• Save
Rl   net scaler-ha&dr_xendesktop_set2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Rl net scaler-ha&dr_xendesktop_set2012

on

  • 713 views

 

Statistics

Views

Total Views
713
Views on SlideShare
711
Embed Views
2

Actions

Likes
2
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 2

http://www.linkedin.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • Esta apresentação será focada sobre como o Netscaler pode que pode ser utilizado para optimização de aplicações web e/ou para garantir uma maior disponibilidade de ambientes de virtualização de desktops ou aplicacoes.
  • NetScaler é tipicamente colocado à frente dos nossos webservers e actua com um reverse proxy permitindo melhorar a disponibilização das aplicações em 4 dimensoes principaisDisponibilidade, Performance, Offload e SegurançaTodas elas sobre a mesma plataforma e proporcionando um excelente investimento.Em cada categoria existem um conjunto de features disponibilizadas pelo NetscalerDisponibilidade : balanceamento de carga laeyer 4 ou layer 7 e monitorização inteligente dos serviços. Performance: Alem da crompressão de trafego HTTP, o caching estatico ou dinamico de conteudosOffload : multiplexação de ligacoes TCP ou offload de SSL reduz o processamento dos servidores de backend e é especialmente importante para aplicacoes web 2.0Segurança aplicacionalEnd-to-end application, com a integração do Access Gateway Enterprise para acesso remoto seguro e um firewall aplicacional para protecção contra ataques de camada aplicacional
  • Esta apresentação será focada sobre como o Netscaler pode que pode ser utilizado para optimização de aplicações web e/ou para garantir uma maior disponibilidade de ambientes de virtualização de desktops ou aplicacoes.
  • Dentro da mesma categoria de disponibilidade, o Netscaler permite também implementar politicas sobre o numero de pedidos ou trafego gerado por cada utilizador.Os Rate Controls são um mecanismo mais potente e granular do que a simples implementação de QoS ou shapping a nivel de rede.Não estamos limitados a controlar o trafego somente atraves de ip’s e portos, mas permite-nos ir ao nivel de cada pedido ou URL.Um exemplo práticoUma organização permite aos seus parceiros que republiquem nos seus sites conteúdos que estão colocados no seu website. Um cenario frequente agora que falamos cada vez mais em mashups.No entanto, esta organização está preocupada com o facto de ter demasiados partners a buscar o seu conteudo, sobrecarregando o site principal e degradar o desempenho do seu site.Os AppExpert Rate controls podem ser usados de modo a limitar utilizaçoes abusivas de um utilizador particular, garantindo o desempenho mas mantendo a facilidade de mashup.Existem outras aplicações, como limitação da largura de banda consumida, numero de ligações para uma determinada aplicação. Enfim, este tipo de politica é bastante granular.
  • Para ilustrar, o Netscaler maximiza a disponibilidade aplicacional atraves de balanceamento de carga inteligente e content switching de layer7. São features que garantem as aplicaoes estão sempre disponiveis para os clientes.A feature de Global server load balancing possibilita um failover e redirecionamento transparente dos utilizadores para um site de backup no caso de desastre, sobrecarga do site principal ou para efectuar uma distribuição dos utilizadores por diferentes sites para garantir uma melhor performance.Por exemplo de distribuição inteligente, uma organização com dois sites. O principal em Portugal e um secundario no Brazil/ na nuvem. Não faz sentido obrigar os utilizadores do Brazil a ligarem-se a portugal quando e se puderem aceder ao mesmo conteudo muito mais proximo. O Netscaler pode redireccionar estes utilizadores para o site mais proximo de modo a que a experiencia de utilização e performance seja a melhor.to a back-up site in the event of a disaster and can be used to intelligently spread user requests across multiple sites during normal business operations.
  • Esta apresentação será focada sobre como o Netscaler pode que pode ser utilizado para optimização de aplicações web e/ou para garantir uma maior disponibilidade de ambientes de virtualização de desktops ou aplicacoes.
  • O segundo pilar envolve a melhoria da performance para o end-user.NetScaler contem um conjunto alargado de tecnicas de aceleração aplicacional, reduzindo os tempos de resposta independentemente da localização do utilizador.Três exemplos:Tecnologias de optimização TCP como client keep-alive, fast ramp, windows scaling eacknowledgement selectivos de modo a melhorar a performance do protocolo TCP,Caching que permite a disponibilização de conteudo cujo acesso seja mais frequente, seja dinamico ou estatico, a partir da memoria do Netscaler.Esta feature, veremos mais à frente, tem tambem a vantagem de fazer o offload dos servidores de backend.AppCompress que comprime os dados transmitidos atraves HTTP de modo a garantir menos tráfego na rede e uma transmissão mais rápida.Todas estas features permitem uma melhor experiencia de utilização e, consequentemente uma melhor produtividade.
