confidential

1,307 views
1,224 views

Published on

Published in: Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,307
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Aoexaminar de perto o Data Center, vemosque o custo das operaçõesabsorveuumagrande parte do orçamento de TI até 70% (incluisuporte e manutenção), deixandopoucoorçamento para necessidadesmaisestratégicasouinovadoras. As empresasclaramenteprecisamreduzir a quantidade total de recursosconcentradosemoperações e manutenção e liberarrecursos para trabalharememtarefasmaisinovadoras e estratégicas.O orçamentoestápresoem silos caros, superprovisionados e subutilizadosA inovação de negóciosestácontroladaem 30%:A necessidade de responder rapidamenteàsnecessidades da empresa e do cliente a fim de aumentar a lealdade e a satisfação do cliente. É esperadoquemelhoremosníveis de serviços e tornem a TI maisresponsivaàsnecessidades da empresa. Hoje, vemos um longoatraso para o valor do negócio.Além disso, vemosque a agilidade dos negóciosestárestrita. São necessáriasmudanças para tratarem do fato de que as empresaspossuemmuitosaplicativos, muitapersonalização e muitacomplexidade. Finalmente, a necessidade de gerenciarmelhor o risco e melhorar a qualidade dos serviços para possibilitar o sucesso dos negócios. Para isso, é precisogarantir a continuidade dos negócios e protegerosrecursos e ativos de dados de umavariedadecrescente de ameaças de segurança. Issonãoapenasaumentará a qualidade de serviço, comotambémajuda as empresas a atenderrequisitoscorporativos e regulamentaçõesgovernamentais.Para atender a essesdesafios, oscentros de dados devemrealizarmudançasfundamentais. Devemeliminar silos, automatizarprocessosmanuaissujeitos a erros e aprimorar o controle do gerenciamento. Devemreunir hardware, software e serviços para criarcentros de dados da próximageração, operando com maiseficácia. Háumamaneiramelhor.
  • Pêndulo[Use este slide para interagir com o clientesobre a organização de seu data center e ospontosfracos da infraestrutura]Data centers tradicionaissãocriados com base emumaarquiteturaobsoleta, queimpactaprocessos e estruturasorganizacionais. Ossintomasrotineirosincluemumafalta de padronizaçãoque impede a automação e a governança. Como resultado, diferentessistemasexigemprocessosdiferentes para criar e gerenciar a infraestrutura. Podelevarsemanas para se implementaruma nova infraestrutura de aplicativos e colocar novos serviços on-line. Migrações e consolidações de TI levammuito tempo, exigindoreuniões e tempos de espera à medidaqueetapas de processossãocoordenadas e transferidas de umaequipe para outra.Recursos de gerenciamento de ciclo de vidasãonormalmentelimitados, manuais e exigemmuitamão-de-obra. De umaperspectiva de custos, o abastecimento e a manutençãosãomuito altos, juntamente com a energia e a refrigeração. Recursos de CPU, memória, rede, E/S de disco e energiasãosubutilizados e superprovisionados para cargas de trabalhomáximas. Máquinasvirtuaisobsoletascontinuamsendorecursosintensos, nãodetectados. E, no caso de falhas, a recuperação de aplicativospodesercara e lenta.Issorefleteumainfraestruturatradicionalconectadaporcabos, montadaem rack e empilhada com tecnologias e ferramentaslimitadas. Assimcomocadaárea de umaempresadevepassarpormudanças no processo e naorganização para extraireficiência, issotambémdeveacontecer com a infraestrutura.Embora a virtualizaçãosimplifique/resolvaváriosdessesproblemas, mesmo no virtual vocêpossui silos (gerenciarfísico e virtual), proliferadiferentesferramentas etc. A virtualizaçãonão é a soluçãomilagrosa.[A HP se senteculpadaporajudar a criaresseproblema? Estamostrabalhando para reunificar o data center, nãoapenas um problema do servidor, nãosolicitandoumaeliminação e substituição.]A visão de hoje da virtualizaçãoequivale a servidoresvirtuais. Issopossuiretornosdecrescentescomoacabamos de ver.Vocêprecisacomeçar a pensarmaisamplamentesobre a virtualização e umainfraestruturaconvergente o ajuda a fazerisso.
