Temperamento Controlado pelo Espirito Santo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Temperamento Controlado pelo Espirito Santo

on

  • 187 views

Palestra feita no dia 06/07/2014 por Herminia Passaretti

Palestra feita no dia 06/07/2014 por Herminia Passaretti

Statistics

Views

Total Views
187
Views on SlideShare
178
Embed Views
9

Actions

Likes
0
Downloads
4
Comments
0

2 Embeds 9

https://www.facebook.com 8
https://m.facebook.com&_=1404902414705 HTTP 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Temperamento Controlado pelo Espirito Santo Temperamento Controlado pelo Espirito Santo Presentation Transcript

  • Herminia de Jesus Passaretti Psicóloga – CRP 06/46304-9
  • * 1994: formada na Universidade de Guarulhos * 1995 a 2000: Psicóloga Clínica na Polícia Militar do Estado de São Paulo * 2000 a 2005: Psicóloga na antiga FEBEM (atual Fundação Casa) * 2006 a 2008: Projetos sociais de inserção social para jovens (1º Emprego) * 2009 a 2011: Analista e Supervisora de RH, em empresa multinacional * 2012 a atual: Psicóloga Clínica na Polícia Militar do Estado de São Paulo
  • * 1972 a 2005: “católica” (batizada, missas de sétimo dia, casamentos, batizados...) * 2005: Encontro com Jesus o Bom Pastor (casais em segunda união) * 2005: Equipista do EJBP e do EC (famílias incompletas) - Região Santana * 2007: Retiro Bom Pastor (casais em segunda união) - Paróquia Nsa. do Rosário da Pompeia * 2007: Coordenação de círculo do EJBP * 2008: Equipista do Retiro Bom Pastor - Pompeia * 2010: Dirigente do EJBP e do EC - Região Santana (até 2011) * 2010: Atendimentos voluntários na Casa de Apoio (até 2014) * 2010: Acompanhamento p/ formação humana (presbiteral) da CMSIA – SP e Bauru * 2010: Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras (Coordenação do Setor de Casos Especiais) * 2010: Equipista do Encontro de Jovens com Cristo - Jesus no Horto das Oliveiras * 2013: Coordenação de círculo do EJBP * 2014: Consagração como Oblata da CMSIA
  • Marcos Moura (tio Marcos)
  • Em nome Dele, por Ele, com ELE Meu Mestre, Meu Guia
  • Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos: psico (alma ou atividade mental) logía (estudo). Na Psicologia, existem diversas teorias, diversos “pensadores”. É uma ciência em constante desenvolvimento. A cada dia surgem novas descobertas, chegamos a novos conceitos sobre o ser humano e sua forma de se relacionar com o mundo.
  • Timothy F. "Tim" LaHaye, nasceu em 27 de abril de 1926. Está com 88 anos. É pastor, educador e conferencista. Autor de mais de 40 livros, publicados em 30 idiomas ao redor do mundo, atualmente reside na Califórnia, EUA. O livro TEMPERAMENTO CONTROLADO PELO ESPÍRITO foi escrito em 1967, baseado numa teoria desenvolvida há mais de 400 anos antes de Cristo, por Hipócrates, brilhante médico e filósofo grego. Portanto, temos que compreender que existem conceitos mais atuais sobre a personalidade humana. De qualquer forma, ler e refletir acerca deste livro pode ser um bom começo para quem queira iniciar seus estudos sobre a personalidade humana aliada a princípios cristãos.
  • De acordo com o livro... conceitos: * TEMPERAMENTO – combinação de características congênitas herdadas de nossos pais e avós e coordenadas com base na nacionalidade, raça, sexo e outros fatores hereditários . O que é inato, nasceu com a pessoa, seu “eu mais primitivo”. (Freud – pai da Psicanálise, chama de ID) * CARÁTER – é o verdadeiro “eu”. É o fruto do temperamento, trabalhado pela disciplina e educação recebidas na infância e pelos comportamentos básicos, crenças, princípios e motivações. É o resultado de suas vontades primitivas moldadas pela educação e regras da sociedade. (Freud denomina como SUPEREGO) * PERSONALIDADE – é o semblante externo de nós mesmos, é como nos mostramos ao mundo. Que pode ou não ser igual ao nosso caráter, dependo do quanto autêntico nós somos. Infelizmente, muitos se esforçam para demonstrar o que não são (“lobo em pele de cordeiro”) (EGO, de acordo com Freud)
