Your SlideShare is downloading. ×
Fundamentos da matemática 2013 final
Fundamentos da matemática 2013 final
Fundamentos da matemática 2013 final
Fundamentos da matemática 2013 final
Fundamentos da matemática 2013 final
Fundamentos da matemática 2013 final
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Fundamentos da matemática 2013 final

1,822

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,822
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA - ISEOL 1Plano de Ensino CURSO: PEDAGOGIA HABILITAÇÃO: DISCIPLINA: Fundamentos da Matemática CÓDIGO: C.H.SEMANAL: 2 horas/aula C.H. SEMESTRAL: 36 h/aula SÉRIE: 1º / 1º Semestre Nº. CRÉDITOS: 2 PROFESSOR: SANDRA DE L. R. DOS SANTOS OBJETIVOS Geral: Dominar os pressupostos teóricos e metodológicos do ensino da Matemática na Educação Básica. Conhecer as tendências atuais para o ensino da Matemática. Analisar , elaborar e organizar planos de ensino. Analisar livros didáticos e paradidáticos. Específicos:  Conhecer os documentos oficiais que regulamentam os conteúdos e metodologias do ensino da Matemática na Educação Infantil e Básica;  Compreender a importância da Matemática na formação do cidadão crítico;  Discutir sobre conteúdos e métodos para o ensino da Matemática na atualidade;  Elaborar/adequar atividades e metodologias de ensino viáveis para utilização em sala de aula;  Identificar estratégias próprias por parte da criança para resolver problemas matemáticos;  Refletir sobre a importância do registro em relação ao aprendizado das crianças. EMENTA A disciplina em questão tem como principal foco apresentar o ensino da matemática como um processo de construção no qual os futuros professores deverão conduzir seus alunos, numa metodologia que priorizará a descoberta e significação do conhecimento,deixando de lado um ensino bancário. A articulação de conteúdos científicos também será priorizada na disciplina, visando apresentar a matemática em seus vários contextos, inclusive na vida cotidiana. O panorama atual do ensino da matemática também será abordado, juntamente com jogos e brincadeiras matemáticas, assim como, a utilização de objetos de aprendizagem, como softwares, por exemplo.
  • 2. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA - ISEOL 2Plano de Ensino CONTEÚDO 1. O papel do professor de Educação Infantil e Básica no ensino da Matemática 2. Os princípios básicos da fundamentação matemática e sua evolução histórica 3. Documentos oficiais e o ensino da matemática 4. Matemática e vida cotidiana 5. Matemática na educação infantil 6. Características atuais no ensino da Matemática 7. Educação Inclusiva e o ensino da Matemática: noções gerais 8. Resolução de problemas 9. Jogos matemáticos e a Informática no ensino da Matemática 10. Modelagem matemática 11. Estudo da proposta curricular para a Educação Básica 12. A avaliação no dia-a-dia em sala de aula. METODOLOGIA Apresentação dos conteúdos será através de aulas expositivas, seminários e discussões utilizando a bibliografia básica por meio de envio eletrônicos dos textos e artigos a serem trabalhados em sala de aula. Os livros textos relacionados na bibliografia sugerida, serão utilizados tanto para discussão dos conteúdos propostos, como fonte para as atividades disponibilizadas pelo professor. Para resolução das atividades, os alunos trabalharão individualmente ou em grupos de até quatro pessoas e, ocasionalmente, o professor solicitará a entrega de alguns desses trabalhos e os mesmos estarão sujeitos a pontuação a ser negociada. Propostas interdisciplinares também farão parte das atividades que poderão ser realizadas, mediante a aplicação conceitos matemáticos específicos abordados na disciplina. Cabe ressaltar que muitas das iniciativas esboçadas acima poderão ser realizadas com o auxílio de diversas mídias disponíveis sendo que o seu uso se justifica não apenas pelo fato de tornar as atividades didáticas mais atrativas e atuais, mas, sobretudo pela possibilidade de desenvolver raciocínio lógico/crítico/analítico. MATERIAL DIDÁTICO
  • 3. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA - ISEOL 3Plano de Ensino  Livro texto, textos para atividades complementares, quadro branco e pincel.  Projetor multimídia. OBS 1: o laboratório de informática e o canhão multimídia serão utilizados quando o professor acreditar ser conveniente e houver disponibilidade para uso. Portanto, fica descartado o uso obrigatório, semanal e ininterrupto, do mesmo. OBS 2: sugere-se que o aluno disponha de, pelo menos, duas horas semanais para realização de exercícios e eventuais trabalhos solicitados pelo professor. Bem como, esteja atento aos conteúdos trabalhados em sala, permitindo um bom andamento das atividades didáticas. AVALIAÇÃO As avaliações serão de acordo com as normas regimentais e critérios específicos da disciplina, através de provas, trabalhos individuais ou em grupo, realizados em sala de aula e/ou como tarefas extraclasse. O exame final não obrigatório, envolverá toda teoria e prática abordada no programa e será levado a efeito, no término das aulas em data pré- fixada pela Secretaria aos alunos que obtiveram a média final superior a 4,00 (quatro) e inferior a 6,00 (seis) e que tenham 75% de frequência. BIBLIOGRAFIA BAURU. Prefeitura Municipal de Bauru. Secretaria de Educação de Bauru. Proposta Pedagógica de Educação Infantil do Município de Bauru. Bauru: Prefeitura Municipal, 1996. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental -Brasília . 1997. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CHEVALLARD, Y. et al. Estudar matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2001. DANTE, LR. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Ed. Ática, 2006.
  • 4. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA - ISEOL 4Plano de Ensino GIARDINETTO, J. R. B. Matemática Escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 1999. KAMII, C. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 11ª ed., Campinas:Papirus, 1990. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
  • 5. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA - ISEOL 4Plano de Ensino GIARDINETTO, J. R. B. Matemática Escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 1999. KAMII, C. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 11ª ed., Campinas:Papirus, 1990. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.
  • 6. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ORÍGENES LESSA - ISEOL 4Plano de Ensino GIARDINETTO, J. R. B. Matemática Escolar e matemática da vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 1999. KAMII, C. A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 11ª ed., Campinas:Papirus, 1990. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Básica. Pró-letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2008.

×