Desenvolvendo para Android
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Desenvolvendo para Android

on

  • 6,837 views

Introdução à criação de aplicações Android. Aborda a parte inicial, de instalação dos pré-requisitos, faz uma geral sobre a plataforma e seus principais elementos, e finaliza com um exemplo. ...

Introdução à criação de aplicações Android. Aborda a parte inicial, de instalação dos pré-requisitos, faz uma geral sobre a plataforma e seus principais elementos, e finaliza com um exemplo. Muitas capturas de tela para facilitar o aprendizado.

Statistics

Views

Total Views
6,837
Views on SlideShare
6,837
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
250
Comments
2

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Desenvolvendo para Android Desenvolvendo para Android Presentation Transcript

  • Desenvolvendo paraAndroid● Quais os pré-requisitos?● Como começar?● Como funciona o Android?● Como conseguir ajuda?● Como lançar no Android Market? Claudio Roberto França Pereira@spideybr - Spidey@hardMOB - spideybr@gmail.com
  • Quais os pré-requisitos?● GNU/Linux, Windows ou Mac OS X (somente x86 no Mac OS X e no GNU/Linux)● Java JDK 5 ou 6● Ant 1.8+● Recomendável: Eclipse IDE + ADT● Utilizaremos o Ubuntu Desktop Edition 10.10 como referência
  • Quais os pré-requisitos?● Instalação do Java JDK (Ubuntu) $ sudo su $ apt-get i al sun-j nst l ava6-j dk $ updat ava-alernatves -s j e-j t i ava-6-sun● Ou ainda: http: //www. com sun. Downloads -> Java For Developers -> -> Escolha seu SO e arquitetura e siga as instruções de instalação do site
  • Quais os pré-requisitos?● Instalação do Ant $ apt-get i al ant nst l● Instalação do Eclipse IDE $ apt-get i al eclpse nst l i O Ant é dependência do Eclipse. =D Utilizaremos o Eclipse Helios (3.6)● Instalação do Android SDK ht p: t //devel androi com -> oper. d. -> Download -> Escolha a versão adequada ao seu SO
  • Quais os pré-requisitos?● Instalação do ADT (Android Development Tools) Abra o Eclipse Menu Help -> Install New Software... -> Adicione o repositório do ADT: ht ps: -sslgoogl com /androi t //dl . e. d/eclpse/ i Instale todos os plugins disponíveis no repositório● Siga a sequência de capturas de tela
  • Quais os pré-requisitos?
  • Quais os pré-requisitos?
  • Como começar?● Instalei tudo, e aí? Por que ainda não consigo compilar meu projeto?● O Android SDK não é suficiente: ainda é preciso instalar as plataformas Android. Isso é feito pelo Android SDK and AVD Manager. AVD = Android Virtual Device, são as instâncias de configuração do emulador YES! Temos emuladores de celulares! YES! Não precisamos ter um dispositivo Android!
  • Como começar?● Para abrir o SDK Manager, podemos utilizar o atalho no Eclipse, providenciado pelo ADT, ou executar o binário direto da pasta onde o SDK foi instalado.● Vamos abrir pelo Eclipse. Mas antes, precisamos configurar o ADT para que ele ache o SDK. Window -> Preferences -> Android● Selecione a pasta do SDK e clique em Apply.● As plataformas disponíveis aparecerão nessa janela, depois de instaladas.
  • Como começar?
  • Como começar? Não se assuste se ainda não aparecer nenhuma plataforma, afinal, você ainda não instalou nada!
  • Como começar?● Para abrir o SDK Manager: Window -> Android SDK and AVD Manager
  • Como começar?● Baixe as plataformas de interesse. As mais populares são as do Android 1.6, 2.1, 2.2, 2.3 e 3.0.● Após o download e instalação, verifique se tudo ocorreu sem erros.● Se for testar e/ou debugar suas aplicações no emulador, agora é a hora de criar um AVD, ou um dispositivo Android virtual. As opções são variadas, divirta-se.● No link [1] você encontra a configuração mais próxima de alguns aparelhos comerciais. Ótimo para testar a sua aplicação contra uma plataforma que você não tem acesso. 1) http://www.android10.org/index.php/articleswhitepapers/181-common-android-virtual-device-configurations
  • Como começar?
  • Como começar?● Pronto, agora sim! Hora de começar! Crie um novo Android Project no Eclipse e você pode ser chamado, oficialmente, de desenvolvedor Android!
  • Como começar? Complete o nome do projeto, a plataforma alvo, role a janela e complete ainda o nome da aplicação (como vai aparecer no menu), o pacote base dela, o nome da tela/”janela” de início do programa e a versão mínima do Android em que o programa funcionará. É recomendável escolher um alvo mais moderno para poder utilizar as ferramentas de compilação mais atualizadas, mesmo que você esteja construindo um programa para rodar em uma plataforma mais antiga.
  • Como funciona o Android?● Estrutura de Arquivos src/: pasta com os códigos-fonte do programa. Aqui ficam as suas classes. assets/: arquivos de dados que serão incluídos dentro do seu programa. Esses arquivos serão acessíveis diretamente pelo Android. Geralmente utiliza-se essa pasta para incluir arquivos de ajuda, de forma que o usuário possa navegar pela ajuda do seu programa a partir do navegador, por exemplo.
  • Como funciona o Android?● Estrutura de Arquivos res/: arquivos de dados que serão acessados pelo programa exclusivamente. Os arquivos de layout, ícones, sons e strings da aplicação ficam nesta pasta. O que está nesta pasta vai ser servido a aplicação de forma inteligente. AndroidManifest.xml: arquivo de configuração principal da aplicação. Define o nome do programa, Atividades disponíveis, intents que a aplicação aceita, versão máxima e mínima do Android.
