Your SlideShare is downloading. ×
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Leitura Orante da Bíblia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Leitura Orante da Bíblia

2,523

Published on

Dicas de como fazer a Lectio Divina, ou a Leitura Orante da Palavra de Deus.

Dicas de como fazer a Lectio Divina, ou a Leitura Orante da Palavra de Deus.

Published in: Spiritual
1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
  • desejo receber orientações de leitura orante da Bíblia
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
2,523
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
88
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Fonte: Arquidiocese de Londrina-Secretariado de Pastoral.LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
  • 2. “FALA SENHOR, QUE TEU SERVO ESCUTA”(SM 3,10) A IGREJA RECOMENDA A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA O Concílio Vaticano II recomenda, com grande insistência, a Leitura Orante da Bíblia, quer pela piedosa leitura, quer por cursos apropriados (DV 25). O Documento de Aparecida (247;249) e as Novas Diretrizes Gerais da CNBB (2008-2010, n.63) destacam a Leitura Orante com seus quatro passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação, como um meio privilegiado de encontro pessoal com Jesus Cristo. Os documentos ainda incentivam a prática dos Grupos Bíblicos de Reflexão, dos Círculos Bíblicos e das reuniões de grupos. A Pontifícia Comissão Bíblica ensina que “a Leitura Orante (...), corresponde a uma prática antiga da Igreja” (A Interpretação da Bíblia na Igreja, p. 81). E por fim, ensina o Sínodo da Palavra, realizado em Roma, nos dias 05 a 26 de outubro de 2008, que o “método mais prático de acesso à Bíblia é a Leitura Orante” (Lectio Divina).
  • 3. “MARIA MEDITAVA EM SEU CORAÇÃO”(LC 2, 19.51) PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DA LEITURA ORANTE Escolher um texto com antecedência. Pode ser a Palavra da Liturgia do dia; ter hora e lugar marcados. Ser fiel ao plano proposto; tomar posição tranqüila e agradável. Cuidar da boa posição do corpo; fazer um pequeno relax, acalmar-se. Construir o seu santuário interior; estar na presença de Deus e viver em comunhão fraterna para poder silenciar e escutar; ter paz interior; colocar-se na presença de Deus com fé. Desejar rezar; invocar as luzes do Espírito Santo; ter paciência, não desistir, perseverar; abrir o texto e realizar os quatros passos: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.
  • 4. “O SENHOR DEU-ME UM OUVIDO DE DISCÍPULO”(IS 50,4) QUATRO EXIGÊNCIAS DA LEITURA ORANTEI. Ler o texto na unidade da Bíblia: Respeitar o princípio da unidade da Escritura, não tirar o texto fora do contexto. Não se pode isolar o texto fora do conjunto da Bíblia. Cada texto é um tijolo dentro de uma grande construção. Não “ficar ao pé da letra”, mas ler e interpretar o texto na vida de hoje. Leitura Orante não é estudar o texto sagrado, mas sob a luz da Palavra compreender, iluminar e transformar a realidade, converter-se ao Deus Vivo e Verdadeiro e aos irmãos.
  • 5. II. Ligar o texto com a realidade: Com os olhos na vida, nos acontecimentos, na situação concreta. A Leitura Orante não faz de nós professores da Escritura, mas transformadores da realidade. Não separar a Leitura Orante dos acontecimentos e dos sinais dos tempos, mas iluminar a vida com a Palavra, eis o objetivo da Leitura Orante.
  • 6. III. Ler a partir da fé em Jesus Cristo: Tudo na Bíblia converge para Jesus, Ele é a chave de compreensão e interpretação das Escrituras. Jesus é a última e definitiva revelação de Deus. “Ignorar as Escrituras é ignorar a Jesus Cristo”. A Leitura Orante é uma escola bíblica para sermos discípulos missionários de Jesus.
