Roteiro De Leitura de os ovos misteriosos

17,429 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
17,429
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
776
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Roteiro De Leitura de os ovos misteriosos

  1. 1. Percursos de Leitura em Diferentes Suportes: Da leitura por prazer à leitura para adquirir conhecimento Roteiro de Leitura “OS OVOS MISTERIOSOS” Trabalho realizado por: Ana Isabel Santos Ara Rita Rodrigues Maria Isabel Santos Tiago Barros Lisboa, 4 de Novembro de 2009
  2. 2. Os Ovos Misteriosos Contextualização O Roteiro de leitura que elaborámos incide sobre a obra “Os Ovos Misteriosos”, de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, recomendado no âmbito do Plano Nacional de Leitura. As actividades deste roteiro foram pensadas para alunos de 2.º ano de escolaridade. Com estas sugestões pretendemos atingir os seguintes objectivos: • Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita; • Incentivar a aquisição de hábitos de leitura; • Desenvolver competências de leitores e escritores. No sentido de cumprirmos estes objectivos, tentámos apresentar propostas variadas, com o intuito de fazer com que as crianças contactem com diferentes tipos de texto e produzam também diferentes tipos de escrita. Embora este Roteiro de Leitura abranja naturalmente a área de Língua Portuguesa, não deixámos de incluir as áreas de Matemática e de Estudo do Meio, de forma a apostar na interdisciplinaridade.
  3. 3. Os Ovos Misteriosos Sessão 1 (Antes da história) O Professor apresenta o livro e sugere aos alunos a realização do seu Bilhete de Identificação. Para tal, colectivamente, observam a capa do livro, lêem a informação aí contida e preenchem o seu BI, afixado no quadro para ser preenchido com o contributo da turma. Bilhete de Identificação Título: _____________________________________________ Autores:____________________________________________ Edição: _____________________________________________
  4. 4. Os Ovos Misteriosos De seguida, é altura para anteciparmos as suas personagens, através das seguintes adivinhas: 1. Sou uma ave Gosto de cacarejar Se fores à capoeira Os meus ovos podes encontrar. Sou a ... 2. Sou uma ave Tenho penas coloridas Sou famoso por falar E pela minha canção preferida. Sou o ... 3. Sou comprida, esguia e bela Deslizo com muita mestria Todos têm medo de mim E da minha venenosa mordidela. Sou a ...
  5. 5. Os Ovos Misteriosos 4. Sou uma ave de pescoço comprido Enterro a cabeça no chão Tenho aves no nome Já só falta a terminação. Sou a ... 5. Tenho a pele verde e dentes afiados Sou um réptil ameaçador Quando me aproximo a rastejar Por todo o lado espalho o terror. Sou o ... 6. Sou uma ave De penugem amarela A galinha é minha parente Para grande alegria dela. Sou o ... 7. Sou uma ave pequena Os caçadores gostam de mim Voa, voa Desta vez foi por um triz. Soa a ... .
  6. 6. Os Ovos Misteriosos Por último, o professor questiona os alunos sobre o título do livro, lançando diferentes questões: • O que é ser misterioso? • Que livros conhecem que vos sugerem mistério? Depois de ouvir várias respostas à primeira questão, o professor sugere uma consulta das palavras misterioso e mistério ao dicionário, discutindo o seu significado e relacionando-o com o conteúdo do livro. De seguida, a partir das sugestões da segunda questão, o professor organiza uma listagem com os títulos dos livros que os alunos vão revelando. Estes são convidados a trazer esses livros para a sala, de forma a aumentar a biblioteca da sala e para que todos se entusiasmem com a ideia de ler livros novos, trazidos pelos colegas. Títulos dos Livros Quem traz Quando (Durante a história)
  7. 7. Os Ovos Misteriosos Com a turma calma e atenta, o professor lê a história aos alunos, apelando à sua participação sempre que possível, ao mesmo que tempo que vai mostrando as ilustrações e aguçando a curiosidade de todos face ao desenrolar da história. Chegados a esta imagem e a este momento da história, o professor questiona os alunos sobre o que pensam que irá nascer destes ovos, atendendo às suas cores e tamanhos variados, (relembrando as personagens descobertas nas adivinhas da sessão anterior). À medida que os ovos misteriosos vão estalando, o professor deve incentivar os alunos a repetir as quadras da história, fazendo- os adivinhar que animal sairá de cada ovo, antes de revelar a resposta. Assim: Ai, mas que filho, Em vez de ser pinto eu até desmaio! É um... papagaio.
