Geografia - África do Norte e Subsaariana

104,280 views
103,790 views

Published on

África do Norte e Subsaariana

Published in: Education, Technology, Business
8 Comments
16 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
104,280
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,610
Actions
Shares
0
Downloads
1,266
Comments
8
Likes
16
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geografia - África do Norte e Subsaariana

  1. 1. Unidade 2 – Capítulo 5 ÁFRICA DO NORTE  Prof.º Luiz Fernando Wisniewski [email_address]
  2. 2. ÁFRICA DO NORTE (BRANCA) Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia , Egito, Saara Ocidental e Mauritânia. População formada por povos Árabes na sua maioria islâmicos, ou seja, sua principal religião é a ISLÂMICA. Economia baseada na exportação de petróleo, minerais, alimentos (cereais e frutas) e turismo. Religião Predominante: Islamismo
  3. 3. Cairo - Egito “ O Egito é uma dádiva do Rio Nilo ” A expressão de Heródoto, historiador grego do século V a.c, fundamenta-se no passado aonde as cheias periódicas do Rio Nilo deixavam um lodo fertilizante sobre o solo, e com ele as plantações próximas as margens eram generosas, o que permitiu que povos se fixassem as margens do rio formando cidades. Atualmente em busca de impulsionar a economia através da industrialização foi construída a usina hidroelétrica de Assuã, que devido a sua barragem alterou o regime de cheias prejudicando a produção de alimentos na região.
  4. 4. TURISMO NA ÁFRICA DO NORTE O turismo nessa região é importantíssimo como atividade econômica, principalmente em países como o Egito com suas Pirâmides e Esfinges, Tunísia com seus sítios arqueológicos, e Marrocos pois em seu litoral há belos balneários.
  5. 5. DEMOGRAFIA O IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano) é calculado levando-se em conta itens como SAÚDE, EDUCAÇÃO e DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. Quanto mais próximo de 1,0 for o valor melhores condições de vida tem a população. Quase todos os países possuem um IDH MÉDIO, pois estão entre 0,500 e 0,799, exceto a Líbia que tem o IDH de 0,814, mas isso não quer dizer que ela é um país que não possui problemas sociais.
  6. 6. Unidade 2 – Capítulo 6 ÁFRICA SUBSAARIANA  Prof.º Luiz Fernando Wisniewski [email_address]
  7. 7. LOCALIZAÇÃO Á África Subsaariana se localiza abaixo do deserto do Saara, composto por 46 países e uma enorme diversidade étnica. Dos 46 países 29 se encontram entre as nações mais pobres do mundo. Vale a pena lembrar que muitos Africanos foram levados como escravos para o Brasil,e muitos brasileiros descendem de algum grupo étnico africano.
  8. 8. DEMOGRAFIA <ul><li>ALTAS TAXAS DE NACIMENTO </li></ul><ul><li>ALTAS TAXAS DE MORTALIDADE e principalmente </li></ul><ul><li>ALTAS TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL </li></ul><ul><li>Dos 19 países com taxa de mortalidade infantil acima de 100 por mil habitantes, 19 encontram-se na África Subsaariana </li></ul><ul><li>SERRA LEOA, 165 MORTES POR MIL HABITANTES </li></ul><ul><li>Todos são vítimas da sua condição socioeconômica </li></ul><ul><li>Melhorias Urgente: </li></ul><ul><ul><ul><ul><ul><li>Saúde e Alimentação para a erradicação de doenças </li></ul></ul></ul></ul></ul><ul><ul><ul><ul><ul><li>Melhor infraestrutura hospitalar </li></ul></ul></ul></ul></ul><ul><ul><ul><ul><ul><li>Distribuição de medicamentos </li></ul></ul></ul></ul></ul><ul><ul><ul><ul><ul><li>Informação sobre doenças contagiosas </li></ul></ul></ul></ul></ul>
  9. 9. IDH EM SUA GRANDE MAIORIA OS PAÍSES DA ÁFRICA SUBSAARIANA POSSUEM IDH BAIXO, O QUE MOSTRA QUE ESTES PAÍSES POSSUEM UM PEQUENO DESENVOLVIMENTO E UMA BAIXA QUALIDADE DE VIDA IDH BAIXO: de 0,000 e 0,500 IDH MÉDIO: 0,500 e 0,799 IDH ALTO: superior a 0,800
