Projeto Meios de Comunicaçao  prof Rosane 2012 -
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Projeto Meios de Comunicaçao prof Rosane 2012 -

on

  • 18,124 views

 

Statistics

Views

Total Views
18,124
Views on SlideShare
17,965
Embed Views
159

Actions

Likes
3
Downloads
193
Comments
1

2 Embeds 159

http://educadorarosane.blogspot.com.br 157
http://educadorarosane.blogspot.pt 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Projeto Meios de Comunicaçao  prof Rosane 2012 - Projeto Meios de Comunicaçao prof Rosane 2012 - Presentation Transcript

  • Projeto Meios de Comunicaçao e a Evolução Tecnológica Objetivo :Contribuir para construçao de capacidades eprocedimentos imprescindiveis para construçao da autonomia no ambito da leitura e escrita no comprometimento com o estudo constante.E.E.Professora Therezinha F.ParesProfessora: Rosane Aparecida RibeiroCampinas 2012
  •  Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informações. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar uns com os outros.
  • Organização geral do ProjetoETAPAS ATIVIDADES1. Apresentação do projetoe levantamento dos conhecimentosprévios dosalunos.Atividade 1 A: levantamento dos conhecimentos préviosdos alunos sobre os meios de comunicação e apresentaçãodo projeto.Material: caderno para registro.Atividade 1 B: relato sobre o contato diário com os meiosde comunicação e tomada de notas sobre a aulaMaterial: folhas para relato da rotina e para tomada denotas.2. Ler para estudar: vivenciando alguns procedimentosleituraAtividade 2A: leitura compartilhada de texto, com destaques,anotações de aspectos mais importantes levanta
  • 3. Escolha dos meios decomunicação a serem pesquisados:organização dosgrupos Atividade 3A: Escolha de um dos meios para pesquisar (grupo). Elaboração de perguntas. Material: folhas para o registro das perguntas. Atividade 3B: Escuta de exposição-síntese com informações gerais sobre os meios de comunicação a partir de um esquema apresentado. Material: Folha com o modelo do esquema. Caderno para registro. Atividade 3C: Estudo sobre os meios de comunicação Material: cópia dos textos que serão lidos pelos alunos4. Aprofundar estudo do tema escolhido com produção de notas em forma de esquema Atividade 4A: Seleção de materiais da sala de leitura (livros e revistas), anotações de informações para reprodução do material. Atividade 5C: Organização da apresentação e preparo de cartazes.
  •  consultados a serem xerocadas, papel rascunho ou colantes. Atividade 4B: Leitura dos textos selecionados produção de anotações. Material: cópia dos textos selecionados e caderno. Atividade 4C: Leitura das informações destacadas e produção de esquema com apoio em modelo. Material: cópia dos textos pesquisados e folha com o esquema.5. Estudo e produção de texto expositivo (esquema). Atividade 5A: estudo das características do esquema Material: caderno. Atividade 5B: estudo de algumas características do seminário Material: caderno6. Ensaio da exposição (Produto Final) oral e apresentação. Atividade 6A: Ensaio da apresentação. Atividade 6B: Apresentação do seminário e avaliação Escrever uma peça teatral que fale sobre a evoluçao do Meios de comuniçao
  • Os meios de comunicação tiveram uma grande evolução ao longo do tempo. O homem começou a sentir anecessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade,fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento.
  • A origem da carta, é relacionada a necessidade do homem em se comunicar. A primeira correspondência oficial brasileira foi enviada por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal, contando as maravilhas do país recém descoberto por Pedro Álvares Cabral. As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo.Os pombos- correio. Não setem registros precisos dequando, se iniciou otransporte de mensagensatravés dos pombos-correio.Pode-se dizer queeste meio foi o precursor dosmodernos meios detransmissão (rádio,televisão...)
  • A máquina de escrever, foi criada por Henry Mill em 1714,com o objetivo de encontrar um novo sistema de escrita, que fosse mais rápida e mais clara que a escrita feita a mão.A tecnologia de transmissãode som por ondas de rádio foidesenvolvida pelo italianoGuglielmo Marconi, no Brasil aprimeira transmissão foirealizada em 7 de setembrode 1922.
  • O telégrafo, aparelho usado natransmissão de mensagens gráficas apartir de códigos, foram inventadospelos americanos Joseph Henry eSamuel Morse, em 1835. No Brasil,foi inaugurado em 11 de maio de1852.Segundo estudos, o telefone foicriado por volta de 1860 pelo italianoAntonio Meucci, que o chamou de“telégrafo falante”. Meucci criou otelefone com a necessidade decomunicar-se com sua esposa, que eradoente e por isso ficava de cama noseu quarto no andar superior,sem queela precisasse se locomover.
  • A televisão é um sistema eletrônico de transmissão de imagens e som de forma instantânea. Criada primeiramente por Vladimir Zworykin em 1923; posteriormente com o passar do tempo foi se atualizando.O primeiro computador eletro-mecânico foi construído peloengenheiro alemão Konrad Zuse, apartir de relês que executavam oscálculos e dados lidos em fitasperfuradas, em 1936. Oscomputadores atuais nasceramrealmente na Segunda GuerraMundial.