  8. 8. Os Ovos Misteriosos Em vez de ser pinto Ai, mas que filho, É uma... avestruz. como ele é diferente! Em vez de ser pinto Ai, mas que filho! É uma... serpente. Deve ser do Nilo. Em vez de ser pinto Ai, mas que filho, É um... crocodilo. este é de truz! Ai, mas que filho! Diz o meu instinto que este finalmente é mesmo um... pinto. No final da história, o professor organiza a turma em 5 grupos. Cada um deverá trabalhar uma destas quadras e apresentá-la à turma, com criatividade e originalidade. Cada grupo deverá ainda escrever e ilustrar a sua quadra da história, num painel comum da turma. Sessão 2 (Após a história)
  9. 9. Os Ovos Misteriosos O professor sugere aos alunos para recontarem a história colectivamente, de modo a relembrarem os momentos e as personagens da mesma. De seguida, propõe a ficha de trabalho que se segue: 1. Numera de 1 a 8, de acordo com o texto, as seguintes sequências de acções. Um rapaz quis atacar o pinto A galinha fez um ninho lindo, redondo e confortável Dos seus ovos saíram animais muito diferentes uns dos outros Era uma vez uma galinha que vivia numa capoeira A galinha cuidava muito bem de todos os seus filhos Um dia fugiu para a floresta Finalmente foram todos muito felizes Os irmãos ajudaram o pinto 2. Liga as personagens às suas acções. Estava sempre dentro de água. O papagaio Metia-se em todos os O pinto buracos. O crocodilo Só queria comer.
  10. 10. Os Ovos Misteriosos Falava, falava sem parar. A galinha A serpente Portava-se como um pinto. A avestruz Procura comida para os filhos. 3. Ilustra a acção que mais gostaste. 4. Relembra quais são os filhotes da galinha da nossa história e preenche o seguinte quadro: Qual é a cor dos ovos? De quem? Descreve os animais Papagaio
  11. 11. Os Ovos Misteriosos 5. Ajuda a galinha a encontrar uma solução. O que haverá de fazer quando... ... o papagaio voava para as árvores e ela não sabia voar? ... o crocodilo só estava bem dentro de água e ela não sabia nadar? ... a serpente se metia por todos os buracos e ela era gora demais para a poder ir buscar? ... a avestruz, essa, devorava tudo, não havia comida que lhe chegasse? Sessão 3 (Após a história) Ficha de trabalho 1. O que te sugere esta imagem?
  12. 12. Os Ovos Misteriosos 2. Há um desafio à tua espera. Será que és capaz de inventar uma nova história com as personagens que participam nos “Ovos Misteriosos”? Sessão 4 O (Após a história) sobre as autoras... que descobrimos Com recurso aos computadores da escola, os alunos são convidados a pesquisar no site www.wipipedia.pt, sobre a autoras da obra lida “Os Ovos Misteriosos” e ainda sobre o seu animal preferido que tenha participado nesta história. A pares, terão de registar as descobertas realizadas, escrevendo um pequeno texto ou tomando algumas notas, usando as suas palavras.
  13. 13. Os Ovos Misteriosos O que descobrimos sobre a nossa personagem preferida... Sessão 5 (Após a história) (Ficha de Gramática para consolidação de conteúdos trabalhados.) 1.Escreve o singular ou o plural das palavras. singular plural galinha crocodilos papagaio ovos
  14. 14. Os Ovos Misteriosos confortável pitéus perdiz prisão 2. Divide silabicamente as seguintes palavras. ladrão ninho ovos avestruz 3.Escreve o feminino ou o masculino das palavras. feminino masculino filho rapaz ela preguiçoso confortável pai comilão galinha 4. Escreve palavras da família de:
  15. 15. Os Ovos Misteriosos galinha rapaz bicho Sessão 6 (Após a história) Desafio de Matemática Já pus 1 000 ovos. Podia ser mãe de mil filhos. Mas não tenho nenhum por causa da gente gulosa- cacarejou certa manhã a galinha. – vou fugir. 1. Observa o quadro. Ajuda a galinha a contar os seus ovos. Considera que 1 ovo = 10 ovos e preenche o total de ovos que há em cada mês. Meses do ano Ovos na capoeira Total de ovos Janeiro Fevereiro Março Abril
  16. 16. Os Ovos Misteriosos Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2. Responde às questões. 2.1. Em que mês a galinha pôs mais ovos? 2.2. E menos? 2.3. Em que meses a galinha pôs o mesmo número de ovos? 2.4. Se em Fevereiro fossem postos o dobro dos ovos quantos seriam? 2.5. E se em Outubro a galinha só tivesse posto metade dos ovos quanto seriam?
  17. 17. Os Ovos Misteriosos

×