Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
A importancia da rotina escolar por simone heen drumond
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

A importancia da rotina escolar por simone heen drumond

  • 18,529 views
Published

simone_drumond@hotmail.com …

simone_drumond@hotmail.com
http://simonehelendrumond.blogspot.com

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
18,529
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
217
Comments
2
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A IMPORTÂNCIA DA ROTINA ESCOLAR Simone Helen Drumond simone_drumond@hotmail.com (92) 8808-2372 / 8813-9525
  • 2. A IMPORTÂNCIA DA ROTINA ESCOLAR As escola devem possibilitar às crianças um Simoneambiente onde elas possam pesquisar e expressar Helenos temas que desejam abordar nos projetos, o Drumondeducador deve, desde o início do ano letivo, simone_drumond@hotmail.comorganizar o espaço pedagógico (a sala de aula e http://simonehelendrumond.blogspot.comdemais espaços da escola), exclusivamente para MANAUS-AMproporcionar diversas experiências às crianças. (92) 8808-2372 8813-9525 Esta organização do espaço pode ter suasbases desde a rotina escolar onde ainterdisciplinaridade do contexto social, físico epessoal permeiam na exploração dos cartazes ediálogos. A rotina deve oferecer às crianças momentosonde elas possam desenvolver atividades quedesenvolvam suas habilidades infantis.
  • 3. A IMPORTÂNCIA DA ROTINA ESCOLAR SimoneUm dos elementos mais importantes da HelenEducação Infantil é a ROTINA ESCOLAR. DrumondEla proporciona à criança sentimentos de simone_drumond@hotmail.comestabilidade e segurança. http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AM (92)A ROTINA ESCOLAR estabelece maior 8808-2372facilidade de organização espaço-temporal, 8813-9525e liberta a criança dos sentimentos deestresse que um cotidiano familiar e escolardesestruturado podem causar.A ROTINA ESCOLAR NÃO É ALGORIGIDO!
  • 4. A IMPORTÂNCIA DA ROTINA ESCOLARA ROTINA ESCOLAR deve ser bastante Simonecriativa, alegre e prazerosa, proporcionado Helen Drumondespaço para a construção diária do projetopolítico-pedagógico da instituição de simone_drumond@hotmail.comEducação Infantil. http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AM (92)A ROTINA ESCOLAR deve ser 8808-2372 8813-9525criteriosamente planejada, no contato diáriocom as crianças. A exploração do contextodos cartazes e das atividades devem sermovidos pela criatividade.Neste contexto a linearidade do desânimonão devem ter vez.
  • 5. HORA DA RODINHA NO COTIDIANO ESCOLAR.A RODINHA é presente na rotina de diversas Simone Heleninstituições de Educação Infantil é um dos Drumondmomentos mais importantes para a simone_drumond@hotmail.comorganização do trabalho pedagógico e o http://simonehelendrumond.blogspot.comdesenvolvimento das crianças. MANAUS-AM (92)Na roda, o professor recebe as crianças, 8808-2372 8813-9525proporcionando sensações como acolhimento,segurança e de pertencer àquele grupo, aospequenos que vão chegando. Para tal, podeutilizar jogos de mímica, músicas e mesmobrincadeiras tradicionais, como “andoleta” e“corre-cotia”, promovendo um verdadeiro “ritual”de chegada.
  • 6. HORA DA RODINHA NO COTIDIANO ESCOLAR.Após a chegada, o educador deve organizar Simone Helena roda de conversa, onde as crianças podem Drumondtrocar idéias e falar sobre suas vivências. simone_drumond@hotmail.comAqui cabe ao educador organizar o espaço, http://simonehelendrumond.blogspot.compara que todos os que desejam possam falar, MANAUS-AM (92)para que todos estejam sentados de forma 8808-2372que possam verem-se uns aos outros, além 8813-9525de fomentar as conversas, estimulando ascrianças a falarem, e promovendo o respeitopela fala de cada um.Através das falas, o professor pode conhecercada um de seus alunos, e observar quaissão os temas e assuntos de interesse destas.
