Your SlideShare is downloading. ×
0
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Fatores climáticos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Fatores climáticos

37,609

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
37,609
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
409
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Profª Roberta - Geografia
  • 2. LatitudeLatitude: é a medida em graus de localização em relação à linha do Equador de um ponto dado na superfície terrestre. Latitude
  • 3. LatitudeA forma esférica do Planeta faz com que os raios solares cheguem até a superfície terrestre cada vez mais oblíquos quando nos afastamos do Equador.
  • 4. LatitudeEsse fato provoca uma diminuição gradativa da temperatura quando maior for a latitude. Aumenta a LatitudeDiminui a Temperatura Diminui a LatitudeAumenta a Temperatura
  • 5. AltitudeAltitude: distância medida na vertical entre um ponto na Terra e o nível médio das águas do mar.
  • 6. AltitudeComo a atmosfera se aquece por irradiação (raios solares aquecem a superfície que em seguida irradia o calor absorvido à atmosfera), a medida que a altitude se eleva temos menor a área de superfície da crosta, logo a temperatura será menor.O ar também torna-se rarefeito (menor concentração de gases e umidade) a medida que aumenta a altitude, o que reduz a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera, diminuindo assim a temperatura.
  • 7. Continentalidade e MaritimidadeContinentalidade e Maritimidade: A distância dos corpos hídricos influencia a temperatura do ar por causa das diferenças básicas nas características térmicas. A água (massas O solo (massas líquidas) aquece sólidas) aquecem lentamente e libera e liberamessa temperatura de temperatura de maneira gradual maneira mais (conserva mais a rápido. temperatura) Varia mais aA temperatura varia temperatura menos próximo do longe dos litoral oceanos, no meio dos continentes.
  • 8. Continentalidade e MaritimidadeAssim, quanto mais próximo a grandes massas líquidas, menor será a variação da temperatura (maritimidade), e menor a amplitude térmica.Quanto mais distante a grandes massas líquidas, maior será a variação da temperatura, ou seja, maior a amplitude térmica (continentalidade). Por isso climas continentais são caracterizados por possuírem grandes variações de temperatura.
  • 9. Correntes MarítimasCorrentes Marítimas: São porções de água que se deslocam nos oceanos, como verdadeiros rios, com condições próprias de temperatura, salinidade e pressão.
  • 10. Correntes Marítimas
  • 11. RelevoRelevo: além de estar associado à altitude, que é um fator climático, o relevo influi na temperatura e umidade, ao facilitar ou dificultar a circulação de massas de ar.
  • 12. Relevo Radiação do SolCirculação dos Ventos
  • 13. VegetaçãoVegetação: as plantas retiram umidade do solo pela raiz e a enviam à atmosfera pelas folhas (evapotranspiração). Além disso, a vegetação impede que os raios solares incidam diretamente sobre a superfície.Evapotranspiração Radiação do Sol
  • 14. VegetaçãoAssim com o desmatamento há uma grande diminuição da umidade, e portanto, das chuvas, além de um aumento significativo das temperaturas médias.
  • 15. UrbanizaçãoUrbanização: com o crescimento das cidades e da industrialização a cidade tornou-se um elemento modificador do clima. A presença de inúmeros veículos, industrias, prédios, asfaltos, concreto e menos áreas verdes, causam um maior aquecimento da camada de ar próximo do solo, mudanças também na temperatura e chuvas da região, circulação dos ventos e na umidade.
  • 16. Massas de arMassas de ar: são bolsões imensos de ar, ventos de escala planetária, que se deslocam por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura e umidade da região que se originam.
  • 17. Massas de arÀ medida que se deslocam, vão descaracterizando pela influencia de outras massas.

×