Introdução a análises clínicas

47,586 views

Published on

Resumo

3 Comments
23 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
47,586
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
191
Actions
Shares
0
Downloads
1,081
Comments
3
Likes
23
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução a análises clínicas

  1. 1. INTRODUÇÃO A ANÁLISES CLÍNICASResumo
  2. 2. INTRODUÇÃO: O laboratório de Análises Clínicas (Patologia Clínica/Laboratório Clínico) é responsável por auxiliar o médico na detecção de patologias e condições fisiológicas através de exames em materiais biológicos (sangue, urina, fezes, escarro, fluídos orgânicos).
  3. 3. O laboratório clínico dedivide em diversas áreas.Entre elas:
  4. 4. É responsável pela análise dos componentes dosangue, fezes, urina e fluídos orgânicos.
  5. 5. É responsável pela análise minuciosa doscomponentes das células do sangue.
  6. 6. Responsável pela análise de todos os corpos estranhosatravés das reações antígeno-anticorpo. Em algunslaboratórios é responsável ainda pela dosagemhormonal.
  7. 7. É responsável pela detecção de bactérias e fungos nosangue, fezes e fluídos orgânicos.
  8. 8. É responsável pela detecção de parasitas nasfezes e no sangue.
  9. 9. Este setor é responsável pelos exames de urinae eventualmente alguns fluídos orgânicos.
  10. 10. COLETA DE SANGUE: O sangue é formado pela parte de elementos figurados (Glóbulos Brancos, Glóbulos Vermelhos e Plaquetas) e plasma. Sua principal função e transportar os gases (O2/CO2). Dependendo da análise é possível utilizar diferentes componentes do sangue, tais como ele todo, plasma ou soro.
  11. 11. EM EXAMES COM ANTICOAGULANTE SÃO USADOSOS SEGUINTES TUBOS: -EDTA: Usado no setor de hematologia -Citrato de Sódio: Geralmente utilizado no estudo da coagulação. -Fluoreto de Sódio: Utilizado na dosagem de glicemia. -Heparina: Dosagem de carga viral. (Observação:Após a coleta de sangue com tubo anticoagulante é de extrema importância realizar a homogeneização por inversão de 5 a 8 vezes).
  12. 12. PARA REALIZAR A COLETA DO SANGUE SÃONECESSÁRIAS ALGUMAS CONDIÇÕES: -Sala bem iluminada e ventilada; -Cadeira com Braçadeira; -Lavatório; -Instrumentos (Agulha e seringa descartáveis, algodão, garrote, álcool 70%; -Tubos (Com ou sem anticoagulante) e etiquetas de identificação; -Avental, luvas, máscara.
  13. 13. PROCEDIMENTO: Orientar o paciente. Antes da coleta é necessário movimentar o êmbulo da seringa e pressioná-lo para retirar o ar. Também é importante realizar a assepsia corretamente, no sentido contrário ao pelos ou em caracol, com o algodão umedecido em álcool 70%. Para a escolha da veia do paciente, é necessário garrotear o braço e tatear a veia para ter certeza. O sistema a vácuo permite uma coleta com um maior número de tubos, diferente da coleta com agulha e seringa.

×