GUIA DE ORIENTAÇÃO
DO	
  MONITOR	
  DE	
  INFORMÁTICA	
  EDUCATIVA	
  
PREFEITURA	
  MUNICIPAL	
  DE	
  CABEDELO	
  
SECRE...
OLÁ MONITOR (A).
Este material servirá como norteador para o
desenvolvimento das suas atividades na Escola. Você
poderá pe...
RECONHECENDO O ESPAÇO
Ao se apresentar na escola a qual fostes encaminhado
(a) pelo STE, solicite da Gestão Escolar que ap...
ENTRANDO NA REDE
Depois de ter reconhecido o seu ambiente de trabalho
e verificar o funcionamento dos equipamentos, agora
...
TWITTER NA ESCOLA
Para a informação fluir com maior eficiência, a
ferramenta TWITTER fará parte da nossa rotina
de trabalh...
TUTORIAIS DE TRABALHO
O STE enviará com frequência para os e-mails
cadastrados de todos os monitores de
informática educat...
PROJETOS DIDÁTICOS
Ao longo do ano letivo, você monitor deverá
construir 04 projetos didáticos a serem
aplicados na Escola...
OFICINAS DE PRODUÇÃO
As oficinas de produção serão ao longo do ano
o canal de formação que teremos para atender
toda a com...
ste.cabedelo@gmail.com	
  
CONTATO	
  
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Guia de orientação dos monitores. Vol. 1.

640
-1

Published on

Guia de orientação dos monitores. Vol. 1.
Setor de Tecnologia Educacional - STE Cabedelo-PB.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
640
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Guia de orientação dos monitores. Vol. 1.

  1. 1. GUIA DE ORIENTAÇÃO DO  MONITOR  DE  INFORMÁTICA  EDUCATIVA   PREFEITURA  MUNICIPAL  DE  CABEDELO   SECRETARIA  DE  EDUCAÇÃO   2013   Volume  
  2. 2. OLÁ MONITOR (A). Este material servirá como norteador para o desenvolvimento das suas atividades na Escola. Você poderá perceber que este é o primeiro volume de muitos outros guias que surgirão ao longo da nossa jornada na implantação das ação nossas ações de trabalho. Você terá as orientações básicas para a realização das ações definidas pelo STE – Setor de Tecnologia Educacional do município de Cabedelo/PB, com a finalidade de apoiar a sua prática diária. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo ste.cabedelo@gmail.com e juntos trabalharemos na construção das suas propostas e projetos didáticos. Bom trabalho! APRESENTAÇÃO
  3. 3. RECONHECENDO O ESPAÇO Ao se apresentar na escola a qual fostes encaminhado (a) pelo STE, solicite da Gestão Escolar que apresente o seu espaço de trabalho – o LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. Chegando ao seu espaço de trabalho, preocupe-se em verificar o estado de funcionamento dos computadores e demais periféricos que ali se encontram. Deixe todas as máquinas ligadas por um tempo mínimo de 2 (duas) horas para se certificar de que a rede elétrica da escola está funcionando bem. Relacione em seguida todos os defeitos encontrados ou situações que merecem alguma observação. Você receberá do STE uma ficha de relatório para o preenchimento do seu diagnóstico.
  4. 4. ENTRANDO NA REDE Depois de ter reconhecido o seu ambiente de trabalho e verificar o funcionamento dos equipamentos, agora vamos cadastrar as escolas nas redes sociais. Certifique-se com o(a) gestor(a) da escola e supervisão pedagógica se já existe uma conta no Facebook – Fan Page Institucional. Caso exista, vamos aperfeiçoar esse canal de comunicação. Caso a escola não tenha ainda uma conta no Facebook, você monitor deve abrir uma e colocar a mão na massa mantendo atualizadas as informações. Crie banners no editor de slides conforme o modelo apresentado no Fan Page do STE. Veja lá!!! E qualquer dúvida, recorra ao Tutorial Facebook STE.
  5. 5. TWITTER NA ESCOLA Para a informação fluir com maior eficiência, a ferramenta TWITTER fará parte da nossa rotina de trabalho. Abra uma conta no TWITTER utilizando o e- mail da escola. Caso você não tenha recebido o endereço eletrônico institucional entre em contato com o STE. A conta no Twitter deve ser aberta com o mesmo e-mail da conta Facebook. Certifique- se de que a conta de e-mail é a institucional – fornecida pelo STE. Caso tenha alguma dúvida, acesse o nosso Tutorial Twitter STE.
  6. 6. TUTORIAIS DE TRABALHO O STE enviará com frequência para os e-mails cadastrados de todos os monitores de informática educativa e todas as escolas tutoriais para uso durante oficinas, formações de professores e técnicos ou mesmo para consulta diária. Se você precisar de um tutorial que não tenha recebido do STE, solicite o mesmo para que possamos atender as suas necessidades, e quem sabe, um colega monitor tenha dúvidas semelhantes e o seu tutorial poderá também auxiliá-lo. Use nossos canais de comunicação para solicitar um tutorial inédito! Mãos à obra!!!
  7. 7. PROJETOS DIDÁTICOS Ao longo do ano letivo, você monitor deverá construir 04 projetos didáticos a serem aplicados na Escola para os alunos, professores e técnicos. Escolha temas inovadores e de grande valor para o fortalecimento da inclusão digital em nossa comunidade escolar. Deixe a sua marca! Os projetos didáticos deverão acontecer no laboratório de informática com grupos de nó máximo 02 (dois) usuários por máquina. Não esqueça que a ideia é conquistar o nosso público para aderirem o uso das Tecnologias da informação e Comunicação na Educação, portanto organização e planejamento são essenciais para o sucesso das nossas ações.
  8. 8. OFICINAS DE PRODUÇÃO As oficinas de produção serão ao longo do ano o canal de formação que teremos para atender toda a comunidade escolar. Você monitor(a) utilizará o Manual de Orientação – Oficina de Produção. Este material irá facilitar a aplicação do seu trabalho junto ao público atendido seja ele alunos, professores e/ou técnicos educacionais. Você receberá além do Manual de Orientação, diretrizes para a organização das turmas a serem atendidas no laboratório de informática das escolas.
  9. 9. ste.cabedelo@gmail.com   CONTATO  
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×