Your SlideShare is downloading. ×
0
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Poluição das águas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Poluição das águas

25,512

Published on

Published in: Travel, Technology
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
25,512
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
465
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Poluição das ÁguasPoluição das Águas
  • 2. Poluição da águaPoluição da água  Todos os tipos de lixo jogados naTodos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez serrua, podem por sua vez ser carregados por algumacarregados por alguma tempestade, e levados paratempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade.algum rio que atravessa a cidade.    Quem não viu um monte de   Quem não viu um monte de coisas flutuando na água? Mascoisas flutuando na água? Mas essa é a poluição queessa é a poluição que enxergamos. A que vemos que éenxergamos. A que vemos que é causada pelo esgoto das casas,causada pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto deque lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria quecomida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são asdeles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbicas,chamadas bactérias aeróbicas, elas consomem oxigênio eelas consomem oxigênio e destroem a vida aquática e alémdestroem a vida aquática e além disso podem causar problemasdisso podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.de saúde se forem ingeridas.
  • 3.  É muito comum as pessoas confundirem águaÉ muito comum as pessoas confundirem água poluída com água contaminada, razão pela qualpoluída com água contaminada, razão pela qual vamos explicar cada uma delas.vamos explicar cada uma delas.  Água Contaminada:Água Contaminada: é aquela que transmiteé aquela que transmite doenças, pois além de conter microorganismos,doenças, pois além de conter microorganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes.restos de animais, larvas e ovos de vermes.  Água Poluída:Água Poluída: é aquela que tem cheiro forte, coré aquela que tem cheiro forte, cor bem escura, que alterou suas característicasbem escura, que alterou suas características naturais, isto é, deixou de ser pura e saudável paranaturais, isto é, deixou de ser pura e saudável para os seres vivos.os seres vivos. A poluição da água traz conseqüências muitoA poluição da água traz conseqüências muito graves .graves .
  • 4. Causas eCausas e ConsequênciasConsequências  Podemos dizer que a água de uma região está poluída quandoPodemos dizer que a água de uma região está poluída quando uma ou mais de suas utilidades foi prejudicada.Isso podeuma ou mais de suas utilidades foi prejudicada.Isso pode atingir os seres humanos de forma catastrófica,pois usamos aatingir os seres humanos de forma catastrófica,pois usamos a água para próprio consumo, porém, principalmente para aágua para próprio consumo, porém, principalmente para a nossa alimentação.Além disso, abastece nossas cidades,nossa alimentação.Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação desendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza deplantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que égosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento.A água de um rio éconseguido através do seu tratamento.A água de um rio é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de milconsiderada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez microorganismoscoliformes fecais e menos de dez microorganismos patogênicos por litro. Portanto, para a água se manter nessaspatogênicos por litro. Portanto, para a água se manter nessas condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos,condições, deve-se evitar sua contaminação por resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica),sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos originado deesgotos, resíduos industriais, lixo ou sedimentos originado de alguma erosão.alguma erosão.
  • 5. Poluição nos RiosPoluição nos Rios  Os rios são fonte de vida. Desde aOs rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas sãoAntigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoasessenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se,possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades.navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmoMais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela forçaenergia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios,das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.iluminando as cidades.  Um rio sem poluição é aquele em queUm rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescemos peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas enaturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regarcristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e tambémplantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, épara beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nempreciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele.esgoto diretamente nele.
  • 6. Rios PoluídosRios Poluídos  A poluição mais comum é aquelaA poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem jogacausada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades enos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram osde sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento deproblemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiuesgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimentoacompanhar o ritmo de crescimento urbano.urbano. Produtos químicos e sujeira dosProdutos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nosesgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis d’água querios ou afetam os lençóis d’água que formam as nascentes. O excesso deformam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo parasujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios ea luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantasseu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam ae animais que nele vivem passam a sofrer.sofrer.
