Your SlideShare is downloading. ×

Plano de alfabetização

11,933

Published on

Simone Helen Drumond

Simone Helen Drumond

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
11,933
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
226
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola ........................................................................................................................................................... Plano Mensal Série: ______________________ Turma ______ - Turno: __________________ Período de ____/____/____ a ____/_____/______ Professora: ________________________________________________________________________________________________Tema: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Objetivo: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FEVEREIRO/MARÇO CONTEÚDOS E ATIVIDADES AVALIAÇÃO:Movimento Percepção dos limites e as potencialidades do corpo através de A avaliação será continua através da: jogos e brincadeiras relacionados ao tema 1. observação.Musical 2. participação. Ouvir e dançar musicas relacionada ao tema: mãozinhas, eu 3. socialização de saberes (de acordo com a maturação) conheço um jacaré, rock pop... 4. execução das atividades. Aprender coreografias de musicas que envolvam o esquema METODOLOGIA corporal: rock pop... Aulas dialogadas, vivenciadas, com auxílio de materiais Descobrir os sons que o corpo pode produzir: palmas, bater o pé, concretos, excursões, entrevistas, atividades orais e escritas; sons com a boca, e outros que a professora descobrir. dramatização e música. DATAS COMEMORARTIVASArte Plástica Criação de desenhos, pinturas, rasgaduras, recortes e colagens, modelagens (massa ou argila) de figuras humanas. Apreciação de fotografias de fases diferentes da sua vida. Montagem de figuras humanas (quebra cabeça).Arte teatral Apresentação através de desfile das fases da vida. _______________________________________________________ Dramatização dos hábitos diários de higiene. Fazer maquiagens para mudar as características do rosto
  • 2. CONTEUDOS E ATIVIDADES:Linguagem oral Matemática Favorecer para que as crianças aprendam o nome das Realização de contagem livre dos números de 0 a 20 partes do corpo, e outras palavras novas ampliando o Explora a serie de 0 a 20 (antecessor, sucessor e seqüência) vocabulário. Reconhecer a necessidade e a função do numero (calendário, relógio e idade Deixar a criança relatar suas experiências das crianças). (argumentando suas idéias) para que ela inicie seu Classificação (separar): de objetos que usamos na infância, na juventude, na processo de redação utilizando a seqüência de fatos e vida pontos de vista. adulta. de grupos de pessoas por suas características: homem mulher, menino Favorecer o uso dos termos temporais: ontem, hoje e menina; criança jovem adulto e idoso. amanhã. Correspondência um a um: ligar cada pessoa a sua vestimenta pelo tamanho, Leitura livre de palavras contextualizadas, ligadas ao (sexo); brincar de vestir o colega (ou boneco) com a roupa completa, relacionar os tema. sentidos as partes do corpo. Corresponder numero e quantidade. : b/c Leitura dirigida de silabas e palavras estudas e Agrupamento (juntar – formar conjuntos): objetos parecidos, pessoas que tenham semelhanças ( tamanho, idade) , etc... todas suas complexidades. Reconhecer as formas geométricas classificando-as quanto a cor, tamanho, forma.Linguagem escrita Observar a escrita da professora em vários contextos Formação social e pessoal (livre) Valorizar o cuidado com o corpo. Ser estimulado a escrever o próprio nome sem treino Perceber a necessidade de ter cuidado com o corpo do outro. excessivo. Respeitar sua própria diferença e a dos outros. Produção livre de desenhos, produções dirigidas desenhos das pessoas. REFORÇO (leitura e escrita) Escrita livre do nome das partes do corpo e de pequenas 1ª semana __/___ a ___/___ – vogais a, e , i, o, u, frases. 2ª semana ___/___/___ a ___/___ – encontro de vogais – au, ai, aí, ui, uí, ei, oi, uá, eia, Iaiá, ioiô, uê, oia. : b/c Escrita dirigida de silabas e palavras estudas. e 3º e 4ª semanas ___/___/___ a ___/___ – Família Bb (leitura e escrita da família todas as suas complexidades. Conhecimento do alfabeto silábica Bb, de palavras simples - aba, oba, ubá, baba, bebe, bebê, babou, babei, sem treino para decoreba (brincar com musica, com bebeu, boa, baia, bobo, bóia, beba, babá, Bia, Bobi, Biba. versos etc...) 4ª e 5º semanas ____/___/___ a ___/___ – Família Cc ( leitura e escrita da família silábica Cc de palavras simples – caco, coco, cuca,cuco, eco, oco, côa, cuia, cacau,OBS: Enviar para casa a leitura de um mapa contendo todas as cueca, cuíca, caiu, boca, beco, bica, bico, cabo, cubo, cão, bicão, Baio, Cacá, acabou,famílias silábicas de B a Z e fazer a leitura das mesmas todos os acabei, coube.dias. Ir comunicando aos pais as crianças que estão avançando ereforçar junto aos pais as crianças que não estão progredindo.
