SlideShare a Scribd company logo
1 of 6
Racismo e Xenofobia
Introdução Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de C.P.4 e tem como temas o racismo, a xenofobia. A realização deste trabalho visa estimular os colegas de turma a efectuar uma reflexão acerca dos diversos temas. Quanto à pesquisa efectuada para a elaboração do trabalho proposto, centramo-nos tanto na actualidade (notícias, reportagens, estudos, teorias…) como em factos da história a nível mundial luta pela igualdade de direitos. O racismo, a xenofobia são problemáticas extremamente importantes para a sociedade actual, visto que a afluência tanto de imigrantes como de turistas, factores de influência positiva à economia, tem tendência a aumentar. É, portanto, da importância discutir o tema com vista a minimizar o problema das atitudes racistas, xenófobas. O Ano Europeu do Combate ao Racismo, à Intolerância e à Xenofobia; começou em 1997 considerando objectivo central o debate da problemática do racismo, da xenofobia e da intolerância. A xenofobia é um medo excessivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas estranhas, com as quais nós habitualmente não contactamos.
Em Portugal        Os Portugueses em geral não são racistas (na nossa opinião pessoal). O que não queremos é a porta da casa todo o bicho careta. Xenofobia é o medo que o ser humano normalmente tem ao que é diferente. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado do desconhecido ou diferente.     Em Portugal infelizmente temos um caso de racismo e xenofobia.  Mário Machado Em Portugal o Mário Machado, racista pensava que "incentivar o ódio contra os outros" não era nada, mas é CRIME! E foi condenado.
Racismo Para percebermos o significado da palavra racismo temos de entender o que significa realmente a palavra raça. Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie. (A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie).     Assim o racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a superioridade da raça X ou Y em relação às outras raças. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores. O racismo é, pois, uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias.  Xenofobia A palavra xenofobia, tal como a palavra racismo, advêm da junção de dois termos: xeno e fobia. A palavra xeno esta relacionada com a formação de palavras que exprime a ideia de estrangeiro ou estranho. Fobia é o medo patológico, aversão impossível de conter. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. Xenofobia é um termo também usado num sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) . Racismo e xenofobia: aspectos históricos O racismo surgiu com o próprio surgimento do Homem, a intolerância é algo que desde sempre caracterizou a nossa espécie, assim ao longo da história, muitas foram as manifestações de atitudes racistas e xenófobas. O racismo foi utilizado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que estes não se unissem e derrubassem o capitalismo.           Segundo esta teoria, o racismo verificou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. Os ricos consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores e por conseguinte viam qualquer um com as características de trabalhador como pertencendo a um estrato inferior.
Racismo e xenofobia na sociedade actual No decorrer do tempo, quer devido à imposição de determinadas regras pela sociedade, quer pela mudança de mentalidades, as manifestações de atitudes racistas mudaram, isto é, já não se dão a conhecer da mesma forma que no passado. Hoje em dia é inadmissível pensar sequer em dividir uma sociedade e classificar os brancos como cidadãos.  Actualmente, as atitudes racistas e/ou xenófobas não são tão assumidas como no passado, ou pelo menos, não a maioria. As punições impostas pela lei a quem age de modo xenófobo ou racista impedem que haja actos de maior gravidade para com as raças discriminadas. Ainda assim, atitudes racistas de menor amplitude (como por exemplo um branco dirigir-se a um negro: “Vai para a tua terra!”) prevalecem.   O racismo e a xenofobia, muitas vezes, são filhos da ignorância, isto é, surgem como falta de conhecimento e preconceito. Neste momento, estando nós no século XXI, ainda há pessoas que julgam que os imigrantes e os turistas vêm para o nosso país para “roubar” empregos e esgotar os produtos do supermercado quando, na realidade, estes são um importante factor para o desenvolvimento económico de Portugal.    Na nossa opinião, embora já se tenham feito progressos em relação às atitudes racistas e xenófobas, há ainda um longo caminho para palmilhar. Ainda é necessário extinguir diversas atitudes que são fruto de ideias mal esclarecidas e de preconceitos sociais sem quaisquer fundamentos. É necessária uma renovação de mentalidades e uma revisão nos padrões sociais que muitas vezes marginalizam e põem de lado certas pessoas tendo em conta o seu aspecto exterior e excluindo completamente a sua forma de ser, isto é a maneira como essa pessoa pensa e age.      É, portanto, urgente que cada um de nós reflicta de modo a que se extinga o racismo e a xenofobia, como disse Mário Soares, “o racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão.
Conclusão A elaboração deste trabalho permitiu alargar os nossos horizontes no que diz respeito às atitudes racistas, xenófobas. Com a pesquisa efectuada adquiri-mos diversos conhecimentos, tanto acerca da evolução histórica do racismo e xenofobia como nas dimensões dos mesmos na sociedade actual.      Após ter-mos feito a análise, concluí-mos que o racismo advém da palavra raça e que, filosoficamente, provém de uma relação conflituosa do “eu” com o “outro”.       A teoria racista defende a superioridade de uma raça, sendo que os povos mais discriminados são os negros e os de religião muçulmana.      Embora se tenham feito diversas tentativas para provar a existência de uma raça superior, todas elas falharam pois a biologia só reconhece a existência de uma raça: a raça humana.      Todas estas atitudes conflituosas do “eu” perante o “outro” têm repercussões não só na sociedade em geral, mas sobretudo nas crianças; essas que ainda não têm uma personalidade formada e ainda absorvem, como a esponja absorve a água, tudo o que vem do exterior, isto é, as crianças não conseguem fazer uma selecção rigorosa do que é um bom comportamento e do que é um mau comportamento, do que é bem e do que é mal, a educação começa em casa e nós como pais devemos dar educação, mas nunca influenciar de modo a que eles criem a sua própria opinião.        Assim, estas adoptam um modelo e seguem-no à risca, ora, se esse modelo a seguir tem atitudes racistas, xenófobas, de certo que a criança o seguirá, agindo, mais tarde, da mesma maneira que o seu modelo agiu. Trabalho elaborado por: Isabel Guedes, Teresa e Manuel Sousa. Este trabalho foi realizado com a ajuda destes sitesnos dias 11 e 18-03-2009 http://images.google.pt http://www.notapositiva.com http://images.sol.sapo.pt