  • A terceira grande vantagem da utilização do Netscaler envolve a capacidae de fazer o offload da carga dos servidores web.Se analisarmos bem, o que um webserver deve fazer é gerar conteudo. Se tem que gastar recursos – leia-se ciclos de cpu - a desempenhar outras tarefas como comprimir trafego, gerir sessoes TCP e encriptar trafego então vamos precisar de uma pool muito maior de maquinas.Como entra o Netscaler nesta equação e economizar em termos de servidor?Pois bem, passar estas tarefas secundarias e intensivas em termos de CPU para o Netscaler. E Não se preocupem, foi desenhado para aguentar a carga…Estas tarefas incluem: : encriptação/ desemcriptação SSL de chaves ate 4096 bits. Esta é uma função que só por si pode “arrear” com um servidor que não tenha interfaces com hardware especifico para esta função (e estas NIC são caras!!). Também o numero de certificados SSL é menor (passa a ser só um instalado no Netscaler) e a sua gestao muito mais simplificada. multiplexing de ligações TCP permite consolidar um numero elevado de pedidos de cliente para um numero substancialmente inferior de ligacoes persistentes entre o Netscaler e os webservers, de modo a que estes não tenham que gastar ciclos na gestão nos set-up’s e tear-down das sessoes TCP. Outro “resource hog”, para utilizar alguma giria…Com o TCP Buffering, o Netscaler guarda em buffer as respostas dos servidores, liberta-o para processar outro pedido distincto e posteriomente entrega ao cliente na sua velocidade. a maneira simples de ver a vantagem é imaginando um cliente a ligar-se a um servidor atraves de um dial-up – ja não se usa, mas para o efeito de demosntração, sem passar pelo Netscaler.O webserver recebe o pedido do utilizador, comprende o pedido e serve a resposta. A questão é que esta resposta vai atraves de uma ligação dial-up e enquanto o servidor não completar de transmitir a sua resposta ao cliente – o que pode demorar – não processa outro pedido.Como o netscaler o servidor responde rapidamente ao Netscaler – na pratica esta a funcionar como proxy entre os clientes e os servidores, o servidor fica liberto para responder ao proximo pedido e o Netscaler logo se encarregará de comprimir os dados e falar com o cliente ao seu ritmo. e como mencionado previmante o caching e a compressão permitem que os conteudos sejam disponibilizados a partir do Netscaler sem que o webserver receba o pedido. E menos pedidos é equivalente a menos carga. quer isto dizer que para o mesmo numero de utilizadores, o Netscaler pode reduzir de forma drastica as necessidades em termos de servidores.
  • Just read from slideIf first time presenting, bring in slides from DataStream sales kit
  • Top line is what we have, next three are new
  • Mas não é só ao nivel dos servidores que podemos poupar em termos de custos de infrastura.claro que podemos fazer tudo o que falamos com soluçoes pontuais. Adicionar um modulo para gestao de trafego local, outro para gerir o trafego global, mais um como servidor de cache, uma firewall aplicacional, o concentrador SSL e já temos um belo rack cheio e um consumo energetico consideravel.Com oNetScaler podemos cortar a energia/cooling até 75%. Não sei ao certo quanto custo o m2 de datacenter, mas certamente voces saberão que não é barato.
  • Até agora temos visto como o Netscaler nos pode ajudar com aplicações web, no entanto, e como temos capacidade de gestao de carga e monitorização inteligente, vejamos como é que podemos integrar o Netscaler numa infrastrutura de virtualização de desktops ou aplicacoes com xendesktop.
  • E uma vez mais, a implementação está deveras simplificada.Atraves de wizards, podemos executar as diferentes configurações em poucos passos. Podemos seguir os passos de um dos wizards disponiveis.[DEMO 2] wizards xendesktop LB
  • Com tantas funcionalidades,opções e a propria complexidade das aplicacoes, poderá parecer-vos agora que a implementação e gestão será uma tarefa ingrata.Tenho que ser honesto. Sim era moroso.Mas partir da versão 9, com os AppExpert Templates estas tarefas foram dramaticamente simplificadas.Um template não é mais do que uma encapsulação de um conjunto de politicas e configuraçoes de cada componente para que possamos fazer a optimização de uma aplicação especifica.Estes templates são desenvolividos pela Citrix, pela comunidade ou por qualquer administrador que pode customizar ou desenvolver os seus proprios templatesOs mesmo podem ser importados, exportados tornando facil a partilha e normalização de configurações entre difernetes sistemas.Por exemplo, voltando ao exemplo dos dois datacenter distribuidos em Portugal e no Brazil, posso criar o meu template especifico para a minha app, enviar o ficheiro para o administrador que está no Brazil e garantir umanormalização em termos de configuração sobre os dois sistemas..A implmentação passou de dias para minutos. E podemos vê-lo online com um exemplo.[DEMO 1 : Netscaler & Sharepoint] Importar o app expert sharepoint Definir end points Mostrar network visualizer
