Instituto federal de educação, ciência e tecnologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Instituto federal de educação, ciência e tecnologia

on

  • 1,147 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,147
Views on SlideShare
1,147
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
20
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Instituto federal de educação, ciência e tecnologia Instituto federal de educação, ciência e tecnologia Presentation Transcript

  • Juína - MT
  •  Origem do simbolismo: › “Um morto Alegre” do poeta Charles Baudelaire. Características gerais da obra simbolista. Simbolismo no Brasil: › João da Cruz e Souza:  Poema: “Cristais”. Simbolismo em Portugal: › “Oaristos” do poeta Eugenio de Castro. Pintura Simbolista: › Pinturas de:  John Henry Fuseli;  Caspar David Friedrich;  Brasileiro Eliseu Visconti.
  •  A França foi o berço do Simbolismo. Manifestou-se no satanismo e no spleen de As Flores do Mal, do poeta Charles Baudelaire; › Segundo algumas fontes, Edgar Allan Poe é considerado o precursor desse movimento, por ter influenciado nas obras de Baudelaire. Um movimento estético a princípio apelidado de "decadentismo" e depois "Simbolismo“. › Com aspectos ligado ao Romantismo. Surgiu quando os escritores passaram a considerar que o Positivismo de Augusto Comte e o uso da ciência e do ateísmo não conseguiam expressar completamente o que acontecia com o homem e a Natureza.
  •  Subjetividade; Espiritualismo; Temas mórbidos: a busca do vago, do indefinido, a morte, a loucura, o sonho, o terrível, o real, o irreal, etc; SUGERIR O REFERENTE ao invés de descrevê-lo minuciosamente (sugerir é sinônimo de encobrir, mascarar) Para sugerir o referente, o simbolista utiliza-se de símbolos (FIGURAS) e de uma linguagem plena de ELEMENTOS SENSORIAIS(predominância das sinestesias) que provoquem no leitor sensações diversas. Tais símbolos é que mascaram o verdadeiro referente, a verdadeira mensagem (conteúdo manifesto/conteúdo latente) Ambigüidade; Culto à brancura; Musicalidade: as FIGURAS DE HARMONIA ( predomínio das aliterações), as rimas, o ritmo, etc, dão intensa musicalidade à obra simbolista.
  •  Iniciado oficialmente em 1893: › Com a publicação de Missal (prosa poética) e Broquéis, de Cruz e Souza. Não foi tão relevante quanto o europeu: › O movimento simbolista na literatura brasileira teve força até o movimento modernista do começo da década de 1920.  Teve que enfrentar a atmosfera de oposição e hostilidade criada pelo Zeitgeist .  Foi abafado pela ideologia dominante e os adeptos do simbolismo sofreram sob forte oposição.
  •  Nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis (SC). Era filho de ex-escravos e ficou sob a proteção dos antigos proprietários de seus pais, após receberem alforria. Faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima do agravamento no quadro de tuberculose. Em 1893, publica suas obras Missal (poemas em prosa) e Broquéis (poesias), as quais são consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil que perduraria até 1922 com a Semana de Arte Moderna. › Seus textos eram carregados de erotismo e satanismo, e de vez quando misticismo; apresentavam uma visão trágica da vida. › Tinha uma obsessão pela cor branca, e criava analogias e entre o abstrato e o concreto.
  •  Surgiu com a publicação de Oaristos, de Eugenio de Castro, em 1890. Durando até 1915. › Desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética. Os petas eram conhecidos como adeptos do Nefelibatismo (espécie de adaptação portuguesa do Decadentismo e do Simbolismo francês), vivenciando um momento, de agitação social, política, cultural e artística. Com o episódio do Ultimatum inglês: › Que aceleraram as manifestações nacionalistas e republicanas, que resultarão na proclamação da República, em 1910.
  •  Surgiu na Europa nas ultimas décadas do século XIX, foi bastante significativo, apesar de não ter se tornado um movimento. › foi consequência do impressionismo. Possuindo poucas ligações com o movimento poético simbolista. A pintura simbolista tinha ligação com o misticismo, buscando diminuir âmbitos naturais da época, como na poesia. A inspiração dos artista costumava vir de temas como: › a morte, › a doença, › o erotismo › e a perversidade. Continuação de uma tradição romântica, que inclui artistas como: › John Henry Fuseli; › Caspar David Friedrich. No Brasil, o movimento simbolista influenciou a alguns pintores como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo. Apresentando influencias em alguns movimentos, como Art Nouveau e Les Nabis.
  • Obra:Silenci
  • Disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/cruz-sousa.htm. Acesso em: 18 de fev de 2012.Disponível em: http://seletun.blogspot.com/2010/01/o-simbolismo-na-europa-e-no-brasil.html. Acesso em: 18 defev de 2012.Disponível em: http://literaturas.sites.uol.com.br/poeuni9.htm. Acesso em: 18 de fev de 2012.Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br/simbol.htm. Acesso em: 18 de fev de 2012.Disponível em: http://artculturalbrasil.blogspot.com/2009/05/simbolismo-maria-granzoto.html. Acesso em: 18 defev de 2012.Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/art_data/simbolismo/index.htm. Acesso em: 28 de fev de 2012.Disponível em: http://www.artcyclopedia.com/history/symbolism.html. Acesso em: 28 de fev de 2012.Disponível em: http://www.artcyclopedia.com/history/les-nabis.html. Acesso em: 28 de fev de 2012.Imagens: Bailarinas e fauno (Eliseu Visconti) http://www.escritoriodearte.com/leilao/2007/outubro/JPEG/32.jpgO peregrino:http://www.vitruvius.com.br/media/images/magazines/grid_12/d9992f7095b6_casperdavidfriedrich.jpgJohn Henry FuseliO sonho do pastor, 1795(http://3.bp.blogspot.com/-WJMy2dMIVVs/TbW920T4uGI/AAAAAAAAJ_c/5lcTSleAtAQ/s640/John+Henry+Fuseli+-+O+sonho+do+pastor+1795.jpg)John Henry Fuseli - The Nightmare (Incubus) 1741-1825http://2.bp.blogspot.com/_tdWpP8yToYo/S665rqEjsNI/AAAAAAAAASs/ijQBxe1idyw/s400/John+Henry+Fuseli+-+The+Nightmare+(Incubus)+1741-1825.jpgJohn Henry Fuseli - The Nightmare (Incubus) 1802http://3.bp.blogspot.com/_tdWpP8yToYo/S668Be_NVMI/AAAAAAAAAS0/Zjh0TcKrd44/s400/John+Henry+Fuseli+-+The+Nightmare+(Incubus)+1802.JPGSilenci: http://artesehumordemulher.wordpress.com/pinturas-de-henry-fuseli/