  • Identificamoscincoatributosprincipaisqueosclientesdevemusar para avaliar a arquitetura de próximageração de data centers. Uma infraestruturaconvergente é virtualizada, resiliente, orquestrada, otimizada e modular. VirtualizadaA infraestruturaconvergente é baseadaemrecursos de E/S, rede, armazenamento e um conjunto de servidoresvirtualizados. Aoreunir e compartilharrecursos, vocêobtém a capacidade de rapidamenterealocarrecursos para atendermelhoràsnecessidades de capacidade, rendimento e desempenhoemconstantemudança de diferentesaplicativos. A virtualizaçãocompleta da infraestruturaaumenta a flexibilidade, de forma que a TI possa responder com maisrapidezàssolicitações da empresa. ResilienteResiliênciadiáriacontínuaintegrada. Com a TI agora sendo vital a todososaspectos dos negócios, vocênãopodepermitirparalisações. Vocêouve as pessoasfalarem da disponibilidade quase 100% (five-nines ou 99,999%). Elanão é boa o suficiente. O objetivo agora tem queser o tempo de operação de 100%. OrquestradaGerenciamentobaseadoempolíticasorquestradoque vincula a infraestrutura, osaplicativos com as necessidades dos negócios para resistirdinamicamente a aplicativos, serviçosemnuvem de entregaporaplicativos, armazenamento e rede. Osrecursosnecessários para se entregar um aplicativosãoalinhados de acordo com as políticas. Políticas e ferramentasautomatizadastambémorientamprocessos para backup e recuperação, respostas para problemas de energia de utilitários e expansão de sistemas.   OtimizadaOtimização para qualquercarga de trabalho e qualqueraplicativo. Um suporte de arquiteturaconvergente para cargas de trabalho com amplasalterações e diferentesaplicativos e modelos de uso. As políticasguiam o abastecimento de recursos para cargas de trabalho de armazenamento de missãocrítica, baseadasemnuvemapropriadas à capacidade e à resiliência.     ModularA infraestruturaconvergente é baseadaempadrõesabertos e modularesque se adaptamaoseu data center existente. 
  • Vamos conhecer agora o portfolio HP do produto Lefthand
  • 2 Sbuys532019-B21 HP S-Buy BL460c G7 E5540 6G 1P Svr532020-B21 HP S-Buy BL460c G7 E5530 4G 1P Svr
  • confidential

    1. 1. ACUMULADORES AJAX PROJETO DE VIRTUALIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO INFRAESTRUTURA TI SERVIDORES BLADES, STORAGE, BACKUP VIRTUALIZAÇÃO E ALTA DISPONIBILIDADEProposta Comercial Suprimatica nº 7.928/2011. 1 ©2010 HP ConfidentialData: 22/09/2.011.
    2. 2. AGENDA• Visão Geral e Objetivos• Apresentação dos Produtos HP/Vmware• Dimensionamento dos Equipamentos• Desenho da Solução• Configuração da Solução• Valores do Projeto e Condições Comerciais Proposta Comercial Suprimatica nº 7.928/2.011.2 ©2010 HP Confidential Data: 22/09/2.011.
    3. 3. Visão GeralEste cenário possui uma solução agressiva substituindo os servidores atuais pornovos servidores HP Blades BL460G7 virtualizando e consolidando todos osservidores coletados em uma infraestrutura Blade HP, provendo alta disponibilidade emaior performance .Neste Cenário é necessário o estudo da aquisição de novos servidores Blades HP,juntamente com a aquisição de uma infraestrutura de um storage compartilhado esolução de backup de todo o ambiente.Resumo dos Resultados: 3 x Servidores ESX BL460G7 cada um com: • 2 x Processadores Six Core • 96 GB de Memória RAM Storage compartilhado com capacidade de 9 TB úteis Opção VMware Essentials Plus (até 3 ESX Servers e vCenter Incluso) Proposta Comercial Suprimatica nº 7.928/2.011. Data: 22/09/2.011.
