Gestão de carreira e escolhas profissionais guilherme foncatti copy

1,608 views
1,329 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,608
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
24
Actions
Shares
0
Downloads
66
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gestão de carreira e escolhas profissionais guilherme foncatti copy

  1. 1. Guilherme Fonçatti Orientador Profisional LABOR - USP 2012
  2. 2. Quem sou eu? Guilherme Fonçatti – Psicólogo, pós- graduado em Orientação Profissional e de Carreira pela USP, membro do LABOR (Laboratório de Estudos sobre Trabalho e Orientação Profissional da USP)
  3. 3. Serviço de Orientação Profissional e de Carreira (SOP) – IPUSP Em média 500 pessoas por ano entre adolescentes e adultos Atendimento em grupo ou individual Orientação de escolha de curso técnico Orientação de Escolha de curso superior Orientação de reescolha Orientação de carreira
  4. 4. O que é carreira? Latim carraria: caminho para carros Em espanhol, carrera é corrida e estrada Definição: sequência evolutiva das experiências de trabalho de uma pessoa ao longo do tempo.
  5. 5. AntesMais ou menos pronta, e você entra na carreira que já existe E Hoje? Escolhas profissionais
  6. 6. Escolha profissional Como se escolhe? O que levar em conta? A escolha é definitiva? Há uma escolha certa e uma errada?
  7. 7. Exercício: adivinhe as escolhas profissionaisCompletar a tabela respondendoàs perguntas sobre essa pessoa
  8. 8. Luciano Hulk
  9. 9. 1. Que matéria na escola ele conta que ia muito mal?2. Com quantos anos começou a trabalhar?3. Qual foi seu primeiro trabalho?4. Quando tinha 17 anos, estava confuso para escolher um curso. Que curso ele escolheu e fez?5. Na faculdade resolver abrir um negócio. O que ele abriu?6. Depois de formado, resolveu fazer outra faculdade. Que curso escolheu?
  10. 10. 1. Que matéria na escola ele conta que ia muito mal? Matemática2. Com quantos anos começou a trabalhar? 14 anos3. Qual foi seu primeiro trabalho? Respondia perguntas para uma revista4. Quando tinha 17 anos, estava confuso para escolher um curso. Que curso ele escolheu e fez? Direito5. Na faculdade resolver abrir um negócio. O que ele abriu? Um bar.6. Depois de formado, resolveu fazer outra faculdade. Que curso escolheu? Jornalismo
  11. 11. Marcelo Tas
  12. 12. 1. Estudou um instrumento musical por sete anos. Que instrumento é esse?1. O que ele queria ser quando2. crescesse?3. Que matéria ele diz que tinha muita facilidade?4. Que curso ele escolher fazer na faculdade?5. Na faculdade, conseguiu um estágio. Em que área era o estágio?6. Começou outro curso superior, mas não concluiu. Que curso é esse?
  13. 13.  Estudou um instrumento musical por sete anos. Que instrumento é esse? Piano clássico O que ele queria ser quando crescesse? Piloto de avião Que matéria ele diz que tinha muita facilidade? Matemática Que curso ele escolher fazer na faculdade? Engenharia Civil Na faculdade, conseguiu um estágio. Em que área era o estágio? Jornal da faculdade Começou outro curso superior, mas não concluiu. Que curso é esse? Rádio e TV
  14. 14. Quando começa a carreira? No primeiro trabalho (remunerado ou não, formal ou informal)Quanto termina?Pode terminar ou não!
  15. 15. Fases da carreira Fantasia: O que eu quero ser quando crescer Exploração: começa a se interessar a procurar saber mais Ensaio: escolhe cursos e trabalhos, experimenta Estabelecimento: Escolhe uma ou mais áreas de atuação
  16. 16. Gerir a carreira, é,principalmente, fazer escolhas.
  17. 17. Escolha profissional Como se escolhe? O que levar em conta? A escolha é definitiva? Há uma escolha certa e uma errada?
  18. 18. Como se escolhe? TODA escolha é formada por três fatores:  Conhecimento pessoal  Contexto social  InformaçãoExemplo: Como você escolheu a roupa que está vestindo? Como você escolheu o que comeu no café da manhã?
  19. 19. O que levar em conta? Conhecimento pessoal: o que gosto, o que sou bom, o que admiro, quem quero vir a ser, que valores são importantes para mim… Contexto social: que profissões eu conheço mais de perto? Onde quero morar? Posso conciliar trabalho e estudo nesse momento? Onde estou trabalhando?... Informações: o que faz essa profissão? Onde pode trabalhar? Com quem trabalha? Com que outras profissões estão relacionadas? Como é o curso?...
  20. 20.  Serão muitas escolhas durante a sua vida Nenhuma escolha é definitiva Não existe escolha errada ou certa Quanto mais conhecimento você tiver, melhor será a sua escolha A escolha é pessoal, mas você não precisa escolher sozinho: converse com amigos, escola e parentes. Se precisar, converse com um orientador profissional.
  21. 21. Resumindo… Quando se fala em gestão de carreiras, está se falando de escolhas profissionais. A carreira não está pronta na sua frente: ela tem que ser construída Você constrói sua carreira através das escolhas que faz
  22. 22. Resumindo… A carreira não é linear, “certinha”, onde tudo se encaixa. Ela só faz sentido depois que passou. Quando mais informação sobre você mesmo e sobre o mundo profissional você tiver, melhor a chance que você ter uma carreira com a “sua cara”!
  23. 23. Lição de casa… Levando em conta o que vocês aprederam hoje: Colocar as primeiras ideias sobre a sua carreira, pensando CURTO, MÉDIO e LONGO prazo. Pensar em três áreas: educacional (estudo), profissional (trabalho) e pessoal (família, hobbies, etc).
  24. 24. Dúvidas? (espero que muitas…)Estou a disposição! Mande um e-mail! Guilherme Fonçatti Orientador Profissional guifoncatti@gmail.com Obrigado!

×