  • 3. Escola ........................................................................................................................................................... Plano Mensal Série: ______________________ Turma ______ - Turno: __________________ Período de ____/____/____ a ____/_____/______ Professora: ________________________________________________________________________________________________ Tema: ______________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ Objetivo: _____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ ABRIL CONTEÚDOS E ATIVIDADES AVALIAÇÃO:Movimento Reproduzir através de jogos imitativos os movimentos: A avaliação será continua através da: - Páscoa – do coelhinho, do peixinho.... - Indígena – caça, pesca, nadar no rio, dormir na rede, 1. observação. tomar banho no rio... 2. participação. Exploração dos movimentos das mãos na modelagem com argila 3. socialização de saberes (de acordo com a maturação) dos utensílios Indígenas. 4. execução das atividades. Exploração do controle de freio: correr e ao sinal fazer o uso do METODOLOGIA freio corporal. Aulas dialogadas, vivenciadas, com auxílio de materiais Percepção das habilidades motoras finas: perfuração, enfiagem, concretos, excursões, entrevistas, atividades orais e escritas; colagem, rasgadura. dramatização e música. DATAS COMEMORARTIVASMusical Ouvir e dançar musicas relacionada aos temas: Páscoa: coelhinho da páscoa, dona coelha, a casa da coelhinha... Índio: A indiazinha Iracema, 1,2,3 indiozinhos... Aprender coreografias de musicas que envolvam os ritmos indígenas (usar tambor, chocalhos...) Descobrir os sons indígenas que o corpo pode produzir com a boca, com os pés e mãos. _______________________________________________________Dever de casa – Leitura e escrita das famílias silábicas emestudo.
  • 4. CONTEUDOS E ATIVIDADES:Arte Plástica Ciências sociais e naturais Criação de desenhos, pinturas, rasgaduras, recortes e colagens, Conhecer os símbolos pascais e seus significados de forma simples. modelagens (massa ou argila) explorando os símbolos da Conhecer a forma de vida antiga dos índios páscoa, e as figuras indígenas. Conhecer a forma de vida atual dos índios Apreciação das figuras dos símbolos pascais; fazer a diferença Conhecer os objetos domésticos utilizados pelos índios em suas aldeias. entre figuras da vida indígena antiga e atual. (antiga) Montagem das figuras dos símbolos da páscoa e de figuras Conhecer os objetos indígenas usados para caçar, pescar, dormir, e indígenas (quebra cabeça). outros (antiga). Percepção de figura fundo. Ex: encontrar os ovinhos que o Conhecer as brincadeiras das crianças indígenas. (antiga) coelhinho escondeu no jardim; encontrar o indiozinho que está Conhecer a moradia indígena (antiga) escondido na mata. Conhecer as formas de diversão dos índios e suas famílias.Arte teatral Dramatização de histórias indígenas. Fazer maquiagens para mudar as características do rosto: Ciências sociais maquiagem de coelho e indígena, fazer misturas com produtos Conhecer os hábitos de higiene indígena e que nós aprendemos com naturais, como o urucum e carvão, para fazer a pintura do eles. corpo das crianças.. Conhecer os hábitos alimentares indígenas e que nós aprendemos com eles...Linguagem oral Conhecer e valorizar a cultura indígena em todos os seus aspectos, Favorecer para que as crianças aprendam novos nomes, através de atividades lúdicas. construindo uma lista de palavras indígenas com tradução em português; construir uma lista de palavras indígenas que nós usamos no dia-a-dia. Deixar a criança relatar suas experiências (argumentando suas idéias) para que ela faça seu processo de redação utilizando a seqüência de fatos e pontos de vista. Favorecer o uso dos termos temporais: ontem, hoje e amanhã. Leitura livre de palavras contextualizadas, ligadas ao tema e as famílias silábicas em estudo.