    4. 4. OBJETIVOS• Este projeto visa a implementação de uma infraestrutura para Virtualização, Consolidação e Alta disponibilidade do Ambiente TI da AJAX, que contempla:  3x Servidores HP Blades c/ Software de Virtualização VMware Essentials Plus.  1x Servidor HP Blade com Windows 2008 Server Standard para Proxy Backup (Gerenciamento Backup/Restore)  Sistema de Armazenamento de Dados P2000 com Tecnologia e Conexão FC (8 GB/s) na SAN – 9 TB  Sistema de Backup HP Autoloader 1/8 LTO – 5 Ultrium 3000 FC com Software HP Data Protector para Gerenciamento do Backup/Restore dos Dados  Serviços de Implementação do Ambiente VMware, HP Data Protector e Microsoft.• Toda a solução contempla 3 anos de suporte 24x7 para Hardware4 e Softwares (HP). ©2010 HP Confidential
    5. 5. APRESENTAÇÃOPRODUTOS5 ©2010 HP Confidential
    6. 6. A disseminação da TI colocou os negócios em um ponto de ruptura Netra SUN IBM SPARC BladeCenter Solaris System x JAVA VSphere SAP ERP AIX Director VirtualBox EXCHANGE SERVER ORACLE DATABASE Mainframe XenServer COMVERSE JBOSS DB2 LOTUS VirusScan SONAS NETAPP RHEL SQL SERVER Veritas FAS SAS SnapManager JD EDWARDS SIEBEL SANscreen WEBSPHERE NetWare Windows Server SnapVault HP SnapMirror CISCO Proliant DELL Integrity MYSQL Vmware ESX Catalyst BladeSystem Matrix IOS EMC PowerEdge StorageWorks Nexus Cellera PowerVault PEOPLESOFT UCS Connectrix EqualLogic SLES TIVOLI VFrame Documentum SYBASE IronPort Ionix FUJITSU HITACHI ScanSafe Symmetrix PowerConnect PRIMERGY USP-V AMS SMS ETERNUS CLARiioN PRIMEQUEST BladeSymphony UDS SHAREPOINT100% do Investimento em T.I.70% cativos em operação Inovação de negóciose manutenção controlada a 30%• Complexo e ineficiente • Longo atraso para o valor do negócio• Superprovisionado, subutilizado • Níveis de serviço imprevisíveis• Baixa produtividade • Agilidade empresarial restrita Pesquisa HP
    7. 7. Hoje: para construir um novo sistema Compra da infraestrutura Reuniões de planejamento Negócio seleciona Aquisição Entrega da uma aplicação aprovada infraestrutura• Muitas pessoas e Desembalar passos• Processo manual• Suscetível a erros server network storage facilities• Customizado Instalação 60 – 90 dias Ativar em teste Gerenciamento da performance do Escalar o serviço serviço Aprovação do Ativar infraestrutura Ativar aplicação em ? ? controle de em produção produção mudanças 7
    8. 8. Os Data Centers do futuro serão criadossobre uma infraestrutura convergente Armazenamento Servidores Infraestrutura convergente Energia e Rede refrigeração Software de gerenciamento
    9. 9. Requisitos para criar uma infraestruturaconvergente • Virtualizada – Alocação dinamica • Resiliente – Alta Disponibilidade • Orquestrada – politicas aut. Infraestrutura convergente • Otimizada - balancemento • Modular – padrão aberto
    10. 10. POR QUE VIRTUALIZAR ? Utilization Sem virtualização Baixa utilização 100% 80% 60% 40% 20% 0% Web Server DNS/DHCP Firewall NT App Services Services Server Web Server NT App AD/LDAP Proxy Server Services Services10 ©2010 HP Confidential
    11. 11. POR QUE VIRTUALIZAR ? Com virtualização Utilization 50-100% de aumento na 100% utilização 80% 60% 40% 20% 0% •Oracle •BEA WebLogic •LDAP Services •App Server •BizTalk •NT App Server •SQL Server •Notes •VPN Server •Exch 2000 •Proxy Services •Web Server •Linux •OpenView •NT BDC •SMS •Firewall •MySQL •Apache •NT App Server •Siebel •Jabber •JBOSS •DHCP Services •Active Directory •DNS Services •Secure VPN11 ©2010 HP Confidential
    12. 12. Visão x86 Infraestrutura Tradicional Virtual12 ©2010 HP Confidential
    13. 13. O NOVO DATA CENTER13 ©2010 HP Confidential
    14. 14. Downtime Planejado: Vmware VmotionVMware Vmotionpossibilita movermáquinas virtuais entreHosts sem interromperos aplicativos emexecução. VMFS Datastore
    15. 15. Downtime não Planejado: VMware HA Fornece reinicialização automatizada de VMs afetadas por falha de hardware ou SO. Minimiza o tempo de X inatividade e a interrupção dos serviços de TI. Reduz o custo e a complexidade em comparação com clusters tradicionais VMFS Datastore
    16. 16. Downtime não Planejado: vStorage APIs Evolução da próxima geração do VMware Consolidated Backup Backup centralizado fora do host de máquinas virtuais Sem software adicional no servidor de backup Permite backup e recuperação incrementais, diferenciais e de imagem completa de máquinas virtuais Suporte a backup no nível de arquivo para máquinas virtuais Windows e Linux Permite backup eficiente sem * Observação: o vSphere 4.0 inclui e suporta VCB 1.5 U1. carregar servidores ESX Os novos recursos estão disponíveis somente com produtos que suportam APIs vStorage para proteção de dados
    17. 17. Provisionamento dinâmico de disco virtuais APL. APL. APL. Os discos de máquinas virtuais SO SO SO consomem somente a ESX quantidade do espaço físico em uso Thick Thin Thin A máquina virtual vê sempre o 20 GB 40 GB 100 GB tamanho total do disco virtual Discos 20 GB Relatórios e alertas completos virtuais 20 GB na alocação e no consumo 40 GB Melhora na utilização de storage 100 GB Elimina a necessidade deDatastore provisionar discos virtuais em excesso Reduz os custos de 60 GB armazenamento em até 50% 20 GB
    18. 18. Gerenciamento Total do Datacenter Virtual VMware VirtualCenter - Gerenciamento centralizado, provisionamento rápido, monitoração de desempenho, automatização operacional, controle de acesso seguro, otimização de recursos, migração ONLINE com Vmotion, Alta disponibilidade, integração com HP Systms Insight Manager.