  10. 10. SAÚDE As condições são precárias no sistema de saúde faz com que as endemias se propaguem pelo continente, aumentando de forma grandiosa a mortalidade no continente. Segundo a organização “ Médico Sem Fronteira” , de 10 pessoas infectadas por malária 9 são africanas. Ela é a doença que mais mata crianças na África. Segundo a Organização Mundial da Saúde 2/3 de todos infectados pela AIDS estão na África, a doença já matou mais de 17 milhões de pessoas. Algumas Organizações não governamentais como “ Médico Sem Fronteiras” são responsáveis pela ajuda as populações da África.
  11. 11. EDUCAÇÃO Os problemas educacionais são sérios, faltam escolas e o número de profissionais da área de ensino é insuficiente. Em muitos países africanos as crianças deixam as escolas para se transformar em soldados nas guerras internas. Outras deixam a escola para lutar pela sobrevivência, trabalhando em minas de ouro e agricultura caracterizando como trabalho infantil. Uma população que não sabe ler e escrever pode ser facilmente manipulada, aceitando com certa facilidade aquilo que outras pessoas (políticos) lhe dizem, não tendo acesso a cultura e ao crescimento intelectual.”
  12. 12. ECONOMIA Composto em sua maioria por países exportadores de matéria prima e ao mesmo tempo importadores de produtos industrializados e de serviços, encontrando-se à margem da economia mundial, sendo manipulados pelos ricos países. Está condição reflete na falta de recursos econômicos destinados para a saúde, educação e projetos sociais. Sua economia está baseada na: AGRICULTURA MINERAÇÃO INDÚSTRIA TURISMO
  13. 13. AGRICULTURA Por estar situado dentro da zona intertropical da Terra o clima favorece a agricultura de produtos tropicais. O sistema de produção utilizado é os PLANTATIONS, que são grandes extensões de terras aonde são produzidos um tipo de produto utilizando-se de mão de obra barata. LATIFUNDIOS – MONOCULTURA – MÃO DE OBRA ABUNDANTE E BARATA A produção tem destino certo, abastecer os grandes mercados dos países desenvolvidos. Principais produtos: cacau, café, chá, cana-de-açucar, algodão, amendoim, abacaxi e banana.
  14. 14. MINERAÇÃO Á África Subsaariana detém 7% das reservas mundiais de petróleo e cerca de 11% da produção mundial. O que faz com que grandes empresas transnacionais que trabalham na prospecção e na exploração de petróleo atuem em países como Nigéria , Angola , Congo entre outros. Outros produtos: ouro, prata, diamantes, minério de ferro, manganês, bauxita, sal marinho e mineral, urânio , carvão entre outros. Agora você entende porque o subsolo africano chamou tanta a atenção dos europeus.
  15. 15. DIAMANTES DE SANGUE Amor, fidelidade, riqueza e glamour. Por trás desses símbolos representados pelos diamantes, existe um comércio cruel que ceifa vidas e fomenta a guerra em diversos países africanos, principalmente Serra Leoa: estas pedras preciosas contrabandeadas ficaram conhecidas como os diamantes de sangue .
  16. 16. INDUSTRIAS Estes países são carentes de mão de obra qualificada devido ao baixo nível de estudo e falta de escolas e universidades e pouco investimentos tendo a base da industria no setor de alimentos, bebidas e têxteis. Alguns países devido ao interesse internacional há empresas transnacionais no ramo petroquímico, siderúrgica, metalúrgica e de eletrônicos. Importante salientar que os produtos primários, aqueles originados da agricultura, pecuária e minerais, sempre terão os preços mais baixos no mercado , já que os produtos provenientes do setor secundário, os produtos industrializados possuem uma maior vantagem econômica.
  17. 17. TURISMO As principais atrações são os parques nacionais e o turismo ecológico, porém o turismo poderia ser explorado de forma melhor se houvesse uma melhoria na infra estrutura como aeroportos, rodovias, hotéis e resolver problemas relacionados a endemias.
  18. 18. TURISMO CATARATAS VITÓRIA Localização: Entre a Zâmbia e Zimbabué
  19. 19. ÁFRICA DO SUL – UM CASO ESPECIAL POPULAÇÃO: GRANDE DIVERSIDADE ÉTNICA 77 % Negros 12 % Brancos 8,5 % Mestiços 2,5 Asiáticos É o país com o melhor desempenho econômico dessa grande região, porém os indicadores sociais mostram dificuldade. Expectativa de vida : 44,5 Homem e 45,2 Mulher Mortalidade infantil: 40 por mil Analfabetismo: 14,8 %
