ECOSYSTEM1   INdT 2012 - Treinamento PUC
Desenvolvimento de    Jogos para Windows    Phone usando XNA:    Projetando!Instituto Nokia de TecnologiaEcosystem Team2  ...
Projetando seu Game3   INdT 2012 - Treinamento PUC
Brainstorming4   INdT 2012 - Treinamento PUC
Rascunho5   INdT 2012 - Treinamento PUC
Rascunho:Game Flow6   INdT 2012 - Treinamento PUC
Game Design7   INdT 2012 - Treinamento PUC
Level Design8   INdT 2012 - Treinamento PUC
Arte9   INdT 2012 - Treinamento PUC
Música10   INdT 2012 - Treinamento PUC
Testar, Aprimorar, Testar11   INdT 2012 - Treinamento PUC
Final Version!12   INdT 2012 - Treinamento PUC
Gêneros de Jogos13   INdT 2012 - Treinamento PUC
Ação/Aventura14   INdT 2012 - Treinamento PUC
Estratégia15   INdT 2012 - Treinamento PUC
Tiro16   INdT 2012 - Treinamento PUC
RPG17   INdT 2012 - Treinamento PUC
Puzzle18   INdT 2012 - Treinamento PUC
Esportes19   INdT 2012 - Treinamento PUC
Corrida20   INdT 2012 - Treinamento PUC
Plataforma21   INdT 2012 - Treinamento PUC
Música22   INdT 2012 - Treinamento PUC
Luta23   INdT 2012 - Treinamento PUC
Shoot’em Up24   INdT 2012 - Treinamento PUC
Simuladores25   INdT 2012 - Treinamento PUC
Contatos                        Nokia Developer                        www.developer.nokia.com                        (Nok...
27   INdT 2012 - Treinamento PUC
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Game Desing

306 views
266 views

Published on

Módulo "Projetando seu Game" do Treinamento de Desenvolvimento de Jogos usando XNA

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
306
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Olá pessoal, meu nome é Sérgio Cavalcante, sou Evangelista de Windows Phone Ecosystem, e é por isso que estou aqui.
  • Hoje eu vou apresentar uma palestra sobre Desevolvimento de jogos para Windows Phone usando XNA.
  • Braimstorming: ou ao pé da letra “tempestade de idéias”, termo cunhado por Alex Osborn em 1953. Consiste em um técnica aplicada a diversos tipos de projetos inclusive jogos para ajudar no processo de criação ou melhoria de um jogo.
  • Rascunho: essa etapa serve para desenhar as fases, personagens, itens com pequenas descrições até mesmo os fluxos das telas do jogo para facilitar o desenvolvimento futuro.Detalhamento: nesta etapa é interessante responder algumas perguntas importantes para o desenvolvimento do jogo, como: o que o jogador fará no jogo? qual o seu objetivo? quais são seu inimigos? como será o sistema de vida do jogador? quantos jogadores podem jogar? qual o estilo do jogo? etc…
  • Game Design Document (GDD): é o documento que descreve o jogo. Este documento deve conter informações importantes como: nome do jogo, sua história, público alvo, objetivo, regras, especificações técnicas de hardware, sistema operacional, dispositivos de entrada, a arte, sonorização, e o cronograma assim como alocações de pessoas ou equipes, servindo como uma bíblia para todas as equipes envolvidas no projeto, no qual, se for seguida o jogo ficará próximo ou melhor do que o planejado.- Roteiro, História do seu Game - É como um filme- Roteiro, Personagens, Enredo, Começo meio e Fim, pontos de virada, contexto
  • Level Design: é o mapeamento geral de todos os desafios, fases, missões que o jogador deve conseguir concluir para terminar uma fase ou o jogo. Esta etapa é importante para os artistas gráficos e sonoros possam ter referências para desenvolverem rapidamente este level.