    19. 19. O Datacenter Virtual VMwareAutomação dos Recursos Maior Disponibilidade Capacidade sob Demanda Balanceamento Dinâmico Otimização Contínua + Automatizado Sempre Disponível + Escalável Flexível e Reconfigurável X19 ©2010 HP Confidential
    20. 20. VMware vCenter (Gerenciamento) 1 Virtual Machine and 7 Server 2 Management Programmatic Provisioning Interfaces Gerenciamento 6 3 CentralizadoSecurity and Migration Access Control 5 4 System Resource Monitoring ManagementVMware® VirtualCenter - Gerenciamento centralizado, provisionamentorápido, monitoração de desempenho, automatização operacional, controle deacesso seguro, otimização de recursos, migração ONLINE com Vmotion, Alta20 ©2010 HP Confidentialdisponibilidade, integração com HP Systms Insight Manager.
    21. 21. Tecnologia de Virtualização Physical To Virtual Disco Máquina Físico Virtual Dados Disco VirtualServidor Físico Servidor ESX Transforma servidores “físicos” em servidores “virtuais”.21 ©2010 HP Confidential Reduz o tempo de migração de um servidor complexo.
    22. 22. Edições vSphere Kits Essentials Essentials Plus • vCenter Agent • vCenter Agent • VCB/vStorage API • VCB/vStorage API • Update Manager • Update Manager • Thin Provisioning • Thin Provisioning • 4-way vSMP • 4-way vSMP • 6 cores per CPU • 6 cores per CPU • 256GB RAM/Host • 256GB RAM/Host • vCenter Server • vCenter Server for Essentials for Essentials (up to 3 servers) (up to 3 servers) • High Availability • vMotion (only in vSphere 4.1) • Data Recovery
    23. 23. TECNOLOGIA HPDATA PROTECTORBACKUP 23 ©2010 HP Confidential
    24. 24. DATA PROTECTORTRADITIONAL BACKUP BENEFITS • Centrally fully automates routine tasks such as: remote installation, software distribution, device configuration, and GU Cell many more! I Manager LAN • A single product that scales from a single server environment to Disk & Media Disk Agents distributed enterprise infrastructures Media Agent Agent • The flexible distributed architecture allows library sharing, load balancing, multiplexing, media copy, device virtualization, and many more! • Data Protector Media Operations library permits to track and manage media sharing multiplexing outside the library • Unlimited Agents!24 ©2010 HP Confidential
    25. 25. DATA PROTECTORDescriptionON-LINE BACKUP Data Protector integrates with major databases and applications to enable application aware backups and restores. Backups can be made to disk or tape. Data Protector performs the recovery to any point in time. Cell Manager Usage Databases and applications that have to be always available, and can not afford a LAN backup window Disk & Media Agent & Application Agent Benefits • Tight integration with the databases and Applications, using their API for configuration, backup, restore and recovery • Ease of use via wizards Application data • Automation via scheduling of backups Backu Backup p to to tape • The Data Protector restore GUI makes disk the recovery process easier to handle25 ©2010 HP Confidential
    26. 26. PRODUTOS HP 26 ©2010 HP Confidential
