Your SlideShare is downloading. ×
John Grisham
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

John Grisham

8,371
views

Published on

Apresentação das obras publicadas pelo escritor John Grisham

Apresentação das obras publicadas pelo escritor John Grisham

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
8,371
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
35
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. John Grisham
  • 2. Nascido em 8 de fevereiro de 1955 na cidade norte-americana de Jonesboro, John Grisham começou a escrever nas poucas horas vagas que sua carreira como advogado lhe permitia. Suas especialidades eram defesa criminal e processos por danos físicos. Foi o caso de uma vítima de estupro de apenas 12 anos que o inspirou a escrever sobre o universo jurídico. Esse primeiro romance, Tempo de matar, foi publicado em 1988. Desde então, o ofício de escritor acabou se tornando prioritário em sua vida. Hoje, ele é um dos autores mais lidos nos EUA, onde seus livros já venderam cerca de 275 milhões de exemplares, ocupando as listas dos mais vendidos por anos a fio. Diversos de seus romances se tornaram filmes de sucesso.
  • 3. Tempo de Matar (1989) Pena de morte. Até que ponto se é contra? Até que ponto se é a favor? Se dois drogados estupram, torturam e tentam matar uma menina de 10 anos, qual a pena que deveriam ter? E se um pai, chocado com todas estas barbaridades cometidas contra a filha, resolve fazer justiça com as próprias mãos, o que ele merece? Pelas leis do Mississipi, Estados Unidos, 20 anos de prisão para os primeiros e a cadeira elétrica para o segundo.
  • 4. A Firma (1991) Mitchell McDeere, um dos melhores alunos de Direito, em Harvard, vai trabalhar na Bendini, Lambert e Locke, uma rica firma especializada em direito tributário. Logo de início, ele suspeita de que há algo de errado na firma, ainda mais quando dois sócios morrem em um estranho acidente nas Ilhas Cayman. As previsões do jovem advogado parecem se confirmar quando ele é abordado por Tarrance, um homem que diz ser agente do FBI.
  • 5. O Dossiê Pelicano (1992) Abraham Rosenberg, juiz da Suprema Corte, 91 anos, é uma lenda viva do Supremo e, provavelmente, o homem mais odiado da América. Ele está em sua casa, dormindo, quando recebe três tiros com silenciador na cabeça. Quatro horas depois, o mesmo assassino dirige-se para um clube gay. Lá, assistindo a um filme pornô, está o mais jovem juiz da Suprema Corte, Glenn Jansen. O matador internacional, homem de muitas faces, idiomas e que nunca deixa pistas, liquida Jansen sumariamente, estrangulando-o.
  • 6. O Cliente (1993) Mark Sway, um garoto de onze anos, testemunha o bizarro suicídio de um advogado de Nova Orleans. Antes de morrer, o homem conta a Mark um segredo que envolve o recente assassinato de um senador da Louisiana, cujo matador, um mafioso, está prestes a enfrentar o tribunal. Pressionado pela polícia, pelo promotor e pelo FBI, Mark deveria revelar a confissão, mas recusa-se a fazê-lo.
  • 7. A Câmara de Gás (1994) A história de Sam Cayhall, conhecido membro da Ku-Klux-Klan, que explodiu, em 1967, o escritório de um advogado judeu que militava pelos direitos dos negros, mutilando-o e matando seus dois filhos gêmeos de cinco anos de idade. O primeiro julgamento de Cayhall, com júri composto somente por brancos e manifestações da Klan do lado de fora do tribunal, terminou com sua absolvicão. Um novo julgamento, seis meses mais tarde, confirmou o veredicto.
  • 8. O Homem que fazia chover (1995) O protagonista Rudy Baylor é um jovem advogado recém-formado que presta serviços a grupos de terceira idade. É assim que conhece o casal de idosos Dot e Buddy Black, cujo filho, Don Ray, está com leucemia terminal. Seu tratamento foi recusado pelo seguro de saúde da poderosa Great Benefit. Rudy insiste para que o casal acione a seguradora. E a partir desta causa percebe os indícios de uma gigantesca fraude, talvez a maior na área de saúde, na história dos Estados Unidos.
