castelo Branco
  • 6. Almeida Garrett  É considerado introdutor do Romantismo em Portugal (com os poemas Camões e D. Branca)  Renovou o teatro português – Frei Luís de Sousa.  Aplicou-se na pesquisa das raízes populares da literatura nacional (de que resultaram o cancioneiro e o Romanceiro)  Inspirou-se na História, que fez reviver nos seus escritos (por exemplo, nas Viagens na Minha Terra e no Arco de Sant’Ana)  Abraçou a ideologia liberal o que lhe valeu o exílio na Inglaterra e na França.
  • 7. Alexandre Herculano  Marcou a historiografia nacional com a sua História de Portugal  Inspirou-se na Idade Média para os seus romances históricos (por exemplo Eurico, o Presbítero).  Esteve exilado em França.
  • 8. Camilo Castelo Branco  O Romantismo literário encontrou-se com o dramatismo na vida real (Camilo experimentou o encarceramento, no Porto, devido à sua relação adúltera com Ana Plácido)  Conduziu ao máximo o espírito romântico na sua obra Amor de Perdição.