    27. 27. HP BLADESYSTEM C-CLASS Grande variedade de escolhas Servers Workstati Storage PCI ons Chassis Interconnects LAN, SAN e clusters Virtual LAN Ethernet SAN Fibre InfiniBand Connect Channel 4X DDR h h hAdministração unificada Escolhas em alimentação Serviços Planning Implementation Support27 ©2010 HP Confidential
    28. 28. BLADESYSTEM C3000 VISÃO DIANTEIRA • 8 baias de devices • Suporta servidores c-Class e storage blades Onboard OA Administrator Insight Display module Optional DVD drive28 ©2010 HP Confidential
    29. 29. BLADESYSTEM C3000 VISÃOTRASEIRA Onboard Administrator & iLO links • 4 Interconnect bays • Aceita os módulos de inteconexão do c-Class • Conector • 2 a 6 Fontes • 4a6 KVM – Single-phase AC PS Active Cool fans opcional – ou, fontes DC (-48V)29 ©2010 HP Confidential
    30. 30. HP PROLIANT BL460C BL460c G7 2 Intel Xeon 5600 Westmere 12 Sockets, DDR3 384GB max (RDIMMs) SATA, SAS 2 Baías SFF hot-plug Smart Array P410i Bateria opcional com opção write cache RAID 0,1 Embedded dual-port Flex-10 10GbE Multifunction NIC 2 slots PCI-e Gen2 x8 iLO-2 Standard Blade Edition Conector USB 2.0 interno Slot SD interno TPM 1.2 support 16 blades em 10U c7000; 8 blades em 6U c300030 ©2010 HP Confidential
    31. 31. Brocade 8Gb SAN Switchfor HP c-Class BladeSystem• Superior performance 8Gb Fibre Channel switch designed exclusively for HP’s most flexible compute architecture − Up to 16 internal (server) ports − Up to eight SAN facing ports − Up to 1:1 subscription ratio − Up to six switches per enclosure − Non-blocking architecture − Dynamic Path Selection and ISL Trunking• High availability features − Redundant, hot swap switch configuration − Supports redundant dual-port Fibre Channel mezzanine cards for HP BladeSystem c-Class − Hot code activation and firmware loads − Fabric Watch for proactive error capture
    32. 32. DIMENSIONAMENTODOS EQUIPAMENTOS32 ©2010 HP Confidential
    33. 33. Dimensionamento das Máquinas Virtuais – 1/2Dimensionamento Máquinas Virtuais com VMWARE1x Vmware vSphere 4 (HP Proliant BL460c Nova ou P2000 G3 FCG7 - 2 Proc Six-Core X5650, 192GB RAM, 2x Atual146GB p/ S.O.) Função S.O. Mem Disco_VM Disco_Dados DetalhamentoVM_SRBDBI Microsoft(R) Windows® Server 2003 Standard x64 Edition Atual 12,544 40 150 15K Servidor de Banco de Dados Syscase (DAD), MS SourceSafe (Controlador de Versões Softwares)VM_SRBDSGS Microsoft(R) Windows® Server 2003, Enterprise Edition Atual 19,456 40 500 15K Servidor de Banco de Dados SQL Server 2005 - CardioVM_SRV-BACKUP Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,024 40 1500 15K Servidor de Backup do ERP, Gestão Saúde, Replica do AD, File ServerVM_UNIINTRA Microsoft Windows Server 2008 R2 Enterprise Atual 2,816 72 0 15K Servidor Sharepoint 2010 - AplicaçãoVM_SRADCB Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,536 146 300 15K Servidor de Autenticação Secundário, DNS e File Server (doc, ppt, xls), Banco de Dados Acess (DSO) - Carlos BotelhoVM_SRAD24 Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,28 40 200 15K Servidor de Autenticação Secundário, DNS e File Server (doc, ppt, xls) - Hospital 24 horasTotal Consumo ESX_1 38,656 378 2650 Obs: Deverá ser validado a Compatibilidade e Suportabilidade das Aplicações Atuais no Ambiente Virtual (Vmware).
