• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
29 dezembro a relatório de investigação
 

29 dezembro a relatório de investigação

on

  • 136 views

 

Statistics

Views

Total Views
136
Views on SlideShare
136
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    29 dezembro a relatório de investigação 29 dezembro a relatório de investigação Document Transcript

    • PRINCIPAIS CONCEITOS E ELEMENTOS QUE ENVOLVEM AS INTERAÇÕES DA CRIANÇA COM O MEIO FÍSICO, NATURAL, SOCIAL, CULTURAL. Simone Helen Drumond Ischkanian No mundo globalizado destacar a importância dos principais conceitos e elementos que envolvem as interações das crianças com o meio físico, natural, social, cultural, como fator essencial de inclusão e democratização das oportunidades e de desafios educacionais e sociais para a consolidação de sua cidadania é bastante relevante, uma vez que nossas escolas municipais, vem buscando projetar melhorias na qualidade do ensino, o que faz da mesma um local de inclusão e democratização do ensino, esses aspectos permitem que os educadores, enquanto ensinam, aprendem e, enquanto aprendem, as crianças também ensinam. Toda essa holística educacional permite que o coletivo escolar, tenha uma visão de mundo é a respeite, e isso, permite que todos possam fazer parte da construção do conhecimento, por meio do contato com os aspectos educacionais relacionados ao meio físico infantil, a natureza, a sociedade e a cultural, que transforma pensamentos em ações educacionais, que permitam os indivíduos transcenderem, dentro de suas potencialidades. As interações das crianças com o meio físico, natural, social, cultural, mediada na metodologia de ensino adotada pelas escolas municipais de Manaus, estão baseada na proposta sóciointeracionista, cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro. Desta forma, o curso de pós-graduação do CEFORT, tem ampliando a capacidade de descoberta e construção de conhecimentos. A proposta de trabalho vem permitindo que educandos e educadores, possam ir penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos, por meio das perspectivas relacionadas a natureza, sociedade e cultura. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade educativa. Para prestar um atendimento de qualidade, as funções de assistir, criar, cuidar e educar, são fatores permanentemente trabalhados pelo coletivo escolar, onde nesse contexto o papel da gestora tem revelado uma perspectiva bastante positiva. MODOS DE ORGANIZAÇÃO DAS ÁREAS CURRICULARES A crença e a prática pedagógica da SEMED são essencialmente baseadas nos princípios epistemológicos formulados originalmente por Jean Piaget. Diversos outros autores como Vigotsky, Wallon, Freinet, Emília Ferreiro, Yves de La Taille e Howard Gardner, dentre outros, contribuíram para a elaboração da proposta sóciointeracionista que abraçamos, acreditando que cada homem é sujeito e autor de seu próprio conhecimento, ou seja, cada
    • homem interpreta o real à sua maneira, constituindo uma visão de mundo e concepções próprias. A base dessa construção, no entanto, não é solitária, faz-se no convívio social, na interação do sujeito com o meio e com outros indivíduos. Frente às exigências da realidade brasileira, dentro de um contexto de um mundo em rápida evolução, o CMEI MADRE ELÍSIA quer educar seus alunos para uma cidadania consciente, a fim de torná-los protagonistas e agentes de transformação da sociedade, capazes de intervir na realidade que está inserido, por meio de decisões tomadas de forma consciente e responsável, assim a suas concepções nas áreas curriculares do meio físico, natural, social e cultural, se baseiam em: CULTURA E SOCIEDADE OBJETIVO CONTEÚDO PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO 1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa. 2. Desenvolver socialização. 3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito. 4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país. 5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país. 6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira. • Eu/Família/Casa. • Escola • Meios de Transporte/Trânsito. • Meios de Comunicação. • Profissões. • Datas Comemorativas: 1. Carnaval. 2. Páscoa. 3. Dia Nacional do Livro Infantil. 4. Dia do Índio. 5. Dia do Trabalho 6. Dia das Mães. 7. São João. 8. Dia dos Pais. 9. Dia do Soldado. 10. Independência. 11. Dia da Árvore. 12. Primavera. 13. Semana do Trânsito. 14. Dia das Crianças. 15. Proclamação da República. 16. Primavera. 17. Dia da Árvore. 18. Natal e outros. Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão. Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