  • 5. CONTEUDOS E ATIVIDADES:Linguagem escrita Observar a escrita da professora em vários contextos (livre) Formação social e pessoal Ser estimulado a escrever o próprio nome sem treino excessivo. Valorizar a cultura religiosa de sua sociedade. Produção livre de desenhos, produções dirigidas desenhos das pessoas. Perceber a necessidade. Escrita livre do nome das partes do corpo e de pequenas frases. Respeitar sua própria diferença e a dos outros. Escrita dirigida de silabas e palavra estuda. :d/f e todas as suas REFORÇO (leitura e escrita) complexidades. 1ª e 2ª semanas __/___ a ___/___ - família silábica Dd – bode, Conhecimento do alfabeto (brincar com musica, com versos etc...). dedo, dia, cocada, doeu, doía, doido, doído, idade, cuidado, cabide, caduco, dedão, doidão, Adão, Didi, Dadá, Aida, Dedé, Dudu.Matemática Realização de contagem livre dos números de 10 a 15 Dada Dezena. DIFERENCIAR UNIDADE E DEZENA Visinhos (quem vem antes, quem vem depois) O dado é da Dada Conjuntos – relacionar numeral e quantidade Dada é educada Reconhecer a necessidade e a função do numero (calendário, relógio Dada dá cocada a Aída idade das crianças). _ Cocada, Aída? _ Oba! Ô cocada boa! Classificação (separar): e Os símbolos da páscoa por grupo para pintura e exposição dos mesmos. 3ª e 4ª semanas __/___ a ___/___ - família silábica Ff – faca, Separar os objetos indígenas conforme sua utilidade. feio, foca, fofo, fé, fubá, café, bofe, bife, fiado, abafa, facão, fã, Correspondência um a um: bifão, bufão, Fifi. Fazer a correspondência de objetos indígenas por semelhança, por utilidade e por igualdade; relacionar numeral e quantidade. A fada Agrupamento (juntar): objetos parecidos, pessoas que tenham semelhante. Formar conjuntos grandes em subconjuntos conforme a A fada é boa. quantidade pedida. A fada cuida de Fabio. Fabio afia a faca.Seriação (o ato de organizar obedecendo a uma ordem ou uma seqüência) Fabio é afobado.usar elementos indígenas, objetos e pedir que as crianças que as organize em _ Cuidado, Fabio! A faca é afiada!uma determinada ordem, pode também usar as cores. Escrever variasseqüências numéricas. Ex: de 5 a 10; 8 a 15; etc...
  • 6. Escola ........................................................................................................................................................... Plano Mensal Série: ______________________ Turma ______ - Turno: __________________ Período de ____/____/____ a ____/_____/______ Professora: ________________________________________________________________________________________________ Tema: ______________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ Objetivo: _____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ MAIO CONTEÚDOS E ATIVIDADES AVALIAÇÃO:Movimento .Exploração do controle e manejo corporal. A avaliação será continua através da: Trabalhar a lateralidade. 1. observação.Musical 2. participação. Trabalhar o silêncio e o seu valor. (dinâmicas) 3. socialização de saberes (de acordo com a maturação) Ouvir e dançar musicas relacionada ao tema: Família / Maria / 4. execução das atividades. nossa casa. METODOLOGIA Aulas dialogadas, vivenciadas, com auxílio de materiaisArte Plástica concretos, excursões, entrevistas, atividades orais e escritas; Criação de desenhos que retratem a sua família e a sua casa dramatização e música. Pinturas de figuras que retratem vários tipos de família e as casas. DATAS COMEMORARTIVAS Apreciação de fotografias que mostrem momentos em família. Montagem de um álbum de família desenhado. Montagem da casa com materiais variados (palito, serragem, papel picado, papelão). Usar o caderno meia pauta.Arte teatral Dramatização de histórias que envolvam as figuras e cenas, da família. _______________________________________________________ Realizar um desfile de representação dos personagens familiares. Dramatizar como se comportam as pessoas diante de situações difíceis em família.
