Projeto páscoa cmei2009 s imone drumond

  • 14,997 views
Uploaded on

Páscoa, o que isso simboliza para você?

Páscoa, o que isso simboliza para você?

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
14,997
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
6

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS CEMEI VIOLETA BRANCA MENESCAL DE OLIVEIRA Projeto didático "A Páscoa: Passagem para uma vida nova" INSTITUIÇÃO: CEMEI Violeta Branca Menescal de Oliveira TURMA: 1º Período B - Matutino TÍTULO DO PROJETO: A Páscoa ÁREAS DE CONHECIMENTOS: Linguagem oral e escrita, Matemática, Artes Visuais, Musica e Movimento, Ciências Naturais e Sociais. PERÍODO: INÍCIO: 31/03/09 TÉRMINO: 23/04/09 PROFESSORA: Simone Helen Drumond de Carvalho JUSTIFICATIVA Este trabalho tem por finalidade mediar aos alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acreditamos na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatado através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas. Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo. Optamos pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.
  • 2. OBJETIVO GERAL Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”, proporcionando-lhes o entendimento (o vivenciar) o significado desta data, através da realização de uma série de atividades, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levar os alunos à: · Conhecer o significado de “Páscoa”; · Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um; · Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida. · Identificar semelhanças entre símbolos da páscoa em relação a forma e tamanho; · Conhecer as cores utilizando os símbolos da Páscoa; · Vivenciar personagens através de contos da Páscoa; · Expressar -se e comunicar-se com o seu corpo através de cantigas e brincadeiras relacionado com o tema Páscoa”. METODOLOGIA UTILIZADA Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos. Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima. Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”. RECURSOS UTILIZADOS Fotos, DVD, revistas, livros, cartolinas, EVA, tesoura, cola branca, papel, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão, etc. DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis) 1º momento - Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque. 2º momento - Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
  • 3. Componente Curricular LINGUAGEM ORAL E Dificuldades Duração da Superação de ESCRITA: encontradas atividade dificuldades 1º Momento Professora Cada atividade dura Constantemente Levantamento do entre 15 e 25 converso e via agenda conhecimento da criança Falta constante dos minutos, pois as (que fiz com cadernos sobre o tema. alunos, dificuldade o crianças deste que a SEMED envia para desenvolvimento CEMEI estão escola), coloco 2º momento coeso dos estudando pela informações sobre o Produção de Textos ou educandos no primeira vez e desenvolvimento das desenhos coletivos. contexto seqüencial necessitam ser aulas e aspectos do projeto. estimuladas relevantes ao 3º momento Individualmente para desenvolvimento das Conversas informais. que verbalizem os crianças. saberes. 4º momento Leitura de quadrinhas e poesias. Alunos As faltas os 5º momento prejudicam em seu Escrita espontânea; contexto de Leitura de história sobre desenvolvimento o tema. infantil. 6º momento Coro-falado de historinhas e orações pascais. MATEMÁTICA Dificuldades Duração da Superação de encontradas atividade dificuldades 1º Momento Professora Nas atividades de Trabalho com os pais Cores primarias. Falta de espaço na matemática, sobre a importância do escola, para costumo acompanhamento das 2º momento desenvolver desenvolver as atividades e estimulo Correspondência ludicamente as atividade de constante de sua criança. (trabalhando atividades dessa 8h às 9h, pois de 7h informalmente: tamanho, área de às 7h20 acolho as forma, cor e quantidade). desenvolvimento. crianças. Minha sala tem 26 De 7h20 às 7h40 3º momento. crianças e mede faço as rotinas Contagem informal de 1 cerca de 5 por 5 diárias da classe do a 10, através de metros. As mesas e Ensino Infantil. brincadeiras lúdicas cadeiras ocupam 7h40 às 8h organizo (dentro da classe e no 90% da sala. o material para que momento do recreio) a aula seja Alunos seqüencial. Estimulo familiar
