Japão
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Japão

on

  • 1,050 views

tudo sobre o japão (Historia, geografia,etc)

tudo sobre o japão (Historia, geografia,etc)

Statistics

Views

Total Views
1,050
Views on SlideShare
1,050
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
76
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Japão Presentation Transcript

  • 1. Informações sobre a Geografia do Japão Localização Geográfica: Ásia Oriental, Área 372.819 km²., Capital Tóquio, Principais rios rio Shinano, Teshio e Ishikari.O pais é um arquipélago de 6852 ilhas cuja as quatro maiores são Honshe, Hokkaldo, Kyushu e Shkoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional.
  • 2. Ponto mais alto e mais baixo Ponto mais alto: Monte Fuji (3.776 metros). Ponto mais baixo: Hachiro Gata-m (-4 metros).
  • 3. Pré-história Japonesa A ocupação humana do Japão remonta ao Paleolítico Superior e a data mais consensual para a primeira presença humana neste arquipélago é de 35 000 a.C., quando povos nômades caçadores-coletores chegaram às ilhas vindos do continente através de istmos (porção de terra estreita).
  • 4. Era feudal O surgimento dos daimyo de base local, enfraqueceu o xogunato(Reinado da quela epoca) e esse enfraquecimento levou a Guerra de Ōnin entre 1467 e 1477 entre os Kosokawa e os Yamana que deu fim ao xogunato. Sem uma autoridade central, os daimyos, agora com autoridade absoluta em seus domínios, deram início a um período de guerras que termino 1550 e 1560 com a conquista dos demais domínios.
  • 5. Era moderna Esta política deixou a nação isolada por mais de 250 anos até à chegada de navios da Marinha dos Estados Unidos com Matthew Calbraith Perry em 31 de março de 1854 exigindo a abertura do país ao comércio estrangeiro com assinatura de Tratado de Kanagawa revelando o atraso do xogunato.
  • 6. Japão na 2 guerra mundial A expansão japonesa é vista com temeridade pelos EUA. Roosevelt trata de bloquear de todas as maneiras seu crescimento militar e econômico. Seu primeiro passo foi anular os acordos comerciais que mantinha com o império do Sol Japones. Inicia o embargo de petróleo e de matérias-primas minerais fundamentais para a indústria de guerra japonesa, além de congelar os créditos que o Japão possuía nos EUA. Esse foi o estopim para a guerra.
  • 7. A bomba atômica Em Hiroshima foi jogada a bomba atômica “Little Boy” e, três dias depois, a bomba “Fat Man” em Nagasaki. Até os dias de hoje, as duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.
  • 8. Clima O clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. possui os climas: subártico, temperado e subtropical.
  • 9. Biodiversidade O Japão tem nove ecorregiões florestais que refletem o clima e a geografia das ilhas. Elas vão de florestas subtropicais nas ilhas Ryūkyū e Ogasawara, a florestas decíduas temperadas em regiões de clima ameno das principais ilhas, florestas temperadas de coníferas nas porções frias das ilhas do norte.
  • 10. Meio ambiente A história ambiental do Japão e as políticas atuais refletem um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental. No rápido crescimento econômico após a Segunda Guerra Mundial, as políticas ambientais foram minimizadas pelas empresas do governo e industriais. Como consequência inevitável, certa poluição ambiental crucial ocorreu nos anos 1950 e anos 1960.
  • 11. política O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. A Constituição o define como "símbolo do Estado e da unidade do povo" e ele não possui poderes relacionados ao governo. O poder, concedido por soberania popular, está concentrado principalmente na figura do primeiro ministro do Japão e de outros membros eleitos das outros políticos.
  • 12. Economia Levando-se em conta seu produto interno bruto (PIB) nominal de 5,8 trilhões de dólares, em 2008 o Japão era a terceira economia mundial e a quarta em relação à paridade do poder de compra, estando em 4,39 trilhões de dólares, o que ocorre basicamente em decorrência da cooperação entre o governo e a indústria.
  • 13. População A população do Japão é estimada em 127,4 milhões de pessoas. Em geral, ela é bastante homogênea, sendo quase toda composta por japoneses, as minorias são os ainus, um povo indígena nativo do país, e os estrangeiros que vão ao país por turismo ou em busca de emprego.
  • 14. Cultura A história dessa nação produziu uma cultura que mescla influências da tradição chinesa e as formas indianas e ocidentais desde sua arquitetura à sua gastronomia. Primordialmente, o Japão sofreu influência direta da China, em um processo iniciado há cerca de 1500 anos.
  • 15. Educação A alfabetização no Japão remonta anterior à introdução da escrita kanji no século VI. Inicialmente restrita às classes aristocráticas, a educação atingiu a população em geral no Período Edo, em que havia escolas específicas para a classe dos samurais, mas também escolas mistas que ensinavam escrita, leitura e aritmética.
  • 16. Saúde No Japão, os serviços de saúde são fornecidos pelos governos nacional e locais. O pagamento de serviços médicos pessoais é oferecido através de um sistema de seguro universal de saúde que oferece uma relativa igualdade de acesso, com taxas fixadas por uma comissão do governo.
  • 17. Ciência e tecnologia O Japão é uma das nações líderes nos campos da pesquisa científica, especialmente de tecnologia, maquinário e pesquisa biomédica. Cerca de 700.000 pesquisadores dividem um orçamento de 130 bilhões de dólares para pesquisa e desenvolvimento, o terceiro maior do mundo.
  • 18. Turismo Em 2008, o Japão atraiu 8,3 milhões de visitantes estrangeiros, pouco mais que a Singapura e Irlanda. O Japão tem catorze patrimônios mundiais da UNESCO, incluindo o Castelo de Himeji e os Monumentos Históricos da Antiga Quioto (cidades de Quioto, Uji e Otsu)
  • 19. Influenza A H1N1 ou gripe suína A gripe suína(também conhecida como gripe A) fui reconhecida como uma das maiores pandemias que assolo o mundo em 2009 foi mais comum em todas as regiões do planeta. Mato mais de 3 milhões de pessoas em um curto período tempo.
  • 20. O terremoto e o tsunami Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de ao menos sete metros em cidades na região norte do país. O último balanço oficial divulgado pelo governo informou que o tremor seguido de tsunami deixou ao menos 278 mortes confirmadas.
  • 21. A usina de Fukushima O acidente nuclear de Fukushima diz respeito a uma série de falhas de equipamentos da Central Nuclear de Fukushima I, no Japão, e de lançamentos de materiais radioativos no ambiente, em consequência dos danos causados pelo terremoto de Tōhoku, seguido de tsunami, que ocorreu às 14:46 PM em 11 de março de 2011.
  • 22. Emergindo mais forte O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu acelerar a reconstrução dos danos causados por um terremoto, um tsunami e uma crise nuclear ocorridos há dois anos, e afirmou que o país emergirá mais forte do seu pior desastre desde a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).