  • Produção de arte: os artistas sonoros e gráficos (texturas e modelagem) vão trabalhar em cima do GDD e do Level Design para concluir ou adiantar a arte do jogo.Integração: aqui a equipe com base na escolha das APIs, e/ou Engines e/ou linguagens irão trabalhar na integração da arte com a dinâmica do jogo para gerar as versões Beta do jogo.
  • Produção de arte: os artistas sonoros e gráficos (texturas e modelagem) vão trabalhar em cima do GDD e do Level Design para concluir ou adiantar a arte do jogo.Integração: aqui a equipe com base na escolha das APIs, e/ou Engines e/ou linguagens irão trabalhar na integração da arte com a dinâmica do jogo para gerar as versões Beta do jogo.
  • Teste: junto com o beta, inicia-se a fase de teste necessária pra detecção dos erros, mais conhecidos como bugs. E também nessa fase que se coletam opiniões com o intuito de melhorar o produto.
  • Versão Final: versão pronta do jogo com supostos bugs encontrados no decorrer da fase Beta e de teste corrigidos. Uma versão que já pode ser comercializada.Como pode ser visto, a produção de um jogo envolve diversos profissionais com perfis diferentes. A área de programação que é o foco de todos os cursos de desenvolvimento de jogos representa uns 20% de todo o processo de desenvolvimento. Sendo assim, não basta conhecer apenas uma tecnologia ou linguagem de programação ou até mesmo um software de edição de imagens caso não tenha uma equipe para produzir.
  • Foco - Balanceamento dos quests e puzzles - scripts? Ação/Aventura: este deve ser o gênero mais abrangente de todos, além de teremdiversos subconjuntos em especial, que serão tratados em separado aqui. O gênero de Ação (ou Aventura) compreende muitos jogos atuais, onde você deve guiar um personagem por um mapa e coletar itens, realizar missões, matar inimigos em tempo real ou, simplesmente, chegar a um determinado local. Quando tem muitos elementos de RPG, se torna uma variante chamada de Action RPG. Os Nintendistas conhecem muito bem este gênero: Super Mario 64, Sunshine e Galaxy são ótimos jogos de Aventura. Na parte de Action RPGs, muitos dos jogos da série The Legend of Zelda representam o gênero muito bem!The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii/Action RPG)
  • Foco - IA - Balanceamento? Estratégia: jogos em que é necessário o uso de estratégias, das mais diversas, por parte dos jogadores se encaixam neste gênero. São divididos, em sua maioria, em duas categorias: Real-Time Strategy (RTS, estratégia em tempo real), onde os rivais se batalham ao mesmo tempo (como os jogos Starcraft e Warcraft, da Blizzard) e Turn-Based Strategy (TBS, estratégia baseada em turnos), onde a batalha ocorre organizada em turnos (o xadrez é um bom exemplo).Starcraft II (PC/Estratégia em Tempo Real)
  • Foco - - Ponto de Vista, Níveis, Objetos coletáveis(armas, coletes,vidas), Aparição de Inimigos (Fixa, Aleatória), Wild Cards Enemies, Chefões? Tiro: nesta categoria, se encaixam todos os jogos em que a principal forma dejogabilidade é a capacidade de atirar, tanto de forma estratégica, quanto de forma “atire em tudo que ver pela frente”. É subdividido de acordo com a forma da câmera do jogador: tiro em primeira pessoa (First-Person Shooter - FPS), onde o jogador incorpora a visão em 1ª pessoa, a mesma do protagonista, e em terceira pessoa (Third-Person Shooter - TPS), onde você consegue visualizar todo o mapa em outra visão.Call of Duty: Modern Warfare 3 (PS3/First-Person Shooter)
  • Foco - História? RPG: este gênero é uma versão eletrônica do Role-Playing Game (conhecidotambém como RPG de Mesa). Você deve incorporar um ou mais personagens e seguir por uma história, como a de um livro. É usual ter batalhas em turnos, missões, cavernas exploráveis e um banco de dados bem definido e complexo entre personagens, itens, habilidades, equipamentos, inimigos e atributos. Quando estas batalhas são feitas em tempo real, se assemelha ao gênero de Ação e se torna uma variante chamada de Action RPG. Um dos maiores exemplos deste gênero é a famosa franquia Final Fantasy.Final Fantasy III (SNES/RPG)
  • Foco - “easy to learn, hard to master. Dead Ends? Puzzle: quebrar a cabeça é o objetivo destes jogos. Os jogos de puzzle geralmente trazem desafios, enigmas e quebra-cabeças para serem desvendados, onde o raciocínio lógico e a imaginação são fundamentais. Aparecem muito em coletâneas e são ótimos artifícios para algumas partes do enredo de jogos de Ação, Plataforma e RPG. Alguns jogos rítmicos também podem ser considerados puzzle, por causa de sua complexidade. Entre os jogos famosos deste gênero, podemos destacar o lendário Tetris e Puzzle Quest, um puzzle com diversos elementos de RPG.