  • 7. CONTEÚDOS E ATIVIDADESLinguagem oral Ciências Sociais Descrever pessoas de sua família; objetos Como é a família da criança (tipos de família) de sua casa; descrever os ambientes da Reconhecimento de que faz parte de uma família. sua casa; descrever suas experiências Identificar como as pessoas se ajudam em família. religiosas. Discutir como vivemos em família, conversar sobre os problemas de convivência Fazer relatos na rodinha dos familiar e como podemos ajudar a soluciona-los. acontecimentos em família que são bons Quem mora na minha casa. ou não. Quem não mora na minha casa, mas é da minha família. (parentesco). Apreciar fotografias e figuras de cenas Como é a minha casa. Descrever quanto a suas características (tamanho, cor, familiares, fazer a interpretação da compartimentos, o lugar que mais gosta da casa). mesma levando a criança a elaborar Participar dos festejos em Louvor a Nossa Senhora. perguntas e respostas. Realizar leituras incidentais e formais Matemática com as silabas já trabalhadas. Realização de contagem livre dos números de 0 a 25 Descobrir novas palavras com as Silabas Iniciação a dezena. Usar material concreto para trabalhar dezena e unidade. (10) do Gg / Jj Iniciação a dúzia. Usar material concreto. (12) Trabalhar a escrita numérica buscando ajudar aqueles que ainda tem dificuldades.Linguagem escrita Reconhecer a necessidade e a função do numero (calendário, relógio e idade das crianças). Observar a escrita da professora em Explorar conjuntos (tipos, quantidade e formação por elementos). vários contextos (livre) Explorar símbolos U E E = =. Ser estimulado a escrever livremente Classificação (separar): quanto a semelhanças, diferenças, quantidades. palavras contextualizadas. Correspondência um a um: relacionar numero a quantidade. Ser estimulado a escrever palavras variadas que ele já tenha domínio. Agrupamento (juntar): objetos parecidos, pessoas que tenham semelhanças. Produção livre de desenhos, produções Seriação (o ato de organizar obedecendo a uma ordem ou uma seqüência) usar dirigidas, desenhos e textos coletivos elementos da família, objetos e pedir que as crianças organizem uma determinada ordem, relacionados ao tema. pode também usar as cores. Identificação e escrita de letras silabas e Compor e decompor objetos (figuras) - (analise e síntese)palavras com as letras exploradas na palavrafamília. Gg / Jj e produzir frases coletivas. Dever de casa – Leitura e escrita das famílias silábicas em estudo. :
  • 8. CONTEÚDOS E ATIVIDADESCiências Naturais REFORÇO (leitura e escrita) * Identificar os hábitos de higiene da família 1ª e 2ª semanas __/___ a ___/___ - família Gg ga go gu gãoFormação social e pessoal Gago, goiaba, goiabada, bigode, bigodudo, égua, gude, agudo, água, figa, Valorizar a sua família e sua casa. figada, figado, fogo, fogão, afago. Perceber-se como parte integrante de uma família.Respeitar sua própria diferença e a dos outros, no que diz respeito Bigode A égua Guaíbaformação familiar e a realidade social de cada um. Bigode é o gato de Guga. Guaíba é a égua de Guga. Guga dá água a Bigode. Guga dá água a Guaíba. - Bigode! Cá! Bebe água! - Bebe água, Guaíba! Guga afaga Bigode. - É água da bica. 3ª e 4ª semanas __/___ a ___/___ - família Jj já je ji jô ju jão Jaca, jabá, jeca, cajá, juba, jibóia, jia, beijo, jóia, jogo, feijão, caju, feijoada, cajuada. O jacaré, a jibóia e o bode. O jacaré bebe café. A jibóia bebe cajuada. E o bode? O bode joga dado e bebe água de coco. Joca Joca foi ao jogo O bode joga. Joça joga. O bode caiu. Joca ajudou o bode.