  • De acordo com o livro... conceitos: Em resumo: O TEMPERAMENTO é a combinação de características com as quais nascemos, o CARÁTER é o nosso temperamento “civilizado” e a PERSONALIDADE é o “rosto” que mostramos ao mundo.
  • De acordo com o livro... Você sabe o que é certo e o que é errado fazer, mas ao agir acaba não se controlando e faz o que não gostaria de fazer. Paulo, na sua carta aos Romanos 7,18-20, descreveu esta situação: Sei que o bem não mora em mim, isto é, em meus instintos egoístas. O querer o bem está em mim, mas não sou capaz de fazê-lo. Não faço o bem que quero, e sim o mal que não quero. Ora, se faço aquilo que não quero, não sou eu que o faço, mas é o pecado que mora em mim. Aqui, tratamos de situações em que nossos instintos, nosso “eu primitivo”, nosso temperamento, toma conta de nosso ser.
  • Quando as pessoas buscam a terapia, na grande maioria das vezes, vão por estarem enfrentando grandes crises, problemas de difícil solução. Na terapia, descobrem que todas as respostas estão dentro de si mesmas. Somente através do AUTOCONHECIMENTO é possível reconhecer seus pontos fortes e suas fraquezas, para depois, aos poucos, ir se modificando. SIM!!! É possível SIM, se modificar! Síndrome de Gabriela: Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim!!!
  • No livro, Tim Lahaye, escreve que: “O indivíduo aprende que se tem que viver em paz com o próximo, é preferível incentivar suas forças naturais e refrear suas fraquezas. Muitos conseguem desenvolver o caráter com êxito e melhorar a personalidade, mas relativamente poucos são capazes de mudar o temperamento. Contudo, isto é possível...” Mas, com quase 20 anos de prática clínica, reconheço que, algumas vezes, o processo é lento. Sempre falo para os meus pacientes sobre a importância de se ter uma religião e de praticá-la. E hoje, tenho a convicção de que quando a pessoa se abre para a ação do Santo Espírito, este processo torna-se bem mais suave e rápido.
  • De acordo com o livro... Sim, o temperamento pode ser modificado! Isto é claramente perceptível na Segunda Carta aos Coríntios 5,17, onde Paulo diz: “Assim, se alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura; passou o que antigo e apareceu o que é novo.” Uma vez que o temperamento é a nossa “natureza antiga”, o que o homem necessita é de uma “natureza nova”. Essa “natureza nova” é transmitida ao homem quando ele aceita Jesus cristo em sua vida.
  • De acordo com o livro... Os quatro temperamentos básicos: Hipócrates, médico e filósofo grego, 400 a.C, expôs a teoria dos quatro temperamentos básicos, originados de quatro fluídos orgânicos: * Temperamento sanguíneo * Temperamento colérico * Temperamento melancólico * Temperamento fleumático Apesar da determinação orgânica de Hipócrates ter sido superada, a classificação quádrupla de temperamento ainda tem sido amplamente utilizada.
  • De acordo com o livro... ATENÇÃO! O importante é que os quatro temperamentos sejam considerados básicos. Cada um de nós é, na verdade, uma combinação de dois ou mais temperamentos com suas forças e fraquezas. (O ser humano é um ser único. Este estudo, é apenas o começo; um começo aliás, bem superficial, de um autoconhecimento.)
  • MAIS ATENÇÃO AINDA! Este estudo de temperamento destina-se à auto-análise, ao autoconhecimento.Não ceda à tentação de analisar o outro, através deste estudo. É como na missa: na homilia, Jesus fala ao TEU coração. É com VOCÊ e de VOCÊ que Ele está falando!
