Frutas

4,323 views
3,763 views

Published on

Tudo sobre frutas

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,323
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
183
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Frutas

  1. 1. frutas
  2. 2.  Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem. De forma prática, os frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contêm sementes.
  3. 3. 1. Epicarpo: A porção mais superficial do pericarpo. 2. Mesocarpo: Conhecida popularmente por "polpa“. 3. Endocarpo :Protege a semente e é muitas vezes lenhoso.
  4. 4.  Frutos carnosos: Apresentam pericarpo suculento e geralmente comestível.  Indeiscentes: Quando maduros, não se abrem para eliminar as sementes.  Deiscentes: Apresentam abertura, para eliminação das sementes, quando maduros.
  5. 5.  Frutos secos: Apresentam pericarpo seco e reduzido.  Indeiscente: Na cariopse, o pericarpo seco se une totalmente á semente.  Deiscentes: O folículo tem deiscência em fenda longitudinal.
  6. 6.  Pseudofruto, ou "falso fruto", termo que vem sendo substituído por “fruto acessório”, é um desenvolvimento de um tecido vegetal adjacente à flor que sustenta o fruto, de forma que este se assemelhe em cor e consistência a um fruto verdadeiro.
  7. 7.  Pseudofruto Simples: Ex: caju (a parte comestível se origina do pedúnculo floral e a castanha é o fruto verdadeiro do tipo aquênio).
  8. 8.  Pseudofruto Composto: Ex morango (origina-se de uma flor pluricarpela). Cada ovário origina uma fruto. Os frutos unidos formam o pseudofruto.
  9. 9.  Pseudofruto múltiplo: Ex: amora (são infrutescências que se originam de inflorescências). Cada flor origina um fruto. Todos os frutos reunidos no eixo da inflorescências formam o pseudofruto.
  10. 10.  Frutos Partenocárpicos: São frutos que se originam de ovários não foram fecundados. Portanto não possuem sementes. Ex: banana, etc.
  11. 11.  Dispersão: De acordo com o tipo de agente da dispersão, podemos classificá-los em: 1. Anemocorias: Feitas pelo vento. 2. Hidrocória: feita pela água. 3. Zoocoria: Através dos animais.

×