  • 9. Escola ........................................................................................................................................................... Plano Mensal Série: ______________________ Turma ______ - Turno: __________________ Período de ____/____/____ a ____/_____/______ Professora: ________________________________________________________________________________________________ Tema: ______________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ Objetivo: _____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ JUNHO/JULHO JUSTIFICATIVA: Com o objetivo de fazer o resgate sócio cultural de nossas crenças e costumes regionais, e de nosso pais, que se confundem como um todo em função do grande abertura de informação que acontece nos dias atuais. È fundamental manter a história, as crenças que refletem e se revelam de varias maneiras na sociedade em que vivemos, sem esquecer de particularizar, enfatizando o folclore regional. OBJETIVOS: Ampliar o desenvolvimento da criança em todos os aspectos: motor amplo e fino; cognitivo; social e afetivo. Proporcionar a criança a ampliação do seu conhecimento de mundo com relação ao meio social em que ela vive, dando a ela oportunidade de conhecer (ou resgatar) a cultura de sua terra. Interar a criança da importância do folclore que foi trazido de outros lugares para o desenvolvimento da cultura do nosso país, e da nossa região. Conhecer lendas, mitos, musicas, brinquedos, brincadeiras, poesias, trava-lingua, ditos populares, comidas típicas, festas populares e advinhas. Formando assim o conceito do folclore em sua concreticidade. Participar ativamente das atividades propostas e da culminância do projeto.CONTEÚDOS EXPLORADOS AVALIAÇÃO: Lendas, mitos, contos, histórias, personagens folclóricos, causos, crendices, supertições... A avaliação será continua através da: Trava-lingua, poesias, advinhas, quadrinhas populares, rimas, desafios, ditos populares, ditos populares... 1. observação. Musicas de ninar, de roda, de dançar em festas especiais... 2. participação. Brincadeiras cantadas (o seu rei mandou pedir, o cravo brigou com a 3. socialização de saberes (de acordo com a maturação) rosa, Terezinha...), dramatizadas e jogos (macaca, chicote queimado, 4. execução das atividades. pular corda, melancia, boca de forno, cemitério, anelzinho,...) METODOLOGIA Brinquedos: cavalo de pau, pé de lata, bilboquê, curica, papagaio, peteca Aulas dialogadas, vivenciadas, com auxílio de materiais de barro cozido, bola de meia, balão de papel e outros... concretos, excursões, entrevistas, atividades orais e escritas; Medicina caseira: chá, folhas, paus, sementes... dramatização e música. DATAS COMEMORARTIVAS
  • 10. Comidas típicas regionais e nacionais. Festas regionais o Boi Bumba, Junina, Ciranda, Cupuaçu, Laranja, Guaraná e do leite; nacional carnaval e outras... Arte popular o cesto de palha, os brinquedos de pau, os trabalhos manuais vendidos nas praças. Brincadeiras das noites juninas: pescaria, prisão, pau de sebo... Instrumentos folclóricos: sanfoninha e triangulo, cheque-cheque.... Conhecer tipos populares: o peixeiro, bananeiro, jornaleiro, leiteiro, _______________________________________________________ cascalheiro e outros (como eles se transformaram nos dias atuais).PROPOSTA DE ATIVIDADES(fica a cargo de cada professora explorar a atividade no nível de entendimento da sua turma). Conversas dirigidas na rodinha para atender ao objetivo de ampliar o vocabulário. Nesta estaremos motivando as crianças a participarem do projeto ativamente. Realizar sessões de musicas: para cantar e dançar as músicas pesquisadas e/ou descobertas. Sessão da brincadeira de roda, dançar e cantar cantigas de roda. Confeccionar brinquedos com sucatas e fazer exposição, ou realizar uma sessão do brincar com os brinquedos folclóricos. Poderá também fazer a “dia” do soltar papagaio no pátio da escola; ou a manhã da casinha, brincando com bonecas de pano e panelinha de lata... Sessão das brincadeiras esquecidas: amarelinha, chicote queimado, esconde-esconde, manja-pega, cabra-cega, elástico... (convidar uma mãe para ensinar as crianças a brincarem) Montar murais de pesquisas sobre plantas medicinais e seus benefícios e utilidades; fazer a hora do chá... Dramatizar lendas, mitos, contos e fazer uma sessão de poesia (tipo hora do lanche, de cada turma sai um pequeno grupo para ler ou declamar uma poesia (saral)). Encenar os tipos populares: peixeiro, jornaleiro, cascalheiro, picolezeiro e outros (já esquecidos). Encenar o casamento na roça. Realizar uma sessão de brincadeiras cantadas: o cravo e a rosa; o seu rei mandou pedir, Terezinha de Jesus, escravo de Jó, bombarqueiro... Realizar um lanchinho em classe coletivo de comidas típicas, ou só uma pesquisa de figuras e montar um painel. Realizar um campeonato de adivinhas, provérbios, ditos populares com direito a premio (um saco de pipoca) Criar a hora do conto e a cada dia vir uma pessoa da criança contar uma lenda, um mito, ou um conto do folclore (tomar cuidado para que não se repitam as historias). Confeccionar cartazes e listas dos personagens do folclore pesquisados: Saci, Cuca, Cobra-Grande, Curupira, Iara... Confeccionar máscaras dos personagens folclóricos para que as crianças saiam caracterizadas após ouvir a historia dos personagens. Desfile de trajes folclóricos e de personagens. Montar maquete de festas folclóricas: Festa Junina; Carnaval ou do Boi Bumba.