  • 7. A Poluição dos Rios, A Vida dasA Poluição dos Rios, A Vida das Pessoas e da NaturezaPessoas e da Natureza  Por exemplo: o nitrogênio e oPor exemplo: o nitrogênio e o fósforo são elementos essenciaisfósforo são elementos essenciais para a vida aquática, mas opara a vida aquática, mas o excesso desses elementos,excesso desses elementos, provocado pela poluição, podemprovocado pela poluição, podem causam um crescimentocausam um crescimento acelerado na vegetação aquática.acelerado na vegetação aquática. Com isso, sobra menos oxigênio,Com isso, sobra menos oxigênio, podendo até mesmo matar ospodendo até mesmo matar os peixes daquele rio ou lagoa.peixes daquele rio ou lagoa.  Talvez mais perigosa do que o lixoTalvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição químicados esgotos é a poluição química das indústrias, que jogamdas indústrias, que jogam toneladas e mais toneladas detoneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamenteprodutos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processonos rios, sem qualquer processo de filtragemde filtragem..
  • 8. Poluição subterrâneaPoluição subterrânea  A poluição que afeta os depósitos deA poluição que afeta os depósitos de água subterrânea se dá a fatoreságua subterrânea se dá a fatores como: tipo de aqüífero*, que podemcomo: tipo de aqüífero*, que podem ser mais ou menos vulneráveis;ser mais ou menos vulneráveis; profundidade do nível estáticoprofundidade do nível estático espessura da zona de areação, queespessura da zona de areação, que quanto maior for maior é o tempo dequanto maior for maior é o tempo de filtragem, além de deixar emfiltragem, além de deixar em exposição os poluentes aos agentesexposição os poluentes aos agentes oxidantes e absorventes presentes;oxidantes e absorventes presentes; permeabilidade da zona de areação epermeabilidade da zona de areação e do aqüífero que é fundamental, pois édo aqüífero que é fundamental, pois é uma barreira a penetração deuma barreira a penetração de poluentes e permite uma rápidapoluentes e permite uma rápida difusão da poluição.difusão da poluição. * Reserva de água doce* Reserva de água doce subterrâneas. Na América do Sul,subterrâneas. Na América do Sul, temos o Aqüífero Guarani, um dostemos o Aqüífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda poucomaiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águasutilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolodeste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro.brasileiro.
  • 9. Contrastes; Ricos x PobresContrastes; Ricos x Pobres  A poluição,ao contrário do que muitos pensam, ocorre nos paísesA poluição,ao contrário do que muitos pensam, ocorre nos países pobres assim como nos ricos em proporções muito parecidas,pobres assim como nos ricos em proporções muito parecidas, entretanto por motivos e situações diferentes:entretanto por motivos e situações diferentes: RICOS:RICOS: Nos países mais ricos, onde a sociedade é mais consumista devidoNos países mais ricos, onde a sociedade é mais consumista devido ao alto poder aquisitivo, a produção das indústrias é estimulada eao alto poder aquisitivo, a produção das indústrias é estimulada e cresce muito, consequentemente causando a perda de matériacresce muito, consequentemente causando a perda de matéria prima (desperdício) e acabam produzindo muito mais lixo,que éprima (desperdício) e acabam produzindo muito mais lixo,que é jogado nas águas.jogado nas águas. POBRES:POBRES: Em países pobres a poluição ocorre em proporções parecidas,Em países pobres a poluição ocorre em proporções parecidas, como já dito, porém por outros motivos,tais como a falta decomo já dito, porém por outros motivos,tais como a falta de educação básica e a pobreza.Os habitantes não têm conhecimentoeducação básica e a pobreza.Os habitantes não têm conhecimento para exigir os seus direitos como cidadão,logo há uma impunidadepara exigir os seus direitos como cidadão,logo há uma impunidade com relação à poluição das indústrias e do governo, que não dão acom relação à poluição das indústrias e do governo, que não dão a devida importância.devida importância.