  20. 20. Á partir de 1975 o IDH da África do Sul apresenta-se de forma ascendente até 1995, fato que coincide com o fim do Apartheid. Após 1995 ocorre uma redução deste índice. Não podemos afirmar que o fim do Apartheid foi negativo para as classes mais atingidas por este regime. Este regime racista produziu enorme abismo entre a parcela predominante da nação e o minoritário de brancos. Sem falar que o governo a partir de Mandela encontraram dificuldades administrativas, relacionados a corrupção dos governantes.
  21. 21. APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL <ul><li>O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente o conjunto de leis segregacionista. </li></ul><ul><li>O Regime era sustentado por um conjunto de leis, entre elas estão: </li></ul><ul><li>- proibição oficial do casamento inter-racial </li></ul><ul><li>obrigatoriedade do registro da raça na certidão de nascimento </li></ul><ul><li>obrigatoriedade de os brancos, negros e mestiços viverem em áreas separadas, e a proibição ao negro de comprar terras </li></ul><ul><li>locomoção de negros estava condicionada ao porte de um &quot;passe&quot;, ou seja, um documento de identificação que os autorizava a ir e vi </li></ul><ul><li>- proibição de greve de negros e divisão dos serviços públicos (escola, hospital, praça pública, estádio esportivo etc.) em locais para brancos e locais para negro </li></ul>
  22. 22. APARTHEID NA ÁFRICA DO SUL
  23. 23. NELSON MANDELA Principal representante do movimento ANTI-APARTHEID, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Em 1962 foi preso e 5 anos depois foi sentenciado à prisão perpétua. Em 1990 foi libertado. Em 1993, recebeu o Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial. E em Maio de 1994, tornou-se ele próprio o primeiro presidente negro da África do Sul
  24. 24. CONFLITOS ÉTNICOS O motivo dos diversos conflitos étnicos é consequência da longa dominação praticada pelos países ricos e a divisão desorganizada dos territórios realizada pelos colonizadores,e ao adquirirem a independência, muitos países africanos acabaram tendo grupos étnicos rivais dentro dos mesmos limites ocasionando conflitos e guerras civis pelo controle do poder. Muitos autores chamam o continente africano de “ colcha de retalhos” graças a divisão desorganizada dos territórios feita pelos europeus colonizadores. Colcha de retalhos África
  25. 25. ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE AFRICANA E UNIÃO AFRICANA A Organização de Unidade Africana (OUA), instituição diplomática internacional, foi fundada a 25 de Maio de 1963, em Addis Abeba, na Etiópia, por trinta chefes de Estado e de Governo africanos, e substituída pela União Africana (criada a 11 de Julho de 2000). Tanto a antiga OUA quanto UA tem como objetivos principais a defesa da independência dos países africanos colonizados, a luta contra toda e qualquer manifestação de colonialismo ou neocolonialismo, a promoção da paz e da solidariedade entre os países africanos e a defesa dos interesses políticos, econômicos e sociais dos países-membros e da África em geral. 
  26. 26. DICA DE FILME No país africano Serra Leoa, na década de 90, o filme acompanha a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário sul-africano, e o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou). Apesar de terem nascido no mesmo continente, têm histórias completamente diferentes, mas seus destinos são unidos por conta da busca por um raro diamante cor-de-rosa. Com a ajuda de Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista norte-americana, eles embarcam numa perigosa jornada em meio ao instável território.
  27. 27. BONS ESTUDOS !!! &quot;Enquanto a cor da pele for mais importante q o brilho dos olhos,sempre haverá guerra&quot;
  28. 28. BLOG PROFESSOR LUIZ FERNANDO W - GEOGRAFIA http://www.educacaoadventista.org.br/blog/lfwgeografia/ e-mail: lfw.geografia@gmail.com

×