  • 11. Fazer uma exposição de roupas usadas por eles em festas folclóricas Montar painel de fotos mostrando a participação deles em festas folclóricas. Explorar MUITO o desenho a pintura, a colagem, a perfuração, a enfiagem, a dobradura, etc... Explorar MUITO a expressão corporal dançando, brincando usando espaço físico. Explorar MUITO a expressão verbal cantando, declamando, deixando eles falarem de suas experiências com relação ao tema.CONTEÚDOS E ATIVIDADESMovimento Explorar todo o brincar, o dançar o dramatizar do Projeto Folclore. Linguagem oral TRABALHO MOTOR FINO: rasgadura, enfiagem, dobradura e Favorecer para que as crianças para que tenham o seu momento colagem. de falar sobre o folclore e suas experiências com relação a ele. Explorar a motricidade gráfica e as habilidades motoras finas e Favorecer para que as crianças para que tenham o seu momento amplas. de contar histórias, lendas, mitos, contos e causos. TRABALHAR A ANALISE DE PALAVRAS COM:Musical Mm – Nn e Pp Explorar toda a parte musical: cantigas de roda, de ninar, danças de LEITURA DIRIGIDA DE TODAS AS FAMILIAS festas e brincadeiras cantadas. SILABICAS TRABALHADAS. Escutar obras do folclore brasileiro, através de uma sessão de musicas infantis. Linguagem escritaArte Plástica Produção livre de desenhos, produções dirigidas desenhos Explorar a arte popular; a construção dos brinquedos; o relacionados ao tema. envolvimento com o ato de dramatizar, construção de mascaras e TRABALHAR A ANALISE DE PALAVRAS COM: maquetes de festas juninas. Mm – Nn e Pp Toda a decoração do espaço escolar com motivos juninos Realizar DITADO TODOS OS DIAS com as famílias silábicas construídos pelas crianças. trabalhadas.Arte teatral Buscar a ação teatral sugerida no projeto folclore. Realizar a caracterização das crianças, imitando a moda caipira. Dever de casa – Leitura e escrita das famílias silábicas em estudo.
  • 12. CONTEÚDOS E ATIVIDADES REFORÇO (leitura e escrita)Ciências Naturais Mm - ma me mi mo mu mão Medicina caseira e os tipos de alimentação da nossa cultura. Amigo, mela, mamão, meia, medo, miado, mico, moeda, mola, mofo, mula, limão, mãe, mamãe, mimado, camelo, Moema, Mimo, macaco eCiências Sociais mão. Nossa cultura – Nosso folclore. MimoMatemática Mimo é o macaco de Jujuba. Jujuba fala: Realização de contagem livre e dirigida dos números de 0 a 30. - Mimo, joga a bola! Escrita da seqüência numérica, seus antecessores e sucessores, O macaco joga a bola. ordem crescente e decrescente. Jujuba dá melado a Mimo.Formação social e pessoal Nn – na ne ni no nu não Nabo, nada, cana, janela, canela, boneca, anima, cano, abano, banana, Valorizar a cultura do seu povo. canudo, anã, mano, não e anão. * Perceber-se como parte integrante dessa cultura O navio de janeiro O navio bóia no lago. O navio é de Jane. Jane nada ao lado do navio. Dona Neli é a mãe de Jane. Ela fala: _ Jane é uma menina animada! Pp – pa pe pi pó pu pão Papo, papa, papai, pé, pega, apelido, pipa, piada, pipoca, pó, popa, piano, pulo, pua, pião. O pato O pato nada no lago Pepeu não nada Pepeu é o cão de Felipe. Felipe jogou pão na água. Ela falou: - Epa! O pato papou o pão!