  • 7. IV. Ler o texto em comunhão com a Igreja: Com a comunidade de fé. O leitor não é o dono do texto. A Palavra de Deus foi confiada à Igreja que, por sua vez, é serva da Palavra. A Leitura Orante deve ser feita em comunhão com a Tradição, o Ensino e Fé da Igreja. Ler usando os resultados dos estudos bíblicos. “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38)
  • 8. OS QUATROS PASSOS DA LEITURA ORANTE 1º Passo – LEITURA: Ler, ler, ler... “O que o texto diz em si mesmo?”Conhecer, respeitar, situar o texto. Leitura lenta e atenta; reler, repetir, recordar de memória, relembrar em voz alta; ver o que o texto diz; perceber os verbos, as palavras chaves, as idéias centrais; averiguar a geografia, o contexto, as circunstâncias, as passagens do texto, os personagens com suas atitudes, seus gestos; ler com atenção, respeito, amizade, interesse, dedicação como se faz num encontro com um amigo; ler não é estudar, discutir, pesquisar, nem aumentar conhecimentos e teorias. É acolher, escutar, interiorizar a Palavra.
  • 9. 2º PASSO – MEDITAÇÃO:Ruminar, mastigar, revolver na memória “O que o texto me (nos) diz hoje?” Meditar é guardar no coração e deixar-se amar; meditar é aplicar o texto em nossa vida e realidade; ver o que a Palavra diz para mim; procurar atualizar a Palavra hoje; perceber as inspirações, os apelos, os afetos, as revelações, as iluminações do texto lido; interiorizar, internalizar, ingerir a mensagem; acolher outros significados do texto; aplicar na realidade pessoal, comunitária, social; deixar-se afetar pela Palavra; acolher o toque da graça.
  • 10. 3º PASSO: ORAÇÃO: Louvar, agradecer, pedir “O que temos me (nos) faz dizer a Deus?” É o momento da resposta, do diálogo, do encontro mais pessoal, do relacionamento com Deus. É expressar os sentimentos de perdão, louvor, intercessão, súplicas. Abrir o coração, envolver-se na presença de Deus, acolhendo a realidade e os apelos dos irmãos; fazer atos de perdão e reconciliação; rezar salmos, hinos em relação com o texto meditado.
  • 11. 4º PASSO: CONTEMPLAÇÃO “O que o texto me (nos) leva a viver?”É saborear, degustar, deixar-se envolver pela Palavra. É silenciar, estar quieto, em descanso sob o olhar amoroso de Deus. Sentir-se tocado, envolvido, amado, aceito, acolhido, perdoado, pacificado; Permanecer na presença, em receptividade, na atenção amorosa, nos braços do Pai; dar espaço para Deus, para o irmão e para a realidade da vida, afetivamente. Toda contemplação é para ser comunicada e vivida, em vista da transformação pessoal, comunitária e social. A Contemplação leva a viver a própria Palavra.
  • 12. “Buscai na Leitura,encontrareis pela meditação.Batei a porta na Oração, vós encontrareis na Contemplação” (Guido II)
  • 13. LEITURA ORANTE E VIDA DE DISCÍPULOSMISSIONÁRIOSA leitura Orante da Bíblia deve incendiar o coração do Orante e motivá-lo para a ação apostólica, para a missão, para a evangelização. A Palavra de Deus nos impele à caridade e ação social como: atenção aos pobres, acolhimento das pessoas, perdão às ofensas, partilha do pão, solidariedade. Pela prática da Leitura Orante, todos se colocam à disposição para trabalhar nas pastorais, nas comunidades, no dízimo, na catequese, assumindo grupos de reflexão, a visitação nas casas, etc. Quem medita as Escrituras encontra Cristo, sua Igreja e seu Reino; cresce na dimensão profética e social da fé, assumindo responsabilidades e trabalhos na comunidade e na sociedade.
  • 14. A Leitura Orante move o coração e abre os olhos para o irmão, para os necessitados, para a comunidade, para a implantação do Reino de Deus.

×