Your SlideShare is downloading. ×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

NTA Webcast Dicas para Aproveitar ao Máximo a Largura de Banda da Rede

172

Published on

O Orion NetFlow Traffic Analyzer (NTA) permite que você capture dados de fluxos contínuos de tráfego de rede e converta esses números não processados em gráficos

O Orion NetFlow Traffic Analyzer (NTA) permite que você capture dados de fluxos contínuos de tráfego de rede e converta esses números não processados em gráficos

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
172
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Mergulhe Fundo no NetFlow: Dicas para Aproveitar ao Máximo a Largura de Banda da Rede 11 de diciembre del 2013 © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 2. Apresentador de Hoje Andre Domingues Sales Engineer SolarWinds Inc © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 3. O que Temos para Hoje » Visão Geral sobre a SolarWinds® » Introdução ao NetFlow e a Outras Tecnologias de Fluxo » Dicas e Truques do NetFlow       Solução de Problemas de Rede Detecção de Anomalias de Rede Acompanhamento do Desempenho da Nuvem Monitoramento do Impacto do Uso de Dispositivos Pessoais Validação da Qualidade de Serviço (QoS) e do Tipo de Serviço (ToS) Planejamento de Capacidade » SolarWinds® Bandwidth Analyzer Pack » Recursos » Perguntas? © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 4. Visão Geral sobre a SolarWinds Fornece um software de nível profissional, avançado, simples e acessível para gerenciamento de recursos de armazenamento, virtualização, sistemas e redes  Empresa de Gerenciamento de TI em Rápida Ascensão e com Alta Lucratividade » Vendemos softwares para empresas de todos os tamanhos: de pequenas e médias empresas até grandes corporações » Mais de 100.000 clientes em 170 países » Mais de 450 das empresas que constam na lista da Fortune 500 são nossos clientes » Mais de um milhão de usuários finais registrados baixaram nossas ferramentas gratuita. © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 5. Introdução ao NetFlow e a Outras Tecnologias de Fluxo » NetFlow – Desenvolvido pela Cisco® como caminho de comutação, é agora a principal tecnologia de análise de tráfego do mercado » Responde às perguntas QUEM, O QUE, QUANDO e ONDE relacionadas ao monitoramento de largura de banda e à análise de tráfego » Todos os principais fornecedores de roteamento e comutação oferecem suporte ao NetFlow ou a opções de fluxo semelhantes © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 6. Introdução ao NetFlow e a Outras Tecnologias de Fluxo Dispositivo de Rede Habilitado para NetFlow Tráfego Tráfego Coletor do NetFlow © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 7. Introdução ao NetFlow e a Outras Tecnologias de Fluxo Compatível com a maioria dos dispositivos de nível profissional, inclusive switches Layer 2 © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 8. Cisco® Flexible NetFlow » Flexible NetFlow – Aprimoramento do NetFlow v9 Flow Exporter Flow Record Flow Monitor » Campos de chave e campos que não são de chave personalizáveis: permitem quePredefinidos os usuários determinem o que Flow Records destination 192.168.16.1 deve ser exportado netflow-original Flow Exporter source loopback0 netflow ipv4 original-input » transport udp 2055 envolve criação Configuração + Flow Record Personalizado export-protocol netflow-v9 Flow Exporter output-features Personalizado por meio de Flow Record instruções coletadas ou correspondentes Flow Record Flow Monitor Aplicar Flow Monitor à Interface interface serial 2/1 ip flow monitor nome_do_monitor input © 2013 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 8
  • 9. Outras Tecnologias de Fluxo Formato de Fluxo IPFIX™ sFlow® J-Flow NetStream™ Sobre IETF padrão para exportação de fluxo. Pode ser personalizado e é baseado em modelo, como o NetFlow. Está disponível em: Barracuda Networks®, switches Extreme®, Sonicwall®, etc. Baseado em amostragem - 1 em N “pacotes” capturados para análise de tráfego. Compatível com a maioria dos fornecedores: Alcatel®, Brocade® – Foundry®, Dell® - Force 10™, Enterasys®, ExtremeXOS®, Fortinet®, HP® ProCurve®, Juniper®, Vyatta®, etc. http://www.sflow.org/products Protocolo da Juniper® para exportação de fluxo dos roteadores, dos switches e dos firewalls da Juniper® Uma variação do NetFlow compatível com dispositivos Huawei/3COM © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED. 9
  • 10. Dicas © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 11. Solução de Problemas de Rede » O tempo de atividade da rede é essencial para os lucros » O NetFlow identifica      Interface de Origem e de Destino Endereço IP de Origem e de Destino Endereço de Porta de Origem e de Destino Protocolo Tipo de Serviço e DSCP » Ajuda a solucionar com mais rapidez problemas como a lentidão de aplicativos ou a degradação de desempenho © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 12. Solução de Problemas de Rede Endereço IP de Origem Endereço IP de Destino Interface de Entrada e Saída Identificar os hosts de origem e de destino envolvidos em um fluxo de tráfego, bem como sua rota na rede Porta de Origem e de Destino Protocolo Que aplicativo está usando a largura de banda Hora de Início e de Término do Fluxo Contagem de Pacote e Octeto Está usando dados do histórico para análise? Veja quando o incidente ocorreu e o volume de tráfego ToS Sinalizadores TCP Protocolo Prioridade de aplicativos na rede; status de uma conversa TCP; distribuição de protocolos Informações de AS de Origem Informações de AS de Destino Rota do fluxo de tráfego. Está usando um AS caro durante o emparelhamento? © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 13. Detecção de