  • 7. HORA DA RODINHA NO COTIDIANO ESCOLAR.Nas rodas de conversas, o educador pode desenvolveratividades que estimulam a construção do conhecimento Simoneacerca de diversos códigos e linguagens. Helen DrumondExemplo: simone_drumond@hotmail.com1. Marcação do dia no calendário. http://simonehelendrumond.blogspot.com2. Brincadeiras com crachás contendo os nomes das crianças. MANAUS-AM3. Jogos dos mais diversos tipos (visando apresentá-los às (92)crianças para que, depois, possam brincar sozinhas) e outras. 8808-23724. Discussões acerca do projeto que está sendo trabalhado 8813-9525pela classe.5.Exploração dos cartazes da sala de aula.6. Novidades do dia ( neste contexto é possível abrir umespaço de composições do planejamento do dia).O tempo de duração da roda deve equilibrar as atividadesa serem ali desenvolvidas e a capacidade deconcentração/interação das crianças neste tipo deatividade.
  • 8. HORA DAS NOVIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR.No momento da ROTINA ESCOLAR, compete Simoneao educador organizar atividades onde a Helencriança, através de ações (mentais e Drumondconcretas) possa construir conhecimentos de simone_drumond@hotmail.comdiferentes naturezas. http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AM (92)EXEMPLO: 8808-2372 8813-95251. Conhecimentos Físicos (cuja fonte é aobservação e interação com os mais diversosobjetos, explorando as suas propriedades).2. Conhecimentos Lógico-Matemáticos(resultado de ações mentais e reflexões sobreos objetos, estabelecendo relações entre eles).
  • 9. HORA DAS NOVIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR. Simone4. Conhecimentos Sociais (de natureza Helenconvencional e arbitrária, produzidos pelo ser humano Drumondao longo da construção de sua historia edesenvolvimento cultural. simone_drumond@hotmail.com http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMEXEMPLOS: (92) 8808-2372a) Leitura e a escrita. 8813-9525b) Conhecimentos relacionados à Geografia, à históriae a parte das Ciências Naturais).As atividades que proporcionam a construção destestipos de conhecimentos podem estar ligadas aostemas dos projetos desenvolvidos pela classe, oupodem ser resultado do planejamento do educador,planejando uma seqüência de atividadessignificativas.
  • 10. HORA DAS NOVIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR.A organização da sala de aula , para o desenvolvimento detais atividades, deve proporcionar às crianças a possibilidade Simonede trocarem informações umas com as outras, e de se Helenmovimentarem, e de atuarem com autonomia. Drumond simone_drumond@hotmail.comÉ importante que a disposição dos móveis e objetos na salatorne possível: http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AM (92)1.Que as crianças sentem em grupos, ou próximas umas das 8808-2372outras; 8813-95252.Que haja espaço para circulação na sala de aula e que osmateriais que as crianças necessitarão para desenvolver asatividades estejam ao seu alcance, e com fácil acesso.Estas atividades também podem ser realizadas em espaçosfora da sala de aula, como. Por exemplo, se a turma estádesenvolvendo um projeto sobre insetos, pode dar uma voltano jardim da escola, à procura de exemplares para o seu“Insetário” ou mural de insetos.
  • 11. HORA DAS NOVIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR.É fundamental que o educador planeje as Simone Helenatividades oferecidas. DrumondO educador também deve fornecer às crianças, os simone_drumond@hotmail.commateriais necessários para a sua realização e, MANAUS-AM http://simonehelendrumond.blogspot.comsobretudo, esteja presente, ouvindo as crianças e (92)auxiliando-as, pois somente assim ele poderá 8808-2372compreender o desenvolvimento das crianças e 8813-9525planejar atividades cada vez mais adequadas àsnecessidades delas.Para realizar este acompanhamento, o educadorpode planejar e oferecer ao grupo atividadesdiversificadas, em que cada criança escolhe,dentre as várias atividades disponíveis, em qual seengajará primeiro.