  • 10. ProporçõesProporções  Se olharmos a Terra do espaçoSe olharmos a Terra do espaço ela parece coberta de quase 100%ela parece coberta de quase 100% de água.Porém ela é coberta de ¾de água.Porém ela é coberta de ¾ dela ou 75%,que constituem osdela ou 75%,que constituem os rios,lagos,oceanos etc.Issorios,lagos,oceanos etc.Isso equivale a 113 trilhões de m³!Masequivale a 113 trilhões de m³!Mas só uma parte pequena dessessó uma parte pequena desses trilhões está disponível para a vidatrilhões está disponível para a vida na Terra.Apesar de parecer umna Terra.Apesar de parecer um número imenso, a Terra corre onúmero imenso, a Terra corre o risco de não ter mais águarisco de não ter mais água limpa,ou seja, a grande máquinalimpa,ou seja, a grande máquina vida pode parar.Um estudovida pode parar.Um estudo recente mostrou querecente mostrou que aproximadamente 2 bilhões deaproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta dehabitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderáágua no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação emfaltar água para irrigação em diversos países, principalmentediversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentesnos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de águamais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e osão: África, Ásia Central e o Oriente Médio.Oriente Médio.
  • 11. SoluçõesSoluções  É fato que a poluição está tomandoÉ fato que a poluição está tomando proporções devastadoras no nossoproporções devastadoras no nosso mundo cotidiano.Mas soluções vêmmundo cotidiano.Mas soluções vêm sendo aprimoradas para amenizarsendo aprimoradas para amenizar essa poluição.essa poluição. Tratar o esgoto produzido(tóxico eTratar o esgoto produzido(tóxico e domiciliar),por exemplo, antes dedomiciliar),por exemplo, antes de lançá-lo nas águas de rios oulançá-lo nas águas de rios ou mares,diminuindo assim a matériamares,diminuindo assim a matéria orgânica,as substâncias tóxicas e osorgânica,as substâncias tóxicas e os agentes patogênicos,pois quando aagentes patogênicos,pois quando a água absorve a matériaágua absorve a matéria orgânica,pode se fazer oorgânica,pode se fazer o lançamento dos esgotos a partir delançamento dos esgotos a partir de emissários submarinos bememissários submarinos bem projetados,como em Ipanema eprojetados,como em Ipanema e Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
  • 12. ConclusãoConclusão  Partindo de tantasPartindo de tantas informações,o que nosinformações,o que nos resta é eliminar o hábito deresta é eliminar o hábito de poluir aquilo que ainda nempoluir aquilo que ainda nem consumimos,é possivelconsumimos,é possivel viver em um mundo semviver em um mundo sem tanta poluição,em umatanta poluição,em uma sociedade ecologicamentesociedade ecologicamente correta. jogar o lixo fora ecorreta. jogar o lixo fora e nem saber o que acontecenem saber o que acontece depois contribui nadepois contribui na pequena porcentagem quepequena porcentagem que ainda nos resta de águaainda nos resta de água potável no mundo.potável no mundo. Pois o lixo jogado, pode terPois o lixo jogado, pode ter tempo de vida maior que atempo de vida maior que a humanidade.humanidade.
  • 13.  Como Contribuir ParaComo Contribuir Para Evitar A Poluição dosEvitar A Poluição dos Rios :Rios :  Não jogue lixo nas águasNão jogue lixo nas águas dos rios.dos rios.  Não canalize esgotoNão canalize esgoto diretamente para os rios.diretamente para os rios.  Não desperdice água, emNão desperdice água, em casa ou em qualquer outrocasa ou em qualquer outro lugar.lugar.  Observe se algumaObserve se alguma indústria está poluindoindústria está poluindo algum rio e avise asalgum rio e avise as autoridades sobre aautoridades sobre a ocorrênciaocorrência
  • 14. E.M. Auto Rodrigues de FreitasE.M. Auto Rodrigues de Freitas Profª: Ana ChalitaProfª: Ana Chalita Alunas: Marcela StellAlunas: Marcela Stell Ana PaulaAna Paula Ellen SantannaEllen Santanna Turma: 803Turma: 803

×