  • 9. O Júri (1996) Em O júri, John Grisham mais uma vez utiliza, com incontestável sucesso, sua técnica envolvente de autor de thrillers jurídicos. O romance, que foi um best-seller nos Estados Unidos, gira em torno de uma disputa milionária entre a poderosa indústria de tabaco Pynex e a pobre viúva de um fumante que morreu aos 51 anos, vítima de câncer. A batalha legal, entretanto, desempenha um papel secundário nesta história. A veia principal está nos bastidores dos processos judiciais contra grandes indústrias nos tribunais americanos.
  • 10. O Sócio (1997) O sócio, conte justamente a história de um advogado bem-sucedido que resolve deixar tudo para trás, levando consigo US$ 90 milhões da firma em que trabalhava. Sem dramas morais, ele desvia o dinheiro, simula a própria morte, assiste ao enterro e foge para o Brasil, onde conhece a advogada Eva Miranda – sua cúmplice e amante. Lanigan, porém, é encontrado por detetives em Ponta Porã, quase na fronteira com o Paraguai.
  • 11. O Advogado (1998) Desta vez John Grisham traz uma história centrada em Michael - profissional talentoso da gigantesca firma de advogados Drake & Sweeney, que num prazo de três anos se tornaria sócio. Porém, um encontro violento com um sem-teto e uma investigação fez com que ele descobrisse um segredo terrível. Um segredo relacionado com a poderosa Drake & Sweeney. Ele sai da firma e leva um arquivo ultra-secreto... e se torna um ladrão.
  • 12. O Testamento (1999) O que você faria se fosse herdeiro de onze bilhões de dólares? Uma boa pergunta que tem uma eletrizante. O autor desenvolve a história da família Phelan - do patriarca, Troy Phelan, a seus estranhos herdeiros. Depois de escrever seu último testamento, o bilionário se suicida, iniciando uma batalha onde não faltam alcatéias de advogados, repórteres peçonhentos e uma família destroçada pela ambição e pelo dinheiro.
  • 13. A Confraria (2000) Desta vez, a história começa em uma prisão federal da Flórida, onde se reúnem Roy Spicer, um ex-juiz de paz que cumpre pena por roubar uma igreja, Finn Yarber, juiz da Suprema Corte da Califórnia condenado por sonegação de impostos, e o meritíssimo Hatlee Beech, preso por atropelar e matar duas pessoas. Eles formam a Confraria que, numa grotesca imitação da Justiça, resolve pequenos problemas e disputas dentro da penitenciária.
  • 14. A Casa Pintada (2001) Desta vez não há advogados, o protagonista Luke Chandler tem apenas sete anos, é fã de beisebol, do famoso time de St. Louis, os Cardinals, e de seu principal jogador, Stan Musial. Trabalha na colheita de algodão e conta em detalhes os episódios que envolveram a difícil safra do ano de 1952. Os costumes e valores de uma típica cidade do interior, as aventuras, dramas e o suspense são oferecidos ao leitor sob uma perspectiva infantil.
  • 15. Esquecer o Natal (2001) O livro conta a história de Nora e Luther Krunk, que planejam fazer um cruzeiro pelo Caribe para fugir do Natal. Escândalo e pasmo gerais, pois moram num bairro chique, onde todo mundo festeja o Natal com todo o brilho que tem a maior festa cristã. Só que, na véspera do embarque, sua filha volta do Peru, impossibilitando o cruzeiro. Em poucas horas, os Krunk são obrigados a improvisar uma festa que exigiria semanas e até meses de preparo..
  • 16. A Intimação (2002) O velho juiz Reuben Atlee exerceu, durante quarenta anos, influência e poder político na pequena cidade de Clanton, no Mississippi; agora amarga o ostracismo, desde que perdeu a eleição para um jovem candidato. Doente, convoca os filhos para uma reunião em Maple Run, a mansão decadente onde vive recluso.
