Fotografia Digital - Fase inicial

1,423 views

Published on

Noções básicas para quem quer iniciar na fotografia digital. Apresentação preparada pelo jornalista e fotojornalista Ruy Ferrari.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,423
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fotografia Digital - Fase inicial

  1. 1. Ruy Ferrari – Jornalista (Mtb 22251 – SP)Fotografia Digital (Noções Básicas)
  2. 2. LuzA palavra fotografia significa"desenhar com a luz". Deuma forma muito resumida afotografia é "desenhada" coma luz que é captada pelosensor da câmara.Sem luz não há fotografia.
  3. 3. Foco no que interessa1 - Pensar: “O que eu vou fotografar?2 – Conhecer o ambiente e identificar o tema.3 - Evitar fundos que possam distrair.4 - Zoom (closed) paracapturar o essencial.5 – Valorizar as pessoas(sagrado).6 – Informar com a imagem
  4. 4. Regra dos Terços• A regra é muito simples, com duas linhas imaginárias, divida a imagem em três partesiguais tanto na vertical quanto na horizontal. Procure colocar os objectos principais da suafoto em uma dessas linhas ou na intersecção delas. 
  5. 5. Regra dos Terços
  6. 6. Regra dos Terços
  7. 7. LuminosidadeÉ a quantidade de luz que é captada pelo sensor. Com demasiada luz a foto fica sobre-exposta e perde detalhe nas partes mais claras. Com pouca luz a foto fica sub-exposta e perde definição nas partes mais escuras. Com a quantidade certa de luz conseguimos uma exposição equilibrada.
  8. 8. Linhas e Formas
  9. 9. Ponto de vantagem• Tirando uma fotografia a partir doponto de vantagem menor (por ex.deitados no chão) pode adicionargrandeza e importância aoassunto.• Elevando o ponto de vantagem(por ex. subindo a uma árvore,vedação ou degraus) irá reduzir aimportância do tema na cenafotografada.
  10. 10. Equilíbrio
  11. 11. Equilíbrio
  12. 12. Enquadramento • É a forma de chamar a atenção para o tema da imagem, utilizando barreiras naturais e artificiais. • Ex. enquadrar uma fotografia usando árvores, fotografando através dos espaços entre ramos e folhas, ou capturando uma praia através de uma brecha nos rochedos.
  13. 13. Enquadramento
  14. 14. Vídeos:

×