8ºano: Recursos Hídricos

4,464 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,464
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
126
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

8ºano: Recursos Hídricos

  1. 1. ESCOLA SECUNDÁRIA FERNÃO DE MAGALHÃES 2011/2012 RICARDO NASCIMENTO 8ºD AULA Nº 37 e 38 16 FEV. SUMÁRIO:Entrega do miniteste.A água e suas utilizações.ETA, ETAR e suas funções.Resolução de exercícios.Visualização de um pequeno vídeo intitulado“Carta escrita em 2070”.Tema 2: Gestão sustentável dos recursosRecursos Naturais Água: um recurso frágil mas vital
  2. 2. ESCOLA SECUNDÁRIA FERNÃO DE MAGALHÃES 2011/2012 RICARDO NASCIMENTO 8ºD QUESTÃO PROBLEMA: Como gerir os recursos hídricos de forma sustentável ?Tema 2: Gestão sustentável dos recursosRecursos Naturais Água: um recurso frágil mas vital
  3. 3. OBJETIVOS- Compreender que a água é um recurso natural essencial à vida einsubstituível;- Compreender que apenas uma pequena fração de água, datotalidade que existe na Terra, é utilizável;- Enumerar os diferentes tipos de água e suas características;- Saber atitudes que conduzam à poupança de água;- Saber as 3 utilizações gerais da água;- Distinguir ETA de ETAR e conhecer suas funções.
  4. 4. RECURSOS HÍDRICOSOs recursos hídricos representam a quantidade deágua doce superficial e subterrânea que está à SABIAS QUE ?disposição do Homem. A Antártida e a Gronelândia são os maiores reservatórios de água doce, representando cerca de 10% do total de água doce do nosso planeta. A maior parte da água não pode ser utilizada directamente pelo ser humano.
  5. 5. RECURSOS HÍDRICOS SABIAS QUE ?Contaste um segredo ao rio Se a água dosO rio o levou ao mar oceanos evaporasse,Não tarda que a terra o saiba toda a Terra ficaria cobertaDa nuvem que anda no ar por uma Quadra popular camada com mais de 12 metros de sal.
  6. 6. RECURSOS HÍDRICOSQuase 60% da populaçãomundial tem nos lençóis deágua subterrânea a sua fonteprincipal de água potável,uma vez que adisponibilidade de água docesuperficial não é suficiente.
  7. 7. RECURSOS HÍDRICOS
  8. 8. RECURSOS HÍDRICOS
  9. 9. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Vias de Agricultura e Doméstico comunicação Pecuária Matéria- Alimento Recreativo prima Medicinal Energia
  10. 10. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SABIAS QUE ? 3 UTILIZAÇÕES: Metade da água gasta pela Consumo de água a nível mundial agricultura intensiva, Consumo perde-se Doméstico através da Indústria 10% evaporação ou 20% da escorrência Agricultura superficial, devido à 70% irrigação não controlada.
  11. 11. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
  12. 12. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SABIAS QUE ? Hoje, o consumo de água mínimo médio de água mundial é de 100 - 150 litros por pessoa/dia. A OMS determinou que 40 litros são o mínimo necessário para alguém viver com dignidade.
  13. 13. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSA água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, noconsumo doméstico, na agricultura e nas actividades industriais.
  14. 14. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSONDE GASTAMOS A ÁGUA: SABIAS QUE ? Cada descargaEm alguns países, as perdas de água, por fugas nos efetuada pelo autoclismo lá desistemas de distribuição, representam 40% do volume casa gasta 10-15 litros de água.inicial, porque as redes de distribuição urbanas são Utilizando 4 vezes por dia e supondomais longas, o que aumenta o risco de perdas. uma família de 4 pessoas… Gasta-se o equivalente a 160 garrafas de 1,5l doNos países mais desenvolvidos, a água é consumida supermercado/dia.em grande escala na pecuária e na produção dealimentos, entre outros destinos.
  15. 15. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSONDE GASTAMOS A ÁGUA:
  16. 16. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSONDE GASTAMOS A ÁGUA:
  17. 17. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSUMO DOMÉSTICOCerca de 10% da águausada no mundo destina-seao consumo doméstico.
  18. 18. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSUMO DOMÉSTICO TIPOS DE UTILIZAÇÃO QUANTIDADE MÉDIA (LITROS) Banho de imersão 110 Banho de chuveiro 75 Puxar o autoclismo 22 Lavar mãos e cara 7 Beber 1 Lavar os dentes 1 Lavar loiça (1 refeiç) 30 Cozinhar (1 refeição) 18 O consumo de água aumentou consideravelmente devido ao aumento da população.
