Tipos de álcool

7,183 views

Published on

Trabalho de química , falei muito de tudo mesmo uma pessoa que não sabe de nada de Álcool lendo o slide não da nem para nota.

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,183
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
101
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tipos de álcool

  1. 1. Álcool Tipos De
  2. 2. Introdução O álcool é uma classe de compostos orgânicos que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas (-OH) ligados a carbonos saturados. É, comumente, utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas.
  3. 3. Produção O álcool é produzido a partir matérias primas com altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açucar, mas existe também o uso de outras matérias como o milho, a mandioca e o eucalipto.
  4. 4. Após o corte Após o corte, é feito o transporte da matéria para a usina, onde ocorre a lavagem e a moagem seguida da filtragem, de onde é obtidos a garapa.A garapa é aquecida, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o melaço.
  5. 5. Última etapa Depois, adiciona-se ao melaço um pouco de água e ácido, de onde obtemos o mosto. Após 50 horas de fermentação 13% do mosto torna-se álcool e é enviado para a destilação.
  6. 6. Álcool etílico Álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
  7. 7. Álcool metílico O (metanol) ou (álcool metílico) é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é (CH3OH).
  8. 8. Fenol No fenol, de fórmula química é (C6H6O), a hidroxila está ligada a um anel benzênico. Na maioria dos textos, este composto não é considerado um álcool.
  9. 9. Álcool anidro Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem.
  10. 10. Álcool bornílico O bornel (C10H17OH), também chamado de álcool bornílico, é um álcool terpenóide, encontrado na cânfora-de-bornéu, preparado sinteticamente, é comumente utilizado na perfumaria.
  11. 11. Álcool desnaturado O álcool desnaturado é uma composição com o metileno também chamado de carbeno (carbono divalente altamente reativo).
  12. 12. Álcool primários Os álcoois primários têm o grupo hidroxila ou oxidrila ligado a um carbono primário, como por exemplo o etanol. Sua fórmula geral é: Alcool primaire. (Na figura, "R" representa um radical hidrocarboneto qualquer).
  13. 13. Álcoois secundários OOs álcoois secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário (isto é, um átomo de carbono que está ligado a apenas dois outros átomos de carbono), como é o caso do 2-propanol.
  14. 14. Álcool terciários Os álcool terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário. Como o 2-metil-2-propanol e o trimetilcarbinol. A fórmula geral é representada com "R", representa um radical hidrocarboneto qualquer) 2=composição.
  15. 15. Nomenclatura -"ol": quando a cadeia possui apenas um grupo hidroxila. Ex: Etanol(CH3-CH2-OH) -"Diol": quando existem dois grupos hidroxila na cadeia carbônica. Ex: Pentano-1,2-diol -"Triol": quando a cadeia possui três grupos hidroxila. Ex: Hexano-1,2,3-triol

×