Falar em público
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Falar em público

on

  • 1,102 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,102
Views on SlideShare
1,102
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
35
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Falar em público Falar em público Document Transcript

  • VIDHA – ASSESSORIA – COACHING - TREINAMENTOS Falar Em Público35 Ferramentas Que Você Pode Usar Para Tornar-se Brilhante Falando Em PúblicoMaterial traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools” de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com1- O Que É Falar “Em Público”?Eu uso o termo “Falar em Público” extensamente para me referir a qualquer situação onde vocêtenha que falar para um grupo de 2 ou mais pessoas.Muitas das técnicas que você receberá neste guia para falar em público podem ser utilizadas emreuniões, entrevistas e até mesmo em situações sociais.Advertência: Este guia não é mágico e não irá transformar você num orador melhor da noite para odia. Contudo, a utilização destas técnicas fará de você um orador duas vezes melhor do que você éhoje. 2- Pausa: Não Inicie Até Que Você Esteja Pronto Não tenha medo de pausar. Pausas permitem que você se acalme. Antes de iniciar sua apresentação ou palestra, tome algumas respirações profundas, preenchendo todo seu diafragma, para acalmar-se. Pausas permitem que todos estejam na mesma vibração/ nível de energia. Sevocê estiver diante de um público barulhento, espere até que a sala esteja em silêncio e focada emvocê. Não comece a falar até que você esteja pronto e que todos estejam focados em você.3- Entre No Estado Mental AdequadoQuando você estiver nervoso, altere seu estado mental.A apresentação não é sobre você. É para seu público.Evite focar em você, foque no público.Compreenda que você tem a oportunidade de mudar a vida de alguém toda vez que você fala.Você tem uma mensagem que alguém na sua plateia PRECISA escutar!Uma vez que você esteja num estado mental positivo e que lhe permita comunicar-se, você vaiachar mais fácil falar sem se preocupar sobre o que as pessoas pensam sobre você, ou como elasobservam você.4- Que História Você Está Contando Sobre Você Mesmo?Ficar nervoso é normal. Todo mundo sente esse friozinho na barriga antes de um eventoimportante. Contudo, cientificamente, não há diferença entre nervosismo e entusiasmo. Tudodepende de como você “rotula” este sentimento.Você está dizendo a você mesmo “Estou entusiasmado!” ou está dizendo “Estou nervoso!”?Qualquer que seja sua mensagem, você está certo... porque isso é você quem determina.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com5- Use Uma Postura SeguraSe você estiver nervoso, coloque-se numa postura de segurança. Qual é a postura de segurança? Simplesmente, fique de pé com a coluna ereta, com seus ombros para trás, seu peito para frente e sua cabeça erguida. Sua fisiologia (como você posiciona seu corpo) afeta a forma como você se sente. Então se você quer sentir-se seguro e confiante coloque-se numa postura que traga essa sensação. 6- Inicie Sua Apresentação * Inicie com uma história pessoal* Inicie com uma pergunta que gere interesse ou impacto* Inicie com uma citação* Inicie com uma frase interessante/ brilhante* Inicie com uma estatística chocante7- Jamais Admita Que Você Esteja NervosoNão se desculpe ou admita que esteja nervoso no início da sua apresentação.Não diga “Me desculpe, eu não preparei...”.Não diga “Me desculpe, estou tão nervoso... Tive um dia horrível”.Uma vez que você admita estar nervoso, assim acontecerá... sua mente e seu corpo irão agir emcongruência com o que você disser.Mais ainda, se você admitir estar nervoso, sua plateia vai começar a procurar por sinais de seunervosismo...8- Amenize Seus Comandos Com “Vamos...”Use a palavra “Vamos” para amenizar seus comandos. Por exemplo, ao invés de dizer “Fiquem emsilêncio”, diga “Vamos ficar em silêncio”, ou “Vamos focar nisto aqui, por favor”.9- Evite Enfraquecer A Força De Suas Palavras Com “Tente...”Evite dizer “Tente imaginar-se...”. Ao invés disto diga “Imagine-se...”.Evite dizer “Tente sentir...”. Ao invés disto diga “Sinta”.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com10- O Som Mais Doce Em Qualquer LínguaO som mais doce em qualquer língua é o nome da pessoa.Busque e encontre-se com algumas pessoas da plateia antes de sua palestra ou apresentação.Use os nomes destas pessoas durante a apresentação. Por exemplo, você pode dizer, “Eu estavaconversando com “João” antes da apresentação, e ele me disse que...”