  • 12. ARTES PLASTICAS no cotidiano escolar.O trabalho com artes plásticas na Educação Infantil visaampliar o repertório de imagens das crianças, estimulando Simonea capacidade destas de realizar a apreciação artística e de Helenleitura dos diversos tipos de artes plásticas (escultura, Drumondpintura, instalações). simone_drumond@hotmail.com http://simonehelendrumond.blogspot.comPara desenvolver este trabalho de forma coesa , o MANAUS-AMeducador pode pesquisar e trazer, para a sala de aula, (92)diversas técnicas e materiais, a fim de que as crianças 8808-2372possam experimentá-las, interagindo com elas a seu 8813-9525modo, e produzindo as suas próprias obras, expressando-se através das artes plásticas. Assim, elas aumentarãosuas possibilidades de comunicação e compreensãoacerca das artes plásticas.Vale a pena apresentar as crianças obras e histórias deartistas (dos mais diversos estilos, países e momentoshistóricos), apreciando-as e emitindo suas idéias sobreestas produções, estimulando o senso estético e críticoinfantil.
  • 13. HORA DA HISTÓRIA NO COTIDIANO ESCOLAR. SimoneO ato de contar histórias para as crianças está Helenpresente em todas as culturas, letradas ou não Drumondletradas, desde os primórdios do ser humano. simone_drumond@hotmail.com http://simonehelendrumond.blogspot.comAs crianças amam ouvi-las, e os adultos podem MANAUS-AMdescobrir o enorme prazer de contá-las. (92) 8808-2372 8813-9525Na Educação Infantil, enquanto a criança aindanão é capaz de ler sozinha, o professor pode lerpara ela.Quando já é capaz de ler com autonomia, acriança não perde o interesse de ouvir históriascontadas pelo adulto; mas pode descobrir oprazer de contá-las aos colegas.
  • 14. HORA DA HISTÓRIA NO COTIDIANO ESCOLAR.A “HORA DA HISTÓRIA” é uma Simone Helenmomento valioso para a educação Drumondintegral (de ouvir, de pensar, de simone_drumond@hotmail.comsonhar) e para a ALFABETIZAÇÃO, http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMmostrando a função social da escrita. (92) 8808-2372O professor pode organizar este momento de 8813-9525diversas maneiras: no início ou fim da aula;incrementando com músicas, fantasias,pinturas; organizando uma pequenabiblioteca na sala; fazendo empréstimos delivros para que as crianças leiam em casa,enfim, há uma infinidade de possibilidades.
  • 15. HORA DAS BRINCADEIRAS NO COTIDIANO ESCOLAR.Brincar é a linguagem natural da criança! Simone HelenEm todas as culturas e momentos históricos as Drumondcrianças brincam (mesmo contra a vontade dos simone_drumond@hotmail.comadultos). http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMEntretanto, há instituições de Educação Infantil onde o (92)brincar é visto como um “mal necessário”, oferecido 8808-2372apenas por que as crianças insistem em fazê-lo, ou 8813-9525utilizado como “tapa-buraco”, para que o professor tenhatempo de descansar ou arrumar a sala de aula.A brincadeira é uma atividade essencial naEducação Infantil, onde a criança pode expressarsuas idéias, sentimentos e conflitos, mostrando aoeducador e aos seus colegas como é o seu mundo,o seu dia-a-dia.
  • 16. HORA DAS BRINCADEIRAS NO COTIDIANO ESCOLAR.A brincadeira é, para a criança, a mais valiosaoportunidade de aprender a conviver com pessoas Simone Helenmuito diferentes entre si; de compartilhar idéias, Drumondregras, objetos e brinquedos, superandoprogressivamente o seu egocentrismo simone_drumond@hotmail.comcaracterístico; de solucionar os conflitos que http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMsurgem, tornando-se autônoma; de experimentar (92)papéis, desenvolvendo as bases da sua 8808-2372personalidade. 8813-9525Cabe ao professor fomentar as brincadeiras, quepodem ser de diversos tipos.Exemplo 1:Forneça espelhos, pinturas de rosto, fantasias,máscaras e sucatas para os brinquedos de faz-de-conta: casinha, médico, escolinha, polícia-e-ladrão,etc.
