Redação

2,467
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,467
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
149
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Redação

  1. 1. REDAÇÃOPROFESSORA RITA JUSSARA SERRA TALHADA-PE
  2. 2. A REDAÇÃO NO ENEM É inquestionável, em um processo seletivo, a importância de se analisar a produção de texto do estudante e suas habilidades de síntese e encadeamento das ideias. Para garantir um bom desempenho é necessário estar atento aos critérios de correção.
  3. 3. CRITÉRIOS 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; Para isso é necessário ter conhecimento sobre concordância, regência, acentuação e pontuação que são assuntos que geralmente ocorrem dúvidas
  4. 4.  2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
  5. 5. Leia sobre: A copa da África e a copa de 2014; Os gastos e planos que o Brasil pretende executar para a copa. Nelson Mandela; O acidente de derramamento de petróleo no Golfo do México; Os prejuízos naturais que este acidente causou e/ou ainda causa.
  6. 6.  As políticas sociais como maior propaganda eleitoral; Os candidatos que se aproveitam das políticas públicas sociais para usá-las como marketing; A ficha limpa, seus objetivos e resultados nesta eleição.
  7. 7.  Eleições no Teerã, a capital do Irã. Estas eleições foram tema de fotografia vencedora do Word Press Photo 2010. Título “ Gritos na noite”, três mulheres protestam contra o resultado eleitoral, em 24/06/2009. A polêmica nuclear.
  8. 8.  Avanços e deficiências da educação brasileira. Gripe H1N1 A polemica hidrelétrica de Belo Monte; Um século da Revolta da Chibata, iniciada em 22 de novembro de 1910.
  9. 9.  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. É importante que você demonstre ter uma opinião formada seja ela a favor ou contra.
  10. 10.  Selecione: Pare e pense o que de realmente importante você pretende abordar. Nesse momento utilize parte do rascunho e faça tópicos sobre o que você sabe a respeito. Escreva o Maximo de informações que lembrar.
  11. 11.  O que eu sei sobre este assunto? Quais conceitos posso mencionar? Quem já vi falando a respeito? O que esta pessoa disse? Quais argumentos posso sustentar minha opinião? Que dados posso utilizar sobre este tema?
  12. 12.  Em seguida marque aqueles que realmente acha relevante e que não deve ser deixado de fora do assunto. Ex: Políticas educacionais •Dever do Estado ( citar a CF); •Oportunidade universal; •Busca do ensino de qualidade; •Avaliações como Enem, Saeb etc e sua importância; •Ampliação do acesso as universidades públicas;
  13. 13.  Evite: Episódios de novela; Comentários feitos em programas de entretenimento; Citações de livros de auto-ajuda;
  14. 14.  Relacionar: Conectar as informações de forma coerente Koch & travaglia ( 1988 ) denomina-se coesão aquilo em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro ( s) elemento ( s) do universo textual.
  15. 15. Exemplos A câmara federal discutiu a proposta da reforma tributária e conseguiu votar um relatório que obteve um consenso moderado entre os deputados. Esse relatório não agradou aos senadores.
  16. 16.  A teoria da administração científica foi desenvolvida entre 1870 e 1930. Ela constituiu um marco na história da administração
  17. 17.  A teoria da administração de Taylor preocupava-se com a organização dos tempos e dos movimentos, a de Fayol interessava-se pela organização como um todo.
  18. 18.  O Presidente governava o país com soberania e independência. O dirigente não se deixava abater pelas críticas que recebia. Há, entre outras, a hipótese de que os preços venham a estabilizar-se. Tal hipótese parece-me por demais otimista.
  19. 19.  Paulo vendeu as ações da empresa. Depois que seus sócios começaram a se desentender, ele preferiu sair da sociedade. O Estado é regido por leis. Algumas são constituídas do próprio Estado, formando assim a Constituição. Desta, decorrem todas as outras.
  20. 20.  Organizar: A ordem para a sua dissertação você já sabe:Introdução, desenvolvimento e conclusão. Atenção às partes e cuidado para não deixá- las de forma clara e facilmente perceptível pelo leitor.
  21. 21.  Interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Leia com calma, para isso tente não deixar a redação para o último momento. Os textos ou imagens lhe auxiliarão a encontrar o tema.
  22. 22.  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. Bom conhecimento de articulação entre as partes do texto.
  23. 23.  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.
  24. 24. dicas Legibilidade: Imagine a situação. O corretor do Enem está cansado, já leu cerca de 80 redações, seus olhos já estão embaralhados mas ele faz um esforço e pega a sua redação. Chegou a hora e... Seu texto está ótimo, mas, a letra está parecendo um código alienígena avisando a data de sua invasão.
  25. 25.  Não deixe que o redator nem tente ler seu texto, preocupe-se com a legibilidade se você não tiver aquela caligrafia clássica. Evite generalizações: Expressões como: Desde os primórdios, desde sempre, a sociedade mundial, por todos os lugares do mundo ....
  26. 26.  É muito importante apresentar dados de época e de espaço social determinados, de modo mais preciso possível. Ex:Na segunda metade do século XX, a partir da Revolução Industrial; Após a segunda guerra; em 2007 etc.
  27. 27.  Bem, terminei e agora? Rapidinho procure passar os olhos pelo texto, um acento, uma vírgula, um pinguinho do i, um tracinho do t são partes importantes do todo. Não só para isso você já vai sair com uma ideia de avaliação do texto.
  28. 28.  Lembre-se das cinco competências e veja se você conseguiu demonstrá-las. Passe adiante e continue respondendo as questões.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×