  • Como funciona o Android?● res/: ...servido de forma inteligente... São compilados automaticamente pelo SDK e são acessadosatravés de chaves inteiras. Essas chaves são guardadas na classeestática R. Exemplo: R.layout.main serve a chave do arquivo/res/layout/main.xml. Os arquivos dessa pasta podem ser organizados de forma queum ”recurso” seja disponibilizado em várias versões, de acordocom o ambiente de onde ele foi pedido. Por exemplo, botando o layout main.xml na pastares/layout-port e outro equivalente na res/layout-land,serão servidos os dois layouts, dependendo da orientaçãodo celular na inicialização da aplicação.
  • Como funciona o Android?● res/: ...servido de forma inteligente... São várias as opções de customização de recursos daaplicação: versão do Android, orientação, definição, resolução etamanho da tela, locale, horário atual, tipo de touchscreen, se temou não teclado físico, se tem teclas direcionais, etc. Exemplo: res/values-pt-rBR/strings.xml para a localizaçãobrasileira, res/values-en/strings.xml para a localização em inglês. Ou ainda: res/layout-port/main.xml para a tela navertical e res/layout-land/main.xml para a tela nahorizontal.
  • Como funciona o Android?● AndroidManifest.xml Neste arquivo você configura as opções globais da sua aplicação. Quais atividades estão disponíveis, quais intents você trata, qual o nome e ícone do atalho da aplicação no menu do Android, quem é o autor, qual versão, quais os requisitos do programa, quais permissões ele necessita, para quais versões do Android ele foi projetado.
  • Como funciona o Android?● Arquitetura do Android OS
  • Como funciona o Android?● Entidades principais do Android ● Activity ● Intent ● Service ● Content Providers ● Broadcast Receiver
  • Como funciona o Android?● Activity● É uma ”janela” no Android. Uma atividade providencia a interface que o programador vai personalizar para atender a sua vontade, e com a qual o usuário final interage para atingir o seu objetivo. É uma tela da sua aplicação.● Uma aplicação consiste basicamente em uma sequência de atividades.
  • Como funciona o Android?● Activity● As funcionalidades de interação com o usuário funcionam a partir de callbacks. Todo tipo de evento de interação com o usuário tem o seu callback, que você pode redefinir à sua vontade.
  • Como funciona o Android?
  • Como funciona o Android?● Intent● Cada aplicação Android declara quais tipos de intenções que ela satisfaz, assim como também pode requerer ao SO alguma aplicação que satisfaça dada intenção.● A declaração é feita no AndroidManifest.xml, já o pedido é em tempo de execução. O SO gerencia esses pedidos automaticamente.
  • Como funciona o Android?● Service● Serviços são componentes do seu software que não possuem interface, mas que servem funcionalidades. Um gerenciador de downloads, por exemplo, pode ser implementado como serviço na sua aplicação, de forma que qualquer atividade possa utilizá-lo sem criar novas instâncias independentes.
  • Como funciona o Android?● Content Provider● São gerenciadores de dados. Alguns tipos de dados mais complexos precisam de um controle fino de acesso, e é aí que os provedores de conteúdo entram em cena. Os celulares já vêm com alguns provedores pré- instalados, como os provedores de contatos, de fotos e de eventos no calendário.
  • Como funciona o Android?● Broadcast Receiver● O receptor de broadcast processa eventos do sistema, como alterações no estado da conectividade (internet caiu, conectou, está conectando), do GPS (fixou, perdeu o fix), e de outros módulos de software. Os sinais podem ser gerados pelo hardware ou por uma aplicação. Por exemplo: gerenciador de downloads manda um sinal de que ele está livre.
  • Como funciona o Android?● Aplicação de Exemplo
  • Como funciona o Android?● Aplicação de Exemplo
  • Como funciona o Android?● Aplicação de Exemplo
  • Como funciona o Android?● Aplicação de Exemplo
  • Como funciona o Android?● Emulador
  • Como funciona o Android?● Emulador
  • Como funciona o Android?● Emulador
  • Como conseguir ajuda?● Documentação completa online no http://developer.android.com, inclusive com exemplos e artigos tratando assuntos mais comuns.● Listas de email: android-developers@googlegroups.com● Stack Overflow, utilizando a tag ”android”● Meu email, sendo que quando eu não puder te ajudar diretamente, te indicarei onde procurar mais informações.
  • Como lançar no Market?● Cadastre-se no Android Market, em: http://market.android.com/publish● Custo: ● US$ 25, uma única vez ● 30% do preço da sua aplicação, se ela for paga, em cada transação● Cadastre a sua aplicação, especificando preço em diversas moedas, capturas de tela, descrições, informações do autor, versão, etc.● Aproveite as ferramentas de medição e estatísticas do Google para realimentar o seu projeto e incrementá-lo. O Market disponibiliza diversos indicadores interessantes.
  • Desenvolvendo paraAndroid● Quais os pré-requisitos? Alguém quer comprar● Como começar? um Nintendo 3DS? =D● Como funciona o Android?● Como conseguir ajuda?● Como lançar no Android Market? Claudio Roberto França Pereira@spideybr - Spidey@hardMOB - spideybr@gmail.com