ICA-AtoM - Configuração PC
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

ICA-AtoM - Configuração PC

  • 1,022 views
Uploaded on

ICA-AtoM: configuração em ambiente virtual (VM) num computador pessoal (PC).

ICA-AtoM: configuração em ambiente virtual (VM) num computador pessoal (PC).

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,022
On Slideshare
979
From Embeds
43
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
18
Comments
0
Likes
0

Embeds 43

http://arconte21.wordpress.com 43

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Configuração em ambiente virtual (VM) num computador pessoal (PC)
  • 2. Esta apresentação tem o propósito de dar uma ideia geral sobre a instalação de uma máquina virtual (VM), dentro do nosso computador pessoal (PC), para podermos ter uma primeira experiência na utilização da plataforma ICA-AtoM. Esta operação é necessária para quem não possui ou não tem acesso a um servidor. Não substitui as instruções detalhadas de configuração e instalação presentes na wiki https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance ■ ICA-AtoM é uma aplicação sustentada na web, para descrição arquivística, adaptável a diversos tipos de repositórios. ■ É baseada nas normas emanadas pelo International Council of Archives (ICA) ■ O acrónimo AtoM corresponde a access to memory. INTRODUÇÃO
  • 3. https://www.ica-atom.org/download.html Na página de download da aplicação, o que nos interessa são as instruções para quem não tem acesso a um servidor e deseje utilizá-la no seu PC, independentemente do sistema operativo (SO) utilizado.
  • 4. https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance Na página apresentada encontram-se todas as instruções para fazer o download e a configuração do sistema.
  • 5. https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance ■ Em primeiro lugar deve instalar-se a nossa máquina virtual, seguindo o primeiro link. ■ Instala-se o Oracle VM VirtualBox Manager num qualquer SO (usámos o Windows XP). ■ Descarrega-se o webserver da ICA que dará acesso ao ICA-AtoM executado num browser.
  • 6. ■ Após o download do servidor virtual é este o aplicativo que será associado na configuração da network na nossa VM. ■ Fornecerá à VM um endereço de IP que utilizaremos para executar o ICA- AtoM no browser (i.e. Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari, etc.). As instruções para configuração da VM devem ser seguidas aqui: https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance
  • 7. ■ Após a configuração, este é o aspecto do computador virtual a correr dentro da nossa máquina principal. ■ O controlador IDE parametrizado corresponde à integração da aplicação tmp7_qacO.vmdk na Storage da VM.
  • 8. ■ A VM em funcionamento. ■ Nesta fase devemos minimizar as janelas e prosseguir a configuração no browser pois agora já teremos acesso através do endereço de IP fornecido pelo ICA.
  • 9. http://192.168.56.101/ ■ Nesta fase de teste devem ser respeitados todos os passos de configuração, pois o servidor da VM já está a comunicar directamente com o browser. ■ Os valores na configuração da base de dados (BD) não devem ser alterados.
  • 10. Na configuração do site o utilizador deve: ■ Registar informação básica sobre a sua BD (e.g. título). ■ Preencher os campos para administração de conta. ■ Salvar os dados introduzidos.
  • 11. ■ Após acedermos a http://192.168.56.101/ e efectuarmos o login com a conta configurada, teremos acesso à aplicação web ICA- AtoM, onde será possível explorar as possibilidades a nível de integração de dados. ■ Criámos a página de teste arquivo 1.0. ■ Os dados de administrador podem ser consultados/editados/elimina dos no separador “my profile”.
  • 12. ■ Para desligar a VM devem ser seguidas algumas precauções referenciadas na wiki. ■ Uma boa prática é seleccionar apenas Machine/Close/Save the machine state, para não perdermos informação introduzida. ■ A wiki fornece mais informação sobre outras formas de shutdown. https://www.ica-atom.org/doc/ICA-AtoM_virtual_appliance
  • 13. Sem a VM ligada não é possível efectuar acesso a http://192.168.56.101/
  • 14. FIM Sara Isabel Pássaro dos Santos Março, 2013 This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.