  • De acordo com o livro... O SANGUINEO EXUBERANTE Características É cordial, eufórico, vigoroso, animado Os sentimentos prevalecem sobre os pensamentos Está sempre rodeado de amigos Gosta do convívio social e não suporta a solidão Costuma falar sem pensar Sanguíneos costumam ser bons vendedores, professores, atores... As forças do temperamento (pontos fortes / positivos ) Apreciador da vida em seus detalhes Otimista Amistoso e afetuoso As fraquezas do temperamento (pontos a melhorar / negativos) Turbulento. Pouco prático e desorganizado Com dificuldade de concentração Indisciplinado Egoísta Instável. “Explode” com facilidade e cinco minutos depois se esquece do acontecido
  • De acordo com o livro... O COLÉRICO INTRANSIGENTE Características É vivaz, ardente, ativo Auto-suficiente e independente Prático e voluntarioso Tem facilidade em tomar decisões por si e pelos outros Utiliza os problemas como impulsos, não como obstáculos Pode ser um bom gerente, planejar, líder, ditador ou até mesmo criminoso As forças do temperamento (pontos fortes / positivos ) Determinado Eficiente na hora de tomar decisões rápidas Otimista As fraquezas do temperamento (pontos a melhorar / negativos) Violento (explode violentamente e guarda rancor) Cruel, vingativo Arrogante e prepotente No campo espiritual tem dificuldade em aceitar o senhorio do Espírito Santo em sua vida
  • De acordo com o livro... O MELANCÓLICO Características Analítico Introvertido Perfeccionista Um amigo muito fiel, mas não faz amigos com facilidade Confiável Tendência a escolher uma vocação difícil, que envolva grande esforço pessoal As forças do temperamento (pontos fortes / positivos ) Sensível Analítico e observador (caçador de detalhes e problemas num projeto) Abnegado na execução de qualquer trabalho. Faz tudo bem feito As fraquezas do temperamento (pontos a melhorar / negativos) Egocêntrico. Sempre se auto-analisando Tendência à hipocondria (acha que está doente, sempre) Pessimista Crítico Vingativo
  • De acordo com o livro... O FLEUMÁTICO Características Calmo, frio e bem equilibrado Tem as emoções sob controle Gosta do convívio social Tem um humor mordaz. Conta uma piada, sem dar um único sorriso Organizado e com ótima memória Raramente deixa transparecer seus sentimentos As forças do temperamento (pontos fortes / positivos ) Espirituoso. Com humor inabalável Digno de confiança Tem hábitos metódicos Trabalha bem sob pressão As fraquezas do temperamento (pontos a melhorar / negativos) Falta de motivação. Ao andar, parece estar arrastando os pés Provocador Rígido, com dificuldade em aceitar as mudanças Indeciso
  • De acordo com o livro... A grande diferença entre os quatro tipos de temperamento nos mostra porque as pessoas são indivíduos diferentes uns dos outros, isto sem contar as várias combinações dos quatro temperamentos básicos. Não se pode dizer que um tipo de temperamento é melhor do que o outros. Todos possuem suas forças e riquezas, assim como suas fraquezas e perigos.
  • De acordo com o livro... ATENÇÃO! (de novo) O importante é que os quatro temperamentos sejam considerados básicos. Cada um de nós é, na verdade, uma combinação de dois ou mais temperamentos com suas forças e fraquezas. (O ser humano é um ser único. Este estudo, é apenas o começo; um começo aliás, bem superficial, de um autoconhecimento.)
  • MAIS ATENÇÃO AINDA! (mesmo!) Este estudo de temperamento destina-se à auto-análise, ao autoconhecimento. Não ceda à tentação de analisar o outro, através deste estudo.
