Qualidade..

1,737 views
1,532 views

Published on

Qualidade..

  1. 1. Aplicação Prática da Filosofia dos 5s.
  2. 2. 5,S O QUE É isso?  É uma metodologia de origem japonesa, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador, através da organização e limpeza do ambiente de trabalho
  3. 3. ORIGEM  “Programa 5S” foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, devido necessidade que havia de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas.  O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.
  4. 4. IMPORTANCIA  O 5 S é uma ferramenta que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas.  O programa 5 S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho.  É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar que proporcionam condições para uma maior produtividade.  O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa que veremos a seguir.
  5. 5. SENSO DE UTILIZAÇÃO
  6. 6. SENSO DE UTILIZAÇÃO Para lhe ajudar a pensar sobre isso, preparei alguns questionamentos:  O nosso guarda-roupa está apenas com os itens que utilizamos?  Pensamos apenas o que é útil para a nossa vida, para a nossa alegria?  Tudo que guardamos ou deixamos na empresa tem utilidade?  Tudo que guardamos em casa, sem uso, tem utilidade ?  Você costuma guardar brinquedos e móveis quebrados ?
  7. 7. SENSO DE UTILIZAÇÃO  "CADA PESSOA DEVE SABER DIFERENCIAR O ÚTIL DO INÚTIL".  "SÓ O QUE TEM UTILIDADE IMEDIATA DEVE ESTAR NA ÁREA DE TRABALHO".  "SOMENTE A QUANTIDADE CERTA DEVE ESTAR DISPONÍVEL".
  8. 8. SENSO DE UTILIZAÇÃO Verificando quais os materiais, ferramentas e equipamentos necessários à execução das atividade. Descartando itens desnecessários ao desenvolvimento do trabalho.
  9. 9. SENSO DE UTILIZAÇÃO É bastante comum as pessoas pensarem que Descarte significa jogar fora o que não tem serventia. No entanto, o significado é separar o que não é útil no momento.
  10. 10. SENSO DE UTILIZAÇÃO A área de descartados não é sinônimo de bagunça. Para evitar que isso aconteça, deverá ser totalmente identificada, facilitando a classificação dos materiais, no mínimo, conforme o quadro a seguir.
  11. 11. SENSO DE UTLIZAÇÃO DESCARTE Na área de descartados existem muitas coisas ainda úteis para outras áreas/pessoas da empresa. Estabeleça um prazo para que todos a visitem e possam verificar a existência de algo útil para seu trabalho ou área. Lembre-se: a área de descartados estará sempre em “renovação”, recebendo novos materiais, portanto haverá necessidade de espaço para acomodá-los.
  12. 12. SENSO DE UTILIZAÇÃO DESCARTE Geralmente quando falamos em separar “o útil do inútil” as pessoas pensam logo em materiais. Na verdade a filosofia dos 5s vai desde a sua empresa até você. Lembre-se que a mudança de estágio requer uma prática. Sem ela a mudança não é possível.
  13. 13. SENSO DE UTILIZAÇÃO A implantação do programa 5s requer primeiramente que você pratique. Implante na sua vida, na sua empresa. Você até poderá implantar primeiramente na sua empresa, mas e você? Como fica? Vai continuar jogando lixo na rua, continuar a desrespeitar as pessoas? Você já pensou o que aconteceria se um funcionário ou mesmo um cliente, que conhece o padrão de qualidade 5s implantado na nossa empresa o visse jogando um copo descartável em via pública?
  14. 14. SENSO DE UTILIZAÇAO E DESCARTE Principais vantagens:  Reduz a necessidade e gastos com espaço, estoque, armazenamento.  Diminui riscos acidentais do uso destes materiais pelo pessoal.  Diminui o desperdício.  Em resumo: melhora a qualidade de vida de todos os envolvidos.