.Incorpore a sua apresentação o que João (ou outra pessoa) lhe disse. Isso faz com que seu públicosinta que você customizou sua apresentação especificamente para eles.11- Use Linguagem VisualUtilize linguagem visual para desenhar imagens na mente do público. Por exemplo, evite dizer“Vocês vão aprender 3 estratégias...”. Ao invés dito, diga “Vocês receberão 3 ferramentas...” ou“Vocês receberão 3 chaves...”.Palavras visuais fazem sua mensagem memorável porque seu público não irá apenas ouvir suamensagem, eles também recordarão de como ela se parece.12- Rir É O Melhor RemédioIncorpore humor às suas apresentações:* ”Para aqueles que me conhecem meu nome é Rogério, epara aqueles que não me conhecem meu nome ainda éRogério” (risadas)Use humor autodepreciativo:* ”Eu sei que vocês esperavam por um homem bonito...Desculpe por desapontar vocês” (risos)Expressões faciais exageradas também fazem as pessoas darem risada, então certifique-se de que suasexpressões faciais combinem com seu humor.13- Fique De Pé Com Seus Pés Na Direção De Seus OmbrosQuando você estiver de pé, faça isso mantendo seus pés na direção de seus ombros. Isto transmiteconfiança.Evite deixar seus pés muito próximos porque isto transmite insegurança.Manter seus pés muito afastados transmite agressividade.Balançar seu corpo para frente e para trás dá impressão ao seu público de que você não está segurode si mesmo e como resultado e então eles não comprarão sua mensagem.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com14- Evite Andar Para Frente E Para Trás Sem Um PropósitoQuando você dá um passo em direção a sua plateia, isto gera intimidade, então aproxime-sequando você tiver algo importante a dizer.Afastar-se gera um sentimento negativo no seu público... quase como se você estivesse mentindo outentando esconder alguma coisa.Evite andar muito para frente e para trás... isto gera distração. 15- Evite Andar Para Frente E Para Trás Como Um Tigre Enjaulado Evite andar para frente e para trás como um tigre enjaulado. Isto causa distração porque é um movimento sem propósito. Sinta-se a vontade para mover-se no palco, mas só quando seu movimento tiver um propósito. Por exemplo, você pode usar o palco como uma linha do tempo, de forma que seu lado esquerdo indique o passado, o centro = o presente, e o lado direito = futuro.16- Técnica De Escanear E Parar Para Contato VisualFaça contato visual com todos os lados da sala.Esteja certo de não isolar nenhum lado da sala deixando de fazer contato visual com aquela seção.Use a técnica de escanear e parar para fazer contato visual. Escaneie a sala enquanto fala, fazendocontato visual com as pessoas por aproximadamente um segundo.Quando você for para um ponto importante ou expressivo, pare e faça contato visual com umapessoa e passe sua mensagem a aquela pessoa.17- Se Você Esquecer O Que Estava DizendoSe você esquecer o que estava dizendo, simplesmente pergunte: “Onde eu estava?” ou “O que euestava dizendo?”.Sua plateia NÃO quer ver você falhar...Se você esquecer onde estava, não se preocupe... isso acontece.Você pode recordar simplesmente perguntando ao público onde você estava.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com18- Mantenha O Clima De Conversa“Falar em Público” é simplesmente conversar com uma pessoa... com outras 99 pessoas escutando.Foque em conversar com a plateia... uma pessoa de cada vez.Assim que você entender que falar em público é simplesmente uma conversa ampliada a maispessoas, você ficará muito mais tranquilo e relaxado durante seu próximo evento.19- Frases Curtas = Mais ClarezaMantenha suas frases curtas, simples e em estilo de conversa.Evite usar conjunções múltiplas num frase (por exemplo: e... e... e...).Frases curtas auxiliam na compreensão.Ainda, lembre-se de pausar entre suas frases – isso parece óbvio, mas enquanto oradores nós àsvezes esquecemos esta regra simples e falamos rápido de mais por estarmos nervosos. Pause epermita que sua plateia digira a informação que você acabou de dar-lhes.20- Pause Depois De Perguntar Alguma CoisaDurante meus workshops, eu noto que muitos oradores esquecem-se de pausar após uma pergunta.Depois de uma pergunta, faça uma pausa para que o público tenha tempo de responder... ou, sevocê não estiver esperando uma resposta, pause e dê-lhes tempo de pensar.*Qual você acha que é o erro número 1 que a maioria dos oradores fazem quando está seapresentando? (Pause, faça contato visual e espere pela resposta).*Que perguntas vocês têm? (Pause e espere o público pensar sobre suas perguntas).21- Use Suas Mãos Para Mostrar O Que Você Está DizendoEvite deixar suas mãos coladas ao lado do seu corpo ou atrás das costas.Use suas mãos naturalmente para mostrar o que você está dizendo.Você pode começar falando com suas mãos na altura de sua barriga (não para baixo e dos seuslados) e suas mãos automaticamente irão se mover assim que você ganhar confiança durante suaapresentação.