AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
LIMITES EDUCACIONAIS
HABILIDADES HARMONIA
BOA ACOLHIDA DIÁRIA
COMPREEN...
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
Quando o aluno autista frequenta
uma escola , devem ser levados em
con...
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
No decorrer da visita há que ter igualmente
em consideração alguns asp...
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
OS ALUNOS AUTISTAS NÃO
CONSEGUEM PREVER
CONSEQUÊNCIAS COM
SITUAÇÕES NO...
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
Os Professores de uma criança autista
devem explicar aos pais o quão
i...
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
Pais e educadores devem
ficar atentos ao que compete
as escolas padrão...
AUTISMO E ADAPTAÇÃO
SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
Referencia:
DRUMOND, Simone Helen Ischkanian.
Projeto: Autismo e Educa...
88 autismo e adaptação por simone helen drumond
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

88 autismo e adaptação por simone helen drumond

489 views
258 views

Published on

AUTISMO E EDUCAÇÃO DE SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
489
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

88 autismo e adaptação por simone helen drumond

  1. 1. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN
  2. 2. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN LIMITES EDUCACIONAIS HABILIDADES HARMONIA BOA ACOLHIDA DIÁRIA COMPREENSÃO OBJETIVIDADE ADAPTAÇÃO BOA VONTADE POSSIBILIDADES
  3. 3. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Quando o aluno autista frequenta uma escola , devem ser levados em conta alguns fatores, de modo a facilitar todo este processo de familiarização. Tal processo deverá ser feito antes das aulas começarem, e ao tratar-se de mudanças de estabelecimentos, ambos deverão estar implícitos no processo para que o educando se prepare previamente. (Hewitt, 2006). OBS. Disponibilizar fotos dos profissionais da escola é uma boa opção. Esse aspecto depende da realidade social de cada estado ou país. Esta familiarização surge como uma estratégia na inserção de alunos autistas, nas salas regulares, e vem reduzir a ansiedade e todo o desconforto que os alunos sentem ao ingressarem num estabelecimento novo.
  4. 4. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN No decorrer da visita há que ter igualmente em consideração alguns aspetos, para que futuramente o aluno se sinta seguro, como por exemplo, a utilização do mesmo caminho durante a visita, mostrar todas os espaços da escola necessárias ao aluno, como casas de banho, etc. O aluno deve ter liberdade para explorar toda a zona que envolve a nova escola, e assim que processa toda esta informação, numa segunda visita deve ser incentivado a participar nas atividades regulares. No caso de alunos autistas que não visitaram efetivamente o novo espaço a frequentar, procura-se perceber junto dos encarregados de educação quais os interesses do seu filho, para que num primeiro encontro possam ser apresentados alguns objetos do seu interesse (Hewitt, 2006).
  5. 5. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN OS ALUNOS AUTISTAS NÃO CONSEGUEM PREVER CONSEQUÊNCIAS COM SITUAÇÕES NOVAS, POR ISSO, NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO A NOVOS AMBIENTES MERECEM UMA ATENÇÃO ESPECIAL, PARA QUE ESTE NÃO SE OPRIMA COM QUALQUER SITUAÇÃO NEGATIVA, O QUE PODE REMETER O ALUNO PARA O ISOLAMENTO OU ATÉ MESMO PARA CASOS DEPRESSIVOS.
  6. 6. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Os Professores de uma criança autista devem explicar aos pais o quão importante é, para estes, encorajarem os seus filhos a serem independentes. Os pais devem despedir-se dos filhos à porta da escola, levando-os a um momento de calma imediata. PADRÃO INTERNACIONAL E ALGUMAS ESCOLAS NACIONAIS. Em muitas escolas existem aulas de manhã e no período da tarde, deve ser dada ao aluno a possibilidade de frequentar os dois períodos, para terem noção da realidade em que estão inseridos. Deste modo, todos os docentes envolvidos também se manterão alerta para poderem intervir sempre que necessário. A experimentação destas aulas não deve ser realizada em momentos confusos e com muito ruído.
  7. 7. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Pais e educadores devem ficar atentos ao que compete as escolas padrão internacional (cada pais possui um educação distinta) e muitas vezes esse padrões não competem a realidades educacionais de nosso país. Antes de matricular sua criança em uma escola, feche em contrato o que é possível para a educação de sua criança e o que não compete a escola, assim, será evitado conflitos constantes entre família e escola.
  8. 8. AUTISMO E ADAPTAÇÃO SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN Referencia: DRUMOND, Simone Helen Ischkanian. Projeto: Autismo e Educação. Disponível em: http:///simonehelendrumond.blogspot.com. In. DRUMOND. Simone Helen Ischkanian Coleção de portfólios educacionais para autistas. HEWITT, S. (2006). Compreender o Autismo – Estratégias para Alunos com Autismo nas escolas Regulares. Porto Editora. Compreender o Autismo – Estratégias para Alunos com Autismo nas escolas Regulares. HEWITT (2006)

×