11encontro

2,175 views
1,879 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,175
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

11encontro

  1. 1. Orientadora de estudo Solange de Macedo Vezzani E-mail:solange-macedo@bol.com.br
  2. 2. Pauta 11º encontro - 25/09/2013 Unidade 5 : - O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: Diversidade e progressão escolar andando juntas.          Leitura deleite: Socialização e recebimento da tarefa; Texto 3: Os diferentes gêneros e a sua relação com as áreas de conhecimento. – Ler em grupos ;Socialização no grande grupo; Vídeo: “PARA SER CIDADÃO DA CULTURA LETRADA” - Série Letra Viva Orientação sobre o Portifólio; Tarefa; Avaliação do encontro; Lista de presença.
  3. 3. Recados: (obtidos em reunião com Fernanda em 17/09) -A partir de setembro reposição deverá ser tratado direto com o orientador; -Licenças médicas, maternidade, ou qualquer outra, não perde a vaga mas não recebe ; -Atestado médico, não bloquear mas dar nota 7 ( se fizer as tarefas e vier no próximo encontro); -O sistema abre dia 15 e fecha dia 17 de cada mês. Se não fizer a avaliação será considerado “tarefa suficiente “ e não “integral”.
  4. 4.  Leitura deleite: SETE CAMUNDONGOS CEGOS (Ed Yong)
  5. 5.  Socialização e recebimento da tarefa: -Planejar uma aula (ou sequência, ou projeto) integrando LP/Geo /Hist / Ciências, destacar os gêneros utilizados e direitos de aprendizagens (ou habilidades) contemplados; -Aplicar em sala de aula e registrar com fotos, filmagens ou relatórios detalhados;
  6. 6. Texto 3: Os diferentes gêneros e a sua relação com as áreas de conhecimento. - No segundo texto desta unidade, acompanhamos a professora Célia desenvolver um trabalho com diferentes gêneros textuais em sala de aula, em uma turma do terceiro ano. Os alunos foram convidados a participar do Projeto Didático “Biodiversidade na Mata Atlântica”. Por meio da experiência relatada foi possível perceber de que forma as aprendizagens conquistadas relativas ao componente curricular Língua Portuguesa puderam atuar como meios para a apropriação de conceitos relativos a outros componentes e, também, para a inserção dos alunos na sociedade letrada.
  7. 7. -O objetivo deste texto é pensar sobre possíveis desdobramentos, adequações e outras sugestões de atividades que poderiam ser vivenciadas a partir do trabalho realizado pela professora Célia…  – Ler em grupos (Texto 3: Os diferentes gêneros e a sua relação com as áreas de conhecimento, pg 29 ) e listar outras sugestões de atividades para a professora ;  Socialização no grande grupo;
  8. 8. Vídeo: “ PARA SER CIDADÃO DA CULTURA LETRADA” Série Letra Viva
  9. 9. Orientações para elaboração do Portifólio As autoras Shoes e Grace (2001, p.87) defendem a avaliação baseada em portfólios, porque esses concentram atenção de todos (educando, professores e familiares); encorajam um trabalho centrado na aprendizagem e no desenvolvimento da criança possibilitam aos alunos e professores refletirem sobre suas próprias ações, uma vez que “... os portfólios possuem potencial de representar o desenvolvimento infantil nos domínios sócio – emocional e físico, bem como nas áreas acadêmicas”. Indicação para leitura: Manual do portfólio- Shoes e Grace Dois Portifólios nunca são iguais, pois cada indivíduo tem sua maneira particular de registrar, mesmo existindo a mesma orientação ou princípios para elaboração, no final serão diferentes, isto ocorre devido aos aspectos diferentes do desenvolvimento de cada professor. O Portifólio demonstrativo será adotado como material a ser entregue no final do curso. Já é sabido que no interior das salas de aula são inúmeras as atividades desenvolvidas ao longo do ano, portanto o professor alfabetizador deverá inserir no seu Portifólio amostras representativas do trabalho desenvolvido, nesta seleção cabe ao professor à avaliação das atividades que devem compor o material. As fotografias, gravações, filmagens e cópias de relatos também podem fazer parte desta construção.
  10. 10. Em geral deve considerar um processo, a montagem do Portifólio. Algumas considerações para serem incluídas na elaboração: - Guardar as atividades realizadas. - Tirar fotografias - Consultar os registros de sala - Tarefas solicitadas - Realizar registros sistemáticos - Relatos de experiências - Casos de situações de aprendizagem mais pontuais podem ser incluídos.
  11. 11. Folha de identificação do cursista: Nome completo do cursista; R.G; CPF; Matricula Funcional. Nome do Orientador de Estudo; Identificação da escola: Nome da escola; Endereço da escola; Série/ano; Lista nomes dos alunos.
  12. 12. Atividades: - Planilhas de acompanhamento: - Perfil do grupo e ficha de acompanhamento de aprendizagem; - Tarefas solicitadas em cada encontro; - Produção de texto dos alunos (uma realizada no inicio do curso e outra no final do curso) - Relato de algumas atividades realizadas com os jogos do CEEL. - Sequência de atividades desenvolvidas durante o curso: - Jogos e brincadeiras (atividades planejadas e aplicadas em sala de aula com uso do paradidático); - Gêneros; - Sistema de Escrita Alfabética; - Ortografia; - Projeto didático trabalhado com a sala; - Lista de livros lidos na Leitura deleite; - Atividades na biblioteca, sala de leitura, cantinho de leitura; - Quadro de rotina. As fotos ajudam ilustrar as atividades desenvolvidas, como por exemplo: biblioteca, sala de leitura, Atividades com jogos, brincadeiras no pátio, leitura de fruição, etc. (Pedir autorização dos responsáveis para o uso da imagem).
  13. 13. CAPA - Portifólio -
  14. 14. Folha de identificação Nome do professor: R.G.: Folha de identificação CPF: EMAIL: Ano: Matricula Funcional: Turma: Carga horaria de trabalho: Nome da Escola: Endereço da escola:  Classe: Orientadora de Estudos: P Ano letivo: 2013 e rí o d o :
  15. 15. Contrato Didático (da sala de aula) Portifólio-Orientações Folha de orientações
  16. 16. Figura ou foto da turma Perfil da Classe: (acompanhamento por amostragem três alunos por sala) Dados sobre a progressão da aprendizagem dos alunos
  17. 17. Figura ou foto da turma Planilha- perfil do grupo
  18. 18. Figura ou foto da turma Ficha de acompanhamento da aprendizagem
  19. 19. - Pauta do 1º Encontro – Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (data)
  20. 20. - Tarefas- Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa
  21. 21. -Tarefa: Organizar o Portifólio e trazer para apreciação em 16/10; -Lista de presença; - Avaliação; -Data do próximo encontro:09/10

×