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com22- O Erro Do “É...”Trabalhe-se para minimizar seus “És”.Diminua a velocidade da sua fala e não tenha medo de pausar.Ao invés de dizer “É...”, PAUSE!Essa técnica demanda muita prática...Você terá que vencer a força do hábito...Mas se você lembrar-se sempre de pausar, você vai finalmente livrar-se do “É...”!23- Compartilhe Sua História PessoalHistórias são poderosas!A essência de falar em público é “contar uma história” e estar certo de que faz isso com umpropósito óbvio.“As pessoas podem resistir a uma mensagem publicitária... mas ninguém resiste a uma história bemcontada”. Patricia Fripp24- O Que É Preciso Para Se Contar Uma Boa História*Personagens*Conflito*Cura*Mudança*Mensagem entregue Parte 2Como Lhe Dar Com Situações Difíceis E Membros Da Plateia. Ferramentas Para Ajudá-lo A ManterO Controle Do Seu Público Quando Eles Estiverem Saindo Do Controle.25- Situações Difíceis Que Você Pode Encontrar:* Pessoas saindo durante sua apresentação/palestra/workshop.* Pessoas conversando enquanto você fala.* Telefones celulares tocando enquanto você fala.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com26- Estabeleça Expectativas No Início Do Seu WorkshopAo início de sua apresentação/palestra/workshop, estabeleça as expectativas (se apropriado).Por exemplo, você pode dizer, “Se você precisar sair durante a apresentação, por favor, faça issoem silêncio.” ou “Para evitar qualquer perturbação durante o workshop, por favor, vamos desligarnossos celulares”.27- “Se O Olhar Matasse...”Se uma pessoa da plateia estiver rindo/conversando durante suapalestra ou apresentação, faça contato visual com ela.Isso vai indiretamente enviar a mensagem de que você a querquieta. Na maioria dos casos esta pessoa vai parar de falar.28- AproximaçãoSe alguém estiver falando durante sua apresentação, subitamente mova-se para perto dele/dela.A aproximação vai alertar o “infrator” que você o quer silêncio.29- Fale Com O “Perturbador” Em ParticularSe uma pessoa em particular mantiver-se conversando durante a apresentação, fale com ela emparticular durante o intervalo.Não humilhe a pessoa publicamente porque provavelmente ele/ela vai sentir-se bastante inusitado.30- Aborde O Comportamento Inicial Antes Que Saia De ControleNão espere que um comportamento saia do controle.Aborde-o no início e será muito mais fácil de mudá-lo.31- Porque Antes de O QueQuando pedir alguém para mudar seu comportamento, sempre dê o Porque antes do O que.Dê uma razão para o Porque você quer que a pessoa mude seu comportamento.32- Evite Entrar Num Debate Quente Durante Uma ApresentaçãoSe alguém da plateia o desafiar durante sua apresentação, evite entrar numa discussão inflamada.Simplesmente diga a esta pessoa o porque você acredita no que acredita... Diga-lhe que ele/ela serábem vindo para continuar esta discussão após o workshop.Encerre com, “Pela minha experiência, descobri que isso é verdadeiro...”Conduza a discussão de modo tranquilo e os demais membros da plateia respeitarão você. Muitoprovavelmente, eles aceitarão seu ponto de vista como sendo o correto porque eles o veem comoum expert, pois é você quem está palestrando.
  • Falar Em Público – 35 Ferramentas Que Você Pode Usar ParaTornar-se Brilhante Falando Em Público.Material traduzido livremente por Rogério Peixoto, do original “35 Public Speaking Tools”de Akash Karia. Mais informações em www.CommunicationSkillsTips.com33- Fale Mais AltoSe sua plateia tornar-se conversadeira e a apresentação estiver saindo de seu controle então... Falemais alto para chamar a atenção deles.34- Fale Mais BaixoSe sua apresentação estiver saindo do seu controle (por exemplo pessoas estão começando aconversar) então... Fale mais baixo para chamar a atenção deles.Baixar seu volume faz com que seus ouvintes inclinem-se para escutá-lo – Eles terão que se esforçarmais para ouvi-lo.Então, você deve falar mais alto ou mais baixo?Depende da situação. Tente ambas estratégias para ver o que funciona melhor para você e para seupúblico.35- O Silêncio É PoderosoUm dos erros que já vi oradores fazer que eles continuam falandomesmo quando a plateia começa a conversar e não o escuta.Se seu público começar a conversar, fique em silêncio e faça contatovisual com algumas pessoas que estão prestando atenção em você.Espere até que todos o escutem antes de continuar falando. VIDHA – Visão Intrínseca de Desenvolvimento e Harmonia Assessoria Coaching Treinamentos Contatos: Rogério Peixoto 22.9817-1363 vidha.act@gmail.com sitevidha.wix.com/vidha