  15. 15. SENSO DE ORDENAÇÃO “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”
  16. 16. SENSO DE ORDENAÇÃO Essa Ordenação consiste em arrumar as coisas que restaram após o Descarte. É uma das fases mais importantes, suportando as demais. Ela está presente em todos os momentos de nossas vidas por meio dos diferentes tipos de organização.
  17. 17. ORDENAÇAO DO TEMPO  Melhor rendimento no uso do tempo  Qualidade nas atividades programadas  Aquisição da consciência da limitação de seu tempo  Equilíbrio entre as obrigações profissionais e pessoais  Cumprimento dos compromissos em geral
  18. 18. SENSO DE ORDENAÇÃO EMOCIONAL A calma e a tolerância também é uma ferramenta de trabalho, deve ser usada na medida certa.
  19. 19. SENSO DE ORDENAÇÃO MATERIAL “Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.”
  20. 20. Nesta fase é importante:  Padronizar as nomenclaturas.  Usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padrão.  Guardar objetos diferentes em locais diferentes.
  21. 21. Nesta fase é importante  Organizar segundo a freqüência de uso
  22. 22. Nesta fase é importante:  Não deixar objetos ou móveis no meio do caminho, atrapalhando a locomoção no local.
  23. 23. Vantagens  Facilitação do acesso aos livros, equipamentos e documentos  Satisfação de quem executa  Facilitação da limpeza do local  Redução do risco de acidentes  Maior racionalização do trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente.
  24. 24.  Não há mais lugar para desordem e sujeira. Os prejuízos são enormes: tempo, energia, materiais, emocionais, dinheiro...  E, se alguém defender a bagunça como "patrimônio nacional", mostre que, hoje em dia, a ordem é facilitar tudo.
  25. 25. SENSO DE LIMPEZA  Vamos começar fazendo uma reflexão sobre Limpeza?  Quando passamos por um local extremamente limpo ficamos à vontade para jogar papel no chão ou fazer qualquer tipo de sujeira?  Nós nos sentimos bem em locais limpos?
  26. 26. SENSO DE LIMPEZA O significado principal da limpeza é o cuidado – respeito – pelos objetos e pessoas, incluindo você mesmo e tudo que interage com você. Os objetos podem ser instalações, tais como equipamentos, instrumentos, prédios, pátios, jardins e plantas. Pessoas e o meio ambiente também são importantes nesse significado.
  27. 27. SENSO DE LIMPEZA Então, vamos saber mais sobre o sentido amplo de “limpeza”? Você já sabe que limpar não significa somente melhorar a aparência, não é mesmo?
  28. 28. LIMPEZA Assim, quando se realiza a limpeza, verifica- se a situação dos objetos e instalações, sendo possível detectar, ainda no começo, qualquer anormalidade que, de alguma forma, possa agredir o homem e o meio ambiente. A responsabilidade pela limpeza é individual e todos devem incorporar novas atitudes para melhorar a integração entre o homem e o meio ambiente
  29. 29. SENSO DE LIMPEZA Consideram-se sujeiras,  odores fortes que possam prejudicar a saúde das pessoas;  excesso de partículas sólidas (pó e poeira) em suspensão ou acumuladas sobre os objetos, prejudicando a saúde e camuflando anormalidades nos objetos;  objetos danificados; entulhos  equipamentos funcionando mal, com problemas de vazamento, desregulados, descalibrados.
  30. 30. SENSO DE LIMPEZA Para isto, é importante que o pessoal tenha consciência e habitue-se a:  Procurar limpar os equipamentos após o seu uso, para que o próximo a usar encontre-o limpo;  Aprender a não sujar e eliminar as causas da sujeira;  Cuidar para que se mantenha limpo o local de trabalho  Não jogar lixo ou papel no chão;  Dar destino adequado ao lixo, quando houver.
  31. 31. SENSO DE LIMPEZA “Quem suja limpa; melhor do que limpar é não sujar”.
