Cartaz adaptação escolar

13,418 views

Published on

Published in: Education

Cartaz adaptação escolar

  1. 1. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN A entrada na Escola representa umimportante momento para a família epara a criança. Esta, por sua vez, vaiconviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos. O papel da Escola não é ser umsubstituto da mãe, mas suplementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos da criança, só a mãedesempenha, estendendo os vínculos para além da família.
  2. 2. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Para a criança, a Escola fornece oportunidades para uma profunda relação pessoal com outras pessoas, que não são os pais. Separar-se dos pais e ir para Escola é uma experiência intensa que envolve ganhos e perdas, exige e promove crescimento.
  3. 3. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN A criança que está indo pela primeira vez à Educação Infantil não tem muita noção do que vai encontrar, apenas confia nos seus pais. Tem como referencial, experiências anteriores de separação e a segurança de que ela fica sozinha por algum tempo mas eles retornam. Algumas alterações em sua rotina também podem acontecer, independentes de a criança estar bem na Escola ou não, como: problemas alimentares, mudanças nos horários de sono ou mesmo demonstrações de ressentimento com os pais, manhas, birras e desafio de limites anteriormente estabelecidos
  4. 4. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Adaptação ao novo espaço Conhecimento do espaço-classe: objetos, enfeites, móveis. Conhecimento do material. Conhecimento do banheiro. Conhecimento do pátio. Conhecimento do refeitório. E de outras dependências da escola.
  5. 5. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN A escola devem: Passar confiança e segurança aos pais. Fazer entrevistas (também como forma de conhecer aos pais e ver a relação que têm com seus filhos). Viabilizar que as entradas e saídas sejam menos conflitivas possíveis: paciência com os pais.
  6. 6. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN A escola devem: Por limites claros aos pais desde o princípio (pontualidade, roupa marcada, que no princípio não entrem muito nas salas) evitando os enfrentamentos. Explicar sempre à criança todas as situações novas que vão viver: situações cotidianas, atividades, entrada, saída, jardim, refeição, descanso, etc.
  7. 7. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Atitudes dos educadores Ao encontrar-se com a criança manter uma postura de boa aproximação, respeito, afeto, sem ansiedade nem agonia. Ter conhecimento do nome da criança antes da sua chegada à escola. Promover um clima de segurança afetiva individual e coletiva.
  8. 8. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Atitudes dos educadores Manter a tranquilidade diante de manifestações de falta de adaptação da criança (dengos, raivas, choros, falta de apetite), mas sem abandono. Atenção individualizada, mas não exclusiva, sobretudo nos momentos cotidianos de: chegadas, despedidas, refeições; compreendendo como momentos de grande importância para a relação individual-afetiva com a criança (tratando de evitar a pressa, agonia, nervosismo, etc.).
  9. 9. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Atitudes dos educadores IMPORTANTE! Ter conhecimento da criança através de entrevista com ao pais, observação da criança e de suas reações diante situações cotidianas da escola.
  10. 10. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Atitudes dos educadores Ter conhecimento da criança através de entrevista com ao pais, observação da criança e de suas reações diante situações cotidianas da escola. NOTA: Neste aspecto não estou tratando somente de escolas privadas, as escolas públicas devem viabilizar em seu calendário escolar a melhor forma de promover este espaço de entrevista com os pais e contato com as crianças. A função da escola é marcar positivamente!
  11. 11. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Adaptação ao espaço da sala de aula Na medida em que a criança vá se adaptando, organize atividades para que a criança se ponha em contato com o resto do grupo: conhecimento dos nomes das outras crianças. Conhecimento da etapa evolutiva pela qual atravessa a criança, entendendo o egocentrismo característico desta etapa, ajudando-a a superar por meio de atividades em grupo, que aprendam a compartilhar o material (“nem tudo é meu”) e a cuidá-lo e guardá-lo.
  12. 12. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Adaptação ao espaço da sala de aula Tente com que a criança canalize a agressividade surgida em situações de compartilhamento, buscando fórmulas alternativas (“não pegue este brinquedo do seu amigo, pegue outro da estante”). Entenda a conduta agressiva da criança como uma forma de relação normal nesta idade e principalmente no período de adaptação. Este limite deve ser imposto por parte da educadora de uma forma não agressiva e sem tensões, igualmente ao restante dos limites.
  13. 13. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIANCada criança é única e a adaptação escolar deveser respeitada!
  14. 14. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Cada criança é única e a adaptação escolar deve ser respeitada! A segurança da família é decisiva para um bom andamento da adaptação.
  15. 15. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Cada criança é única e a adaptação escolar deve ser respeitada! Os pais devem estar certos de que é este o momento de colocar seu filho na Escola e que escolheram certa para mediar os saberes necessários ao desenvolvimento de sua criança.