More Related Content

What's hot (20)

Racismo trabalho
Racismo trabalhoRacismo trabalho
Racismo trabalho
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
racismo
racismoracismo
racismo
 
O Racismo
O RacismoO Racismo
O Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo xenofobia
Racismo xenofobiaRacismo xenofobia
Racismo xenofobia
 
Racismo e xenofobia powerpoint
Racismo e xenofobia powerpointRacismo e xenofobia powerpoint
Racismo e xenofobia powerpoint
 
Racismo e Anti-racismo
Racismo e Anti-racismoRacismo e Anti-racismo
Racismo e Anti-racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo e xenofobia
Racismo e xenofobiaRacismo e xenofobia
Racismo e xenofobia
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Trabalho de moral: racismo
Trabalho de moral: racismoTrabalho de moral: racismo
Trabalho de moral: racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Racismo
RacismoRacismo
Racismo
 
Apresentação racismo
Apresentação racismoApresentação racismo
Apresentação racismo
 
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
Os impactos psíquicos que o racismo e a intolerância religiosa causa na popul...
 
O racismo
O racismoO racismo
O racismo
 

Viewers also liked

Movimento separatista
Movimento separatistaMovimento separatista
Movimento separatistaJota Fagner
 
Movimentos separatistas no mundo contemporâneo
Movimentos separatistas no mundo contemporâneoMovimentos separatistas no mundo contemporâneo
Movimentos separatistas no mundo contemporâneoElton Zanoni
 
Conflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XXConflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XXfernandesrafael
 
Populacao mundial e migracoes
Populacao mundial e migracoesPopulacao mundial e migracoes
Populacao mundial e migracoesUFMS
 