  • 13. Escola ........................................................................................................................................................... Plano Mensal Série: ______________________ Turma ______ - Turno: __________________ Período de ____/____/____ a ____/_____/______ Professora: ________________________________________________________________________________________________ Tema: ______________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ Objetivo: _____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ AGOSTOCONTEÚDOS E ATIVIDADES AVALIAÇÃO:Movimento Explorar todo o brincar, o dançar e o dramatizar relacionado as datas A avaliação será continua através da: comemorativas e as famílias silábicas estudadas . TRABALHO MOTOR FINO: rasgadura, enfiagem, dobradura e 1. observação. colagem das famílias silábicas em estudo. 2. participação. Explorar a motricidade gráfica e as habilidades motoras finas e amplas. 3. socialização de saberes (de acordo com a maturação) 4. execução das atividades.Musical METODOLOGIA Usar a arte musical que explora o som das águas: chuva, som de Aulas dialogadas, vivenciadas, com auxílio de materiais cachoeira, do mar promovendo o relaxamento da turma. concretos, excursões, entrevistas, atividades orais e escritas; dramatização e música.Arte Plástica DATAS COMEMORARTIVAS Toda a decoração do espaço da sala de aula com cartazes e painéis que estejam relacionados as leituras vivenciadas pelos alunos. Desenhar, pintar, recortar, colar e modelar tendo como referencial a leitura e escrita.Arte teatral Buscar a ação teatral voltada às famílias silábicas em estudo. _______________________________________________________
  • 14. CONTEÚDOS E ATIVIDADESLinguagem oral Ciências Naturais e Ciências Sociais Favorecer para que as crianças tenham o seu momento de falar sobre a importância da VIDA no seu Meio Ambiente, no Trabalho da área das ciências será desenvolvido através das datas seu meio social e cultural, através de suas experiências. comemorativas Criar o momento da história (relacionada ao tema das datas comemorativas) contada pela professora, e fazer a Matemática interpretação da mesma, levando a criança a elaborar perguntas e respostas. TRABALHANDO com a adição e a subtração. PRIMEIRAMENTE Trabalhar leitura individual e coletiva das famílias silábicas no concreto e depois nas continhas armadas. em estudo. Explorar números ordinais 1º ao 9º. Explorar cartaz e material visual através da linguagem oral. Explorar números pares e impares 0 ao 9. Trabalhar auto-ditado - para enriquecimento da linguagem oral e escrita. Formação social e pessoal Adquirir consciência de respeito com relação ao meio ambiente. TRABALHAR A ANALISE DE PALAVRAS COM: Interpretar a água como um bem precioso que não deve ser Rr ra re ri ro ru rão desperdiçado. Ss sa se si so su são Compor algumas regras para o bom convívio social através de cartaz (leitura visual). LEITURA DIRIGIDA – para que a criança torne-se alfabetizada faz-se necessário, leitura, ditado e exploração de leitura visual, através de questionamentos para que o aluno assimile de forma coerente e eficaz a todo contexto da serie Dever de casa – Leitura e escrita das famílias silábicas em estudo. em questão.
  • 15. CONTEÚDOS E ATIVIDADESLinguagem escrita Produção livre de desenhos, produções dirigidas desenhos relacionados ao tema das famílias silábicas e datas comemorativas. TRABALHAR A ANALISE DE PALAVRAS DIARIAMENTE (através de atividades no caderno, na lousa, nos jogos, nas musicas e nos cartazes). Realizar DITADO TODOS OS DIAS. O ditado favorece a reflexão, analise e síntese das famílias silábicas já estudadas, e aguça a curiosidade para o conhecimento de novas famílias silábicas simples e complexas, já que as crianças já estão pré-alfabetizadas.Leitura e escrita com Rr ra re ri ro ru rão Leitura e escrita com Ss sa se si so su são* Linguagem Simbólica – uso de etiquetas, símbolos, rótulos diferentes, * Compreensão e interpretação:recortes de jornais e revistas para que as crianças consigam identificar as Associar figuras a palavras ditas e histórias contadas relacionadasfamílias silábicas em estudo e as já estudadas. às silabas já estudadas. Identificar a figura que inicia ou finaliza a família silábica emLeitura e escrita – rabo, raio, ralo, rede, remo, rico, rio, ré, rei, réu, rodo, estudo.roubo, ruga, remédio, rodada. Leitura e escrita – saia, saco, sala, selo, sede, soma, sino, sopa, soco, Reco-reco e o rato sofá, sabiá, sacola, sumo, suco, são. O rato roeu a roupa do rei. O sapo Reco-reco é amigo do rei. - Miauuuuuu... O sapo saiu da lagoa. Reco-reco pulou no rato. - Oi! Oi! Oi! Oi! O rei riu e falou: Simão falou a Sófia: - Reco-reco pegou o rato pelo rabo. - Cuidado, Sofia! O sapo sobe na sua saia. Sofia riu e falou: - O sapo não é mau. Ele é amigo!* Realçar a necessidade de combater os ratos, pelo perigo da transmissão Sofia é uma menina sabida. de doenças.