  • De acordo com o livro... O TEMPERAMENTO PLENO NO ESPÍRITO De acordo com Paulo, na Carta aos Gálatas 5,22-23 “O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, confiança, mansidão, continência...” O temperamento pleno do Espírito Santo desconhece fraquezas; em lugar delas, possui nove forças inteiramente abrangentes. É o homem como Deus entende que deva ser. Não importa qual seja o temperamento inato do indivíduo; qualquer homem pleno do espírito Santo, quer seja colérico, sanguíneo, melancólico ou fleumático, há de manifestar essas nove características espirituais. Ele terá suas próprias forças congênitas que manterão sua individualidade, mas não será dominado por suas fraquezas. As nove características do Espírito as transformarão.
  • De acordo com o livro... FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO 1.) AMOR: como amor a Deus e ao próximo. O amor todos os homens, mesmo os inimigos. 2.) ALEGRIA: uma alegria não limitada pelas circunstâncias. 3.) PAZ: a Paz de Deus, que permanece imperturbável diante de circunstâncias difíceis. 4.) PACIÊNCIA: capacidade de suportar ofensas e desgostos sem revidar ou se revoltar. 5.) DELICADEZA: resultado da extrema compaixão do Espírito Santo para com a humanidade, perdida e agonizante. É profunda, atenciosa, compreensiva. 6.) BONDADE: atos no sentido de dar e não de receber, revelando um coração desprendido. 7.) FÉ: completa dependência de Deus, o antídoto perfeito contra o temor. 8.) MANSIDÃO: guiado pelo Espírito, o homem é humilde, meigo e cede às Suas súplicas. 9.) CONTINÊNCIA: temperança, estabilidade, autocontrole.
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO 1.) AUTO-ANÁLISE: Examine-se a si mesmo. Tenha coragem para se conhecer e reconhecer suas fortalezas e seus pontos a melhorar. Não apresente desculpas para suas fraquezas. Frases como “Eu sou assim mesmo, este é o meu jeito” precisam ser eliminadas de sua vida. É preciso encarar as suas fraquezas como elas são: pontos passíveis de serem eliminados. Somente se conhecendo, você terá condições de notar o que precisa ser mudado, melhorado em você. (A terapia pode te ajudar muito neste aspecto)
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO 2.) CONFISSÃO DE TODO PECADO CONHECIDO: Após a auto-análise, o Espírito Santo já nos terá revelado nossas falhas em relação à Sua plenitude em nós. Logo que descobrir sua falha, confesse-a, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda iniquidade. (mas entenda que, para ser perdoado, antes é preciso ter a consciência e o real arrependimento da falha cometida)
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO 3.) SUBMISSÃO COMPLETA A DEUS: Para sentir-se pleno no Espírito Santo, a pessoa deve se colocar inteiramente à disposição de Deus para fazer qualquer coisa que o Espírito Santo ordene.
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO 4.) PEÇA PARA SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO SANTO: Quando o cristão já se examinou, reconheceu suas falhas e, conscientemente, se entregou sem reservas a Deus, então está pronto para pedir o Espírito Santo para si. A vitória sobre o egoísmo, o medo e a ira é vontade de Deus, portanto, se pedirmos que Ele cure nossas fraquezas (e se fizermos a nossa parte), Ele o fará.
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO 5.) CREIA-SE PLENO NO ESPÍRITO E AGRADEÇA A ELE A PLENITUDE: Não espere algum sinal ou sensação de plenitude no Espírito. Una à sua fé a Palavra de Deus, que independe de sentimentos. As sensações normalmente sucedem à nossa fé, à nossa aceitação de Deus e sua Palavra, não o contrário. Muitos cristãos pedem a cura e essa oportunidade lhes é dada, mas não se sentem curados. Você pode todas as coisas Naquele que te fortalece, inclusive ser manso e não irado, confiante e não temeroso. Portanto devemos, pela fé, dar graças pela cura que Ele processou em nossas fraquezas.