Geo o crescimento da população mundial
Geo o crescimento da população mundialGeo o crescimento da população mundial
Geo o crescimento da população mundialAdriana Gomes Messias
 
Evolução da população mundial
Evolução da população mundialEvolução da população mundial
Evolução da população mundialabarros
 
População Mundial
População MundialPopulação Mundial
População Mundialolatdbm
 
A questão dos curdos
A questão dos curdosA questão dos curdos
A questão dos curdospdforti
 
Slides população (1)
Slides população (1)Slides população (1)
Slides população (1)terceirob
 
Evolução da população
Evolução da populaçãoEvolução da população
Evolução da populaçãoelisabarbosa
 
Distribuição mundial da população
Distribuição mundial da população Distribuição mundial da população
Distribuição mundial da população Paula Melo
 
12ª classe aula4
12ª classe aula412ª classe aula4
12ª classe aula4Diabzie
 

Viewers also liked (18)

Movimento separatista
Movimento separatistaMovimento separatista
Movimento separatista
 
Questão Curda
Questão CurdaQuestão Curda
Questão Curda
 
Movimentos separatistas no mundo contemporâneo
Movimentos separatistas no mundo contemporâneoMovimentos separatistas no mundo contemporâneo
Movimentos separatistas no mundo contemporâneo
 
Conflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XXConflitos Separatistas do Século XX
Conflitos Separatistas do Século XX
 
Populacao mundial e migracoes
Populacao mundial e migracoesPopulacao mundial e migracoes
Populacao mundial e migracoes
 
Geo o crescimento da população mundial
Geo o crescimento da população mundialGeo o crescimento da população mundial
Geo o crescimento da população mundial
 
Evolução da população mundial
Evolução da população mundialEvolução da população mundial
Evolução da população mundial
 
PopulaçãO Mundial
PopulaçãO MundialPopulaçãO Mundial
PopulaçãO Mundial
 
População Mundial
População MundialPopulação Mundial
População Mundial
 
Xenofobia
XenofobiaXenofobia
Xenofobia
 
A questão dos curdos
A questão dos curdosA questão dos curdos
A questão dos curdos
 
Slides população (1)
Slides população (1)Slides população (1)
Slides população (1)
 
Evolução da população
Evolução da populaçãoEvolução da população
Evolução da população
 
Populaçao mundial
Populaçao mundialPopulaçao mundial
Populaçao mundial
 
Aula 2 população
Aula 2   populaçãoAula 2   população
Aula 2 população
 
Populaçao brasileira
Populaçao brasileiraPopulaçao brasileira
Populaçao brasileira
 
Distribuição mundial da população
Distribuição mundial da população Distribuição mundial da população
Distribuição mundial da população
 
12ª classe aula4
12ª classe aula412ª classe aula4
12ª classe aula4
 

Similar to Racismo E Xenofobia

A questão de Raça e Etnia
A questão de Raça e EtniaA questão de Raça e Etnia
A questão de Raça e EtniaJunior Ozono
 
O racismo1
O racismo1O racismo1
O racismo1luisamb
 
PROJETO SOBRE RACISMO.pptx
PROJETO SOBRE RACISMO.pptxPROJETO SOBRE RACISMO.pptx
PROJETO SOBRE RACISMO.pptxNicollyMaria6
 
Síntese geral
Síntese geralSíntese geral
Síntese geralbr
 
Racismobau 100422191344-phpapp02
Racismobau 100422191344-phpapp02Racismobau 100422191344-phpapp02
Racismobau 100422191344-phpapp02EE Cel. ABatista
 
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)Cristiane Taveira
 
Manifestações de intolerância à diferença
Manifestações de intolerância à diferençaManifestações de intolerância à diferença
Manifestações de intolerância à diferençacarla.carlos
 
A introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiro
A introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiroA introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiro
A introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiroJunior Ozono
 
Trabalho de filosofia
Trabalho de filosofiaTrabalho de filosofia
Trabalho de filosofiaMelonita
 
apresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.ppt
apresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.pptapresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.ppt
apresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.pptlaerciojunior26
 