  • 17. O Rei da Fraudes (2003) A figura central da história é Clay Carter, um advogado de 31 anos que trabalha na Defensoria Pública de Washington, a capital norte-americana. Sem dinheiro nem ambição social, ele vive de defender criminosos que não têm como pagar um advogado decente. Rebecca, sua namorada há anos, cansada de estar ao lado de um perdedor, encerra o relacionamento e casa-se rapidamente com um homem tão ou mais rico quanto ela, para desgosto de Clay.
  • 18. Nas Arquibancadas (2003) Neely Greenshaw é um corretor de imóveis com um joelho estourado. Mas, quinze anos atrás, era um dos grandes astros do time Spartans, da cidade de Messina, segundo alguns torcedores o maior de todos eles. Neely volta para Messina, depois de muitos anos de ausência, para acompanhar os últimos momentos de Eddie Rake, doente terminal e treinador que garantiu o sucesso dos Spartans durante décadas.
  • 19. O Último Jurado (2004) É início dos anos 70 e os negros ocupam cada vez mais espaço nos estados racistas e conservadores do Sul dos Estados Unidos, como o Mississípi. O jovem Willie Traynor, novaiorquino de 23 anos, assume o jornal local, o The Ford County Times, ávido por histórias de crime e suspense capazes de aumentar a tiragem do periódico. Protagonista da trama, Willie afirma: "Acho que é da natureza do negócio vender mais jornais depois de um crime brutal, quando as pessoas querem detalhes.”
  • 20. O Corretor (2005) Joel Backman era um homem extremamente poderoso. Conhecido como 'o corretor', ele sabia apostar alto - um advogado que ganhava 10 milhões de dólares por ano e podia 'abrir qualquer porta em Washington'. Isto foi verdade até que ele tentou negociar o acesso ao mais sofisticado sistema de vigilância por satélite do mundo com quem fizesse a melhor oferta.
  • 21. O Inocente (2006) Em 1971, Ron Williamson era o melhor jogador de beisebol de Oklahoma. Com personalidade forte e um talento inato para os esportes, Williamson estava em ascensão. O comportamento, junto com um braço lesionado, acabou lhe custando a carreira. Quando voltou para sua cidade natal, Williamson havia perdido tudo. Da vida glamourosa, restavam apenas as bebedeiras, que acentuavam o comportamento maníaco-depressivo do ex-jogador.
  • 22. Jogando por Pizza (2007) Rick Dockery era um perdedor nato. Terceiro reserva do time de futebol americano Cleveland Browns, ele errou três vezes nos últimos 11 minutos da partida contra o Denver Broncos e tirou de sua equipe a chance de participar do Super Bowl. Com o apelido de maior mico do futebol americano de todos os tempos - só resta a Rick partir para outra. E ele escolhe a Itália como destino.
  • 23. O Recurso (2008) Num tribunal do Mississippi, o júri volta atrás do veredicto contra uma companhia acusada de despejar resíduos tóxicos no reservatório de água de uma cidadezinha, causando o maior boom de câncer da história – a empresa houvera apelado à Suprema Corte, composta por nove juízes. A questão é: quem eram eles? Como votaram? Algum deles poderia ser substituído após a decisão final? A política sempre foi um jogo sujo. Grisham mostra, agora, que a justiça também é.
  • 24. O Negociador (2009) Um emprego na maior firma de advocacia do mundo, em Nova York, pode ser um sonho para a maioria dos estudantes de direito, mas não para Kyle McAvoy, aluno de Yale. Ao ver um segredo seu cair em mãos erradas, o jovem é obrigado a aceitar este emprego que seria inalcançável para um recém-formado, no qual seria obrigado a mentir, roubar e participar de um esquema criminoso que poderia levá-lo às grades.
