Disponibilidade da água na Terra

13,152 views
12,591 views

Published on

Apresentação da turma 802

Published in: Travel, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
13,152
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
69
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Disponibilidade da água na Terra

  1. 1. A provisão de água doce está diminuindo aA provisão de água doce está diminuindo a nível mundial. Uma pessoa em cada cinco nãonível mundial. Uma pessoa em cada cinco não terá acesso a água potável.terá acesso a água potável. DISPONIBILIDADE DA ÁGUA NA TERRA
  2. 2. Muito se fala em falta de água e que, num futuroMuito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de águapróximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aquipotável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta.estão 11,6% de toda a água doce do planeta.
  3. 3. No entanto, essa água está mal distribuída: 70% dasNo entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, ondeáguas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuiçãovivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para oirregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste.Nordeste.
  4. 4. Essa é a causa do problema de escassez de águaEssa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país.verificado em alguns pontos do país.
  5. 5. Em Pernambuco existem apenas 1.320 litros deEm Pernambuco existem apenas 1.320 litros de água por ano por habitante e no Distrito Federalágua por ano por habitante e no Distrito Federal essa média é de 1.700 litros, quando oessa média é de 1.700 litros, quando o recomendado são 2.000 litros.recomendado são 2.000 litros.
  6. 6. Mas, ainda assim, não se chega nem próximo à situaçãoMas, ainda assim, não se chega nem próximo à situação de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia,de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque eIsrael, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, onde os problemas com recursos hídricos jáÍndia, onde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. chegam a níveis críticos. 
  7. 7. A água dos continentes concentra-se praticamenteA água dos continentes concentra-se praticamente nas calotas polares, glaciais e no subsolo,nas calotas polares, glaciais e no subsolo, distribuindo-se a parcela restante, muitodistribuindo-se a parcela restante, muito pequena, por lagos e pântanos, rios, zonapequena, por lagos e pântanos, rios, zona superficial do solo e biosfera.superficial do solo e biosfera.
  8. 8. A quase totalidade da água doce dos continentesA quase totalidade da água doce dos continentes (contida nas calotas polares, glaciais e reservas(contida nas calotas polares, glaciais e reservas subterrâneas profundas) apresenta, para além desubterrâneas profundas) apresenta, para além de dificuldades de utilização, o inconveniente de só serdificuldades de utilização, o inconveniente de só ser anualmente renovável numa fração muito pequena,anualmente renovável numa fração muito pequena, tendo-se acumulado ao longo de milhares detendo-se acumulado ao longo de milhares de anos ...anos ...
  9. 9. AlunasAlunas Ana GraceAna Grace Doralice DeboraDoralice Debora ProfessorasProfessoras  Ana Chalita – GeografiaAna Chalita – Geografia  Rosane – InformaticaRosane – Informatica Turma-802Turma-802
  10. 10. FONTEFONTE • http://www.planetaorganico.com.br/aguadisp.htmhttp://www.planetaorganico.com.br/aguadisp.htm

×