  • Need real-time monitoring to grow out of NetScaler like paper out of a printerSame with CLI dumpMaybe use policy cogs for adaptive control
  • Top URLs requested for entire site (CLICK)Top URLs requested for each application (CLICK)Top application users (clients) (CLICK)
  • Até agora temos visto como o Netscaler nos pode ajudar com aplicações web, no entanto, e como temos capacidade de gestao de carga e monitorização inteligente, vejamos como é que podemos integrar o Netscaler numa infrastrutura de virtualização de desktops ou aplicacoes com xendesktop.
  • Uma infrasturura de virtualização de desktops ou aplicacoes é tipicamente composta por webinterfaces que fazem a autenticação dos utilizadores, os brokers de XML que cuidam de gerir as ligacoes entre os clientes e as apps ou desktops.Tipicamente existem multiplas instancias de cada um destes componentes. E para um utilização eficaz dos mesmos podemos usar um balanceador de carga para gerir a carga entre estas instancias para garantir a alta disponibilide, redundancia e capacidade de escala da farm.Como os nosso utilizadores são remotos, ha que encriptar o trafego e aplicar regras de controlo de acesso, ou seja precisamos de um concentrador VPN.E para garantir o failover entre sites, necessitaremos de um Global Server Load balancer.Ora com o Netscaler podemos fazer tudo isto na mesma plataforma e ainda efectuar a optimização das nossas aplicacoes web como o sharepoint, o outlook web access, SAP, o que seja…E ainda integrar o web interface na propria apliance netscaler, se tal for desejavel.
  • Até agora temos visto como o Netscaler nos pode ajudar com aplicações web, no entanto, e como temos capacidade de gestao de carga e monitorização inteligente, vejamos como é que podemos integrar o Netscaler numa infrastrutura de virtualização de desktops ou aplicacoes com xendesktop.
  • …. is delivered in three dimensions by Citrix TriScale technologyScaling up with elasticityScaling out with expandabilityAnd scaling in with simplicity
  • So let’s dive a little deeper and see what this is all about (CLICK)Our Elasticity with Pay as you grow means our customers don’t have to buy more capacity than they need. (CLICK)And when they do hit the hardware limits and need more, Our new TriScale clustering with NetScaler Ten delivers an expandability that means they add more capacity with no down time(CLICK)And finally our SDX allows the simplifying and flattening of the network that everyone is looking for and ends the sprawl of appliances that litter the data center(CLICK)
  • So to add some Specificity in NumbersScale up gives (CLICK) 5 x on demand elasticityAnd now with scale out (CLICK) you can go from megabits to terabits with up to 32 x hardware expansion with NO downtime Scale in (CLICK) delivers 40x number of applications on a single platform with no compromise
  • Até agora temos visto como o Netscaler nos pode ajudar com aplicações web, no entanto, e como temos capacidade de gestao de carga e monitorização inteligente, vejamos como é que podemos integrar o Netscaler numa infrastrutura de virtualização de desktops ou aplicacoes com xendesktop.
  • Na proxima sexta-feira às 10h00 vamos falar sobre Branch Repeaters e optimização de ligacoes WAN.Estejam atentos ao mail.
  • Então usar uma apliance fisica e quando usar uma virtual apliance? Nesta tabela podemos ver algumas orientações. Apliances fisicassão a escolha ideal para situaçoes onde é necessario um alto throughput, SSL offload – as apliances tem hardware dedicado para esta função. E onde existe uma politica explicita para utilizar equipamentos de segurança fisicos. Por outro lado, o VPX é perfeito para ambientes não produtivos, testes e desenvolvimento, situaçoes em que se pretende ter toda a infrastrutura o mais virtualizada possivel – por exemplo para correr o netsscaler vpx sobre os mesmos servidores Xenserver que servem a infrastrutura de virtualização de desktops. (embora, confesso que acho a ideia do “datacenter in a box” terrivelmente sexy… estou la perto.), ambientes on necessitemos de rapidas mudanças por exemplo para modelo de multi-tenancy de um cloud provider.