Etnocentrismo, racismo e preconceito.
Etnocentrismo, racismo e preconceito.Etnocentrismo, racismo e preconceito.
Etnocentrismo, racismo e preconceito.Fábio Fernandes
 

Similar to Racismo E Xenofobia (20)

A questão de Raça e Etnia
A questão de Raça e EtniaA questão de Raça e Etnia
A questão de Raça e Etnia
 
As diferenças da diferença
As diferenças da diferençaAs diferenças da diferença
As diferenças da diferença
 
O racismo1
O racismo1O racismo1
O racismo1
 
PROJETO SOBRE RACISMO.pptx
PROJETO SOBRE RACISMO.pptxPROJETO SOBRE RACISMO.pptx
PROJETO SOBRE RACISMO.pptx
 
Síntese geral
Síntese geralSíntese geral
Síntese geral
 
Racismobau 100422191344-phpapp02
Racismobau 100422191344-phpapp02Racismobau 100422191344-phpapp02
Racismobau 100422191344-phpapp02
 
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (1)
 
Educação Etnicorracial - Profº Jaime Pacheco
Educação Etnicorracial - Profº Jaime Pacheco Educação Etnicorracial - Profº Jaime Pacheco
Educação Etnicorracial - Profº Jaime Pacheco
 
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (2)
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (2)2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (2)
2014 seminário formação de gestores e educadores - direito à diversidade (2)
 
Manifestações de intolerância à diferença
Manifestações de intolerância à diferençaManifestações de intolerância à diferença
Manifestações de intolerância à diferença
 
Monografia Simone Pedagogia 2010
Monografia Simone Pedagogia 2010Monografia Simone Pedagogia 2010
Monografia Simone Pedagogia 2010
 
Vamos trocar experiências- O Racismo
Vamos trocar experiências- O RacismoVamos trocar experiências- O Racismo
Vamos trocar experiências- O Racismo
 
Racismo - slide.pdf
Racismo - slide.pdfRacismo - slide.pdf
Racismo - slide.pdf
 
Elza Fran
Elza FranElza Fran
Elza Fran
 
A introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiro
A introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiroA introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiro
A introjeção do racismo e a não identidade étnica e racial do negro brasileiro
 
Monografia Alone Pedagogia 2011
Monografia Alone Pedagogia 2011Monografia Alone Pedagogia 2011
Monografia Alone Pedagogia 2011
 
Trabalho de filosofia
Trabalho de filosofiaTrabalho de filosofia
Trabalho de filosofia
 
apresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.ppt
apresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.pptapresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.ppt
apresentacaomoduloii-aula_i_-_racismo,_discriminacao_e_preconceito.ppt
 
Etnocentrismo, racismo e preconceito.
Etnocentrismo, racismo e preconceito.Etnocentrismo, racismo e preconceito.
Etnocentrismo, racismo e preconceito.
 
Racismo, discriminacao e_preconceito
Racismo, discriminacao e_preconceitoRacismo, discriminacao e_preconceito
Racismo, discriminacao e_preconceito
 

More from Sousa1973

Fotos Da Visita De Estudo Sobre Locais Da
Fotos Da Visita De Estudo Sobre Locais DaFotos Da Visita De Estudo Sobre Locais Da
Fotos Da Visita De Estudo Sobre Locais DaSousa1973
 
Fotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De Estudo
Fotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De EstudoFotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De Estudo
Fotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De EstudoSousa1973
 
Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...
Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...
Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...Sousa1973
 
Fotos Num LaboratóRio De QuíMica
Fotos Num LaboratóRio De QuíMicaFotos Num LaboratóRio De QuíMica
Fotos Num LaboratóRio De QuíMicaSousa1973
 
Quimica Ambiental. Manuel , Isabel
Quimica Ambiental. Manuel , IsabelQuimica Ambiental. Manuel , Isabel
Quimica Ambiental. Manuel , IsabelSousa1973
 
Isabel Agua Na Terra
Isabel Agua Na TerraIsabel Agua Na Terra
Isabel Agua Na TerraSousa1973
 
Sistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestãoSistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestãoSousa1973
 
Sistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestãoSistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestãoSousa1973
 
assertividade
assertividadeassertividade
assertividadeSousa1973
 
Cp 4 Assedio
Cp 4 AssedioCp 4 Assedio
Cp 4 AssedioSousa1973
 
Al Manel E Fernanda Andrade[1]
Al Manel E Fernanda Andrade[1]Al Manel E Fernanda Andrade[1]
Al Manel E Fernanda Andrade[1]Sousa1973
 
Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2
Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2
Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2Sousa1973
 
A Cultura, Modos De Vida, Costumes
A Cultura, Modos De Vida, CostumesA Cultura, Modos De Vida, Costumes
A Cultura, Modos De Vida, CostumesSousa1973
 
Trabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da Qualidade
Trabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da QualidadeTrabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da Qualidade
Trabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da QualidadeSousa1973
 
Fotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto Offley
Fotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto OffleyFotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto Offley
Fotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto OffleySousa1973
 
Fotos Da Visita De Estudo á FáBrica Da
Fotos Da Visita De Estudo á FáBrica DaFotos Da Visita De Estudo á FáBrica Da
Fotos Da Visita De Estudo á FáBrica DaSousa1973
 
Procedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa Machado
Procedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa MachadoProcedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa Machado
Procedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa MachadoSousa1973
 
Processo De ProduçãO De Cerveja
Processo De ProduçãO De CervejaProcesso De ProduçãO De Cerveja
Processo De ProduçãO De CervejaSousa1973
 

More from Sousa1973 (20)

Fotos Da Visita De Estudo Sobre Locais Da
Fotos Da Visita De Estudo Sobre Locais DaFotos Da Visita De Estudo Sobre Locais Da
Fotos Da Visita De Estudo Sobre Locais Da
 
Fotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De Estudo
Fotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De EstudoFotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De Estudo
Fotos Dos Locais Da Cidade Da Maia E Matosinhos Da Minha Visita De Estudo
 
Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...
Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...
Fotos Dos Locais Da Cidade Do Porto, Povoa Do Varzim E Gaia Da Minha Visita D...
 
Fotos Num LaboratóRio De QuíMica
Fotos Num LaboratóRio De QuíMicaFotos Num LaboratóRio De QuíMica
Fotos Num LaboratóRio De QuíMica
 
TelevisãO
TelevisãOTelevisãO
TelevisãO
 
Quimica Ambiental. Manuel , Isabel
Quimica Ambiental. Manuel , IsabelQuimica Ambiental. Manuel , Isabel
Quimica Ambiental. Manuel , Isabel
 
Isabel Agua Na Terra
Isabel Agua Na TerraIsabel Agua Na Terra
Isabel Agua Na Terra
 
S-T-C-6
S-T-C-6S-T-C-6
S-T-C-6
 
Sistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestãoSistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestão
 
Sistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestãoSistemas organizacionais e introdução á gestão
Sistemas organizacionais e introdução á gestão
 
assertividade
assertividadeassertividade
assertividade
 
Cp 4 Assedio
Cp 4 AssedioCp 4 Assedio
Cp 4 Assedio
 
Al Manel E Fernanda Andrade[1]
Al Manel E Fernanda Andrade[1]Al Manel E Fernanda Andrade[1]
Al Manel E Fernanda Andrade[1]
 
Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2
Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2
Fotos Da Visita De Estudo Ao Museu Guerra2
 
A Cultura, Modos De Vida, Costumes
A Cultura, Modos De Vida, CostumesA Cultura, Modos De Vida, Costumes
A Cultura, Modos De Vida, Costumes
 
Trabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da Qualidade
Trabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da QualidadeTrabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da Qualidade
Trabalho De Nanda Manuel E Ana GestãO Da Qualidade
 
Fotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto Offley
Fotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto OffleyFotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto Offley
Fotos Da Visita De Estudo áS Caves Do Vinho Do Porto Offley
 
Fotos Da Visita De Estudo á FáBrica Da
Fotos Da Visita De Estudo á FáBrica DaFotos Da Visita De Estudo á FáBrica Da
Fotos Da Visita De Estudo á FáBrica Da
 
Procedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa Machado
Procedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa MachadoProcedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa Machado
Procedimento AcçõEs Correctivas E Preventivas Da Empresa Machado
 
Processo De ProduçãO De Cerveja
Processo De ProduçãO De CervejaProcesso De ProduçãO De Cerveja
Processo De ProduçãO De Cerveja
 

Recently uploaded

ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............Nelson Pereira
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19PIB Penha
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfnatzarimdonorte
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadofreivalentimpesente
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaDenisRocha28
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusVini Master
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequeseanamdp2004
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).natzarimdonorte
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .natzarimdonorte
 

Recently uploaded (12)

ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
ARMAGEDOM! O QUE REALMENTE?.............
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 199ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
9ª aula - livro de Atos dos apóstolos Cap 18 e 19
 
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina EspíritaMediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
Mediunidade e Obsessão - Doutrina Espírita
 
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdfAS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
AS FESTAS DO CRIADOR FORAM ABOLIDAS NA CRUZ?.pdf
 
Material sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significadoMaterial sobre o jubileu e o seu significado
Material sobre o jubileu e o seu significado
 
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo DiaSérie: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
Série: O Conflito - Palestra 08. Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos viniciusTaoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
Taoismo (Origem e Taoismo no Brasil) - Carlos vinicius
 
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos  Fiéis Festa da Palavra CatequeseOração dos  Fiéis Festa da Palavra Catequese
Oração dos Fiéis Festa da Palavra Catequese
 
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
A Besta que emergiu do Abismo (O OITAVO REI).
 
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
O SELO DO ALTÍSSIMO E A MARCA DA BESTA .
 