    34. 34. Dimensionamento das Máquinas Virtuais – 2/2 1x Vmware vSphere 4 (HP Proliant BL460c Nova ou P2000 G3 FC G7 - 2 Proc Six-Core X5650, 192GB RAM, 2x Atual 146GB p/ S.O.) Função S.O. Mem Disco_VM Disco_Dados Detalhamento VM_ocomon.unimedsaocarlos.local CentOS (VMware Virtual Platform) Atual 1,28 72 0 15K Servidor de Service Desk (Ocomon) VM_interface1.localdomain Red Hat Enterprise Linux ES Atual 3,84 0 0 15K Não será virtualizado - Laboratório (Análises Clínicas) VM_SERVIDORIMP Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,792 50 0 15K Servidor de Gerenciamento de Impressão (Terceirizado) - Centro ADM VM_SERVIMP24HS Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 0,512 50 0 15K Servidor de Gerenciamento de Impressão (Terceirizado) - Centro 24 Horas VM_SERVIMPCB Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 0,512 50 0 15K Servidor de Gerenciamento de Impressão (Terceirizado) - Carlos Botelho VM_SR-BACKUP Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,792 144 0 15K Servidor de Mensagens Online (Corporativo) (VMware Virtual Platform) VM_SRHOMOLOGACAO Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 0,768 30 30 15K Servidor de Homologação Aplicação Nefron VM_SRUPDATE Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,28 30 200 15K Servidor de WSUS (Windows Update), Migração do Anti-Virus VM_SRV-APL-CARDIO Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,024 72 0 15K Servidor de Aplicação Pirâmide Web (Internet) VM_SRV-RH Red Hat Enterprise Linux ES 3.4.3-9 (Kernel 2.6.9-5 ) Atual 2,56 72 0 15K Servidor de Aplicação RH (Totvs - HCM) VM_SRBI Microsoft(R) Windows® Server 2003 Standard x64 Edition Atual 2,816 146 0 15K Servidor de Autenticação Primário, DNS, DHCP - Sistema Bradesco, RH (Tabela Relógio de Ponto), Sistema Sinpro (Verificação Medicamentos) - Centro ADM VM_srbderp Red Hat Enterprise Linux 4.1.2-41 (Kernel 2.6.18-92) Atual 13,57 300 0 15K Servidor de Banco de Dados Oracle 10G (Pirâmide) VM_minotauro.unimedsaocarlos.com.br Enterprise Linux Enterprise AS 3.4.6-3.1 (Kernel 2.6.9-42) Atual 11,008 250 0 15K Servidor de Aplicação Totvs (Gestão Hospitalar e Farmácia - Datasul) - Primário VM_centauro.unimedsaocarlos.com.br Enterprise Linux Enterprise AS 3.4.6-3.1 (Kernel 2.6.9-42) Atual 10,496 250 0 15K Servidor de Aplicação Totvs (Gestão Hospitalar e Farmácia - Datasul) - Secundário VM_interface2.localdomain Red Hat Enterprise Linux ES Atual 0,512 15K Não será virtualizado - Laboratório (Análises Clínicas) VM_erp-banco Red Hat Enterprise Linux ES 3.4.6-2 (Kernel 2.6.9.42) Atual 5,632 300 0 15K Servidor de Banco de Dados Progress 10.1A - RH (Totvs - HCM) VM_SRADOC Microsoft(R) Windows® Server 2003, Standard Edition Atual 1,024 40 800 15K Servidor de Autenticação Secundário, DNS e File Server (doc, ppt, xls) - Centro ADM VM_servinfo Fedora Core (Red Hat 4.1.1-30 - Kernel 2.6.18-1.2798.SC6) Atual 2,56 40 0 15K Servidor de Aplicação Medicina Preventiva (MEDPREV) VM_serverweb Linux (Conectiva) - P2V? Atual 1,28 40 0 15K Servidor da Contabilidade (DragonWeb) - Desativado, mantido para consulta VM_nagios.unimedsaocarlos CentOS (VMware Virtual Platform) - Red Hat 4.1.2-44 Atual 1,536 40 0 15K Servidor de Monitoramento dos Servidores (Aplicação NAGEOS). (Kernel 2.6.18-128.1.16.EL5) VM_ca_18.unimedsaocarlos.local CentOS (VMware Virtual Platform) - Red Hat 3.4.6-11 Atual 0,512 40 0 15K Servidor de Aplicação de Análise dos Servidores (CACTI) (Kernel 2.6.9-89.35.1.Plus.C4SMP) VM_unilab1.localdomain Red Hat Enterprise Linux ES 3.4.6-8 ( Kernel 2.6.9- Atual 5,632 300 0 15K Servidor de Aplicação Unilab com Banco de Dados CobolNET(1) 67.ELSMP) VM_unilab2.localdomain Red Hat Enterprise Linux ES 3.4.6-8 ( Kernel 2.6.9- Atual 4,864 300 0 15K Servidor de Aplicação Unilab com Banco de Dados CobolNET(2) 67.ELSMP) Total Consumo ESX_2 76,8 2616 1030 1x Vmware vSphere 4 (HP Proliant BL460c Nova ou P2000 G3 FC G7 - 2 Proc Six-Core X5650, 192GB RAM, 2x Atual 146GB p/ S.O.) Função S.O. Mem Disco_VM Disco_Dados Detalhamento VM_INTRANET Microsoft Windows Server 2008 R2 Enterprise Atual 7,68 15K Não será virtualizado - Máquina Virtual criada para Teste VM_SRSGSBKP Microsoft Windows Server 2008 R2 Enterprise Atual 20,992 72 500 15K Servidor de Banco de Dados Cardio (Backup) e SharePoint - SQL Server 2008 Total Consumo ESX_3 28,672 72 500 Total Consumo ESX(Pool) 144 3.066 4.180Obs: Deverá ser validado a Compatibilidade e Suportabilidade das Aplicações Atuais no Ambiente Virtual (Vmware).