Rl   net scaler-ha&dr_xendesktop_set2012 Rl net scaler-ha&dr_xendesktop_set2012 Presentation Transcript

  • Citrix NetScalerOptimização de WebApps &DR/BC para VDI Rui Lopes – System Engineer Ozona Consulting Tel : 91 332 5850 Rui.lopes@ozona.pt Setembro 2012
  • Successful Web Application Delivery with NetScaler B2C Availability Performance Offload SecurityB2B • World-class L4- • Caching • Connection • Access L7 load balancing pooling Gateway SSL • Compression • Intelligent • Web 2.0 offload VPN service health • Application monitoring • SSL processing P2P firewall App Expert Admin
  • Disponibilidade Aplicacional
  • Layer 4 Load Balancing TCP and UDP Client Requests Maintaining User Distributing Traffic Monitoring Server Health Sessions and Availability • Source IP • Least Connections • TCP Connection • Cookie • Lowest Response Time • HTTPS Connection • SSL Session ID • SNMP-based • Extended Content Verification • Server-ID in URL Query • IBM SASP • Scriptable Health Checks • Customer Server-ID • Hash-based • Token (header or body) • Many more…
  • Content Switching: Load Balancing on Steroids HTTP Requests Client Attributes Request Request Method Protocol • Anything in request body • Any TCP Request • Any TCP payload • Device Type • HTTP Get value • Language • HTTP Post • Any HTTP payload value • Cookie • Domain • Browser Capability • Wildcard URL • XML XPath support
  • NetScaler Maximizes Application Availability Site A B2CB2B Site B P2P
  • Optimização
  • Accelerated Application Delivery CUSTOMERS SSL PARTNERS EMPLOYEES • Advanced TCP Optimization • Static and Dynamic Caching • Hardware Compression Enhanced User Productivity
  • NetScaler Speeds User Application Delivery 0.22 SharePoint 2.04 1.1 SAP 5.22 With NetScaler 1.3 Siebel CRM 4 Without NetScaler 6.41 Oracle Forms 10.1 0 2 4 6 8 10 12 Response Time in Seconds
  • Tested, Certified and Recommended by Leading ISVs http://www.hqfastapps.com
  • Server OffloadCitrix Confidential - Do Not Distribute
  • Reduced Load on Servers CUSTOMERS SSL PARTNERS EMPLOYEES • SSL Offload • TCP Multiplexing and Buffering • Static and Dynamic Caching • Hardware Compression • SQL Offload Supports greater user capacity and more apps with minimal investment
  • Citrix DataStream TechnologyBringing ADC Benefits to the Data Tier Web/App Tier DB Tier Microsoft SQL Server NetScaler Built-in SQL intelligence delivering advanced traffic and connection management to improve database scale, availability, performance
  • What’s New in DataStream? The DataStream Feature Result & Benefit AdvantageOffload SQL connections Advanced traffic and Improves database scale, availability,from database servers connection management performance Database servers can make better use ofIntelligently load balance Token-based Load local cache - resulting in better overall NewSQL traffic Balancing end user experience Faster response times without taxing theImprove the scale and SQL Caching database server. Higher scale, faster Newperformance of databases response to end user Visibility of SQL transactions in 3rd partySQL traffic analysis AppFlow support New management tools.
  • Reduce Servers by 60% Before NetScaler After NetScaler Fewer Servers. More Apps.
