Your SlideShare is downloading. ×
Projeto historia da dança
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Projeto historia da dança

2,262
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,262
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Municipal Professor Valdemar Firmino de Oliveira Projeto : A HISTÓRIA DA DANÇA Organização Geral Profª de educação física: Miriam de Oliveira Ribeiro Profª de Artes: Gabriella RochaJustificativa Satisfazer exigências estéticas não foi a única funçãoda dança ao longo dos tempos: ela desempenhou também,desde sua obscura origem, um papel determinante na vidareligiosa e na evolução psíquica da humanidade. Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corposegundo certa relação entre tempos e espaço, estabelecidagraças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Seja espontânea ou organizada, a dança expressa umsentimento ou uma situação dada e pode sercomplementada por gestos destinados a fazê-la maisinteligível. Tem por instrumento, às vezes único, o corpo,que elabora seu próprio ritmo. A dança enquanto componente curricular é designificativa importância, pois é uma manifestação culturalque expressa crenças, sentimentos, mitos e/ou fantasias,configurando, assim, um recurso para transportar o alunoalém dos limites impostos pela consciência e pela realidadecotidiana do ambiente escolar. O projeto tem por finalidade levar o aluno a conhecer ahistória e a evolução da dança através dos tempos,valorizando a sua importância no contexto do mundo vivido. Vamos dar inicio a apresentação de dança:
  • 2. A História da DançaA dança está ligada à história da humanidade desde aorigem da civilização. Começou a partir do som produzidopelos pés dos que dançavam e tinha por finalidade asconquistas amorosas e a adoração às forças superiores. Convidamos a sala 01 para a apresentação dacoreografia “Nos Primórdios”. Entre os gregos, a dança assumia aspecto de cultura,fazendo parte da educação. Os romanos, a principio, desprezavam as danças paraver as lutas de gladiadores e animais ferozes. Convidamos a sala 02 para apresentação da coreografia“Na Antiguidade”. Com o Cristianismo, as danças passaram a ter umsentido pagão. Mas na época do Renascimento, as danças tomamnovo impulso e desenvolve-se então o Balé, dança mímicateatral de estilo elevado. Convidamos a sala 03 para apresentação da coreografia“A Bailarina e o Soldadinho”. Na Europa, cada país foi criando suas formaspeculiares de dança. Nascido no sul da Espanha, o Flamenco é umamanifestação de várias culturas integradas: a do árabe, ados ciganos hindus, a dos judeus e do povo nativo da Andalucia.
  • 3. Convidamos a sala 04 para a apresentação dacoreografia “Volare”. No Brasil com a fusão de três culturas, a indígena, anegra e a portuguesa, nasceram as danças folclóricasbrasileiras. Surgidas no seio do povo e transmitidas ao longo dasgerações, elas representam fatos e passagens das origensculturais do Brasil. A Dança do Coco é uma dança de roda acompanhadade cantoria e executada em pares , fileiras ou círculosdurante festas populares do litoral e sertão nordestino. Convidamos a sala 05 para apresentação da coreografia“Dança do Coco”. Maculelê é uma forma de dança que simula uma lutatribal usando como arma dois bastões chamados de grimas(esgrimas, com os quais os participantes desferem eaparam golpes no ritmo da música. Convidamos a sala 06 para a apresentação dacoreografia “Maculelê”. Na América, após a primeira guerra mundial, surge ojazz e o boogie-woogie e após a segunda guerra mundial, oRock e o Twist. Convidamos a sala 08 para apresentação da coreografia“O Rock”. Começou a cantar e dançar aos 5 anos de idade,iniciando-se na carreira profissional aos onze. No início dosanos 80 tornou-se uma figura dominante na música popular.Michael Jackson foi o criador de um estilo totalmente novode dançar, utilizando especialmente os pés.
  • 4. Thriller é atualmente o álbum mais vendido da historia.O álbum foi a maior sensação da América, influenciandonão somente a musica como também as dança, a moda e atelevisão. Convidamos os meninos das salas 09 e 10 para aapresentação da coreografia adaptada da música Thriller deMichael Jackson. Cantora, compositora e produtora musical dos EstadosUnidos, Lady Gaga começou a apresentar-se no cenáriomusical de rock de Nova Iorque em 2003. Em abril de 2010,o vídeo de Bad Romance foi o vídeo mais visto da históriado You tube, além de ser o primeiro vídeo a superar amarca de 200 milhões de visitas. Convidamos as meninas das salas 09 e 10 para aapresentação da coreografia adaptada da música BadRomance de Lady Gaga. Agradecimentos Hoje não é um dia diferente como no dia das mães oudos pais ou do professor. Mas uma pessoa sempre me fala que todo dia é um diaespecial. Todo dia é dia de dizer que gosta de alguém, de dizer teamo. Todo dia é dia de dar um abraço naquele amigo. Todo dia é dia de falar obrigado, como está você, sentisaudades. E todo dia é dia de agradecer! Hoje agradecemos a todos aqueles que colaborarampara a realização do nosso projeto A História da Dança. Agradecemos a Direção: Vera , Regina e Ilce. Agradecemos as Pedagogas: Solivânia e Vitalina
  • 5. Agradecemos as professoras: Lucila, Thais, Beatriz,Josélia, Sumaya, Iraci, Sandra Mara, Laudiene, Matilde,Rosana, Aliny, Rosiléa, Maria Abadia, Eudeni, Geni,Luciano, Jullyne, Maria da Gloria ,Maria Aparecida. Agradecemos os funcionários: Simone, Talita,Marcondes, Creusa, Anália, Maria José, Janete ,Tatiane eZilma. Agradecemos especialmente aos pais pela colaboraçãoe aos alunos pela dedicação e talento. Convite