  • 17. HORA DAS BRINCADEIRAS NO COTIDIANO ESCOLAR.EXEMPLO 2:Pode pesquisar, propor e resgatar jogos de regra e jogos Simonetradicionais: queimada, amarelinha, futebol, pique-pega, etc. Helen DrumondEXEMPLO 3: simone_drumond@hotmail.comPode confeccionar vários brinquedos tradicionais com as http://simonehelendrumond.blogspot.comcrianças, ensinando a reciclar o que seria lixo, e MANAUS-AMdespertando o prazer de confeccionar o próprio brinquedo: (92)bola de meia, peteca, pião, carrinhos, fantoches, bonecas, 8808-2372etc. 8813-9525EXEMPLO 4:Pode organizar, na sala de aula, um cantinho dosbrinquedos, uma “casinha” além de, é claro, realizardiversas brincadeiras fora da sala de aula.EXEMPLO 5:As brincadeiras podem despertar projetos: pesquisarbrinquedos antigos, fazer uma Olimpíada na escola, ou umaCopa do Mundo, etc.
  • 18. HORA DO LANCHE E HIGIENE NO COTIDIANO ESCOLAR.A HORA DO LANCHE na Educação SimoneInfantil não deve atender apenas às Helen Drumondnecessidades nutricionais dascrianças, mas também às simone_drumond@hotmail.com http://simonehelendrumond.blogspot.compsicológicas e sociais: MANAUS-AM (92) 8808-23721. De sentir prazer e alegria durante uma 8813-9525refeição.2. De partilhar e trocar alimentos entrecolegas.3. De aprender a preparar e cuidar doalimento com independência.4. De adquirir hábitos de higiene quepreservam a boa saúde.
  • 19. HORA DO LANCHE E HIGIENE NO COTIDIANO ESCOLAR.A HORA DO LANCHE também deve ser Simoneplanejada pelo professor. Helen DrumondA disposição dos móveis deve facilitar as simone_drumond@hotmail.comconversas entre as crianças. http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AM (92)Devem haver lixeiras e material de limpeza por 8808-2372perto para que as crianças possam participar 8813-9525da higiene do local onde será desfrutado olanche (antes e depois dele ocorrer).Deve haver uma cesta onde as criançaspossam depositar o lanche que desejam trocarentre si (estimulando a socialização e, aomesmo tempo, o cuidado com a higiene).
  • 20. HORA DO LANCHE E HIGIENE NO COTIDIANO ESCOLAR.É importante que o professor demonstre e proporcioneàs crianças hábitos saudáveis de higiene antes e Simonedepois do lanche (lavar as mãos, escovar os dentes, Helenetc.). Drumond simone_drumond@hotmail.comO lanche também pode fazer parte dos projetos http://simonehelendrumond.blogspot.comdesenvolvidos pela turma: MANAUS-AM (92)1.Pesquisar os alimentos saudáveis. 8808-2372 8813-95252.Plantar uma horta, fazer atividades de culinária.3.Produzir um livro de receitas.4.Fazer compras no mercado para adquirir osingredientes de uma receita.Estas e outras atividades podem dar uma organizaçãopedagógica que possibilite às crianças participarativamente, e elaborar diversos projetos junto com aturma.