  • SegurançaCitrix Confidential - Do Not Distribute
  • Integrated Application Firewall Application Legitimate traffic Attacks Blocked allowed throughWeb App Users Internet Network Citrix NetScaler Firewalls Application Infrastructure  Blocks dozens of day zero attack vectors  Includes CSRF, xPath Injection, XML attachment checks  Bi-directional inspection: advanced attack prevention  SSL traffic supported  Sustained protection to 12 Gbps  ICSA certified
  • Going Green with NetScaler One Way NetScaler Way Point Products Load Balancer/L7 Switch Caching Appliance Application Firewall SSL VPN ● 75% lower Power Consumption Global Server Load Balancing ● Less Data Center Space Performance Monitoring ● Lower Cooling ● Completely Integrated ~1800 Watts 450 Watts Savings $Thousands/Every Year
  • Gestão e Monitorização
  • AppExpert Templates • Cuts deployment times from days to minutes • Comprehensively defines applications • Consolidates app-specific configuration in one place • Simplifies ongoing lifecycle managementDownload AppExpert templates @ http://community.citrix.com/display/ns/AppExpert+Templates
  • NetScaler Action AnalyticsCustomer Use CasesPerform statistical analysis of real-time data to gain deeper insight intooverall application environment:• How much bandwidth is being consumed by the Top N users to a specific application URL• What are the response times for the most popular web pages. Do I need to add server resources or further optimize my application for better performance?• How many users are accessing my top web pages at any point in time?• What are the most popular referring sites to my application. I want to understand how users get to my site/page
  • NetScaler Adaptive Policy ControlApplication data can be automatically fed backinto the NetScaler policy engine to optimizeapplication delivery in real-timeSpecific client or application traffic can betargeted to change or create policy including: Policy Change • Rate limiting when certain peaks occur • Redirection – redirecting requests from the top clients to a Runtime Adaptive different site or data center transparently Analytic Policy Engine Control • Enhanced acceleration (e.g. compression and/or caching data) • Failover to backup vserver based on depth of surge queue
  • Citrix NetScalerDesktop & App Virtualization
  • Secure Access, Availability and DR/BC forXenApp/XenDesktop Secure Remote Business Local Load Access Continuity Balancing Web • Access Interface • Failover across • Web Interface Servers Gateway SSL XenApp sites servers VPN • Global server • XML Broker • Policy-based load balancing servers access control App XML Silo Global Access Gateway Enterprise Load Broker Server Load VPN Load Balancer Balancer Servers Balancer Global Server Load Balancer Sharepoint Integrated Web Interface OWA Citrix Confidential SAP Etc.
  • Disaster Recovery Protection XenApp Farms DMZ Web Interface XML Brokers Application NetScaler Enterprise NetScaler Standard Servers Silo Pair Pair Site A Web Interface XML Brokers Application Servers Silo Site BRequirements: Citrix Solution: Now included feature in GSLB:• Failover between XenApp • NetScaler Enterprise Pair x 2 • Run Web Interface Farms for DR • NetScaler Standard Pair x 2 on NetScaler MPX nCore• Global load balancing for efficient traffic distribution
