Your SlideShare is downloading. ×
Projeto grandes artistas   7º, 8º e 9º ano  cest
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Projeto grandes artistas 7º, 8º e 9º ano cest

8,348
views

Published on

A arte faz diferença em nossas vidas!

A arte faz diferença em nossas vidas!


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
8,348
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
41
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. CENTRO EDUCACIONAL SANTA TERESINHA ENSINO FUNDAMENTAL II Professora: Simone Helen Drumond – http://simonehelendrumond.blogspot.com Disciplina: ARTE – Série 7º, 8º e 9º Anos - Período: 3° Trimestre de 2010 Projeto Interdisciplinar com LÍNGUA PORTUGUESA Projeto GRANDES ARTISTAS do CEST JUSTIFICATIVA É notória a importância da Arte nos livros da Rede Salesiana de Escolas na contextualização das atividades e como forma de expressão e, acima de tudo, como linguagem. Os Referenciais Curriculares Nacionais enfatizam o papel da disciplina na educação, considerando-a conhecimento indispensável ao ser humano. As Artes devem ser concebidas como uma das mais importantes formas de expressão humana. No contexto do livro do 9º ano os autores nos revelam que é necessário repensar a prática pedagógica, de modo a valorizar as diversas formas de expressão proporcionadas pelas atividades artísticas, considerando seus diferentes aspectos, explícitos nos Referenciais Curriculares Nacionais. Os livros do 6º ao 8º ano, também enfatizam o fazer artístico a apreciação e a reflexão; ou seja, a análise de obras e a produção por parte dos educandos. Vale ressaltar a importância das Artes no processo de construção da identidade, desenvolvimento da autonomia e a necessidade de proporcionar a formação do indivíduo integral. A realização desse projeto torna-se necessária para o educando também se expressar e comunicar-se em Educação Artística, fazendo a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionando a percepção, criação, sensibilidade e emoção.
  • 2. OBJETIVO GERAL Estimular a livre expressão e a valorização de sua própria produção e da produção do outro, incentivando o respeito ao próximo, expressando, através de diferentes técnicas, a releitura de diferentes obras de artistas plásticos do âmbito nacional e Internacional. OBJETIVOS ESPECIFICOS Língua Portuguesa Estimular a leitura da obra de forma oral, após escrever em uma folha as emoções que sentiu ao ver a obra de arte. Conhecer através de coleta de dados a biografia do artista plástico. Construção de um texto descrevendo as impressões pessoais. Desenvolver a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionado à percepção, criação, sensibilidade e emoção Conhecer os sites dos artistas plásticos do âmbito nacional e internacional. Conhecer através de uma apresentação de slides as obras dos artistas plásticos da Semana da Arte Moderna. Elaborar no paint, uma releitura de obra de arte escolhida pelo aluno e elaborar a construção dissertativa da mesma. Arte Conhecer as técnicas usadas nas obras de arte do artista plástico. Identificar as formas geométricas presentes nas obras de arte. Representar com pintura livre e releitura das obras do artista Releitura das obras em papel canson, tela ou papel 40 Kg, coletivamente. Desenvolver expressivamente composições artísticas, através de um jogo chamado Tangram, que se utilizam à figura geométrica para a representação e abstração de imagem.
  • 3. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS Grupo Cooperativo e o contexto do trabalho - O trabalho com os grupos cooperativos do 6º ao 9º ano irá oportunizar ações que visem valorizar o potencial de criar e apreender, contribuindo com a formação do coletivo, proporcionando assim a superação de suas dificuldades em socialização, despertando as habilidades psicomotoras, aguçando a memória e o ritmo, na produção artística e na dança como expressão mais sublime tornando-se a forma de se comunicar e de expor experiências cotidianas Atividades Data ....../....../....... – Fazer a leitura da obra de forma oral, após escrever em uma folha as emoções que sentiu ao ver a obra de arte. Data ....../....../....... – Coletar de dados sobre a biografia do artista plástico. Data ....../....../....... – Elaboração de um texto descrevendo as impressões pessoais. Data ....../....../....... – Fazer a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionado à percepção, criação, sensibilidade e emoção. Data ....../....../....... – Ir ao laboratório de informática para conhecer os sites dos artistas plásticos do âmbito nacional e internacional. Data ....../....../....... – Mostrar um slides com as obras dos artistas plásticos da Semana da Arte Moderna. Data ....../....../....... – Por meio dos recursos do paint, fazer uma releitura de obra de arte escolhida pelo aluno e elaborar a construção dissertativa da mesma. Data ....../....../....... – Conhecer as técnicas usadas nas obras de arte do artista plástico. Data ....../....../....... – Identificar as formas geométricas presentes nas obras de arte.
  • 4. Data ....../....../....... – Representar com pintura livre e releitura das obras do artista Data ....../....../....... – Fazer a releitura das obras em papel canson, tela ou papel 40 Kg, coletivamente. Data ....../....../....... – Identificar as formas geométricas presentes nas obras de arte do artista. Data ....../....../....... – Construir uma obra de arte utilizando as figuras geométricas que estão no livro de matemática. Data ....../....../....... – Conclusão das atividades. Como ficará o desenvolvimento do trabalho. Projeto GRANDES ARTISTAS do CEST O TRABALHO TERÁ COMO UMA FOLHA Aluno (a) __________________________ DE ISOPOR VALOR DE 0 A 10 PONTOS EM ARTES Artista .............................. Imagem do Biografia Artista do (impresso) Artista Reprodução feita pelos alunos de uma das obras do artista escolhido Informações sobre a obra reproduzida
  • 5. EXPOSIÇÃO DAS OBRAS DE REPRODUÇÃO DOS ALUNOS Dia ............./................... /2010 Local: ( ) Hal de entrada ( ) Espaço da sala de artes ( ) Corredor próximo a lanchonete ( ) Outro local _________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ Material: Trabalhos em forma de quadro de isopor, folhas de papel para desenho com base branca, Pen drive (pessoal de cada aluno, para armazenar as informações sobre os artistas pesquisados), material para pintura. Obs1 - Na lista do 8º ano tem uma tela, fiz uma pesquisa com os alunos e já verifiquei quem tem ou não a tela. Os que têm irão utilizar neste processo, os que não têm irão trabalhar com papel canson ou 40Kg. Obs 2 – A professora de Língua Portuguesa irá apresentar outros trabalhos no decorrer da atividade AVALIAÇÃO (critérios norteadores): Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade); Capricho e criatividade na elaboração de suas construções gráficas. Compromisso e envolvimento no desenvolvimento do trabalho.