    35. 35. Cluster VMware (Produção) CPU 95,76GHz, Mem 288 GB ( 3x HP ProLiant BL460c G7 ) High Availability VM_serverweb Linux (Conectiva) - P2V? VM_srbderp VM_ocomon.unimedsaocarlos.local Red Hat Enterprise Linux 4.1.2-41 (Kernel 2.6.18-92) CentOS (VMware Virtual Platform) VM_minotauro.unimedsaocarlos.com.br VM_SERVIDORIMP Enterprise Linux Enterprise AS 3.4.6-3.1 (Kernel 2.6.9-42) Windows 2003 Server (std) VM_centauro.unimedsaocarlos.com.br VM_SERVIMP24HS Enterprise Linux Enterprise AS 3.4.6-3.1 (Kernel 2.6.9-42) Windows 2003 Server (std) VM_erp-banco VM_SERVIMPCB Red Hat Enterprise Linux ES 3.4.6-2 (Kernel 2.6.9.42) Windows 2003 Server (std) VM_UNIINTRA VM_SRADOC VM_SR-BACKUPMicrosoft Windows Server 2008 R2 Ent Windows 2003 Server (std) Windows 2003 Server (std) VM_SRBDBI VM_servinfo VM_SRHOMOLOGACAO Windows 2003 Server (std) x64 Fedora Core (Red Hat 4.1.1-30 - Kernel 2.6.18-1.2798.SC6) Windows 2003 Server (std) VM_SRBDSGS VM_nagios.unimedsaocarlos VM_SRUPDATE Windows 2003 Server (ent) Red Hat 4.1.2-44 (Kernel 2.6.18-128.1.16.EL5) Windows 2003 Server (std) VM_SRV-BACKUP VM_ca_18.unimedsaocarlos.local VM_SRV-APL-CARDIO Windows 2003 Server (std) Red Hat 3.4.6-11 (Kernel 2.6.9-89.35.1.Plus.C4SMP) Windows 2003 Server (std) VM_SRADCB VM_unilab1.localdomain VM_SRV-RH Windows 2003 Server (std) Red Hat Ent Linux ES 3.4.6-8 (Kernel 2.6.9-67.ELSMP) Red Hat Enterprise Linux ES 3.4.3-9 (Kernel 2.6.9-5 ) VM_SRAD24 VM_unilab2.localdomain VM_SRBI VM_SRSGSBKP Windows 2003 Server (std) Red Hat Ent Linux ES 3.4.6-8 (Kernel 2.6.9-67.ELSMP) Windows 2003 Server (std) x64 Microsoft Windows Server 2008 R2 Ent BL460c – ESX_1 BL460c – ESX_2 BL460c – ESX_3 BL460c – Management BL460c G7 Service Level Assurance 146 GB 146 GB serial scsi serial scsi 1 port 10k 1 port 10k Proxy Backup HP SIM HP RSP HP ProLiant vStorage APIs NIC NIC UID BL460c 1 2
    36. 36. Servidor de GerenciamentoDimensionamento Servidores FísicosBackup/Proxy VCB/ HP Systems Insight Nova ou Servidor P2000 G3 FCManager (HP Proliant BL460c G7 - 1 Proc Atual BL460 G7Quad-Core E5640, 12GB RAM, 2x 146GB p/S.O.) Função S.O. Mem Disco_SO Disco_Dados DetalhamentoBackup/vStorage APIs / HP Systems Insight Windows 2008 Server (Std) Nova 12 146 GB 800 15K Storage APIs, Gerenciamento do Troubleshooting HP Systems InsigthManager (Raid 1) Manager e Gerenciamento HP Remote Support Pack (RSP)Dimensionamento Storage P2000-FC RESUMO GERAL - ÁREA STORAGE Servidores Virtuais (VMs) 7.390 Servidores Físicos 800 Área de SnapShot/Bkp (20% maior VM) 500 TOTAL EM GB 8.690 24 x Discos de 450 GB 15K RPM = 10.800 GB - 23 x 450GB = 10.350GB Raw – 9.315 GB com Raid 5 - 1 x 450GB = Global Hot-Spare Total Geral Livres com Raid 5 – 9.315 GB
    37. 37. DESENHO DASOLUÇÃO37 ©2010 HP Confidential
