Teatro de fantoches de papel simone drumond

5,678 views
5,408 views

Published on

Boa atividade para qualquer turma do Ensino Infantil.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,678
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teatro de fantoches de papel simone drumond

  1. 1. Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.blogspot.com reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond a realização de algo conjuntamente. Por que FANTOCHE DE PAPEL? O papel é um recurso pedagógico prático e de baixo custo que está presente no cotidiano escolar. Ele é o aguçador da criatividade, é a isca das nossas emoções. A partir da manipulação desse objetivo a criança pode constantemente raciocinar sobre o que ira projetar e tomar consciência da projeção no ato da construção e assim ampliar conhecimentos a partir da manipulação (construção). O papel permite que a criança construa (projete/tonar real) o que está na mente. Simone Helen Drumond de Carvalho (2010) ... Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  2. 2. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. IDENTIDADE E AUTONOMIA Após a construção do fantoche de papel, em dupla os alunos valeram-se da conversa informal e trataram sobre sentimentos, valores e idéias. Mediação sentimentos e valores 1. Entre o carinho da família e as brincadeiras na escola e em casa, o que é mais importante para vocês? Por quê? Mediação autonomia 1. O que você pode fazer que seu fantoche não pode? Dê exemplos relacionados ao movimento. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  3. 3. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. A utilização do teatro de bonecos na formação e desenvolvimento das crianças traz inúmeros benefícios: Despertar a criatividade. Ampliar a imaginação. Aperfeiçoar a concentração. Trabalhar a timidez. Exercitar a voz e suas entonações. Valorizar o trabalho em grupo. Desenvolver a coordenação motora. Valorizar materiais de sucata desenvolvendo a educação ambiental. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  4. 4. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Cooperação Através da ludicidade promover jogos de interação e cooperação entre os educandos com o uso do fantoche. Ex: Eu digo algo e você repete com outra voz. Voz fina, voz grossa, etc... Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  5. 5. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Exploração das vogais no contexto Por meio do fantoche de papel, promover a ampliação das experiências e conhecimentos do aluno, estimulando seu interesse pelo processo de transformação da identidade e autonomia para que a convivência em sociedade de nossos educandos sejam coesamente progressiva. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  6. 6. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Exploração das vogais no contexto Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  7. 7. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Neste contexto as crianças foram divididas em grupos de meninas e meninos. Aqui elas estão explorando quem é a maior e quem é a menor. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  8. 8. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Aqui os meninos exploraram o cartaz exposto no painel Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  9. 9. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Os meninos descobriram que todos os tamanhos são importantes, pois precisamos de todas em nossas vidas. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  10. 10. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. As alunas explicaram a atividade para os colegas com a mediação da professora. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  11. 11. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Eu sou o número 1 Estudo dos números de 0 a 10 Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  12. 12. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Eu sou o número 0 Eu sou o número 2 Aqui as crianças representavam os números em estudo utilizando os dedinhos das mãos. Estudo dos números de 0 a 10 Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  13. 13. Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.blogspot.com http://simonehelendrumond.ning.com reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante Simone Helen Drumond a realização de algo conjuntamente. Estudo dos números de 0 a 10 Eu sou o número Eu sou o número 4 3 Não há como mensurar o efeito do fantoche na criança. Brincar com o boneco de papel abre os espaços da imaginação, ajuda a lidar com situações existentes (ou até futuras), e provoca um belo jeito de se comunicar Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  14. 14. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Estudo dos números de 0 a 10 Eu sou o número 5 Eu sou o número 6 Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  15. 15. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Eu sou o número 7 Eu sou o número 8 As crianças no painel valiam-se de seus fantoches para verbalizar o nome do numeral apresentado. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  16. 16. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Estudo dos números de 0 a 10 Eu sou o número 8 Eu sou o número 9 O fantoche de papel é uma construção muito simplória, porém é uma brincadeira pedagógica com muitos objetivos e conteúdos explorados. Está aí até mesmo sua maior riqueza e, digamos, utilidade. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  17. 17. Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.blogspot.com http://simonehelendrumond.ning.com reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante Simone Helen Drumond a realização de algo conjuntamente. Estudo dos números de 0 a 10 Eu sou o número 9 Eu sou o número 10 Esse contato é uma aprendizagem para a vida. As crianças que têm acesso ao brincar pedagogicamente com o fantoche, estão propensas a se tornar adultos mais bem qualificados para enfrentar as adversidades. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  18. 18. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Estudo dos números de 0 a 10 Na escola o fantoche pode participar na lição de vocabulário, na articulação da palavra, na construção do diálogo, na seleção do texto, no encontrar de Eu sou o número um estilo próprio. No desenho, na construção e pintura do boneco e 10 no cenário. Nos trabalhos manuais e oficinas, na construção do palco, a serrar madeira ou cartão, a preparar adereços, a fazer colagens. Na iniciação musical, na recolha de sons e até na canção em viva voz ou tocando um instrumento. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  19. 19. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. A oralidade e criatividade, por meio do imaginário infantil, são fatores extremamente valorizados no teatrinho de fantoches de papel. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  20. 20. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Diante de um convite de um boneco, a criança não resiste: entrega-se à fantasia e embarca num imaginário de falas, histórias e situações. Mas que encanto é esse que acontece entre elas, e funciona tão bem na televisão, no teatro e - sim - bem aqui na minha sala de aula? Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  21. 21. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. Na educação de crianças o fantoche entra como método ativo, convidando-o a manipular e a atuar com um brinquedo que se presta a todos os exercícios de sonho, fantasia e realidade. O ator vivo é sempre para a criança que tem as suas implicações no plano afetivo. Com o boneco passa-se algo de muito diferente:" não é o ator que fala, é uma palavra que age. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.
  22. 22. http://simonehelendrumond.blogspot.com Projeto: Reciclando a partir da visão infantil para construir e http://simonehelendrumond.ning.com Simone Helen Drumond reconstruir o conhecimento e, sobretudo aprender, mediante a realização de algo conjuntamente. A criança sente em si o dinamismo transmitido por todo o potencial do fantoche. Daí ela vive o espetáculo de bonecos com todo o entusiasmo com que revive a vida. Está é a primeira atividade do projeto – FANTOCHES DE PAPEL. Você pode encontrar o planejamento de cada atividade do projeto em meus blogs.

×