Racismo E Xenofobia

  • 2. Introdução Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de C.P.4 e tem como temas o racismo, a xenofobia. A realização deste trabalho visa estimular os colegas de turma a efectuar uma reflexão acerca dos diversos temas. Quanto à pesquisa efectuada para a elaboração do trabalho proposto, centramo-nos tanto na actualidade (notícias, reportagens, estudos, teorias…) como em factos da história a nível mundial luta pela igualdade de direitos. O racismo, a xenofobia são problemáticas extremamente importantes para a sociedade actual, visto que a afluência tanto de imigrantes como de turistas, factores de influência positiva à economia, tem tendência a aumentar. É, portanto, da importância discutir o tema com vista a minimizar o problema das atitudes racistas, xenófobas. O Ano Europeu do Combate ao Racismo, à Intolerância e à Xenofobia; começou em 1997 considerando objectivo central o debate da problemática do racismo, da xenofobia e da intolerância. A xenofobia é um medo excessivo, descontrolado e desmedido em relação a pessoas estranhas, com as quais nós habitualmente não contactamos.
  • 3. Em Portugal Os Portugueses em geral não são racistas (na nossa opinião pessoal). O que não queremos é a porta da casa todo o bicho careta. Xenofobia é o medo que o ser humano normalmente tem ao que é diferente. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado do desconhecido ou diferente. Em Portugal infelizmente temos um caso de racismo e xenofobia. Mário Machado Em Portugal o Mário Machado, racista pensava que "incentivar o ódio contra os outros" não era nada, mas é CRIME! E foi condenado.
  • 4. Racismo Para percebermos o significado da palavra racismo temos de entender o que significa realmente a palavra raça. Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie. (A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie). Assim o racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a superioridade da raça X ou Y em relação às outras raças. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores. O racismo é, pois, uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias. Xenofobia A palavra xenofobia, tal como a palavra racismo, advêm da junção de dois termos: xeno e fobia. A palavra xeno esta relacionada com a formação de palavras que exprime a ideia de estrangeiro ou estranho. Fobia é o medo patológico, aversão impossível de conter. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. Xenofobia é um termo também usado num sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) . Racismo e xenofobia: aspectos históricos O racismo surgiu com o próprio surgimento do Homem, a intolerância é algo que desde sempre caracterizou a nossa espécie, assim ao longo da história, muitas foram as manifestações de atitudes racistas e xenófobas. O racismo foi utilizado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que estes não se unissem e derrubassem o capitalismo. Segundo esta teoria, o racismo verificou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. Os ricos consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores e por conseguinte viam qualquer um com as características de trabalhador como pertencendo a um estrato inferior.
  • 5. Racismo e xenofobia na sociedade actual No decorrer do tempo, quer devido à imposição de determinadas regras pela sociedade, quer pela mudança de mentalidades, as manifestações de atitudes racistas mudaram, isto é, já não se dão a conhecer da mesma forma que no passado. Hoje em dia é inadmissível pensar sequer em dividir uma sociedade e classificar os brancos como cidadãos. Actualmente, as atitudes racistas e/ou xenófobas não são tão assumidas como no passado, ou pelo menos, não a maioria. As punições impostas pela lei a quem age de modo xenófobo ou racista impedem que haja actos de maior gravidade para com as raças discriminadas. Ainda assim, atitudes racistas de menor amplitude (como por exemplo um branco dirigir-se a um negro: “Vai para a tua terra!”) prevalecem. O racismo e a xenofobia, muitas vezes, são filhos da ignorância, isto é, surgem como falta de conhecimento e preconceito. Neste momento, estando nós no século XXI, ainda há pessoas que julgam que os imigrantes e os turistas vêm para o nosso país para “roubar” empregos e esgotar os produtos do supermercado quando, na realidade, estes são um importante factor para o desenvolvimento económico de Portugal. Na nossa opinião, embora já se tenham feito progressos em relação às atitudes racistas e xenófobas, há ainda um longo caminho para palmilhar. Ainda é necessário extinguir diversas atitudes que são fruto de ideias mal esclarecidas e de preconceitos sociais sem quaisquer fundamentos. É necessária uma renovação de mentalidades e uma revisão nos padrões sociais que muitas vezes marginalizam e põem de lado certas pessoas tendo em conta o seu aspecto exterior e excluindo completamente a sua forma de ser, isto é a maneira como essa pessoa pensa e age. É, portanto, urgente que cada um de nós reflicta de modo a que se extinga o racismo e a xenofobia, como disse Mário Soares, “o racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão.
  • 6. Conclusão A elaboração deste trabalho permitiu alargar os nossos horizontes no que diz respeito às atitudes racistas, xenófobas. Com a pesquisa efectuada adquiri-mos diversos conhecimentos, tanto acerca da evolução histórica do racismo e xenofobia como nas dimensões dos mesmos na sociedade actual. Após ter-mos feito a análise, concluí-mos que o racismo advém da palavra raça e que, filosoficamente, provém de uma relação conflituosa do “eu” com o “outro”. A teoria racista defende a superioridade de uma raça, sendo que os povos mais discriminados são os negros e os de religião muçulmana. Embora se tenham feito diversas tentativas para provar a existência de uma raça superior, todas elas falharam pois a biologia só reconhece a existência de uma raça: a raça humana. Todas estas atitudes conflituosas do “eu” perante o “outro” têm repercussões não só na sociedade em geral, mas sobretudo nas crianças; essas que ainda não têm uma personalidade formada e ainda absorvem, como a esponja absorve a água, tudo o que vem do exterior, isto é, as crianças não conseguem fazer uma selecção rigorosa do que é um bom comportamento e do que é um mau comportamento, do que é bem e do que é mal, a educação começa em casa e nós como pais devemos dar educação, mas nunca influenciar de modo a que eles criem a sua própria opinião. Assim, estas adoptam um modelo e seguem-no à risca, ora, se esse modelo a seguir tem atitudes racistas, xenófobas, de certo que a criança o seguirá, agindo, mais tarde, da mesma maneira que o seu modelo agiu. Trabalho elaborado por: Isabel Guedes, Teresa e Manuel Sousa. Este trabalho foi realizado com a ajuda destes sitesnos dias 11 e 18-03-2009 http://images.google.pt http://www.notapositiva.com http://images.sol.sapo.pt