ICA-AtoM - Configuração PC

1,160 views
982 views

Published on

ICA-AtoM: configuração em ambiente virtual (VM) num computador pessoal (PC).

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,160
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
46
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

ICA-AtoM - Configuração PC

  1. 1. Configuração em ambiente virtual (VM) num computador pessoal (PC)
  2. 2. Esta apresentação tem o propósito de dar uma ideia geral sobre a instalação de uma máquina virtual (VM), dentro do nosso computador pessoal (PC), para podermos ter uma primeira experiência na utilização da plataforma ICA-AtoM. Esta operação é necessária para quem não possui ou não tem acesso a um servidor. Não substitui as instruções detalhadas de configuração e instalação presentes na wiki https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance ■ ICA-AtoM é uma aplicação sustentada na web, para descrição arquivística, adaptável a diversos tipos de repositórios. ■ É baseada nas normas emanadas pelo International Council of Archives (ICA) ■ O acrónimo AtoM corresponde a access to memory. INTRODUÇÃO
  3. 3. https://www.ica-atom.org/download.html Na página de download da aplicação, o que nos interessa são as instruções para quem não tem acesso a um servidor e deseje utilizá-la no seu PC, independentemente do sistema operativo (SO) utilizado.
  4. 4. https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance Na página apresentada encontram-se todas as instruções para fazer o download e a configuração do sistema.
  5. 5. https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance ■ Em primeiro lugar deve instalar-se a nossa máquina virtual, seguindo o primeiro link. ■ Instala-se o Oracle VM VirtualBox Manager num qualquer SO (usámos o Windows XP). ■ Descarrega-se o webserver da ICA que dará acesso ao ICA-AtoM executado num browser.
  6. 6. ■ Após o download do servidor virtual é este o aplicativo que será associado na configuração da network na nossa VM. ■ Fornecerá à VM um endereço de IP que utilizaremos para executar o ICA- AtoM no browser (i.e. Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, etc.). As instruções para configuração da VM devem ser seguidas aqui: https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance
  7. 7. ■ Após a configuração, este é o aspecto do computador virtual a correr dentro da nossa máquina principal. ■ O controlador IDE parametrizado corresponde à integração da aplicação tmp7_qacO.vmdk na Storage da VM.
  8. 8. ■ A VM em funcionamento. ■ Nesta fase devemos minimizar as janelas e prosseguir a configuração no browser pois agora já teremos acesso através do endereço de IP fornecido pelo ICA.
  9. 9. http://192.168.56.101/ ■ Nesta fase de teste devem ser respeitados todos os passos de configuração, pois o servidor da VM já está a comunicar directamente com o browser. ■ Os valores na configuração da base de dados (BD) não devem ser alterados.
  10. 10. Na configuração do site o utilizador deve: ■ Registar informação básica sobre a sua BD (e.g. título). ■ Preencher os campos para administração de conta. ■ Salvar os dados introduzidos.
  11. 11. ■ Após acedermos a http://192.168.56.101/ e efectuarmos o login com a conta configurada, teremos acesso à aplicação web ICA- AtoM, onde será possível explorar as possibilidades a nível de integração de dados. ■ Criámos a página de teste arquivo 1.0. ■ Os dados de administrador podem ser consultados/editados/elimina dos no separador “my profile”.
  12. 12. ■ Para desligar a VM devem ser seguidas algumas precauções referenciadas na wiki. ■ Uma boa prática é seleccionar apenas Machine/Close/Save the machine state, para não perdermos informação introduzida. ■ A wiki fornece mais informação sobre outras formas de shutdown. https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance
  13. 13. Sem a VM ligada não é possível efectuar acesso a http://192.168.56.101/
  14. 14. FIM Sara Isabel Pássaro dos Santos Março, 2013 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

×