• Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
578
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
23
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Denise obrigada por mais esse aprendizado, que Deus te ilumine sempre, para que você possa continuar iluminando vidas!
  • 2. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação )
  • 3. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação )
  • 4. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação )
  • 5. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) O planejamento e a adaptação de materiais pedagógicos na práxis dos profissionais relacionados às ciências da saúde e da pedagogia no atendimento às crianças (alunos) portadoras de necessidades especiais é um fator primordial para uma desenvoltura educacional e pedagógico coeso em todas as escolas de nosso país. Nossas escolas devem viabilizar uma pedagoga para atender, planejar e promover meios e possibilidades de trabalhos educacionais com os alunos Portadores de NEEs. Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
  • 6. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Os benefícios do planejamento e a adaptação de materiais pedagógicos na práxis dos profissionais relacionados às ciências da saúde e da pedagogia no atendimento às crianças (ALUNOS) portadoras de necessidades especiais, proporcionarão um processo de desenvolvimento de suas habilidades globais e especificas.
  • 7. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL QUE TRATA DA INCLUSÃO: Lei nº. 7.853, de 1989, dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social. Estatuto da Criança e do adolescente, de 1990. Íntegra da Declaração de Salamanca, de 10 de junho de 1994, sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educacionais especiais. Capítulo da LDB, de 1996, sobre a Educação Especial. Decreto nº. 3.298, de 1999, regulamenta a Lei nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.
  • 8. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL QUE TRATA DA INCLUSÃO: Constituição de 1988 (consultar o artigo 208). A lei nº. 10.172, de 2001, aprova o Plano Nacional de Educação que estabelece vinte e oito objetivos e metas para a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais.
  • 9. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL QUE TRATA DA INCLUSÃO: Resolução nº. 2, de 11 de setembro de 2001 que institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Íntegra do Decreto nº. 3.956, de outubro de 2001, que promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção da Guatemala). Resolução do Conselho Nacional de Educação nº. 1/2002 define que as universidades devem prever em sua organização curricular formação dos professores voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • 10. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL QUE TRATA DA INCLUSÃO: A lei nº. 10.436/02 reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Decreto nº. 5.626/05 - Dispõe sobre a inclusão de Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras. Decreto nº. 6.571, de 17 de setembro de 2008, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • 11. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Temos a concretização dos nossos direitos por meio das Leis, direitos que foram garantidos através de muitas reivindicações populares. Os pais, profissionais da saúde, educadores, simpatizantes da causa e portadores de necessidades especiais, para que tivessem seus direitos garantidos, tiveram que lutar muito por Leis coesas que os respeitassem que os vissem como cidadãos. A sociedade precisou expressar sua indignação perante o governo para que esse pudesse estabelecer critérios legais para as pessoas com NEEs. Em meio a manifestações nacionais e internacionais é que começaram as mudanças, na qual se visualizava o deficiente como sujeito de uma sociedade, que tem limitações leves ou severas, mas, independente das limitações, devem ser respeitados por todos, e terem seus direitos garantidos perante as Leis. Denise Teperine no contexto de sua palestra revelou que os direitos devem ser respeitado com educacionalmente com delicadeza.
  • 12. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Todo ser humano, em todas as suas dimensões, é o centro e o foco de qualquer movimento para a sua promoção. O princípio é válido, tanto para as pessoas normais e para as ligeiramente afetadas como, também, para as gravemente prejudicadas, que exijam uma ação integrada de responsabilidade e de realizações pluridirecionais. Todo ser humano conta com possibilidades reais, mínimas que sejam de alcançar pleno desenvolvimento de suas habilidades e de adaptar-se positivamente ao ambiente normal. (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM apud CORRÊA, 2005, p.55-56 apud SOARES). Segundo Soares (2010 p. 13). A Declaração Universal dos Direitos do Homem não é exatamente uma lei, mas constitui direitos à humanidade, independente da nacionalidade, religião, cor, sexo, política, enfim, de uma forma mais abrangente esclarece em um documento oficial os direitos comuns para todos os cidadãos, inclusive a garantia de educação para todos, sendo assim, incluiu os educandos que têm alguma deficiência. Vejamos abaixo alguns fragmentos dessa declaração. Nesse sentido Denise Teperine foi enfática “que todos os seres humanos devem ser respeitados, independente de sua especificidade física e mental”.
  • 13. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Todo ser humano, em todas as suas dimensões, é o centro e o foco de qualquer movimento para a sua promoção. O princípio é válido, tanto para as pessoas normais e para as ligeiramente afetadas como, também, para as gravemente prejudicadas, que exijam uma ação integrada de responsabilidade e de realizações pluridirecionais. Todo ser humano conta com possibilidades reais, mínimas que sejam de alcançar pleno desenvolvimento de suas habilidades e de adaptar-se positivamente ao ambiente normal. (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM apud CORRÊA, 2005, p.55-56 apud SOARES).
  • 14. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. A Declaração evidencia que a criança tem o direito à educação, de desenvolver suas habilidades sejam elas cognitivas, motoras, emocionais; que é necessário que haja uma integração da criança que tem alguma deficiência com as ditas “normais”, que ela seja realmente incluída no ambiente escolar. Sendo que suas limitações devem ser respeitadas por todos, pois, cada criança tem sua particularidade, seu ritmo de aprendizagem diferenciado uns dos outros, então é necessário se pensar formas que poderiam ajudar nesse processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais.
  • 15. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) Projeto da tese de Simone Helen Drumond - INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NA PRÁXIS DOS PROFISSIONAIS RELACIONADOS AS CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA PEDAGOGIA NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Todas as crianças têm direito fundamental à educação e deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível adequado de conhecimento. Cada criança tem características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que lhes são próprias. Os sistemas educativos devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenham em vista toda a gama dessas diferentes características e necessidades. As pessoas com necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular que deverão integrá-las numa pedagogia centrada na criança, capaz de atender a essas necessidades. As escolas regulares, com essa orientação integradora, representam os meios mais eficazes de combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade integradora e alcançando educação para todos, além de proporcionar uma educação efetiva à maioria das crianças e melhorar tanto a eficiência como a relação custo-benefício de todo o sistema educativo. (UNESCO, 1994 apud SOARES 2010).
  • 16. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) O papel de todos no processo didático-pedagógico educacional nas escolas deve ser o de promover a participação coletiva, a interação e a socialização dos sujeitos, além de desafiar os alunos, a partir de suas potencialidades a buscarem soluções, através dos materiais adaptados. Esse compromisso mediador irá despertar no aluno um espírito de companheirismo, cooperação e autonomia. Simone Helen Drumond – 8808-2372 / 8813-9525 Pedagoga e Mestranda em Ciências da Educação
  • 17. O DESAFIO DA INCLUSÃO COM APRENDIZAGEM PALESTRA MINISTRADA PELA PEDAGOGA DENISE TEPERINE Glosas da palestra: Simone Helen Drumond Ischkanian (Mestranda em Ciências da Educação ) O planejamento e da adaptação de materiais pedagógicos na práxis dos profissionais relacionados às ciências da saúde e da pedagogia no atendimento aos alunos portadoras de necessidades especiais, irá promover meios para que o aluno a possa interagir de forma coletiva, ou seja, irá apresentar seu ponto de vista, discordar, apresentar suas soluções. Isso irá revelar que os alunos portadoras de NEEs estão sendo incluídos nesse ambiente escolar, sendo respeitados, aceitos, e participando das atividades, juntamente com os demais, sem nenhum tipo de constrangimento.. Simone Helen Drumond – 8808-2372 / 8813-9525 Pedagoga e Mestranda em Ciências da Educação