  • 21. HORA DAS ATIVIDADES FÍSICAS, LÚDICAS E PARQUE NO COTIDIANO ESCOLAR.“Não se concebe que o aluno sequer possua Simoneum corpo. Em movimento permanente. Que Helen Drumondencontre respostas através de seusdeslocamentos. Um corpo que é fonte e ponte simone_drumond@hotmail.comde aprendizagens, de reconhecimentos, de http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMconstatações, de saber, de prazer. (92)Basicamente, possui cabeça (para entender o 8808-2372que é dito) e mão (para anotar o que é dito). 8813-9525Portanto, pode e deve ficar sentado o tempotodo da aula. Breves estiramentos, andadelasrápidas, podem ser efetuadas nos intervalos.No mais, os braços são úteis para segurarlivros/cadernos/papéis e pés e pernas sesatisfazem ao ser selecionados paralevantar/perfilar/sair”. (ABRAMOVICH, 1998, p. 53)
  • 22. HORA DAS ATIVIDADES FÍSICAS, LÚDICAS E PARQUE NO COTIDIANO ESCOLAR.Na Educação Infantil, o principal objetivo do Simonetrabalho com o movimento e expressão corporal Helené proporcionar à criança o conhecimento do Drumondpróprio corpo, experimentando as possibilidades simone_drumond@hotmail.comque ele oferece (força, flexibilidade, equilíbrio,entre outras). Isto proporcionará a ela integrá-lo e http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMaceitá-lo, construindo uma auto-imagem positiva (92)e confiante. Para isso o professor deve 8808-2372proporcionar atividades, fora e dentro da sala de 8813-9525aula, onde a criança possa se movimentar.Alongamentos, ioga, circuitos, brincadeiraslivres, jogos de regras, tomar banho demangueira, subir em árvores... são diversas aspossibilidades. O professor deve organizá-las eplanejá-las, mas sempre com um espaço para ainvenção e colaboração da criança.(ABRAMOVICH, 1998, p. 53)
  • 23. HORA DAS ATIVIDADES FÍSICAS, LÚDICAS E PARQUE NO COTIDIANO ESCOLAR.O momento do parque também assume uma Simoneconotação diferente. Helen DrumondNão é apenas um intervalo para descanso das simone_drumond@hotmail.comcrianças e dos professores. http://simonehelendrumond.blogspot.com MANAUS-AMÉ um momento de desafio, afinal, há aparelhos, (92)árvores, areia, baldinhos e pás, pneus, cordas, bolas, 8808-2372bambolês e tantas brincadeiras que esses materiais 8813-9525oferecem.O professor deve estar próximo, auxiliando eestimulando a criança a desenvolver a suamotricidade e socialização, ajudando, também, aresolver os conflitos que surgem nas brincadeirasquando, porventura, as crianças não forem capazesde solucioná-los sozinhas.
  • 24. HORA DAS ATIVIDADES EXTRA-CLASSE NO COTIDIANO ESCOLAR. (Interação com a comunidade) Simone Helen DrumondA sala de aula e o espaço físico da escola não simone_drumond@hotmail.comsão os únicos espaços pedagógicos possíveis http://simonehelendrumond.blogspot.comna Educação Infantil. MANAUS-AM (92) 8808-2372Qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, 8813-9525dependendo do uso que fazemos dele.Praças, parques, museus, exposições, feiras,cinemas, teatros, supermercados, exposições,galerias, zoológicos, jardins botânicos,reservas ecológicas, ateliês, fábricas e tantosoutros.
  • 25. HORA DAS ATIVIDADES EXTRA-CLASSE NO COTIDIANO ESCOLAR. SimoneO professor deve estar atento à vida da Helencomunidade e da cidade onde atua, buscando Drumondoportunidades interessantes, que se relacionem simone_drumond@hotmail.comaos projetos desenvolvidos na classe, ou que http://simonehelendrumond.blogspot.compossam ser o início de novos projetos. MANAUS-AM (92) 8808-2372Este contexto certamente enriquecerá e ampliará 8813-9525o projeto político-pedagógico da instituição, quenão precisa ser confinando à área da escola.Podem haver até mesmo intercâmbios comoutras instituições educacionais, culturais efilantrópicas.