  • 4. MÚSICA Dificuldades Duração da Superação de encontradas atividade dificuldades 1º Momento Professora 1 hora de estimulo Conscientização para Roda cantada Espaço físico para cada atividade, gestora da precariedade Música referente ao escolar para o lúdico pois escolar, quanto ao tema corriqueiramente, espaço físico para o costuma surgir lúdico. 2º momento Alunos/Pais outras idéias dentro Bandainha de sucatas Falta de do contexto em (fazer barulhinhos comprometimento estudo para ampliar ritmais com os objetos na entrega de os saberes infantis. da classe. sucatas para o desenvolvimento da atividade. ARTES VISUAIS Dificuldades Duração da Superação de encontradas atividade dificuldades 1º Momento Professora 2 horas de estimulo Conscientização para Modelagem de símbolos Devido não ter água para cada atividade, gestora da precariedade pascais nos banheiros da pois escolar, quanto ao escola, as atividades corriqueiramente, espaço físico para o 2º momento com pintura com costuma surgir lúdico e principalmente Desenho e pintura guache e cola outras idéias dentro quanto as atividades de colorida, tornam-se do contexto em pintura, pois na escola 3º momento muito difícil, pois a estudo para ampliar não tem água nos Molde vazado professora tem que os saberes infantis. banheiros. carregar água do lado de fora da escola para o banheiro. Alunos Empobrecimento de estímulos familiar. MOVIMENTO: Dificuldades Duração da Superação de encontradas atividade dificuldades 1º momento Professora 1 hora de estimulo Conscientização para Dança para cada atividade, gestora da precariedade e pois escolar, quanto ao 2º momento Alunos corriqueiramente, espaço físico para o Pequenos jogos; Falta de espaço costuma surgir lúdico. Imitações do para que as crianças outras idéias dentro movimentos de alguns possam do contexto em símbolos da Páscoa. movimentar-se nas estudo para ampliar atividades lúdicas. os saberes infantis.
  • 5. CIÊNCIAS SOCIAIS Dificuldades Duração da Superação de encontradas atividade dificuldades 1º momento Professora 1 hora de estimulo Trabalho com os pais A Páscoa não é para cada atividade, sobre a importância do consumismo. e Alunos pois acompanhamento das A escola estimula as corriqueiramente, atividades e estimulo 2º momento crianças em todos costuma surgir constante de sua criança O que é a Páscoa hoje? os conceitos desta outras idéias dentro área de do contexto em 3º momento. conhecimento, estudo para ampliar Sua família e a Páscoa porém, mesmo os saberes infantis. estando escrito na 4º momento agenda o contexto A Páscoa e a Paz escolar em estudo, mundial alguns pais não estimulam a criança em casa, enfatizando a fala da escola. CIÊNCIAS NATURAIS Dificuldades Duração da Superação de encontradas atividade dificuldades 1º momento Professora e 1h30 de estimulo Trabalho com os pais Estudo sobre os seres para cada atividade, sobre a importância do vivos que representam Alunos pois acompanhamento das os símbolos da Páscoa. Imaturidade corriqueiramente, atividades e estimulo profissional por costuma surgir constante de sua criança parte da colega de outras idéias dentro trabalho do turno do contexto em vespertino, que estudo para ampliar retira o material de os saberes infantis. estimulo visual, valendo-se da fala que trabalha o conteúdo conforme sua religião. CULMINÂNCIA - Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração das atividades desenvolvidas. AVALIAÇÃO - A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - · PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacional) de Arte. Secretaria de Ensino Fundamental, MEC, 1998.
  • 6. Sugestão de atividade Objetivo: Estimular reconhecimento das cores primarias, contagem informal, leitura visual da imagem e o grafismo infantil Promover o desenvolvimento da coordenação motora fina. 1. De um bonito colorido no símbolo da Páscoa.
  • 7. Sugestão de atividade – CARTÃO PASCAL Objetivo: Estimular reconhecimento das cores primarias, recorte e colagem, leitura visual da imagem e o grafismo infantil Promover o desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • 8. Sugestão de atividade Objetivo: Desenvolver a linguagem oral, através da leitura visual da imagem e o grafismo infantil Estimulo a escrita do nome (obedecendo as fases de desenvolvimento de Emilia Ferreiro)
  • 9. Sugestão de atividade Objetivo: Reconhecer e diferenciar os símbolos da Páscoa. Desenvolver a linguagem oral e escrita do educando.
  • 10. Que coelhinho fofinho! Vamos da um belo colorido!
  • 11. PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS CEMEI VIOLETA BRANCA MENESCAL DE OLIVEIRA Projeto didático "A Páscoa: Passagem para uma vida nova" PROGRAMAÇÃO DO TURNO MATUTINO 1. Abertura: Hino Nacional Apresentações das Bandeiras 2. Musicas de Páscoa 3. Apresentação dos símbolos de Páscoa Uva – Professora Mary Pão – Professora Rose Girassol e Coelho/Ovo – Professora Simone Trigo e Vela – Professora Wilma Peixe – Professora Marilene Cruz – Professora Kilza Cordeiro – Professora Socorro 4. Oração ecumênica de Páscoa 5. Atividades por turma em sala de aula 6. Entrega das lembranças