  • Foco - Regras do jogo - Atmosfera de imersão ( Torcida, Narrador) - Física do Jogo - Realismo? Esportes: este gênero é conhecido por representar em jogos todos os tipos deesporte existentes no mundo real. Entre eles, podemos destacar o futebol, o basquete e o tênis. Podem aparecer com alguns elementos de RPG como itens, habilidades, equipamentos e atributos (como na maioria dos jogos de esporte da série Mario). Pode haver coletâneas de jogos (como a franquia Mario & Sonic).Mario & Sonic at the 2012 London Olympic Games (Wii/Esportes)
  • Foco - Regras do jogo - Atmosfera de imersão ( Torcida, Narrador) - Física do Jogo - Realismo? Corrida: este gênero separa a corrida, em todas as suas modalidades, dos outrosgêneros esportivos. Ele incorpora a corrida com todos os objetos e maneiras possíveis, sendo mais comuns as corridas de carros, motos e karts. São uma ótima opção para fazer cross-over entre franquias (Diddy Kong Racing e Sonic & SEGA All-Stars Racing) e também podem conter elementos de RPG (Mario Kart, alguém?).Mario Kart 7 (3DS/Corrida)
  • ? Plataforma: este gênero abriga jogos onde se deve percorrer fases ou mapas emside-scrolling, ou seja, em duas dimensões (pra frente ou pra trás), podendo haver algumas variações nesta jogabilidade, como avançar para o fundo do jogo, como em Mutant Mudds (3DS/eShop). Se tornou um estilo bem abrangente, assim como o de Ação. Como exemplo, temos o maior clássico da Nintendo: Super Mario Bros. (NES). Também aparecem frequentemente elementos de RPG;Super Mario Bros. (NES/Plataforma)
  • ? Musical/Rítmico: todos os jogos que trazem a música como elemento principalencaixam neste gênero. Podem representar os mais diversos instrumentos musicais: desde guitarra e bateria (como Guitar Hero e Rock Band) até outros mais desconhecidos como o tambor (Donkey Konga) e as maracas (Samba de Amigo). Pode ter em sua composição a dança (como em Dance Dance Revolution) ou apenas o desafio de seguir o ritmo da música (como em Rhythm Heaven Fever);Rhythm Heaven Fever (Wii/Musical)
  • ? Luta: este gênero traz jogos onde aparecem personagens, muitas vezes em duas dimensões, que se enfrentam em lutas com golpes e possíveis habilidades especiais. Podem corresponder a lutas reais (como jogos sobre o MMA) ou lutas com personagens fantásticos e habilidades sobre-humanas (como Street Fighter e Mortal Kombat). Muitas vezes são feitos em duelos em cenários 2D com diversos botões e as famosas combinações de botões. Quando o jogo ocorre com o mesmo estilo de movimento dos jogos de plataforma, ele entra em um sub-gênero conhecido como Beat 'em up, como a série Double Dragon;Mortal Kombat 9 (PS3/Luta)
  • ? Shoot 'em up: por mais que possa ser considerado uma subcategoria dos jogos de Tiro, tem a sua importância. Neste gênero, se encaixam todos os famosos jogos de “navinha”, como o nostálgico Space Invaders, onde se deve controlar uma nave (ou algo parecido) lançando projéteis com o objetivo de destruir inimigos. Pode se passar em um ambiente 3D (como em Star Fox 64). Com o tempo, as tecnologias do entretenimento fossem melhorando e possibilitando que os desafios deste gênero se tornassem mais difíceis, originando um novo subgênero do subgênero, o Bullet Hell. Nele, o foco não é mais apenas destruir seus inimigos, e sim desviar dos diversos tiros (bullet hell significa inferno de balas).Space Invaders (Sega SG-1000/Shoot 'em up)
  • Simuladores - Realismo - Física
  • E pra quem se interessou e quiser saber mais, aqui está o nosso time! Venha com dúvidas, sugestões e principalmenteCom sede de desenvolver seu game.