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO E AINDA... - Ler e conhecer a Palavra de Deus. Jesus nos ensina que para que Suas Palavras permaneçam em nós, precisamos conhecê-las, lendo a Bíblia - A Oração deve ser uma prática diária - Servir a Cristo é também uma forma de estar Nele
  • De acordo com o livro... COMO SENTIR-SE PLENO NO ESPÍRITO A FORÇA DO HÁBITO Mesmo conhecendo os benefícios de estar pleno no Espírito Santo, você, de repente, poderá se ver repetindo velhas ações pela força do hábito. Mas não desista de sua busca, sabendo que Maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo (1Jo4:4) e utilizando seis passos: - Reconheça suas falhas a serem superadas - Confesse-as - Peça ao Pai para te livrar desse hábito - Agradeça-O, antecipadamente pela vitória - Pela fé, suplique a plenitude do Espírito Santo - Ande segundo o Espírito
  • De acordo com o livro... OS TEMPERAMENTOS MODIFICADOS PELO ESPÍRITO Quando o Espírito Santo penetra na mente de um homem, este começa o processo de mudança de seu temperamento. Examinaremos agora os quatro temperamentos modificados pelo Espírito Santo.
  • De acordo com o livro... O SANGUÍNEO PLENO DO ESPÍRITO O sanguíneo será sempre extrovertido. Será falador e brincalhão, mas suas piadas e brincadeiras serão sadias. Deixará de seguir a lei do menor esforço e terá maior autocontrole, cumprindo suas responsabilidades. Sua inquietude será contida pela paz do Espírito Santo. Ao invés de promover conflito e desordem, terá uma influência agradável sobre as pessoas. Por ser expressivo, sua fé será contagiante. O apóstolo Pedro é um ótimo exemplo de sanguíneo pleno no Espírito.
  • De acordo com o livro... O COLÉRICO PLENO DO ESPÍRITO O colérico será, infalivelmente, um eficaz líder cristão. O amor ao próximo é o dom espiritual que mais destaca a mudança do colérico. Deixará a hiperatividade e passará a agir segundo a sabedoria analítica do Espírito. Os dons espirituais mais penosamente adquiridos pelo colérico serão a docilidade, a bondade, a paciência e a humildade. As pessoas passarão a respeitá-lo não por temê-lo, como antes, mas por admirá-lo. Paulo, é o apóstolo que melhor representa esta mudança.
  • De acordo com o livro... O MELANCÓLICO PLENO DO ESPÍRITO O perfeccionismo analítico e seu trabalho meticuloso serão colocados à serviço de Deus e ele considerará pura alegria ser uma peça na engrenagem do Reino. A plenitude do Espírito será uma terapia, pois deixará o olhar egocêntrico e se preocupará mais com o outro. Seu sono passará a ser tranquilo e reparador. A fé é o dom espiritual que acabará com seu pessimismo. E a paz e a alegria trazidas pelo Espírito, cessarão sua tendência à depressão. Como exemplo de melancólico pleno no Espírito, temos o apóstolo Tomé.
  • De acordo com o livro... O FLEUMÁTICO PLENO DO ESPÍRITO No fleumático as mudanças serão menos aparentes, uma vez que, por natureza, é calmo, cordato, pacífico e alegre. O Espírito Santo o ajudará a vencer o medo e a falta de motivação. A bondade e a docilidade do Espírito eliminarão o egoísmo do fleumático, que se tornará generoso. Um exemplo bíblico de fleumático pleno no Espírito é Abraão.
  • De acordo com o livro... CONCLUSÃO Diante do exposto, notamos que as mudanças em nosso temperamento, a vitória sobre nossas fraquezas, exigem um incansável esforço de nossa parte e um tempo razoável, de acordo com o número de anos em que vivemos segundo o nosso temperamento ingênuo e com a nossa disposição de ler e ouvir a Palavra de Deus, de negarmos a nós mesmos e de nos colocarmos humildemente sob a orientação de Deus e de Seu Santo Espírito.