  32. 32. Finalidade "MANTER UM AMBIENTE SEMPRE FAVORÁVEL A SAÚDE E HIGIENE EM BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA".
  33. 33. SENSO DA SAÚDE E HIGIENE  Prática da higiene é qualidade de vida,  Higiene é manter as condições físicas e psicológicas favoráveis à saúde, ao equilíbrio.
  34. 34. Condições do Ambiente  Ambiente agradável, sem poluição sonora, visual  Ambiente seguro, sem risco de acidentes para as pessoas e para as instalações da empresa;  Uso de equipamento de proteção, cuidados técnicos com as áreas de risco;  Ambiente organizado, evita o stress  Não fumar em locais impróprios
  35. 35. Prática da Higiene no Ambiente Praticar os sensos anteriores Identificar e eliminar fontes de risco e de insalubridade. Manter excelentes condições de higiene nas áreas comuns
  36. 36. Prática da Higiene no Ambiente  Existência de fontes de sujeira;  Verificar a adequação isométrica dos móveis e equipamentos  Manutenção preventiva de equipamentos e instalações.  Cada membro da equipe deve ter a consciência da importancia de se trabalhar num local limpo e organizado
  37. 37. Prática da Saúde Higiene  Efetuar a Higiene, de forma à melhorar sua imagem pessoal.  Higiene é saúde, lavar sempre as mãos evita varios tipos de doenças.  Organizar os seus aspectos psicológicos, como: conflitos emocionais, maus sentimentos, auto- estima e interpessoalidade.
  38. 38. Condições físicas (indivíduo)  Cabelos: sempre penteados e bem tratados  Pele: limpa, saudável e bem cuidada  Unhas: limpas e cortadas  Sorriso: semelhante atrai semelhante, quem sorri atrai pessoas felizes e sorridentes  Estimular um clima de confiança, amizade e solidariedade
  39. 39. Definição da OMS: “Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”
  40. 40. SAÚDE E HIGIENE Benefícios  Local de trabalho agradável  Redução de acidentes e doenças  Empregados saudáveis e bem dispostos  Redução do nivel de stress
  41. 41. SAÚDE  Tão importante para a organização por em prática os 5’s , quão importante para o individuo uma devida atenção com a saúde.  Praticas regulares de atividade física  Exames periódicos  Atividades relaxantes ou que lhe proporcione prazer.  Prevenção
  42. 42. AUTODISCIPLINA  Auto-disciplina é colocar em prática todo o que você aprendeu até agora.  É educar-se mediante cumprimento das normas internas, buscando constante aperfeiçoamento.  "O que está bom, pode ficar melhor!"  O elogio e o reconhecimento fazem parte de auto- disciplina.
  43. 43. AUTODISCIPLINA PARA QUE SERVE  Melhorar constantemente.  Desenvolver a força de vontade, a criatividade e o senso crítico.  Respeitar e cumprir as rotinas estabelecidas.
  44. 44. AUTODISCIPLINA RESULTADOS.  Facilita a execução das tarefas.  Aumenta a possibilidade de obtenção de resultados de acordo com o planejado.  Possibilita o auto desenvolvimento pessoal e profissional.  Incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.  Prepara a instituição e os seus funcionários para a implantação de Programas da Qualidade mais abrangentes.
  45. 45. AUTODISCIPLINA  TODOS SÃO IMPORTANTES Toda mudança causa reações das mais diversas e nem todas as pessoas estarão preparadas para elas.  As resistências existem mas devem ser tratadas de forma positiva.. Devemos buscar melhorias. A prática, dos 5S vem-nos propor isto ,e também, fazer viver dentro de nós a qualidade de vida.
  46. 46. É importante; Educar-se e educar continuamente, sem tréguas Ter paciência e persistência na educação e treinamento
  47. 47. “PRATIQUEM OS 5’S E PRATIQUEM A PREVENÇÃO” BOA NOITE

×