Apresentação das caracteristicas gerais dos seres vivos

8,426 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,426
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
334
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação das caracteristicas gerais dos seres vivos

  1. 1. Características Gerais dos Seres Vivos<br />
  2. 2. O que é um Ser Vivo? <br />
  3. 3. Ser que apresenta as caracteristicas: nascer, se desenvolver, interagir com outros seres vivos e com o ambiente, ter a potencialidade de reprodução, morrer.<br />
  4. 4. Organização Celular<br /><ul><li>Em cada um dos organismos vivos existe uma estrutura na qual acontecem diversos processos responsáveis pela manutenção da vida – a célula.
  5. 5. Por isso, definimos a célula como a unidade básica para a vida.</li></li></ul><li>Nutrição<br /><ul><li>O crescimento dos seres vivos depende de substâncias retiradas dos alimentos, como água, sais minerais, proteínas, açúcares, etc.
  6. 6. Essas substâncias passam por transformações e são integradas ao organismo.
  7. 7. Os alimentos são indispensáveis ao crescimento e funcionamento adequado do corpo e para as atividades do ser.</li></li></ul><li>Respiração<br /><ul><li>É realizada porque os seres vivos precisam de energia para crescer, movimentar-se, regenerar-se.
  8. 8. Para a respiração, a maioria dos seres necessita de oxigênio, que retira do ambiente e combina com os nutrientes extraídos dos alimentos, produzindo a energia necessária para realizar todas as suas atividades.</li></li></ul><li>Movimento<br /><ul><li>É a variação da posição de um corpo no decorrer do tempo.</li></li></ul><li>Sensibilidade<br /><ul><li>Quando encostamos a mão em um objeto quente, por exemplo, instintivamente afastamos a mão.
  9. 9. A maioria dos seres vivos apresentam essa característica, respondendo a estímulos do ambiente, como temperatura, som, luz, umidade, etc.</li></li></ul><li>Reação<br /><ul><li>Todos os seres vivos têm capacidade de perceber estímulos do meio e reagir a eles. </li></li></ul><li>Reprodução<br /><ul><li>É a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes.</li></li></ul><li>Ciclo Vital<br /><ul><li>Todos os seres vivos têm duração limitada, que, geralmente, compreende nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte.</li></li></ul><li>Ciclo Vital<br />
  10. 10. Ciclo Vital<br />
  11. 11. Interação com o ambiente<br /><ul><li>Os seres vivos depende dos fatores abióticos do ambiente. </li></li></ul><li>Interação com o ambiente<br /><ul><li>Os seres vivos depende da interação com outros seres vivos. </li></li></ul><li>Semelhança entre os ambientes<br /><ul><li>O que todos os ambientes têm em comum?</li></li></ul><li>Semelhança entre os ambientes<br />Todos apresentam seres vivos que se relacionam entre si e que dependem dos fatores abióticos. <br />
  12. 12. Diferença entre os ambientes<br /><ul><li>Os ambientes diferem entre si nas particularidades dos fatores abióticos e nos tipos de seres vivos.
  13. 13. Cada ser vivo sofre adaptação de acordo com o ambiente em que ele vive.</li>

×