Qualidade de software

934 views
807 views

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
934
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Qualidade de software

  1. 1. Sistemas de Informação -2012 - 5º PeríodoEngenharia de Software Prof. Leonardo Vieira Barcelos Fabricio Alexandre Silva MenezesKeytiane Assunção Mouzar Sirlei Queiroz da Silva
  2. 2. O QUE PODE SER O CONCEITO QUALIDADE DE SOFTWARE?No desenvolvimento de software, a qualidade deum projeto engloba o grau de atendimento ásfunções e características especificadas no modelode requisitos.A qualidade de conformidade focaliza o grau emque a implementação segue o projeto e sosistema resultante atende suas necessidades e asmetas de desempenho.Satisfação do usuário = produto compátivel +boa qualidade + entrega dentro do orçamentoe do prazo previsto
  3. 3. COMO DEFINIR A QUALIDADE DE SOFTWARE?A qualidade de software pode ser definidacomo: uma gestão de qualidade efetivaaplicada de modo a criar um produto útilque forneça valor mensurável paraaqueles que o produzem e para aquelesque o utilizam.
  4. 4. FATORES DE QUALIDADE MCCALL McCall, Richards e Walters [MCC77] criaram uma proposta de categorização dos fatores que afetam a qualidade do software. Esses fatores focam-se nos três importantes aspectos de um produto de software: – suas características operacionais, – sua habilidade de passar por modificações e – sua adaptabilidade em novos ambientes.
  5. 5. DESCRICÕES DOS FATORES DEMCCALL E SEUS COLEGAS: Correção. O quanto um programa satisfaz a sua especificação e atende aos objetivos da missão do cliente. Confiabilidade. O quanto se pode esperar que um programa realize a função pretendida com a precisão exigida. Eficiência. A quantidade de recursos computacionais e código exigidos por um programa para desempenhar sua função. Facilidade de manutenção. Esforço necessário para localizar e corrigir um erro em um programa.
  6. 6.  Flexibilidade. Esforço necessário para modificar um programa em operação. Testabilidade. Esforço necessário para testar um programa de modo a garantir que ele desempenhe a função destinada. Portabilidade. Esforço necessário para transferir o programa de um ambiente de hardware e/ ou software para outro. Reusabilidade. O quanto um programa [ou partes de um programa] pode ser reutilizado em outras aplicações – relacionado com o empacotamento e o escopo das funções que o programa executa. Interoperabilidade. Esforço necessário para integrar um sistema a outro.
  7. 7. Características de Qualidade Funcionalidade: Satisfaz às necessidades explícitase implícitas do usuário? Confiabilidade: Durante um período de tempo,funciona de acordo com as condições pré-estabelecidas? Usabilidade: É fácil de usar? Eficiência: Não desperdiça recursos? Facilidade de Manutenção: É fácil de alterar? Portabilidade: É facilmente adaptável a diferentes plataformas?
  8. 8. FATORES DE QUALIDADE DESEJADOS Eficiência: A facilidade com a qual as operações e informações podem ser localizadas ou iniciadas. Robustez: O grau com o qual o software trata dados incorreto de entrada ou interação inapropriada com o usuário. Riqueza: O grau em que a interface oferece um conjunto rico de recursos importantes.
  9. 9. REFERÊNCIASPressman, Roger.S.;Engenharia de Software:conceitos de qualidade .7 ed. Porto Alegre:AMGH,2011.

×