  • Porfim, o sonho do desenvolvedor, de fazer um jogo. Poucoinvestimento, públicoalvocrescente, momentobom, múltiplasplataformas, ecosystem com smart glass, lojamadura, Curva de aprendizadofacilitada, muitosuporte. Nuncafoitãofácilrealizar o sonho de ser um gamedev e aindamonetizarnaexperiência. NuncafoitãofácilrealmenteGanhardinheiro com o quevocêama.
  • Game Desing

    1. 1. ECOSYSTEM1 INdT 2012 - Treinamento PUC
    2. 2. Desenvolvimento de Jogos para Windows Phone usando XNA: Projetando!Instituto Nokia de TecnologiaEcosystem Team2 INdT 2012 - Treinamento PUC
    3. 3. Projetando seu Game3 INdT 2012 - Treinamento PUC
    4. 4. Brainstorming4 INdT 2012 - Treinamento PUC
    5. 5. Rascunho5 INdT 2012 - Treinamento PUC
    6. 6. Rascunho:Game Flow6 INdT 2012 - Treinamento PUC
    7. 7. Game Design7 INdT 2012 - Treinamento PUC
    8. 8. Level Design8 INdT 2012 - Treinamento PUC
    9. 9. Arte9 INdT 2012 - Treinamento PUC
    10. 10. Música10 INdT 2012 - Treinamento PUC
    11. 11. Testar, Aprimorar, Testar11 INdT 2012 - Treinamento PUC
    12. 12. Final Version!12 INdT 2012 - Treinamento PUC
    13. 13. Gêneros de Jogos13 INdT 2012 - Treinamento PUC
    14. 14. Ação/Aventura14 INdT 2012 - Treinamento PUC
    15. 15. Estratégia15 INdT 2012 - Treinamento PUC
    16. 16. Tiro16 INdT 2012 - Treinamento PUC
    17. 17. RPG17 INdT 2012 - Treinamento PUC
    18. 18. Puzzle18 INdT 2012 - Treinamento PUC
    19. 19. Esportes19 INdT 2012 - Treinamento PUC
    20. 20. Corrida20 INdT 2012 - Treinamento PUC
    21. 21. Plataforma21 INdT 2012 - Treinamento PUC
    22. 22. Música22 INdT 2012 - Treinamento PUC
    23. 23. Luta23 INdT 2012 - Treinamento PUC
    24. 24. Shoot’em Up24 INdT 2012 - Treinamento PUC
    25. 25. Simuladores25 INdT 2012 - Treinamento PUC
    26. 26. Contatos Nokia Developer www.developer.nokia.com (NokiaDev_WP_Brasil) @nokiadev_brasil INdT Sérgio Cavalcante Rafael Padilla ext-sergio.cavalcante@nokia.com ext-rafael.padilla@nokia.com sergiocavalcante.wordpress.com haffybra@hotmail.com @sergiocavalc Jackson Feijó Thiago Bessa jackson.feijo@indt.org.br ext-thiago.bessa@nokia.com thiago_bessa@hotmail.com jacksonzi@live.com www.bessa.net.br26 INdT 2012 - Treinamento PUC
    27. 27. 27 INdT 2012 - Treinamento PUC

    ×