Projeto historia da dança
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto historia da dança

on

  • 2,620 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,620
Views on SlideShare
2,554
Embed Views
66

Actions

Likes
1
Downloads
25
Comments
0

3 Embeds 66

http://escolavaldemar-unknown.blogspot.com.br 56
http://escolavaldemar-unknown.blogspot.com 9
http://www.blogger.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Projeto historia da dança Projeto historia da dança Document Transcript

    • Escola Municipal Professor Valdemar Firmino de Oliveira Projeto : A HISTÓRIA DA DANÇA Organização Geral Profª de educação física: Miriam de Oliveira Ribeiro Profª de Artes: Gabriella RochaJustificativa Satisfazer exigências estéticas não foi a única funçãoda dança ao longo dos tempos: ela desempenhou também,desde sua obscura origem, um papel determinante na vidareligiosa e na evolução psíquica da humanidade. Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corposegundo certa relação entre tempos e espaço, estabelecidagraças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Seja espontânea ou organizada, a dança expressa umsentimento ou uma situação dada e pode sercomplementada por gestos destinados a fazê-la maisinteligível. Tem por instrumento, às vezes único, o corpo,que elabora seu próprio ritmo. A dança enquanto componente curricular é designificativa importância, pois é uma manifestação culturalque expressa crenças, sentimentos, mitos e/ou fantasias,configurando, assim, um recurso para transportar o alunoalém dos limites impostos pela consciência e pela realidadecotidiana do ambiente escolar. O projeto tem por finalidade levar o aluno a conhecer ahistória e a evolução da dança através dos tempos,valorizando a sua importância no contexto do mundo vivido. Vamos dar inicio a apresentação de dança:
    • A História da DançaA dança está ligada à história da humanidade desde aorigem da civilização. Começou a partir do som produzidopelos pés dos que dançavam e tinha por finalidade asconquistas amorosas e a adoração às forças superiores. Convidamos a sala 01 para a apresentação dacoreografia “Nos Primórdios”. Entre os gregos, a dança assumia aspecto de cultura,fazendo parte da educação. Os romanos, a principio, desprezavam as danças paraver as lutas de gladiadores e animais ferozes. Convidamos a sala 02 para apresentação da coreografia“Na Antiguidade”. Com o Cristianismo, as danças passaram a ter umsentido pagão. Mas na época do Renascimento, as danças tomamnovo impulso e desenvolve-se então o Balé, dança mímicateatral de estilo elevado. Convidamos a sala 03 para apresentação da coreografia“A Bailarina e o Soldadinho”. Na Europa, cada país foi criando suas formaspeculiares de dança. Nascido no sul da Espanha, o Flamenco é umamanifestação de várias culturas integradas: a do árabe, ados ciganos hindus, a dos judeus e do povo nativo da Andalucia.
    • Convidamos a sala 04 para a apresentação dacoreografia “Volare”. No Brasil com a fusão de três culturas, a indígena, anegra e a portuguesa, nasceram as danças folclóricasbrasileiras. Surgidas no seio do povo e transmitidas ao longo dasgerações, elas representam fatos e passagens das origensculturais do Brasil. A Dança do Coco é uma dança de roda acompanhadade cantoria e executada em pares , fileiras ou círculosdurante festas populares do litoral e sertão nordestino. Convidamos a sala 05 para apresentação da coreografia“Dança do Coco”. Maculelê é uma forma de dança que simula uma lutatribal usando como arma dois bastões chamados de grimas(esgrimas, com os quais os participantes desferem eaparam golpes no ritmo da música. Convidamos a sala 06 para a apresentação dacoreografia “Maculelê”. Na América, após a primeira guerra mundial, surge ojazz e o boogie-woogie e após a segunda guerra mundial, oRock e o Twist. Convidamos a sala 08 para apresentação da coreografia“O Rock”. Começou a cantar e dançar aos 5 anos de idade,iniciando-se na carreira profissional aos onze. No início dosanos 80 tornou-se uma figura dominante na música popular.Michael Jackson foi o criador de um estilo totalmente novode dançar, utilizando especialmente os pés.
    • Thriller é atualmente o álbum mais vendido da historia.O álbum foi a maior sensação da América, influenciandonão somente a musica como também as dança, a moda e atelevisão. Convidamos os meninos das salas 09 e 10 para aapresentação da coreografia adaptada da música Thriller deMichael Jackson. Cantora, compositora e produtora musical dos EstadosUnidos, Lady Gaga começou a apresentar-se no cenáriomusical de rock de Nova Iorque em 2003. Em abril de 2010,o vídeo de Bad Romance foi o vídeo mais visto da históriado You tube, além de ser o primeiro vídeo a superar amarca de 200 milhões de visitas. Convidamos as meninas das salas 09 e 10 para aapresentação da coreografia adaptada da música BadRomance de Lady Gaga. Agradecimentos Hoje não é um dia diferente como no dia das mães oudos pais ou do professor. Mas uma pessoa sempre me fala que todo dia é um diaespecial. Todo dia é dia de dizer que gosta de alguém, de dizer teamo. Todo dia é dia de dar um abraço naquele amigo. Todo dia é dia de falar obrigado, como está você, sentisaudades. E todo dia é dia de agradecer! Hoje agradecemos a todos aqueles que colaborarampara a realização do nosso projeto A História da Dança. Agradecemos a Direção: Vera , Regina e Ilce. Agradecemos as Pedagogas: Solivânia e Vitalina
    • Agradecemos as professoras: Lucila, Thais, Beatriz,Josélia, Sumaya, Iraci, Sandra Mara, Laudiene, Matilde,Rosana, Aliny, Rosiléa, Maria Abadia, Eudeni, Geni,Luciano, Jullyne, Maria da Gloria ,Maria Aparecida. Agradecemos os funcionários: Simone, Talita,Marcondes, Creusa, Anália, Maria José, Janete ,Tatiane eZilma. Agradecemos especialmente aos pais pela colaboraçãoe aos alunos pela dedicação e talento. Convite