  • 25. Caminhos da Lei (2010) Sete histórias sobre tribunais e julgamentos, contadas com suspense e ironia e construídas com personagens cheios de humanidade marcam a estreia de John Grisham na narrativa curta. Em Caminhos da lei, o autor retorna ao interior do Mississippi, local que serviu de cenário para o seu primeiro sucesso, Tempo de matar, para mostrar o confronto entre o conservadorismo da vida mediana e sentimentos como a ambição, o ciúme e o tédio, em dramas nada banais.
  • 26. Theodore Boone: Aprendiz de Advogado(2010) Theodore Boone tem 13 anos, vive com os pais e sonha se tornar um grande advogado quando crescer. Mas quando se vê envolvido no centro de um terrível assassinato, ele descobre que o tribunal está mais perto do imaginava. Um perigoso assassino está prestes a ser libertado e Theo é o único que sabe a verdade. Os riscos são grandes, mas o jovem não vai desistir enquanto a justiça não for feita.
  • 27. A Confissão (2011) A Confissão traz uma luta judicial para tirar do corredor da morte um astro local de futebol acusado injustamente de ter raptado, violentado e matado uma líder de torcida. O verdadeiro assassino, que tem um tumor inoperável no cérebro, confessou o crime. Porém, ele terá convencer advogados, juízes e políticos.
  • 28. Theodore Boone: O Sequestro (2011) Na trama, o garoto de apenas 13 anos, mas que entende de leis mais do que muitos advogados, tem que usar toda a sua inteligência e seus conhecimentos jurídicos para investigar o desaparecimento de sua amiga April.
  • 29. Calico Joe (2012) Em Calico Joe, John Grisham constrói um romance que vai muito além dos arremessos de beisebol. Ele se aproveita da paixão nacional dos americanos para contar uma história sobre pais e filhos, perdão e redenção. O título estreou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times, mostrando que Grisham continua um contador de histórias imbatível, nos tribunais ou nos campos.
  • 30. Os Litigantes (2012) Dessa vez, o alvo do advogado e escritor é a indústria farmacêutica, no primeiro caso de destaque assumido por um pequeno escritório de advocacia. Suspense, reviravoltas e cenas de tribunal ditam o ritmo do thriller, que surpreende pelo inusitado toque de humor com as trapalhadas do trio de advogados.
  • 31. Thedore Boone: O Acusado (2013) Terceiro livro juvenil do mestre dos romances de tribunal John Grisham, O acusado é um suspense de tirar o fôlego. E vai enfrentar o maior desafio de sua vida de investigador mirim. Aos 13 anos, Theodore Boone entende de leis melhor do que muitos advogados de sua cidade e prova que não é preciso ter poderes mágicos para entrar no hall dos grandes heróis juvenis.
  • 32. O Manipulador (2013) Quando um juiz federal é assassinado, um advogado e ex-fuzileiro naval preso por se meter em falcatruas de natureza e proporções que ele nem sequer imaginava afirma conhecer o assassino e os motivos que levaram ao crime. Em troca da informação, porém, ele exige ser solto e entrar para o programa de proteção à testemunha, além de um rosto cirurgicamente alterado e uma nova identidade.
  • 33. Sycamore Row (Em Breve) Sycamore Row, seu mais recente romance retorna a Clanton, Mississipi, local de seu primeiro e mais popular livro, Tempo de Matar.
  • 34. Filmes e séries baseados nos livros A Firma (1993), Dossiê Pelicano (1993), O Cliente (1994), Série The Client (1995), Tempo de Matar (1996), O Segredo (1996) Homem que fazia chover (1997), A Armação (1998), A Painted House (2003), The Street Lawyer (2003), O Júri (2003), Mickey (2004), Um Natal muito, muito louco (2004), Série The Firm (2012).
  • 35. Apresentação criada em Fevereiro de 2010 e atualizada em Dezembro de 2013 por Rodney Eloy
  • 36. Para saber mais visite o blog John Grisham Brasil http://jgrishambrasil.blogspot.com

×