  • 16. Escola ........................................................................................................................................................... Plano Mensal Série: ______________________ Turma ______ - Turno: __________________ Período de ____/____/____ a ____/_____/______ Professora: ________________________________________________________________________________________________ Tema: ______________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ Objetivo: _____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________ SETEMBROCONTEÚDOS E ATIVIDADES AVALIAÇÃO:Movimento Explorar todo o brincar, o dançar o dramatizar do tema das datas A avaliação será continua através da: comemorativas. TRABALHO MOTOR FINO: rasgadura, enfiagem, dobradura e 1. observação. colagem relacionada sempre a leitura. 2. participação. Exploração da relação corpo e espaço (lateralidade fundamental para o 3. socialização de saberes (de acordo com a maturação) aprimoramento da escrita). 4. execução das atividades. METODOLOGIAMusical Aulas dialogadas, vivenciadas, com auxílio de materiais Explorar toda a parte musical que envolva o tema das datas concretos, excursões, entrevistas, atividades orais e escritas; comemorativas. dramatização e música. DATAS COMEMORARTIVASArte Plástica Toda a decoração do espaço da sala de aula com cartazes, painéis que envolvam o tema das datas comemorativas e famílias silábicas em estudos (todos os dias explorar os cartazes, para o aprimoramento da leitura e escrita). Explorar desenhos, pinturas, recortes e colagens que envolvam os temas em estudo. .Arte teatral _______________________________________________________ Buscar a ação teatral relacionada aos temas em estudo. Realizar a caracterização das crianças conforme a escolha da ação teatral.
  • 17. CONTEÚDOS E ATIVIDADESLinguagem oral Ciências Naturais e Ciências Sociais Favorecer para que as crianças tenham o seu momento de falar sobre os temas das datas comemorativas, através de suas O céu de dia. O que posso ver? experiências. O céu de noite. O que posso ver? Favorecer para que as crianças observem cenas relacionadas O que é o sol? O que é a lua? O que são estrelas? ao tema e as interpretem, contando suas próprias histórias. O que posso fazer de dia? Criar o momento da história (relacionada as datas O que posso fazer a noite? comemorativas e as famílias silábicas em estudo) contada pela A mesma paisagem muda do dia para noite? professora, e fazer a interpretação da mesma, levando a Por que existe dia e noite? (movimento da terra ao redor do SOL) criança a elaborar perguntas e respostas. O tempo: sol ensolarado; chuvoso; nublado; a chuva de noite. Realizar leituras incidentais e formais com as silabas já trabalhadas. Matemática Descobrir novas palavras com as Silabas das famílias Realização de contagem livre dos números de 0 a 40 silábicas estudadas. TRABALHAR A ESCRITA NUMÉRICA BUSCANDO AJUDAR Estudo das famílias silábicas – Tt - Vv – Xx - Zz e AQUELES QUE AINDA TEM DIFICULDADES. contextualiza-las com o estudo dos astros - OS ASTROS: Reconhecer a necessidade e a função do número (calendário, relógio e SOL; LUA; ESTRELAS. idade das crianças). Realizar leituras dirigidas que tenham sido enviadas para casa Iniciar o trabalho CONCRETO para o entendimento das pra serem estudadas. MEDIDAS DE TEMPO: dia e noite, dias da semana, relógio – REALIZAR interpretação de textos. hora. REFORÇO COM AS CRIANÇAS QUE TEM Classificação (separar): quantidades pedidas pela atividade; explorar DIFICULDADE DE LEITURA ( a partir de agora só terão as medidas. dificuldades as crianças que não são devidamente Correspondência um a um: relacionar nmero a quantidade. acompanhadas pelos pais, por tanto cabe a educadora da série Agrupamento (juntar): por quantidade numérica. em questão mostrar sempre a importância do Seriação (o ato de organizar obedecendo a uma ordem ou uma acompanhamento familiar). seqüência) .Explorar seqüência numérica e relação número e quantidade de 0 a 50. Conhecer vizinhos numéricos (antecessor e sucessor) Compor e decompor objetos (figuras) - (analise e síntese) . Quebra- cabeça de figuras relacionadas aos temas em estudo. Seqüência : de ações; e quadros de história relacionados a leitura e escrita dos temas em etudo. Dever de casa – Leitura e escrita das famílias silábicas em estudo.

×