  19. 19. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSUMO DOMÉSTICO SABIAS QUE ? Uma descarga de um autoclismo num país ocidental gasta tanta água como, em média, cada pessoa num país em desenvolvimento ao longo de um dia (beber, lavar- se e cozinhar).
  20. 20. UTILIZAÇÃO DOS RECURSHÍDRICOSOSCONSUMO INDUSTRIALA industria consome 20% da águadisponível, muitas vezes de formaineficiente.Na última década aumentou a nível mundial
  21. 21. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSMAS A ÁGUA TEM QUE SOFRER TRATAMENTOS ?A água para consumo humano, antes de chegar às nossastorneiras, é sujeita a um tratamento que elimina asimpurezas; e a um controlo laboratorial que garante que aágua tratada tem as características necessárias para poderser utilizada, sem riscos para a saúde pública.
  22. 22. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSESQUEMATIZAÇÃO SIMPLIFICADA DE UMA “ETA”
  23. 23. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSO QUE É ÁGUA POTÁVEL ? SABIAS QUE ? No norte do Quénia, as Considera-se água potável, a água que não mulheres gabra, causa prejuízo à saúde humana, isto é, que gastam 5 horas diárias não contém microrganismos patogénicos transportando nem substâncias capazes de provocar pesados recipientes com doenças. águas lamacentas para elas e a família beberem.
  24. 24. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCOMO POLUÍMOS A ÁGUA ?USO DOMÉSTICO :As águas residuais domésticas contêm poluentes resultantes dautilização exagerada de detergentes.AGRICULTURA:São espalhados adubos artificiais que poluem os cursos de água.INDÚSTRIA:Algumas fábricas não possuem sistemas de tratamento de águas,lançando suas águas residuais diretamente nos rios, causando amorte a muitos seres vivos.
  25. 25. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSTRATAMENTO DE ÁGUAS E DE ÁGUAS RESIDUAISPág105
  26. 26. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSUMO AGRÍCOLAA nível mundial, gasta cerca de 70% de água, mas mais demetade perde-se através da evaporação ou de escorrênciasuperficial, devido à irrigação não controlada.
  27. 27. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSUMO AGRÍCOLANos países em desenvolvimento, a agricultura deregadio, onde a água circula através de canais abertos nosolo, contribui para um aumento acentuado do consumo deágua.
  28. 28. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSUMO AGRÍCOLANos países mais desenvolvidos, por forma a racionalizar oconsumo de água, são utilizadas técnicas de irrigação gota agota ou cultivadas espécies vegetais geneticamentemodificadas, de modo a economizar água.
  29. 29. VAMOS RESOLVER:(Grupos de 2 alunos)No Manual… Doc 4, página 96
  30. 30. VAMOS RESOLVER:No Manual Virtual…
  31. 31. “CARTA ESCRITA NO ANO 2070” Texto publicado na revista “Cronicas de los Tiempos” Abril 2002
  32. 32. TPC:Pág. 100
  33. 33. ESCOLA SECUNDÁRIA FERNÃO DE MAGALHÃES 2011/2012 RICARDO NASCIMENTO 8ºD AULA Nº 39 e 40 23 FEV. SUMÁRIO:Correção do TPC.Classificação das águas.Consequências da má utilização dos recursoshídricos.Resolução de exercícios.Miniteste.Tema 2: Gestão sustentável dos recursosRecursos Naturais Água: um recurso frágil mas vital
  34. 34. ESCOLA SECUNDÁRIA FERNÃO DE MAGALHÃES 2011/2012 RICARDO NASCIMENTO 8ºD QUESTÃO PROBLEMA: Como gerir os recursos hídricos de forma sustentável ?Tema 2: Gestão sustentável dos recursosRecursos Naturais Água: um recurso frágil mas vital
  35. 35. OBJETIVOS- Compreender que a água é um recurso natural essencial à vida einsubstituível;- Compreender que apenas uma pequena fração de água, datotalidade que existe na Terra, é utilizável;- Enumerar os diferentes tipos de água e suas características;- Saber enumerar atitudes que conduzam à poupança de água;- Saber as 3 utilizações gerais da água;- Distinguir ETA de ETAR e conhecer suas funções.
  36. 36. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSA ÁGUA É TODA IGUAL ??A água disponível para consumo do Homem não é toda igual,porque a presença de quantidades variáveis de iõesdetermina a sua composição química, imprimindo-lhe umcarácter próprio.