    • NATUREZA E MEIO FISICO OBJETIVO CONTEÚDO PROCEDIMENTO AVALIAÇÃO • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto- higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo. • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura. • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos. • Nomear e reconhecer diferentes animais. • O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo). • A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais). • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança. • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. Esses e outros conceitos são enriquecidos com a proposta de projetos e a realização de planejamentos (anual, mensal e diário). Buscando oferecer o que há de melhor na proposta pedagógica que embasa o Ensino Infantil. Modelo de ficha do planejamento diário.
    • ESPECIFICIDADES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA QUANTO ÀS INTERAÇÕES COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA, DA CULTURA E DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, RESSALTANDO AS VIVENCIAS, A ESPONTANEIDADE, A CURIOSIDADE, O LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, A IMAGINAÇÃO. A criança é marcada positivamente, por meio das vivencias que a escola proporciona. Onde as especificidades do desenvolvimento da criança quanto às interações com os elementos da natureza, da cultura e do conhecimento matemático, ressaltando as vivencias a espontaneidade, a curiosidade, o levantamento de hipóteses, a imaginação, são efetivadas de forma dinâmica, prazerosa e coesamente planejada em ações teóricas e metodológicas. De acordo com Horn (apud Hank 2004, p. 28): É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado. As crianças necessitam de espaço para desenvolver suas habilidades e assim poder projetar-se, em cada patamar educacional. Segundo Vygotsky: “o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”. (apud HANK, DAVIS e OLIVEIRA, 1993, p. 56). Portanto um ambiente estimulante para a criança é aquele em que ela se sente segura e ao mesmo tempo desafiada, onde ela sinta o prazer de pertencer a aquele ambiente e se identifique com o mesmo e principalmente um ambiente em que ela possa estabelecer relações entre os pares. Um ambiente que permite que o educador perceba a maneira como a criança transpõe a sua realidade, seus anseios, suas fantasias. Os ambientes devem ser planejados de forma a satisfazer as necessidades da criança, isto é, tudo deverá estar acessível à criança, desde objetos pessoais como também os brinquedos, pois só assim o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades. Para viabilizar essas perspectivas educacionais de forma concreta as escolas municipais, busca concentrar-se em uma rotina, onde as crianças possam galgar os caminhos educacionais e compreendê-lo.
    • ATIVIDADES INICIAIS DE ROTINA ESCOLAR - Acolhida dos alunos coletiva com dinâmicas que envolvem a oração e músicas focadas no movimento e no aprender lúdico. Conversas informais. Quantos somos hoje? Como está o tempo? Chamadinha. CARTAZES - Exploração dos painéis da classe: Como está o tempo? Quantos somos hoje? Ajudantes do dia. E outros relacionados a temática em estudo. NOVIDADES DO DIA – Conversa informal com os alunos sobre as novidades do dia e sobre os aspectos que permeiam sua vida infantil. ACOLHIDA E DINÂMICA DIÁRIA - A acolhida das crianças é desenvolvida de forma educacionalmente bem carismática. ATIVIDADES INTEGRADORAS ENTRE AS TURMAS - As atividades integradoras são fatores latentes entre as turmas, devido ao planejamento em conjunto entre os níveis escolares. Essas e muitas outras propagações educacionais permitem com que as crianças participem das atividades propostas, para aprender coesamente. Esse aprender coeso, permite que a criança se desenvolva de forma integral, para vivencia sua infância com perspectivas que as falam expressar sentimentos, emoções e tudo que possam evidenciar os patamares educacionais infantis que a permitiram avançar. As vivencias e as trocas são fatores latentes para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos. Portanto, é real afirmar que a natureza, da cultura e do conhecimento o meio físico, o conhecimento matemático, ressaltando as vivencias, a espontaneidade, a curiosidade, o levantamento de hipóteses, a imaginação, permitem que as crianças possam ir muito além das representações simbólicas da vida.
    • REFERÊNCIAS A criança e seu mundo. Disponível em: http://cefort.ufam.edu.br/posinfantil. Acessado em 08/12/2013. DAVIS, Claudia. OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1993. HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-espaco-fisico-sua-relacao-no-desenvolvimento- aprendizagem-.htm. Acessado em: 06/12/2013. Matemática, aritmética e descoberta. Disponível em: http://cefort.ufam.edu.br/posinfantil/pluginfile.php. Acessado em 08/12/2013 Pensamento infantil e a noção de espaço. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yq8c_-eTNTU Acessado em 08/12/2013 Pensamento infantil e a noção de tempo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8 Acessado em 08/12/2013 Pensamento infantil. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1GOPR3h2LQ8 Acessado em 08/12/2013