  • Citrix NetScalerEdições e Plataformas
  • NetScaler OfferingsPackaged for broad adoption for all users Standard Enterprise Platinum Edition Edition Edition Comprehensive L4-7 Web application delivery Web application delivery load balancing and optimizes solution providing advanced solution designed to deliver expensive server and network traffic management and mission-critical applications resources to reduce cost powerful application with web application firewall acceleration security, fastest performance, and lowest cost
  • NetScaler FeatureMatrix
  • “End Appliance Sprawl”“Buy only what you need” Simplicity with Many-In-One Elasticity withPay-As-You-Grow Scale Up “Start Small. Grow Forever” Expandability Scale Out Citrix Confidential - Do Not Distribute
  • “40x footprint reduction. No Compromises.”“Grow capacity up to 5x. No New Hardware.” Simplicity with Many-In -One Elasticity with Pay-As-You-Grow Scale Up “Megabits to Terabits. Zero Downtime.” Expandability with Add-and-Go Scale Out Citrix Confidential - Do Not Distribute
  • Pay-As-You-Grow –Optimal Price/Performance SERVICE DELIVERY/TELCO/CLOUD INTERNET-CENTRIC MPX 21550 50Gb 50 Gbps MPX 20550 40Gb MPX 20500 42Gb MPX 19550 30Gb NetScaler Performance MPX 18500 36Gb 20 Gbps MPX 17550 20Gb ENTERPRISE MPX 16500 24Gb 10 Gbps MPX 14500 18Gb License Upgrade MPX 13500 12Gb 5Gbps SMB/SME MPX 11500 8Gb License MPX 8600 3Gb Upgrade 1Gbps MPX 8200 1Gb MPX5500 500Mb License 200Mb Upgrade 10Mb 1 2 3 10s 100s Multi-tenancy Number of web applications
  • NetScaler VPX Packaging Maximum NetScaler NetScaler NetScaler Tput Standard Enterprise Platinum NetScaler VPX-Express 1 Mbps  NetScaler VPX-10 10 Mbps    NetScaler VPX-200 200 Mbps    NetScaler VPX-1000 1 Gbps    NetScaler VPX-3000 3 Gbps    Detail on editions @ http://www.citrix.com/site/resources/dynamic/salesdocs/Citrix_NetScaler_Datasheet.pdf Citrix Confidential - Do Not Distribute
  • Citrix NetScalerReferencias
  • Market Leadership Citrix NetScaler Strengths • Citrix NetScaler has shown a comprehensive application delivery vision that rivals F5s, and it has backed this up with the first virtual ADC offering from a major supplier. • Citrix has a reputation for delivering high-performance ADCs with increasingly rich sets of advanced features. • With its traditional software business, Citrix has a good understanding of the applications environment. • Citrix is in a solid financial position, with an increasing share in the ADC market (13% as of 2Q10).
  • #1 in 16 of 21 Categories • Overall Satisfaction • Overall Value • Overall Tech Support • Overall Sales & Procurement • Technology • Pre-Sales FlexibilityBEST in • Ease of Use • Pre-Sales Commitment • Return on Investment • Pre-Sales Responsiveness • Investment Protection • Support Responsiveness • •16 Categories • Customer Understanding Sustained Commitment • Support Knowledge Support EffectivenessSource: Enterprise Management Associates (EMA), Customer Satisfaction with Application Delivery Controller Vendors
  • Trusted by Leading Enterprises and Web Properties 7000+ Deployments Worldwide