Guia de Orientação dos Monitores V. III

  • 213 views
Uploaded on

Guia de Orientação dos Monitores V. III

Guia de Orientação dos Monitores V. III

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
213
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. GUIA DE ORIENTAÇÃO DO MONITOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABEDELO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 2013 Volume
  • 2. OLÁ MONITOR (A). Este material, diferente dos volumes anteriores, servirá para você – monitor (a) de Informática Educativa – utilizar os equipamentos digitais e audiovisuais da escola, reconhecendo seus cabos e entradas. Apresentaremos alguns equipamentos de uso cotidiano no ambiente escolar, bem como suas possibilidades de utilização não apenas na sala de aula, mas também durante eventos e confraternizações na comunidade escolar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo ste.cabedelo@gmail.com e juntos trabalharemos na construção das suas ações educativas. Bom trabalho! APRESENTAÇÃO
  • 3. IDENTIFICANDO OS EQUIPAMENTOS Verifique a existência de todos os equipamentos midiáticos encontrados na escola. Sugerimos que você faça um documento relacionando-os e registre marca, nº de tombamento e local em que se encontra o aparelho. Certifique-se ainda daqueles equipamentos que apresentam problema de funcionamento e se já foi encaminhado alguma ação à direção da escola para execução de manutenção dos mesmos.
  • 4. TELEVISÃO A televisão é um dos equipamentos midiáticos mais utilizados na escola. É importante que você leve alguns cuidados: - Não guarde a TV em locais úmidos e/ou mofados; - Utilize o controle remoto para ligar, desligar, ajustar e mudar canais. Isso preservará os botões e circuitos do equipamento. Acesse o blog do STE e conheça o material TV na Escola: e veja algumas possibilidades de trabalho com a meninada em sala de aula. stecabedelo.blogspot.com.br/2013/11/tv-na-escola.html
  • 5. MICRO SYSTEM Muitas vezes o “sonzinho” da escola não funciona nos momentos em que mais precisamos dele. Mas por que isso acontece? Relacionamos alguns motivos para você conferir: - Verifique o botão de ligar/desligar; - Verifique se a opção de funcionamento está correta: Rádio, CD, USB, etc.; - Verifique se há contato com a rede elétrica de maneira adequada; - Verifique se a mídia usada está em perfeita condição, incluindo botões Power, Play e Pause.
  • 6. DATASHOW Datashow é um projetor de imagens que pode receber como fonte um PC, DVD, câmera digital, ou qualquer outro aparelho com saídas de vídeo. Assim como outros equipamentos eletrônicos, o Datashow também requer algumas observações para que funcione adequadamente. Ao ligar o Datashow verifique: - Botão de ligar/desligar; - Tampa da lente; - Entradas e saídas dos cabos. O local para projeção do Datashow deve ser plano, e de preferência em ambiente com baixa iluminação.
  • 7. CAIXA AMPLIFICADA A Caixa Amplificada tem como finalidade ligar microfones, vídeos, e outros equipamentos, com a função de ampliar o som que, muitas vezes, não é satisfatório para audição dos alunos em sala de aula. Para uma boa funcionalidade e qualidade de áudio é importante observar alguns aspectos como: - Se todos os botões da caixa amplificada estão devidamente regulados (volume, balanço, etc.; - Se o Microfone ou qualquer outra mídia utilizada está em perfeita condição de uso, - E observar se o contato com a rede elétrica está de maneira adequada.
  • 8. MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL A câmera fotográfica ou filmadora digital é um equipamento importante para registrar as atividades realizadas na escola. Seu manuseio é simples, se usada em modo automático por exemplo. Você pode criar um acervo digital das fotos feitas em sala ou imprimi-las para um mural. Algumas dicas básicas para usar a câmera são: - Observar a fonte de energia, bateria, ou pilhas, se estão carregadas; - Memória interna suficiente para salvar as fotos feitas; - Cabos ou cartão SD para movê-las para o computador.
  • 9. ste.cabedelo@gmail.com CONTATO