  16. 16. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Cada criança é única e a adaptação escolar deve ser respeitada! A vinda da criança para a ESCOLA deve ser muito bem planejada.
  17. 17. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos paisA vinda da sua criança para anossa ESCOLA, foi muito bem planejada!
  18. 18. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais O choro na hora da separação é prosaico e nemsempre significa quea criança não queira ficar na Escola.
  19. 19. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos paisEvitem comentáriossobre adaptação e comportamentosem geral da criança na sua presença.
  20. 20. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança emfase de adaptação pode deixá-la insegura.
  21. 21. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais Incentive o (a) seu (sua) filho (a) aprocurar ajuda de sua professora quandonecessitar algo, para que crie um vínculo afetivo com ela..
  22. 22. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIANSe os pais confiam na Escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento serátransmitido à criança,que suportará melhor a nova situação.
  23. 23. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela professora e coordenação para evitar “regressões” mais tarde.
  24. 24. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais Cada criança reage a seu modo e tem seu “tempo” de adaptação. Não se preocupe se o colega de seu filho já está adaptado e o seu ainda solicita sua presença.
  25. 25. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais É preciso respeitar omomento da adaptação escolar. Você pode (e deve!) participar dessedia-a-dia, conversando com a professora.
  26. 26. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais Despeça-se de seu(sua) filho(a), assim ele não ficará lhe procurando noespaço da escola.
  27. 27. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais Após os 2 (dois)primeiros dias seja breve e objetivo, dessa forma você transmitirásegurança à ele(a) e isso fará com que se sinta seguro(a) no novo ambiente.
  28. 28. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos paisProcure retirar seu(a)filho(a) da escola em um momento de prazer, assim ele(a) ficará com uma sensação boa e gostará de retornar.
  29. 29. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Queridos pais Evidencie as coisas boas da escola sem pressionar a criança, se ela não quiser comentar nada respeite.
  30. 30. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS A segurança da família é decisiva para um bom andamento da adaptação. Estejam certos de que é este o momento de colocar seu filho na Escola e que escolheram a escola certa para sua criança. A vinda da criança para a Escola deve ser preparada; entretanto evite longas explicações, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança. O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na Escola.
  31. 31. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Evite comentários sobre adaptação e comportamentos em geral da criança na sua presença. É necessário extremo cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixá-la insegura. Incentive o (a) seu (sua) filho (a) a procurar ajuda de sua professora quando necessitar algo, para que crie um vínculo afetivo com ela.. Se os pais confiam na Escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.
  32. 32. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Evite interrogatórios sobre o dia da criança no ambiente escolar. Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela professora e coordenação para evitar “regressões” mais tarde. Cada criança reage a seu modo e tem seu “tempo” de adaptação. Não se preocupe se o colega de seu filho já está adaptado e o seu ainda solicita sua presença É preciso respeitar esse momento. Você pode (e deve!) participar desse dia-a-dia, conversando com a professora.
  33. 33. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN UM PEQUENO GUIA PARA OS PAIS Despeça-se de seu(sua) filho(a), assim ele não ficará lhe procurando no espaço da escola. Após os 2 (dois) primeiros dias seja breve e objetivo, dessa forma você transmitirá segurança à ele(a) e isso fará com que se sinta seguro(a) no novo ambiente. Procure retirar seu(a) filho(a) da escola em um momento de prazer, assim ele(a) ficará com uma sensação boa e gostará de retornar. Evidencie as coisas boas da escola sem pressionar a criança, se ela não quiser comentar nada respeite.
  34. 34. PORTFÓLIO PARA PLANEJAMENTO DA PRENDIZAGEM INFANTIL POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Professor (a): .................................................................................................................. Série: ............................................................................................................................... Conteúdo (s): ADAPTAÇÃO ESCOLAR Objetivo (s)Procedimentos Metodológicos Recursos Avaliação
  35. 35. ADAPTAÇÃO ESCOLAR POR SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Professor (a): ..................................................................................................................... Série: ....................................................................................... Data ........./.........../........... Conteúdo: ........................................................................................................................... FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES INFANTISAluno (a) ADAPTAÇÃO ESCOLAR

×