  37. 37. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS • Captadas em profundidade;Águas Minerais • Ricas em minerais; Naturais • Bacteriologicamente próprias. • Circulação Subterrânea natural; Águas de • Pouco mineralizadas; Nascente • Bacteriologicamente próprias. • Aquecidas e ricas em sais minerais; • Utilizadas no tratamento de diversas Águas Termais doenças.
  38. 38. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCLASSIFICAÇÃO DAS ÁGUAS SERRA DA ESTRELApH 5,9Resíduo seco (180ºC) 27 mg/LIÕESCálcio (Ca2+ ) 1 mg/LMagnésio (Mg2+ ) 0,3 mg/LSódio (Na2+ ) 2 mg/LPotássio (K+ ) 0,4 mg/L PEDRAS SALGADASBicarbonato (HCO3- ) 9 mg/L pH 6,2Cloreto (Cl- ) 2 mg/L Resíduo seco (180ºC) 2878 mg/LSulfato (SO42- ) 0,5 mg/L IÕES Cálcio (Ca2+ ) 175 mg/L Sódio (Na2+ ) 533 mg/L Bicarbonato (HCO3- ) 2003 mg/L Sulfato (SO42- ) 2,5 mg/L
  39. 39. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCONSEQUÊNCIAS DE SUA MÁ UTILIZAÇÃOPerda de habitats;Diminuição da biodiversidade;Aumento da falta de água potável. (stresse hídrico)
  40. 40. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCOMO E ONDE ECONOMIZAR ? SABIAS QUE ?AGRICULTURA: Para produzir 1 kg de cereais são - Uma das inovações importantes é a irrigação necessários 1500 gota a gota, que reduz os gastos de água em cerca litros de água. de 60% e permite fazer a avaliação das necessidades utilizando-se apenas a água E QUE ? necessária. Para produzir 1 kg de batatas são gastos 1000 litros de água. - A rega deve ser efectuada bem cedo pela manhã ou ao anoitecer, para diminuir as perdas de água por evaporação.
  41. 41. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCOMO E ONDE ECONOMIZAR ? SABIAS QUE ?INDÚSTRIA: Para fabricar um automóvel são gastos entre 50 a - A melhor forma de economizar água passa, 100 mil litros de sobretudo, pela sua reutilização. água. - As águas residuais tratadas podem ser utilizadas E QUE ? Para produzir 1 kg para diversos fins. de papel são consumidos 200 a - Na indústria pode ser utilizada em caldeiras, na 800 litros de água. construção pesada e para arrefecimento.
  42. 42. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOSCOMO E ONDE ECONOMIZAR ? SABIAS QUE ?USO DOMÉSTICO: Devido à falta de água potável e-Autoclismos que em cada descarga não utilizem mais de saneamentode 6 litros de água; básico, morrem, por dia, cerca de-Não ligar as máquinas da loiça e da roupa sem terem 4500 crianças em todo oa carga máxima; mundo, equivale nte a 20 mortes-Não tomar banho de imersão (gasta cerca de 180 por segundo.litros de água, enquanto que o banho de chuveirogasta apenas 60 litros);- Não deixar a água a correr enquanto se lavam osdentes ou se ensaboa no duche;
  43. 43. UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SABIAS QUE ?COMO E ONDE ECONOMIZAR ?USO DOMÉSTICO: Se um milhão de pessoas fechar a-Aproveitar as águas pluviais para regar o torneira ao lavarjardim, quintal ou lavar o carro; os dentes, ao longo de um mês, poupa-se o-Chuveiros e torneiras de baixa pressão; equivalente à quantidade de-Aproveitamento de “águas cinzentas”; água que cai das Cataratas do Iguaçu durante-Lavar menos vezes o automóvel e com balde; 12 minutos.- Não deixar torneiras a pingar.
  44. 44. RECURSOS HÍDRICOSO QUE É GESTÃO SUSTENTÁVEL ?? É utilizar a água doce, sem afetar o ciclo hidrológico e os ecossistemas dos quais dependemos, de modo a garantir água suficiente para as gerações futuras.
  45. 45. VAMOS RESOLVER:(Grupos de 2 alunos)No Manual… Doc 6, página 102
  46. 46. VAMOS RESOLVER:No Manual Virtual…
  47. 47. RECURSOS HÍDRICOS • Carta Europeia da Água, 1968. (Completada com a DQA em 2000) “A água é um património que é necessário proteger, tratar, e como tal, defender”.Pág.107
  48. 48. ESCOLA SECUNDÁRIA FERNÃO DE MAGALHÃES 2011/2012 RICARDO NASCIMENTO 8ºDMINITESTE (30m)Tema 2: Gestão sustentável dos recursosRecursos Naturais Água: um recurso frágil mas vital

×