Anomalias de Rede M A L W A R E Anomalia de Assinatura Bloqueada R E A L W A M Anomalia não relacionada a assinatura passa desapercebida » Falha ao detectar anomalia baseada em assinatura em malware de dia zero » Os firewalls funcionam com base em regras definidas pelo usuário. IDS/IPS sem assinatura são muito caros » Problemas de segurança com tendências novas, como telecomutação e dispositivos pessoais. Os malwares acessam a LAN diretamente através de um dispositivo pessoal infectado © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 14. Detecção de Anomalias de Rede » Sua rede pode estar hospedando um bot; firewalls e IDS/IPS rastreiam apenas o tráfego de entrada » Analise as mudanças ocorridas nos padrões de tráfego e os comportamentos inesperados no tráfego para detectar anomalias, inclusive malwares de dia zero » Tráfego SMTP intenso; curta intermitência de pacotes; um host para muitos na mesma porta; tráfego em portas desconhecidas; muitos sinalizadores SYN TCP » A análise de tráfego do NetFlow ajuda a detectar anomalias no comportamento da rede © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 15. Detecção de Anomalias de Rede Compatível com a maioria dos dispositivos de nível profissional, inclusive switches Layer 2 © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 16. Acompanhamento do Desempenho da Nuvem A largura de banda é o elemento mais afetado pela nuvem Aplicar uma abordagem baseada em SaaS significa garantir que a haja sempre largura de banda disponível para aplicativos da empresa É necessário ficar atento a gargalos, grandes consumidores de largura de banda, uso de protocolos não autorizados e prioridade de aplicativos Os dados do NetFlow carregam informações sobre causas de gargalos no tráfego, pontos de extremidade usando largura de banda, aplicativos sendo usados e prioridades de © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 17. Monitoramento do Impacto do Uso de Dispositivos Pessoais » O uso de dispositivos pessoais é inevitável. As empresas estão adotando dispositivos pessoais ou os funcionários já os estão usando. » O uso de dispositivos pessoais torna o tráfego de rede mais intenso. Qual é o impacto na largura de banda? » Há algum aplicativo não autorizado sendo usado ou os dispositivos pessoais estão competindo com os aplicativos da empresa? » O NetFlow analisa o uso de aplicativos e a origem do tráfego juntamente com informações de DSCP. © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 18. Validação da Qualidade de Serviço (QoS) e do Tipo de Serviço (ToS) » A largura de banda é finita. Ao atravessar a WAN, os aplicativos competem entre si por largura de banda. » Back-ups e tráfego de recuperação não devem ter prioridade sobre aplicativos essenciais. » O NetFlow reporta dados sobre ToS e campos DSCP com base nas conversas de tráfego. A validação da QoS está funcionando conforme o esperado. Web AF31 Ponto a Ponto VoIP Link da Internet FTP Web © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED. FTP AF11
  • 19. Planejamento de Capacidade » É necessário ter largura de banda para aumentar a capacidade organizacional e usar novos aplicativos. Acrescentar largura de banda não é o primeiro passo. » A largura de banda cresce como o esperado ou é mal utilizada? Como o uso de aplicativos mudou ao longo do tempo? » Os aplicativos mais importantes e os dados do NetFlow baseados em conversas podem ser armazenados para referência de forma diferente de pcap, que exige muito espaço de armazenamento. » Use o NetFlow para relatórios de crescimento de aplicativos e largura de banda. © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 20. Bandwidth Analyzer Pack » Detecte, diagnostique e resolva problemas de desempenho de rede. » Rastreie tempo de resposta, disponibilidade e tempo de atividade de roteadores, switches e outros dispositivos habilitados para SNMP. » Monitore e analise o desempenho da largura de banda da rede e os padrões de tráfego. » Identifique grandes consumidores de largura de banda e veja quais aplicativos usam mais largura de banda. » Exiba graficamente e em tempo real a análise de desempenho usando mapas © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 21. Demonstração do Bandwidth Analyzer Pack © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 22. Recursos » Baixe gratuitamente uma versão de avaliação de 30 dias totalmente funcional no site http://www.solarwinds.com/lp/network-bandwidth-analyzer-pack.aspx » Vídeos  Visão Geral do Network Performance Monitor  Visão Geral do NetFlow Traffic Analyzer  Como Configurar o NetFlow em Roteadores Cisco » Blogs  NETFLOW V9 DATAGRAM KNOWLEDGE SERIES - NETFLOW OVERVIEW © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 23. Resumo/Perguntas e Respostas » Apresentadores  Andre Domingues, Sales Engineer » Faça parte da nossa comunidade de mais de 150.000 profissionais de TI acessando www.thwack.com » você pode entrar em contato conosco via e-mail vendasbrasil@solarwinds.com ou você pode ligar para 0800 892-2195 e 0800 095-9030 » Siga-nos no Twitter®  @solarwinds_br © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.
  • 24. Obrigado! The SOLARWINDS and SOLARWINDS & Design marks are the exclusive property of SolarWinds Worldwide, LLC, are registered with the U.S. Patent and Trademark Office, and may be registered or pending registration in other countries. All other SolarWinds trademarks, service marks, and logos may be common law marks, registered or pending registration in the United States or in other countries. All other trademarks mentioned herein are used for identification purposes only and may be or are trademarks or registered trademarks of their respective companies. © 2014 SOLARWINDS WORLDWIDE, LLC. ALL RIGHTS RESERVED.

×