Projeto rosa e lilás   2º c - clarice lispector
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto rosa e lilás 2º c - clarice lispector

on

  • 1,783 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,783
Slideshare-icon Views on SlideShare
732
Embed Views
1,051

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

5 Embeds 1,051

http://eremptm.wordpress.com 714
http://eremptm.com 334
http://educarparacrescer.abril.com.br 1
http://eremptm.files.wordpress.com 1
http://131.253.14.98 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto rosa e lilás   2º c - clarice lispector Projeto rosa e lilás 2º c - clarice lispector Presentation Transcript

    • Clarice Lispector
    • Clarice Lispector (1920-1977) foi escritora e jornalistabrasileira. De origem judaica, nascida Haia PinkhasovnaLispector, por iniciativa do seu pai, a família toda mudade nome e Haia passa a se chamar Clarice. Naturalizada brasileira é reconhecidamente uma das melhores escritoras do século XX. Sua obra expressa uma visão profundamente pessoal e existencialista do dilemahumano. Figura entre as mais importantes escritoras da narrativa literária brasileira.
    •  Em 1937 muda-se com a família para o Rio de Janeiro, onde ingressa no curso de Direito. Com 19 anos publica seu primeiro conto "Triunfo" no semanário Pan. Em 1943 forma-se em Direito e casa-se com o amigo de turma Maury Gurgel Valente. Nesse mesmo ano estreou na literatura com o romance "Perto do Coração Selvagem", que retrata uma visão interiorizada do mundo da adolescência, que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha ◦.
    •  Clarice Lispector acompanha seu marido em viagens, na carreira de Diplomata no Ministério das Relações Exteriores. Em sua primeira viagem para Nápoles, Clarice trabalha como voluntária de assistente de enfermagem no hospital da Força Expedicionária Brasileira. Também morou na Inglaterra, Estados Unidos e Suíça, sempre acompanhando seu marido
    •  “Saudades é um pouco como fome .Só passa quando se come a presença .Mas as vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco : quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que e tem na vida” .
    •  “Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de criar o que não entendo – quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo , não sei me entregar a desorientação” .
    •  “Até corta o próprios defeito pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”.
    •  “ Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender . Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender , mas não como um simples de espírito . O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha , como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo.”
    •  “Corro perigo como toda pessoa que vive e a única coisa que me espera é exatamente o inesperado.”
    •  “Respeite mesmo o que é ruim em você – respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você – não copie uma pessoa ideal, copie você mesma – é esse seu único meio de viver”.
    •  “Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na ânsia de acertar” “ O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós ”
    •  “Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca”
    •  Alice Campos de Melo Caroline Gleyce do Nascimento de Oliveira Maria Regina Da Silva Nunes Mayara Monique Rodrigues Da Silva Natalia Cristina Barbosa Menezes Tagana Mickaellen Maria De Albuquerque Série 2ºC