  • Os primeiros jornais surgiram emPequim, na China, no século VIII soba forma de boletins escritos à mão.Johann Gutemberg inventou aprensa em 1447 o que inaugurou aera do jornal moderno,possibilitando o livre intercâmbio deidéias e a disseminação doconhecimento, até os dias de hoje.O primeiro celular foi desenvolvido pelaEricsson, em 1956, denominado EricssonMTA,sem muitas adaptações, pesava cerca de40 quilos.Após diversos aprimoramentos desteinvento, conseguiu-se chegar a um equipamentomais leve. Porém no Brasil, o primeiro celular sófoi lançado em 1990,primeiramente no Rio deJaneiro e, em seguida, em Uberlândia.
  • Evolução dos Meios deComunicação e Massa
  • Há muitos, muitos anos… Os Homens comunicavam através de gestos e gritos…
  • Contavam as suas históriasFazendo desenhos nas paredes das cavernas (“arte rupestre”)
  • Mais tarde o Homeminventou a escrita (3500A. C.) Começaram a usar o papiro e a pedra para escrever.
  • Antigamente… Os maiores meios de comunicação eram os livros, jornais e sobretudo as cartas.
  • Depois… Passou a utilizar os telégrafos (por tambor, por tochas e por sinais de fumo)
  • Passadostempos… Modernizou-se o telégrafo e apareceu o código “Morse” (27 de Abril de 1791). Este ainda hoje é utilizado nos navios de guerra e nos escoteiros.
  • O telefone e sua evolução Trata-se de um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais eléctrico Durante a Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, em 1876, Alexander Graham Bell fez os primeiros testes com seu recém-inventado telefone. Terminal de parede em 1881 Menos de cinco anos após a patente do telefone por Bell, - a Ericsson já tinha terminais de parede como este funcionando por toda a Europa.
  • O telefone e sua evolução Telefone doméstico em 1892  Desenvolvido ainda para um restrito público que tinha acesso a linhas telefónicas, os primeiros aparelhos domésticos surgiram na década de 1890. Este modelo, conhecido popularmente como "Pé de Ferro", tinha o alarme de chamada localizado na parte inferior do aparelho, além da manivela que . fornecia energia Modelo para casas em 1893 Assim como o antecessor, este modelo de 1893 tinha a manivela para o fornecimento de energia, mas contava com um acabamento muito mais refinado em seu corpo de madeira
  • Telefone Linksys pela Internet A interação entre telefonia e Internet já permite que aparelhos que usem linhas convencionais sejam substituídos por modelos VoIP. O CIT 2000, da Linksys conecta-se a redes wireless para fazer ligações pela web . W48, o elegante da Siemens Usado com frequência em filmes de detectives, o W48, da Siemens, apresenta um design extremamente conhecido, com seu corpo inteiramente preto e seu grande teclado giratório.
  • Rádio (1940)É um meio de comunicação que revolucionou o mundo, tornando-se um meio de comunicação de massas.
  • A televisão em Portugal (1957) No ano de 1957 a 7 de Março começam as emissões regulares de televisão em Portugal. Tendo sido recebida com alegria por uns e com desconfiança por outros. As emissões do primeiro Telejornal começaram a 19 de Outubro de 1959. Durante os anos seguintes na década de 60 a televisão condiciona os hábitos dos Portugueses que organizam a sua vida caseira em redor da programação da televisão . As primeiras televisões eram como a que se encontra na imagem e eram uns autênticos imóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e asimagens de fraca qualidade, os componentes electrónicos necessários requeriam grandes espaços.
  • O computador Integrando som e imagem… O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística.
  • Através dos meios de comunicação podemostomar conhecimento do que se passa no país e no mundo, através deles estamos ligado ao mundotodo. Podemos fazer intercâmbio e ter amigos deoutros paises, com culturas diferentes e isso nos ajuda a adquirirmos novos conhecimentos. Nos ajuda a formar opiniões em determinados Assuntos. Hoje em dia por exemplo, viver sem um computador é como viver fora da terra, pois asfacilidades que este equipamento nos proporciona, são imensas e já se propagou à todas classes sociais e faixas etárias.
  • Computadores e e-mail O avanço dessas tecnologias nos privilegia com maior comodidade, pois hoje podemos realizar inúmeras atividades sem ao menos sair de casa. Torna-se uma nova forma de comunicação que substitui a carta.
  • 1- utilizar procedimentos e capacidades leitoras envolvidas no ler para estudar. 2- identificar os meios de comunicação reconhecendo sua importância na formação de opinião e divulgação de informações. 3- reconhecer formas variadas de utilização dos meios de comunicação, especialmente aquelas que objetivam a formação de um olhar mais crítico ao que é oferecido pela mídia.4- utilizar a linguagem oral em situações de exposição oral pública
  • Apresentação:1- de uma comunicação oral (seminário) para a classe ou para uma turma da escola com apoio de esquema a ser produzido durante a pesquisa. (grupos e slides , teatro e musica)2-Elaborar um jornalzinho da classe onde os alunos possam num trabalho de equipe apresentar suas habilidades e competências desenvolvidas dentro do projeto.
  •  http://www.culturatura.com.br/docsed/13%20OrientDid% http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fi3.htm Guia planejamento Orientaçoes Didáticas Ler e escrever FDE Interagindo com a História Editora Brasil Imagens : google VAN TILBURG, João Luis. A televisão e o mundo do trabalho. São Paulo: Paulinas, 1990. WITKOWSKI, Nicolas (coordenador). Ciência e tecnologia hoje. São Paulo: Ensaio/Unicamp 1995.