Evolução humana

12,966 views
12,729 views

Published on

Resumo sobre a Evolução da espécie humana

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
  • Quem não vive para servir, não serve para viver.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
12,966
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
529
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Evolução humana

  1. 1. • Foram encontrados os maisantigos fósseis de ancestraishumanos• Pesquisa pelo DNA, indicamque pela diversidade genética ohomem moderno surgiu naÁfrica• Ossadas, pedaço de crânios,maxilares, dentes, fêmuresperteciam a diferentes tipos deseres• Por serem semelhantes aohomem foram chamados de„Hominídeos‟
  2. 2. Homo Homo S. sapiens Neanderthalensis sapiens Homo erectus Homo habilisAustralopthecos
  3. 3. Evolução do homem desde os Australopithecus.
  4. 4. Australopithecus afarensisViviam na África.Baixa estatura(machos 1,50m e fêmeas 1,10m).Pesavam entre 30 e 40 Kg.Crânio com pequeno volume(380 a 450 cm3).Fóssil mais conhecido Lucy.
  5. 5. Australopithecus afarensis - Lucy
  6. 6. Australopithecus robustus• Viviam na África.• Maior que os demais.• Massa de 40 kg.• Mandíbula proeminente• Volume do crânio 500 cm3.
  7. 7.  Era pequeno e curvado Não sabia fazer instrumentos, mas usava seixos quebrados. Não era totalmente bípede.
  8. 8. Movimentação entre as árvores da savana africanas levou a que os primatas tivessem de andar longas caminhadas sem se poderem deslocar de árvore para árvore.Na verdade, esta postura é altamente vantajosa, pois ela proporcionou aos hominídeos uma locomoção rápida e cómoda, para além disso é muito mais eficiente porque possibilitou a procura de predadores e presas por cima da vegetação arbustiva enquanto se deslocavam, bem como o transporte de objectos devido ao facto de terem liberto os dois membros superiores.
  9. 9. Postura bípede possibilitou:• Movimentação entre as árvores da savana.• Possibilidade de carregar objetos.• Capacidade de enxergar os predadores/presas por cimada vegetação.
  10. 10. Homo provem do latim e significa pessoa, este termo foi inicialmente utilizado por Carolus Linnaeus quando elaborou o seu sistema de classificaçãoAtualmente a espécie Sapiens Sapiens é a única descendente do gênero Homo que ainda se encontra viva, todas as outras foram já extintas.Muitas delas seriam nossos antepassados, no entanto outras podem ter sido apenas outras evoluções que acabaram por se extinguir.As diferenças entre as várias espécies são, nalguns casos, mínimas e existe pouca informação, o que leva a que não haja um consenso acerca de quais as espécies que deveriam ser consideradas isoladas e quais as que deveriam ser consideradas subespécies de outras espécies..
  11. 11.  Árvore genealógica dos Hominídeos
  12. 12. Homo Habilis (ou A. Habilis)• Capacidade de fazerinstrumentos de pedras eossos.•Volume do crânio 700cm3.
  13. 13. • Era bípede e mais vertical.• A sua capacidade cranianaaumentou e por isso era maisinteligente (700 cm3).• O polegar era oponível• Sabia fazer instrumentos depedra e de madeira.
  14. 14. Homo habilis Apesar de pertencer ao género Homo esta espécie era bastante diferente de nós, os seus braços eram bastante longos, o seu crânio muito menor e assemelhava-se a um australopitecos. O seu nome habilis provem da sua habilidade para o manuseio e criação de utensílios de osso e pedra.
  15. 15. A capacidade craniana aumentou Mas era muito habilidoso!!
  16. 16. Homo erectus• Expansão pela Eurásia.• Sofisticada “cultura”: fabricavaferramentas, usava o fogo, morava emcabanas ou grutas, usava roupas depeles de animais.• Não suportaram a era glacial(Pleistoceno).• Originaram o Homem de Neandertal.
  17. 17.  Era bípede e vertical. Possuía uma linguagem rudimentar. Fabricava Bifaces. E descobriu...???
  18. 18. A descoberta do Fogo modificou muito a sua vida.
  19. 19. O domínio do fogo foi um dos passos mais importantes na evolução do Homem, este avanço foi conquistado pelos homo erectus.O fogo era criado friccionando dois pedaços de madeira de dureza diferente ou fazendo chocar 2 pedras saltando faísca.Esta conquista permitiu aos Hominídeos aquecerem-se, afastarem predadores, conseguirem ver na ausência de luz, cozinhar alimentos e ainda produzir instrumentos.Para além disso o fogo permitiu o desenvolvimento da vida social, visto os hominídeos juntarem-se a volta da fogueira para se aquecerem, o que levou ao “convívio”.
  20. 20. Emigração do Homo Erectus(setas a amarelo) O Homo Erectus, oriundo da África, foi o primeiro a emigrar para a Ásiae a Europa, onde foram descobertos vestígios seus. O clima mais frio destes continentes determinou a importância dodomínio do fogo, que contribuiu para o surgimento das primeiras famílias.
  21. 21. Homo sapiens neaderthalensisou Homo neanderthalensis - Volume do crânio 1450 cm3. - Postura moderna. - Queixo pequeno. - Testa pequena. - Cérebro um pouco maior. - Baixo, forte e hábil construtor de ferramentas. - Formavam grupo de caça. - Enterravam os mortos. - Teorias para o desaparecimento: extintos por condições climáticas e/ou conflitos com outras populações.
  22. 22. O homem-de-neandertal habitoua Europa e partes do oeste da Ásia, decerca de 300 000 anos atrás atéaproximadamente 29 000 anos atrástendo coexistido com os Homo sapiens. Alguns autores, no entanto, consideramos homens-de-neandertal eos humanos subespécies do Homosapiens (nesse caso, Homo sapiensneanderthalensis e Homo sapienssapiens, respectivamente).
  23. 23. Os Neandertais viviam em grutas ecabanas (construídas com ossos demamute e pele de animais);Alimentavam-se de carne de renas,mamutes, veados e ursos das cavernas.Eram caçadores e coletores eprovavelmente nômades.Foram os primeiros a enterrar os mortos,contradizendo as especulações deespécie “rude”; os membros do grupoeram enterrados em posição fetal,evidência de simbologia com possívelsignificação espiritual de vida e morte.
  24. 24. O desaparecimento do Homem deNeandertal é um enigma. As Hipótesesmais defendidas são:O confronto com o homem moderno queveio da África há 40.000 anos;O Hibridismo, com a absorção dosNeandertais entre os descendentes doHomem Moderno (Menino do Lapedo,Portugal, exemplo da possíveldescendência através de misturagenética);
  25. 25. Homo sapiens Homo neanderthalensis
  26. 26. Homo sapiens sapiens- Mais altos e mais ágeisque os anteriores.- Comportamento socialmais complexo.- Linguagem e simbologia.- Arte.
  27. 27. Homo Erectus Homo SapiensHomo Habilis

×