    38. 38. Desenho da SoluçãoLAN-1 Diagrama das conexõesLAN-2LAN-3LAN-4 HP ProLiant HP ProLiant HP ProLiant HP ProLiant HP ProLiant BL460cG6 UID 1 port 15k serial scsi 146 GB BL460c G7 HP ProLiant BL460cG6 UID 1 port 15k serial scsi 146 GB BL460c G7 HP ProLiant BL460cG6 UID 1 port 15k serial scsi 146 GB BL460c G7 HP ProLiant BL460cG6 UID 1 port 15k serial scsi 146 GB BL460c G7 – Windows 2008 Server STD. NIC 1 NIC 2 96 GB RAM NIC 1 NIC 2 96 GB RAM NIC 1 NIC 2 96 GB RAM NIC 1 NIC 2 Gerenciamento Vmware ESX_1 Vmware ESX_2 Vmware ESX_3 HP SIM – Systems Insight Manager CLUSTER-HA CLUSTER-HA HP RSP – Remote Support Pack vStorage APIs – Backup Vmware 1 port 15k 1 port 15k 1 port 15k 1 port 15k serial scsi serial scsi serial scsi serial scsi 146 GB 146 GB 146 GB 146 GB HP 1/8 G2 LTO-5 Ult 3000 FC Tape Autoloader 1.6TB por cartucho (native) 3.2 TB por cartucho (compressão) SAN Reset UID 17 18 19 20 21 22 23 0 8Gb SAN Switch Reset UID 17 18 19 20 21 22 23 0 8Gb SAN Switch 2x HP B-Series 8/12c SAN Switch BladeSystem HP StorageWorks P2000 G3 FC Controladoras Redundantes 2GB cachê por controladora (4GB total) 2 x 8GB FC por controladora (4 total) Suporta no máximo 8 Gavetas Suporta no máximo 96 discos LFF Suporta no máximo de 64 servidores Suporta Discos SAS e SATA Configurado com: 2 Gavetas (suporta até 24 Discos) Connections 24 x 450GB 6G SAS 15K LFF (3.5 inch) LAN 10.800GB (RAW ) Primary-FC 08GB/s _Interna Failover-FC 08GB/s _Interna 23x 450GB = 9.315GB RAID 5 Primary-FC 08GB/s _Externa 01x 450 GB proteção (Global Sparing) Failover-FC 08GB/s _Externa Proposta Comercial Suprimatica nº 7.928/2.011. Data: 22/09/2.011.
    39. 39. Visão Frontal e Traseira Enclosure C3000, Servidores e Interconexões FRONTAL TRASEIRA 1 2 3 4 5 6 7 8 1 2 3 4 5 6 7 8 4 8 HP BladeSystem UID UID c3000 Enclosure 9 10 11 12 13 14 15 16 9 10 11 12 13 14 15 16 146 GB 146 GB 146 GB 146 GB serial scsi serial scsi serial scsi serial scsi 1 port 10k 1 port 10k 1 port 10k 1 port 10k HP 1Gb Ethernet Pass-Thru HP 1Gb Ethernet Pass-Thru Enc. OA1/iLO OA2/iLO Enclosure Interlink UID HP ProLiant HP ProLiant BL460cG6 BL460cG6 NIC NIC NIC NIC UID UID 1 2 1 2 FAN 1 FAN 3 PS 3 PS 6 146 GB 146 GB 146 GB 146 GB serial scsi serial scsi serial scsi serial scsi 1 port 10k 1 port 10k 1 port 10k 1 port 10k HP ProLiant HP ProLiant BL460cG6 BL460cG6 NIC NIC NIC NIC UID UID 1 2 1 2 PS 2 PS 5 HP Tape Blade Clean Tape Drive Ready HP StorageWorks Ultrium 3000 SAS UID PS 1 FAN 4 FAN 6 PS 4 1 5 OK 17 18 19 20 21 22 23 0 17 18 19 20 21 22 23 0 UID UID UIDOA1 Reset Active OA2 Reset Reset 8Gb SAN Switch 8Gb SAN Switch 6x Ventiladores(redundantes), Enclosure C3000, 6 Fontes de 2x Ethernet Pass-Through Alimentação Redundante (N+N), Module, 2x HP B-Series 8/12c 4 x BL460c G7 e Insight Display. SAN Switch BladeSystem, Onboard Administrador / ILO-2 Proposta Comercial Suprimatica nº 7.928/2.011. Data: 22/09/2.011.

    ×